CONFLITO ENTRE REINOS

Reino. Ensino. Oposição  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 55 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

PRÉ-SERMÃO

NATAL - Ocasião propícia para meditarmos no Evangelho, e, de alguma forma, ficarmos mais próximos de Jesus;
REINO. ENSINO. OPOSIÇÃO
Este é o nome da série por causa do bloco: 11.2 - 13.53 em que Mateus mostra o aumento do descontentamento, por parte da multidão, e da rejeição, por parte dos religiosos.
8.1 - 11.1 - Jesus manifesta a presença do Reino e sua inauguração por meio de sua autoridade;
11.2 - 13.53 - O resultado não é arrependimento e fé, mas descontentamento e rejeição. (1) Jesus não era Messias que esperavam, e (2) também não era o Messias que querem.
TEXTO: 12.22-37 - é o centro deste bloco do evangelho, o texto que revela claramente o coração da multidão e dos religiosos.

SERMÃO

A beleza do nascer do Sol - a luz vence a escuridão!

CONTEXTO

Neste texto, Mateus narra Jesus expulsando um demônio que promovia sofrimento a uma pessoa - ela era cega e muda, por causa do demônio. Mas, Jesus veio ser luz no meio da escuridão, e lançar fora todo mal.
Como a multidão reagiu? Com dúvidas. A resposta delas é “Meu Deus, que coisa magnífica! Mas… será que ele é mesmo o Messias?
Como os religiosos reagiram? Com oposição declara. A resposta deles é: “Meu Deus, que coisa ridícula! É claro que ele não é Messias, ele expulsa demônios por Belzebu, seu chefe!
Mas… A respsota de Jesus é que ele está realizando uma obra pelo Espírito - o que sinal da chegada Reino de Deus.
Portanto, há um conflito entre o Reino de Deus e o Reino parasíta de Satanás, mas Jesus veio para destroná-lo, trazendo luz e vida. Entretanto, quem não está com ele, está contra ele. E quem rejeita a obra do Espírito na inauguração e avanço do Reino, de modo consciente e declarado, Jesus diz que nem tem perdão.

TRÊS ENSINOS SOBRE O CONFLITO ENTRE O REINO DE DEUS E O REINO DE SATANÁS

I. O REINO DE SATANÁS É REAL - v.22, 24-26

1. Este reino é real - v.22 | Mateus 12.22 “Então trouxeram a Jesus um endemoniado, cego e mudo…”
Jo 12.31; 16.11 - Jesus diz que Satanás é o “príncipe” do mundo | o mundo está sob sua direção e governo;
2Co 4.4 - Paulo diz que os incrédulos tem os olhos vendados pelo “deus deste século”;
Ef 2.1-2 - Paulo diz que os mortos espiritualmente vivem sob a influência do mundo e do “príncipe da potestade do ar”;
Cl 1.13 - Existe um “império das trevas”;
2. Este reino é organizado - v.24-26 | Mateus 12.24–26 “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: — Este não expulsa demônios senão pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios. Mas Jesus, sabendo o que eles pensavam, disse-lhes: — Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo; como, então, o seu reino subsistirá?”
Belzebu - Deus das moscas | um título atribuído a Satanás, para identificá-lo como o “senhor da casa”;
Efésios 6.12 - “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.”
3. Este reino tem como proósito promover morte e destruição - v.22 | Mateus 12.22 “Então trouxeram a Jesus um endemoniado, cego e mudo
Gn 3 - Este “reino parasita” invade a boa criação de Deus, a partir da queda | Satanás não tem poder sobre si mesmo, mas o pecado lhe dá legitimidade, lhe dá autoridade, lhe dá “poderes” - ele é o acusador/adversário + Mt 4 - tentação
Ele ganha privilégios, a partir do pecado, e age por causa do pecado, e usa o pecado humano, para dominar, influenciar, dirigir e destruir.
Mundo - sistema de vida caído | ex.: cultura, gostos, dinheiro, poder etc…
4. Ele se manifesta de diversas formas - v.22 | Mateus 12.22 “Então trouxeram a Jesus um endemoniado, cego e mudo… ”.
Mt 8.28-34 - Endemoniado gadareno se feria, babava, e era muito forte;
Jo 13.27 - Na Ceia, Satanás se apossou de Judas - o que ele fez?
At 16.16-18 - Paulo expulsa o demônio de uma garota que fazia advinhações;

APLICAÇÃO

O primeiro ensino sobre o conflito entre o Reino de Deus e o Reino de Satanás é que o reino de Satanás é real.
Por que entender isto é importante? Que diferença isto faz em minha vida pastor?
- Tem mais gente endemoniada do que você imagina!
- Tem muita gente sob a influência do diabo - porque vive segundo os valores do mundo!
- Elas precisam de libertação? Sim!
- Mas, antes de tudo, elas precisam de arrependimento - o pecado dá lugar ao diabo!

II. NESTE CONFLITO O VENCEDOR É SEMPRE JESUS - v.22-23, 28-29

1. Ele é o Messias esperado - v.22,23 | Mateus 12.22–23 “Então trouxeram a Jesus um endemoniado, cego e mudo. Jesus o curou, e o homem passou a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: — Não seria este, por acaso, o Filho de Davi?
Filho de Davi - título do Messias esperado;
2. O Poder do Espírito estava sobre ele - v.24-29 | Mateus 12.24–29 “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: — Este não expulsa demônios senão pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios. Mas Jesus, sabendo o que eles pensavam, disse-lhes: — Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo; como, então, o seu reino subsistirá? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os filhos de vocês os expulsam? Por isso, eles mesmos serão os juízes de vocês. Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês...”
Is 42.1-4 | Mateus 12.18–21““Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se agrada. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios. Não entrará em discussões, nem gritará, nem fará ouvir nas praças a sua voz. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo. E no seu nome os gentios colocarão a sua esperança.””
Isaías 61.1–2 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados, a apregoar o ano aceitável do Senhor… ”.
Satanás não é um inimigo que está em pé de igualdade com Jesus. Jesus é Deus! Ele é o Messias esperado - aquele que iria trazer salvação em suas asas, libertação, cura, transformação e paz - a luz vence a escuridão!
3. Jesus é mais forte que Satanás - v.29 | Mateus 12.29 “Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E só então saqueará a casa dele.”
Literaturas judaicas antigas falavam que Satanás seria preso em sua casa pelo Messias, na era messiânica;
Mt 4 - Tentação | Jesus x Satanás
Expulsões de demônio -
O problema da cruz! - Mateus 16.23 “Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é para mim uma pedra de tropeço, porque não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens.”
De onde vem este conflito? E onde está a grande vitória? - Gênesis 3.15“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.”

APLICAÇÃO

O segundo ensino sobre o conflito entre o Reino de Deus e o Reino de Satanás é que neste conflito o vencedor é sempre Jesus!
Agora, como isto se torna importante para nós? E para as nossas vidas?
- Meus irmãos, o Reino foi inaugurado ele avança, pelo poder do Espírito! Este é um conflito entre reinos, e os crentes servem ao Reino de Deus… nós ao Rei Jesus neste conflito!
Jesus compartilhou com seus discípulos o poder do Espírito Santo para avançar nesta obra!
Mateus 10.1“Tendo Jesus chamado os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre espíritos imundos para os expulsar e para curar todo tipo de doenças e enfermidades.”
Atos dos Apóstolos 1.8 “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”
At 3 + Atos dos Apóstolos 4.29–30 “Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.
At 5.12 + At 6.8 + At 14.3 - obra do Espírito Santo por meio dos discípulos de Jesus;
Avanço do reinose dá por meio do Espírito Santo - a luz deve invadir as trevas
Mateus 16.18“Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
O reino avança em território inimigo como o a luz do dia invande a escuridão! Ele avança em guerra!

III. NÃO HÁ PERDÃO PARA QUEM BLASFÊMA CONTRA A OBRA DO REINO DE DEUS - v.22-24, 30-32

1. A multidão está um tanto descontente com Jesus - v.22-23, 30 | Mateus 12.22–23 “Então trouxeram a Jesus um endemoniado, cego e mudo. Jesus o curou, e o homem passou a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: — Não seria este, por acaso, o Filho de Davi?
Mt 11.16-17 - A multidão é volátil, não tem um coração para Jesus;
Jo 2.23-25 - Elas “creem”, mas não creem;
Jo 6.25-33 - Elas não o querem, querem apenas alguns benefícios | quando apertada, ela o confronta e reclama;
Mateus 12.30 “— Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.”
Carson, Comentário de Mateus: “As declarações do reino e as exigências de Jesus são tão exclusivistas que ser indiferente a ele ou permanecer apático em relação a ele é estar do lado dos que não confessam que ele é o Messias que traz o reino de Deus […] não seguir a Jesus de todo coração é quase tão perigoso quanto a total oposição”.
2. Os religiosos o rejeitam conscientemente - v.24 | Mateus 12.24 “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: — Este não expulsa demônios senão pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios.”
Mt 11.20-24 - Jesus denuncia as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum, por não se arrependerem, apesar de tantos sinais que ele tinha feito nelas;
Mateus 13.13 “Por isso, falo com eles por meio de parábolas: porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.”
Jo 10.35-41 - Jesus diz que eles são culpados, porque “não são cegos”;
3. O que é “Blasfêmia contra o Espírito Santo”? - v.31-32 | Mateus 12.31–32 “Por isso, digo a vocês que todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado, nem neste mundo nem no porvir.”
Esta palavra é dirigida diretamente aos fariseus, e de modo indireto à multidão. Entretanto, havia algo que os somente os fariseus faziam, e que atraía juízo sobre suas cabeças.
1º Pecado - “blasfêmia contra Jesus” - rejeição ao evangelho, em termos gerais;
2º Pecado - “blasfêmia contra o ES” - rejeição ao evangelho, mas de modo consciente. É uma rejeição aberta, e incisiva, contra a obra do Espírito Santo, o reino de Deus e sua manifestação clara.
Mateus 21.31 “Qual dos dois fez a vontade do pai? Eles responderam: — O primeiro. Então Jesus disse: — Em verdade lhes digo que os publicanos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus primeiro que vocês.”
Mateus 21.43 “— Portanto, eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.”
Mateus 23.13 “— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês fecham o Reino dos Céus diante das pessoas; pois vocês mesmos não entram, nem deixam entrar os que estão entrando!”
Herndandes: A blasfêmia contra o Espírito é a atitude consciente e deliberada de negar a obra de Deus em Cristo pelo poder do Espírito
Este não é um pecado qualquer pessoa poderia cometer, pelo contrário, é um pecado que apenas religiosos cometem, e Jesus está os advertindo - os avisando para não manterem está posição, pois poderiam ao ponto onde não haveria mais volta.
Esta blasfêmia contra o ES não se dá de uma hora para a outro… é um processo que envolve se deleciar com algumas bênçãos do reino de Deus, compreender parte da palavra de Deus, e de seu propósito, mas, ainda assim, nunca entrar no Reino, de verdade.
O NT revela quão perto o indivíduo pode chegar do reino - saboreando, tocando, percebendo e entendendo. E ele também mostra que é imperdoável alcançar a tanto e rejeitar a verdade.
Mt 12.24 - Jesus esta dizendo que esta é a condição dos fariseus, e, por isso, estão sendo alertados;
Hb 6.4-6 - Fala sobre pessoas que estiveram entre nós, provaram algumas dádivas, mas “não entraram no reino”, jogaram tudo fora - para eles não há perdão, quando confirmam esta decisão… permanecem nela…

APLICAÇÃO

O terceiro ensino sobre este conflito entre o Reino de Deus e o Reino de Satanás é que não há perdão para quem blasfêma contra a obra do reino de Deus.
Pastor, o que isso significa? Quem exatamente são essas pessoas?
- Você que é membro desta igreja há anos. Se você não entrou no reino, e continua vivendo com migalhas que ficam no entorno dos muros. Você precisa se arrepender!
- É sobre aqueles que eram parte da igreja, mas a rejeitaram… provaram delícias… aprenderam a palavra de Deus… aqueles que conhecem a verdade… mas, continuam insistindo em negar a Jesus, negar a presença do seu reino… insistem em se manterem fora…
Por isso, igreja…
Se você ainda não colocou a confiança de seu coração em Jesus, pare de se contentar com as migalhas… arrependa-se e creia em Jesus! Você precisa ser liberto desta vida morna que tem tido!
Da mesma forma, não deixe de orar por aqueles que fizeram parte do meio desta igreja, mas que hoje vivem como se Jesus não fosse real, como se não tivesse problema nenhum em viverem do seu próprio jeito… vivem suas vidas insensíveis, mas mentindo para si mesmos que está tudo bem… eles podem chegar ao ponto onde não há mais perdão!

CONCLUSÃO

Meus irmãos, o grande ponto deste texto é que:
1. Você não pode ser neutro em relação a Jesus - isto é o mesmo que estar contra ele...
2. Ainda que você seja religioso, você estar contra Jesus - isto exige arrependimento imediato, porque o reino foi inaugurado!
Venha! Se arrependa! Desfrute deste reino e sirva este reino!
TRÊS ENSINOS SOBRE O CONFLITO ENTRE O REINO DE DEUS E O REINO DE SATANÁS
1. O REINO DE SATANÁS É REAL
2. NESTE CONFLITO O VENCEDOR É SEMPRE JESUS
3. NÃO HÁ PERDÃO PARA QUEM BLASFÊMA CONTRA A OBRA DO REINO DE DEUS
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.