O CRENTE PODE TER A CERTEZA DA SALVAÇÃO

A JUSTIÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views

O sermão "O Crente Pode Ter a Certeza da Salvação" aborda a questão da dúvida sobre a salvação entre crentes, afirmando que aqueles que são justificados pela fé em Jesus Cristo podem ter total certeza de sua salvação, conforme ensinado por Paulo em Romanos 5.1-11. Paulo argumenta que a paz e a reconciliação com Deus, resultantes da justificação pela fé, são evidências de que a salvação é certa, já que Cristo morreu por nós quando éramos pecadores, e agora, estando reconciliados, podemos confiar na promessa de Deus de salvação. O sermão enfatiza que a certeza da salvação é baseada na fidelidade de Deus e na experiência do amor de Deus em nossos corações, através do Espírito Santo. Assim, crentes autênticos, que verdadeiramente creem em Jesus, não devem duvidar de sua salvação, pois a incerteza indica a falta de fé.

Notes
Transcript

O CRENTE PODE TER A CERTEZA DA SALVAÇÃO

Introdução: Muitos crentes dizem não ter certeza da salvação. Mas será que o crente em Cristo Jesus não pode ter certeza da salvação?
Lição: Aquele Que É Justificado Pela Fé Em Jesus Cristo Pode Ter Certeza Da Salvação.
Texto: Romanos 5.1-11.
Paulo começou a carta falando do seu chamado para pregar o Evangelho e do seu desejo de pregá-lo em Roma (Rm 1.1-15). Paulo não se envergonha do Evangelho, “porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1.16-17).
Depois de apresentar o Evangelho como o poder de Deus para salvar todo aquele que crê, seja judeu ou gentil, Paulo, então, do 1.18 a 3.20, mostrou a necessidade que tanto o judeu como o gentil tem do Evangelho, porque todos estão debaixo do pecado. Após mostrar a depravação da humanidade, ele apresenta a justiça de Deus revelada no Evangelho, a manifestação justiça de Deus em Jesus Cristo, que é para todos que creem (Rm 3.21-31). Ele exemplifica isso com Abraão no capítulo 4: Abraão foi justificado pela fé (Rm 4.1-8), foi justificado antes de ser circuncidado (Rm 4.9-12), foi justificado antes da lei (Rm 4.13-17) e foi justificado por fé para ser o pai na fé de todos que creem (Rm 4.18-25).
Após a explicação da depravação da humanidade, da necessidade que todos têm do Evangelho, e da manifestação da justiça de Deus para todos os que creem, Paulo, agora, nos capítulos 5-8, passa então a falar da salvação daquele que creu, nos capítulos 5 e 8, a certeza da salvação, e nos capítulos 6 e 7, a santidade do salvo.
No 5.1-11, Paulo mostra que aquele que creu em Jesus Cristo pode ter certeza da salvação. E ele dá duas razões para isso: A paz com Deus e a reconciliação com Deus.
Deus nos salvou quando éramos inimigos - a paz com Deus (1-8).
Deus fez a paz consigo através da justificação pela fé (v. 1).
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
A única maneira de ter paz com Deus é tendo sido justificado pela fé em Jesus Cristo.
Por meio de Jesus Cristo, temos acesso a graça da justificação (v. 2a).
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça
Na graça da justificação estamos firmes: “na qual estamos firmes”;
Na graça da justificação estamos alegremente confiantes na esperança da glória de Deus: “gloriamo-nos na esperança da glória de Deus
Na graça da justificação estamos alegremente confiantes nas tribulações: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações”.
Paulo explica o motivo disso: “sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”
Esperança que não nos envergonha, e Paulo nos dá duas razões para isso:
O amor de Deus (v. 5): “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
A esperança envergonha quando não há o amor de Deus no coração da pessoa; e se não há o amor de Deus no coração da pessoa, não há também a habitação do Espírito Santo.
A morte de Cristo (v. 6-8): “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
A paz com Deus nos dá a certeza de salvação hoje (nós temos a paz com Deus), porque a paz com Deus vem da justificação pela fé em Jesus Cristo.
Deus nos salvará já que agora somos amigos - a reconciliação com Deus (9-11).
Paz: um estado de tranquilidade a respeito da sua situação com Deus; reconciliação: um estado de amizade renovada após uma época de inimizade.
Deus não derramará sobre nós a sua ira (v. 9).
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”
Deus nos salvará por causa da vida que Jesus nos deu (v. 10).
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
Além da certeza de salvação, o crente, no presente momento, deve estar alegre em Deus mediante o Senhor Jesus Cristo, pois, através dEle, recebeu a reconciliação com Deus (v. 11).
e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.”
O pensamento de Paulo, no geral, é o seguinte: Se quando éramos ímpios e inimigos, Deus deu o seu único Filho para morrer por nós; agora que já somos declarados justos por Deus, você ainda tem dúvida a respeito da salvação futura?
Se Deus deu o Seu único Filho para morrer por nós quando éramos ímpios, quanto mais agora, que já estamos reconciliados com Ele pela fé em Jesus Cristo, Deus não nos salvará? Será que é correto duvidarmos que Ele nos salvará? Você ainda tem dúvida que Ele o salvará? Se a graça de Deus nos alcançou em nossa impiedade, não há dúvida de que Ele nos salvará agora que estamos em paz com Ele. Deus deu o Seu único Filho por nós em nossa impiedade; agora, reconciliados por Cristo, Sua salvação é certa.
Contextualização:
Muitas e muitas pessoas se dizem crentes, mas não têm a certeza da salvação. O que Paulo quer dizer para essas pessoas é: Se você realmente creu em Jesus Cristo, então, você pode ter certeza da salvação.
Muitas pessoas dizem para os crentes que eles são arrogantes ao dizer que são salvos, pois só Deus sabe quem é salvo. Isso não é verdade, pois Deus nos diz quem é salvo na Sua Palavra (a Bíblia). Quem é salvo? Quem crê em Jesus Cristo.
Lições:
Saiba que você que crê em Jesus Cristo está firme na graça, porque o mais difícil era termos acesso a graça da justificação, e já temos, pela fé - graças a Deus por isso.
Esteja confiante e contente na esperança da salvação futura e nas tribulações, porque elas o levam à esperança.
Lembre-se que o amor de Deus está em seu coração e que o Espírito Santo habita em você.
Nunca se esqueça da prova que Deus deu do Seu amor por você.
Se você realmente crê em Jesus Cristo, nunca duvide da sua salvação.
Conclusão: Quando um homem promete algo, pode-se até duvidar se a cumprirá, porque o homem é mentiroso, infiel e mutável. Mas, quando Deus promete algo, não pode haver dúvida, porque Deus é verdadeiro, fiel e imutável. Quando não éramos filhos, Deus nos tornou filhos; agora que somos filhos, Ele não cumprirá as promessas a nosso respeito?
Quem não tem certeza da salvação, não tem certeza da justificação; quem não tem certeza da justificação, não tem certeza da fé; e quem não tem certeza da fé, nunca creu, porque a incerteza é uma evidência da falta de fé. Os crentes autênticos, que verdadeiramente creem em Jesus, não devem duvidar de sua salvação, porque a dúvida indica a falta de fé.
Quem Recebe A Justificação Pela Fé Pode Ter Certeza Da Salvação. | A Justificação Pela Fé Em Jesus Cristo Nos Leva A Um Novo Relacionamento Com Deus.
Tradução literal: 1 Sendo justificados, portanto, a partir da fé temos paz em direção a Deus por causa do nosso Senhor Jesus Cristo 2 por meio do qual também temos o acesso, pela fé, na graça desse em quem permanecemos e nos gloriamos em esperança da glória de Deus. 3 E não sozinha, mas também nos gloriamos nas aflições, sabendo que a aflição produz perseverança, 4 e a perseverança produz aprovação, e a aprovação produz esperança. 5 E a esperança não envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração por meio do Espírito Santo que nos foi concedido. 6 Porque ainda Cristo morreu sendo nós fracos ainda de acordo com o tempo para os ímpios. 7 Porque com dificuldade alguém morrerá por um justo, pois em lugar do bom talvez alguém, de fato, ouse morrer, 8 mas Deus recomenda seu próprio amor para conosco, porque Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. 9 Portanto, muito mais sendo justificados agora no sangue dele seremos salvos, por causa dele, da ira. 10 Porque, se sendo inimigos fomos reconciliados com Deus por meio da morte do Filho dele, muito mais estando reconciliados seremos salvos na sua vida; 11 e não sozinho, mas também nos gloriamos em Deus por causa do Senhor Jesus Cristo por meio de quem agora recebemos a reconciliação.
Minha tradução interpretativa: 1 Portanto, tendo sido justificados por meio da fé temos paz com Deus, por causa de nosso Senhor Jesus Cristo, 2 por meio do qual temos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação resulta em firmeza, 4 e a firmeza em aprovação, e a aprovação em esperança. 5 Ora, a esperança não envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração por meio do Espírito Santo que nos foi sendo concedido. 6 Até porque Cristo morreu, todavia, na ocasião certa em favor dos ímpios, quando nós éramos moralmente fracos. 7 Porque, com muita dificuldade, alguém morreria por um justo, pois, em lugar do que é bom, talvez alguém, de fato, ouse morrer; 8 mas Deus demonstra o seu próprio amor para conosco, pois Cristo morreu em nosso favor sendo nós ainda pecadores. 9 Portanto, muito mais agora que fomos justificados através do seu sangue seremos salvos da ira, por causa dele. 10 Uma vez que sendo inimigos fomos reconciliados com Deus através da morte do seu Filho, muito mais estando já reconciliados seremos salvos pela sua vida; 11 e não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo por quem agora recebemos a reconciliação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.