O Louvor a Trindade: Deus Filho - Efésios 1:7-12

Efésios   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

Introdução

Escolhas são sempre desafiadoras. Parecem que são como esquinas em nossas vidas, sempre traçando um rumo diferente, um caminho novo.
Existem escolhas que são mais simples (ou não) como a roupa que você irá vestir, o caminho que irá tomar para casa, se vale a pena assistir mais um episódio da série que você gosta, ou mesmo se vale a pena ficar acordado até mais ou é melhor ir direto para cama.
Outras decisões, são sempre complicadas, romper relações com certos tipos de pessoas, mudar a rotina, tornando-a mais saudável, sentando para pedir perdão e também para perdoar. Escolhas!
Foi por elas que muitas coisas mudaram no mundo. Contudo, o que se foi tomado no passado, não se pode mudar, logo, não se chora por escolhas que tomamos lá atrás. De outro lado, não devemos temer com ansiedade, as escolhas que tomaremos a frente, basta a cada dia o seu próprio mal.
Até mesmo no dia de hoje, sua melhor e mais preciosa escolha, reside em tão somente confiar em Deus e na sua vontade, Jesus mesmo ensinou a orar e confiar, como melhor escolha.
Agora, sobre nós pesa uma escolha, algo que não foi feito por nós, mas que impactou diretamente a nossa vida, a Escolha de Jesus entregar-se como sacrifício. De modo espontâneo e convicto, Jesus entregou-se em nosso lugar e através da escolha de Cristo, nós temos nele o perdão do nossos pecados.
Diante disso, fica a pergunta a nossa mente e coração “Através de Cristo Jesus, além do perdão e remissão dos pecados, podemos viver uma vida que glorifica a Ele”

Perdão integral pelo Sangue - vs. 7-8

No louvor trinitário de Paulo, começamos a falar acerca das bençãos espirituais dadas por Deus, equipando seu povo não só para uma função, mas devido a transformação da sua natureza.
Neste momento, temos diante do texto, o meio mais explícito pelo qual Deus derramou suas bençãos espirituais. Cristo. Ele é a porta de escoamento das bençãos dos céus, os quais Deus arquitetou, seu propósito eterno, a santificação, todo o mistério que solucionaria o pecado na humanidade, reside no fato de que Cristo Jesus é o Senhor soberano.
Aqui no texto é focalizado que Jesus é a solução dada por Deus para o resgate final da humanidade. O louvor continua a medida que o filho é parte integrante da vontade graciosa de Deus. Se em Deus reside as bençãos espirituais, em Cristo estas bençãos são materializadas na confiança da Obra completa para que houvesse a remissão e redenção. Redenção aqui, nada mais é do que o resgate pago por Cristo na cruz do calvário.
Em todos os lugares, sempre se faz necessário um sacrifício para aplacar a ira dos deuses, sempre é necessário um preço de sangue, ou mesmo algo que custe aquele que deseja comunhão. Contudo, não é assim para os que creem em Cristo, pois para satisfazer a justa punição de Deus, Jesus se fez pecado por nós, reconciliando através da sua graça, o povo com Deus.
Sobre aqueles que colocam toda sua confiança em Cristo Jesus, há verdadeira liberdade para vencer o pecado. O texto vai tecendo para nós, o resgate ativo e único de Deus em a medida que revela o seu propósito de nos fazer santos e irrepreensíveis, vai solucionando em Cristo, tudo que nos impediria de ter um comunhão a sua mesa.
Deus mesmo vai abrindo nossa mente, derramando sabedoria (Sofia) e Entendimento (fronesis) habilitados não somente para querer a Deus, como para ir se despindo das influências do mundo. Deus efetua em nós o seu querer, para permitir que nos voltemos a Ele.

O plano é revelado - vs. 9-10

Aqui no versículo 9, Paulo vai demonstrar qual a fonte de sua doutrina sobre a graça de Cristo, sobre o derramento da graça divino, ele demonstra que isso nada mais é do que a revelação do mistério da vontade divina. Desde o Éden, a vontade de Deus sempre foi um grande mistério para humanidade, sempre dependeu-se de um arauto, de alguém que explicasse a vontade do Senhor, assim como, sua salvação era pronunciada apenas para o povo escolhido de Israel. As promessas vistas anteriormente, são direcionados para um povo, para um lugar, o mundo restante era estranho ao Deus de Israel.
Contudo, como dito pelo Apóstolo, em Cristo, os gentios também foram feitos filhos de Deus, em Cristo, o mistério da vontade de Deus, em salvar povos de toda língua e nação, está revelado, em Cristo há uma união única, uma clara luz de esperança, para que o povo pagão se achegasse agora ao benefício da salvação, que somente Deus poderia construir. Você percebe o louvor da graça de Deus? Você percebe o impacto que isso encontraria em um coração sedento, em um coração que passaria por lutas? Eu sou filho de Deus, independente de tudo que se fez, esse é o Evangelho de Cristo, esse era o propósito de Cristo.
E tudo isso tem o princípio na vida de Cristo em nós. Quanto mais identificados em Cristo, mais cientes das bençãos dele ficamos, mais certos do valor eterno das coisas que Deus faz em nossa vida. Na plenitude dos tempos, no momento exato reservado por Deus, ele investiu em mostrar seu plano eterno, em cumprimento a sua vontade, de salvar e resgatar a humanidade e congrega-la em seu corpo, a IGREJA!

Nossa posição privilegiada em Cristo - vs. 11-12

Quando o povo entrou na terra prometida, houve um sorteio sobre as heranças que as tribos de Israel receberiam e deveriam conquistar, logicamente isso tudo foi coordenado por Deus, arquitetado por ele, dando porção para seu povo.
Em Cristo, a Igreja, o povo de Deus é escolhido para ser recebedor das bençãos eternas de Deus, não somente uma parcela do que prometido, como o compromisso eterno de Deus ao fazer Cristo alvo de sua ira, derramada no madeiro, para reestabelecimento da aliança de Deus em fazer dos seres humanos seu povo. Sobre aqueles que creem em Cristo, recaem agora as bençãos da reconciliação através do sangue de Cristo.
Paulo, diante de sua herança judaica, sempre aguardou a vinda de um messias. Perseguiu a Igreja, por achar que o povo adorava um falso Messias, contudo, ao encontrar Cristo, deixou de lado sua euforia e ira, para ser perseguido pelo nome de Jesus, pois tinha encontrado nele a verdadeira esperança de Israel, encontrou nele profundo e real amor e restauração, que agora, mesmo preço declara para o povo judeu e gentil de Éfeso, como um louvor sincero de alguém que está preso nas doutrinas da graça de Deus, como alguém que agora realmente sabe os motivos de ser filho de Deus.

Aplicações

A forma que Deus escolheu para derramar todas suas bençãos, assim como nos santificar e salvar, é Cristo Jesus, seu filho. O derramamento de sangue na Cruz, a morte única de Jesus, seu sacrifício pleno na Cruz, trouxe para nós, a posição privilegiada, que nada neste mundo pode tirar. Quem confia e crer em Jesus Cristo, como único e suficiente salvador, já passou da morte para vida, já encontrou riquezas indizíveis, por ser agora filho de Deus. Não há nada que poderá retirar você das mãos de Deus, assim como sua única e expressiva ação agora é gratidão e louvor a Deus, vivendo única e exclusivamente para ele.
Faz sentido para nós saber, que muitos servos fiéis não viram o cumprimento do plano de Deus, muitos que aguardavam a salvação plena, não conseguiram alcançar isso das mãos de Deus, traziam em si uma inquietação de fazer algo para ser aceito por Deus. Em Cristo, no entanto, nós que confiamos e cremos nele, temos um descanso para nossas almas sedentas, pois agora, nossas necessidades são totalmente satisfeitas na revelação de Deus, recebemos a revelação de qual o propósito de nossas vidas, recebemos de Deus aquilo que realmente importa, a salvação da nossa alma, sendo libertos do poder do pecado e do medo da morte, sendo agora cientes. Glorifique a Deus, como Paulo aqui, não esqueça de louvar aquilo que Deus arquitetou, a salvação da sua vida.
Por fim, saiba qual sua identidade em Cristo, saiba e louve a quem você é em Deus, quem Deus diz que você é! Isso realmente é mais importante do que tudo que você possa ser ou fazer para esse mundo. Ninguém no mundo tem o poder de fazer isso por você, ao não ser Deus, através de Jesus, nele você é feito filho(a) de Deus, você é retirado das garras do mal, do poder do pecado e agora pode ser aceito e ouvido por Deus, como pai amoroso que ele de fato é, pode receber, todas as bençãos espirituais.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.