Sodoma e Gomorra

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Gênesis 18.1-19.38.
18.1-33
V.1-8 - Certo dia Abraão estava sentado na entrada de sua tenda, e com seus 99 anos, um ano antes do nascimento de Isaque, seu filho com Sara. Abraão estava ali assentado no maior calor do dia. E o texto nos diz que O SENHOR apareceu a Abraão, e este homem ali estava sentado e quando levantou o seu olhar, viu três homens de pé na sua frente, e vendo eles, e logo ao avistá-los Abraão correu da porta de sua tenda ao encontro deles e ali se prostou-se em terra.
E Abraão é hospitaleiro com esses homens, contudo, esses homens não eram comuns, pois, Abraão reconhece isso se prostrando diante deles. E é verdade, nós iremos perceber que aqui se encontram dois anjos e o terceiro homem é o SENHOR.
Então aqui Deus vem visitar Abraão junto com dois anjos.
Abraão oferece ao SENHOR e aos anjos que eles parem ali, e deixem que ele os hospede, e assim Abraão lhes diz que irá lavar os seus pés, e naquele calor eles poderiam repousar debaixo da árvore. Mas também lhes oferece comida. (v.3-5)
A atitude de lavar os pés de um hospede era símbolo de cortesia, de serviço e de humildade. E assim o SENHOR e os anjos consentiram de fazer segundo o que Abraão lhes ofereceram.
E Abraão tinha pressa, rapidamente foi até a tenda de Sara e solicitou que fosse feito os pães para alimentar os seus visitantes. (v.6)
Logo depois Abraão foi até o seu gado e escolheu um novilho e deu a uns dos seus servos para prepará-lo, depois pegou também coalhada e leite e junto com o novilho serviu tudo aos três homens que ali comeram debaixo da árvore, e Abraão continuou ali com eles em pé. E perceba, isso tudo é um banquete, e Abraão dá o seu melhor aqueles visitantes.
V.9-12
A promessa e a incredulidade de Sara
“Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?” (v.9-12)
Logo após comerem a refeição oferecida por Abraão, o SENHOR revela o motivo que os trouxe até essa visita a casa de Abraão, e lhes afirma que vieram renovar mais uma vez a promessa de que Sara teria um filho dela com Abraão.
O SENHOR pergunta a Abraão, onde está Sara tua mulher?
Claro que Deus sabia onde estava Sara, contudo, era costume que as mulheres do acampamento não se mostravam enquanto as visitas estivessem presentes.
O SENHOR afirma novamente então a promessa a Abraão dizendo que sua esposa certamente terá um filho, pois desde aquele momento estaria contando um ano que o SENHOR iria voltar a visitar Abraão e Sara dará a luz um filho. (v.10a)
E Sara ouviu a conversa sobre ter um filho estando ela já avançada em idade juntamente com seu marido, e então ela riu em seu íntimo, e isso demostrou a sua incredulidade na promessa que o SENHOR fez a Abraão. (v.11-12)
V.13-15
Então o SENHOR disse a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste.” (v.13-15)
Perceba, que como garantia de seu poder miraculoso, o Senhor verbaliza os pensamentos secretos de Sara. E o SENHOR faz uma pergunta retórica: será que para o SENHOR há algo muito difícil?
Sara negou que riu, mas, o SENHOR disse: é certo que riste. Perceba que o medo de Sara leva ela a mentir, mas, não é possível mentir para o SENHOR.
Contudo, é certo que apesar desse momento de incredulidade de Sara, ela é uma mulher de fé. Inclusive está no banco de heroínas da fé em Hebreus.
Hebreus 11.11 “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.”
Porém, é verdade que a Bíblia não oculta e nem disfarça os pecados até mesmos daqueles que são exemplos de fé.
V.16-21
O Senhor, os anjos e juntamente com eles Abraão tendo se levantado, aqueles três homens começam a olhar para Sodoma e Abraão os acompanha para se despedir deles, e então o Senhor resolve que irá falar a Abraão sobre o qual será o próximo destino deles. (v.16-19)
O SENHOR então diz: “Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei.” (v.20-21)
V.22-33
V.18.23- “E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o Senhor: Não o farei se eu encontrar ali trinta. Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos vinte. Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o Senhor; e Abraão voltou para o seu lugar.”
19.1-38
V.1-4
Diz o texto que ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma,e na entrada de Sodoma estava ali assentado Ló (sobrinho de Abraão) e o fato dele estar ali na entrada da cidade significava algo, com relação a sua autoridade e seu prestígio na cidade, pois, o fato dele está ali indica que ele tinha uma posição politica na cidade, um líder entre os sodomitas de Sodoma. E isso mesmo após ter sido resgatado pelo seu tio dos 4 reis que venceram contra os cinco reis, e isso inclue o rei de Sodoma, mas, ele resolveu voltar novamente para Sodoma.
E quando o sobrinho de Abraão chamado Ló viu os anjos, levantou-se e foi ao encontro deles e se prostou com o rosto em terra.
E Ló então lhes disse: agora meus senhores, venham para minha casa, para a casa de vossos servo, e passem a noite la em casa,lá poderão lavar os vossos pés e de madrugada vocês poderão seguir o caminho de vocês.
Porém, os anjos disseram que passariam a noite na praça.
Ló conseguiu insistir ao ponto dos anjos irem com ele, ele então lhes deu um banquete, fez assar pães asmos (eram pães preparados sem fermento) e assim os anjos comeram na casa de Ló e ali foram hospedados.
V.5-8
E antes que os anjos se deitassem, algo horrível e ameaçador estava a espera dos anjos, e o que estava prestes a acontecer era do conhecimento de Ló.
E naquela noite os homens de Sodoma foram buscar os visitantes para estuprá-los. (v.5)
Desesperado para salvar seus hóspedes, Ló então saiu na porta e logo depois fechou-a após passar, e ali ele negociou com aqueles homens que estavam ali para abusar dos anjos.
E Ló cometeu um ato vergonhoso: ofereceu suas duas filhas em lugar dos anjos. (v.7-8)
Ló chama aqueles homens de meus irmãos, ele não queria ofender o pecado, não queria chamá-los ao arrependimento, ló passou pano e ainda mais, queria contribuir para satisfazer os pecados daqueles homens se eles assim aceitassem sua proposta de negociação.
V.9-11
E eles não aceitaram o pedido de Ló, mas ameaçaram violentar até mesmo Ló
Porém, os anjos percebendo o que estava para acontecer e que Ló estava la fora e correndo perigo por protegê-los, e também os homens começaram a querer arrombar a porta, e então os anjos eles estenderam a mão e puxaram Ló pra dentro da casa fechando a porta.
Só mesmo um milagre para livrá-lo daquela situação.
E é neste momento que os anjos feriram os sodomitas com uma cegueira temporária que os confundiu de modo que se cansaram de procurar a porta da casa de Ló.
Tanto no AT (Gn 19:1–26; Lv 18:22; 20:13) quanto no NT (Rm 1:18–32; 1Co 6:9; 1Tm 1:10), Deus condena o pecado do homossexualismo. O Senhor mostrou sua ira contra esse pecado quando destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra.
Na lei de Moisés, a sodomia era punida com a morte. Nenhum praticante da homossexualidade entrará no reino de Deus.
Os chamados gays pagam um alto preço por seu estilo de vida imoral. Paulo declara que essas pessoas têm recebido “em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Rm 1:27b). Isso inclui doenças sexualmente transmissíveis, pneumocistose, sarcoma de Kaposi (uma forma de câncer) e aids. Além disso, a prática causa culpa, perturbações mentais e emocionais e anomalias na personalidade.
Assim como qualquer outro pecador, gays e lésbicas podem ser salvos caso se arrependam de seus pecados e recebam o Senhor Jesus Cristo como Salvador pessoal. Deus ama essas pessoas que Ele escolheu, e sabemos que Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio da fé na obra d’Ele.
Existe uma diferença entre praticar a homossexualidade e ter tendências homossexuais.
A Bíblia condena a prática, não a tendência. Há muitas pessoas que sentem atração por indivíduos do mesmo sexo, porém se recusam a alimentar essa tendência. Por meio do poder do Espírito Santo, são capazes de resistir à tentação e viver de modo puro. Muitos cristãos com tendências homossexuais:
… sofrem e se entristecem com essa condição, mas, como não conseguem mudá-la, recorrem ao poder do Espírito Santo para exercitar abstenção e castidade, atitudes que, na verdade, representam o processo de santificação […] Confiando em Cristo, [esses cristãos] persistentemente vivem em santidade para que o poder divino seja aperfeiçoado na fraqueza.
Alguns culpam Deus por terem nascido com tendências homossexuais, porém a culpa não é de Deus, mas da natureza humana pecaminosa. Todos os filhos caídos de Adão possuem tendências para o pecado. Alguns têm fraquezas em determinada área; outros, numa área diferente. O pecado não está em ser tentado, mas em cair na tentação.
É possível se libertar do homossexualismo ou do lesbianismo, assim como de qualquer outra forma de pecado carnal. Contudo, na maioria dos casos é muito importante que a pessoa se submeta a aconselhamento cristão.
Os cristãos devem acolher gays e lésbicas como seres humanos, porém sem aprovar o estilo de vida que praticam. Uma vez que Cristo morreu para que pessoas que não importa o pecado, mas que se arrependam e creia, sejam salvos e transformadas. Nós cristãos devemos buscar todas as formas possíveis de levar essas pessoas a Cristo, para que vivam uma vida de “santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
V.12-29
Os anjos começaram a dizer a Ló o que eles fariam e ainda insistiram para que Ló e sua família deixassem a cidade. (v.12-13)
Contudo, quando Ló tentou avisar seus genros (ou futuros genros) sobre a destruição, pensaram que Ló gracejava e que não falava sério com eles. (v.14)
Perceba que o comportamento apóstata de Ló anulou seu testemunho quando veio a crise.
Ao amanhecer, os anjos levaram Ló, a sua mulher e as duas filhas para fora de Sodoma. (v.15-17)
Mesmo diante da catástrofe, Ló se mostrou relutante em sair, preferindo ficar em Zoar, uma das cidades-satélite de Sodoma. (v.18-22)
Uma vez que o Senhor não encontrou nem mesmo dez pessoas justas em Sodoma, teve de destruí-la. Entretanto, a oração de Abraão foi ouvida, pois lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas. (v.23-29)
Embora tenha saído, a esposa de Ló ainda estava muito apegada à cidade e acabou recebendo o julgamento de Deus. A frase de Jesus “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17:32) serve de aviso para todos aqueles que fazem pouco caso da salvação.
V.30-38
Depois disso, Ló deixou Zoar e foi habitar numa caverna da montanha. (v.30)
Ali, suas duas filhas o embriagaram e o incitaram a cometer incesto. Ambas engravidaram. A primogênita deu à luz um filho que chamou de Moabe, e a mais nova, um filho em quem colocou o nome de Ben-Ami.
Assim surgiram os moabitas e os amonitas, povos que atormentaram a vida de Israel: as mulheres moabitas seduziram os homens de Israel à imoralidade (Nm 25:1–3), e os amonitas ensinaram o povo a adorar o deus Moloque, inclusive com a prática do sacrifício de crianças (1Rs 11:33; Jr 32:35).
Em 2Pedro 2:7–8, lemos que Ló era um homem justo, mas o estilo de vida mundano que levava acabou enfraquecendo seu testemunho (v. 14) e causou a perda de sua esposa (v. 26), seus genros, seus amigos, sua comunhão espiritual (não havia congregação em Sodoma), seus bens (Ló chegou rico, mas partiu pobre), seu caráter (v. 35) e quase a vida (v. 22). O comportamento depravado de suas filhas mostra a influência dos padrões imorais de Sodoma. Não há escapatória (Hb 2:3).
Aplicações:
O poder e valor da oração
Precisamos ser aqueles nem oração
Precisamos ser insistentes na oração
Precisamos ser ousados e pedir a Deus que salve as pessoas por amor a sua justiça
Mas, precisamos orar reconhecendo que devemos sempre se render a vontade do soberano SENHOR.
O poder da influência
Ou seremos luz para iluminar alguém, ou alguém será trevas para você.
Não existe ninguém nesse mundo que não influencie ou seja influenciado.
A fé nos livra do mal
A Bíblia deixa claro que aqueles que confiam em Cristo e que buscam continuamente estar em sua presença, e andam em seus caminhos, esses encontram caminhos de alegria, paz e satisfação, mas aqueles que andam neste mundo ouvindo e seguindo o rumo das trevas, permanecerão perdidos, cegos e mortos em seus delitos e pecados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.