Jesus, o Centro - Colossenses 1:17-18

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução:

Colossians 1:17–18 ARA
Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,
Desde os primórdios da humanidade que o coração humano sempre procurou algo além de si mesmo, uma esperança que pudesse superar a dor que o rodeia. Esta procura incessante encontrou a sua resposta numa única pessoa: Jesus Cristo, o Filho de Deus. Nele, a glória divina tornou-se visível, e o coração inquieto da humanidade encontrou repouso. Jesus não é apenas uma figura da história — Ele é o centro de todas as coisas, o princípio e o fim, aquele que dá propósito à vida e brilha como a luz da aurora em meio às sombras deste mundo.
Iremos explorar algumas implicações em colocar Jesus no Centro de tudo.

1ª Implicação - Provações e Dificuldades - Romans 5:3-4

Romans 5:3–4 ARA
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
É um facto que vamos passar por aflições, o próprio Jesus o afirmou em John 16:33
John 16:33 ARA
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Como é que ter provas e dificuldades pode ser benéfico?
As provações e dificuldades vêm não só para demonstrar a glória de Deus, como produzir perseverança - Romans 5:3
Romans 5:3 ARA
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
A perseverança refere-se à capacidade de persistir, continuar ou manter-se firme diante de desafios, dificuldades ou demora no alcance de objetivos. É a virtude de não desistir, mesmo quando a jornada é longa ou árdua.
Perseverança esta que é transformada em experiência e, por conseguinte, em ESPERANÇA! Romans 5:4
Romans 5:4 ARA
e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
A esperança em que um dia aquele que morreu por nós irá voltar para tirar o pecado do mundo.
Então o que para o mundo é mau (provas e dificuldades) para nós enquanto cristãos é um benefício colocar Jesus no centro, pois o que era mau acaba por se tornar em bom, para a glória de Deus.
A cruz era símbolo de sofrimento e de tortura no tempo de Jesus. No entanto Jesus disse que para o seguir temos de nos negar a nós mesmos (Luke 9:23). Não é fácil carregar a nossa cruz e é certo que teremos sofrimento, mas o benefício no final vai valer a pena todo o sangue suor e lágrimas, porque Jesus é digno.

2ª Implicação - Transformação 2 Corinthians 5:17

2 Corinthians 5:17 ARA
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Outra implicação que vem agregada ao colocar Jesus no Centro é a transformação interior. Ao colocar Jesus automaticamente existe uma mudança. Se antes vivamos para nós mesmos, agora fomos transformados pela cruz. Quando somos transformados viemos pelo o Espírito e não mais pela carne. Ora se vivemos pelo Espirito temos de evidenciar o seu fruto.
Ao sermos transformados temos de produzir fruto. Não existe transformação sem evidência de fruto.
Fruto do Espírito:
Como uma árvore é reconhecida pelos frutos que ela dá, nós também somos reconhecidos pelo nosso fruto.
No Grego a palavra fruto - karpós - pode significar literalmente fruto, como também pode significar algo que origina de alguma coisa, um efeito, um resultado - obra, ato, ação - vantagem, lucro, utilidade.
A transformação representa os resultados das ações, palavras e caráter de uma pessoa.
Caráter
O nosso caráter tem de ser o de um cristão refletindo o caráter de Cristo, demonstrado em Galatians 5:22-23
Galatians 5:22–23 ARA
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Ações e Comportamentos
As nossas ações e comportamentos têm de refletir a natureza de Cristo - Obras de Justiça James 2:14-17
James 2:14–17 ARA
Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Esta passagem reflete precisamente como devemos proceder - porque Cristo é o nosso Centro vamos demonstrar refletindo a natureza de Cristo - não para ser transformados, mas porque somos transformados.
As nossas ações devem inspirar os outros a fazerem o bem e, mais importante que isso, a glorificarem a Deus
Impacto nos Outros
As nossas palavras e as nossas ações têm de impactar quem nos rodeia - James 3:5-6
James 3:5–6 ARA
Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Isto, ao contrário do que é ensinado em alguns sítios, as palavras têm poder, não porque achamos que porque temos Deus, temos um poder “místico” na nossa lingua, mas porque com elas podemos realmente abençoar alguém com palavras que edificam ou amaldiçoar com palavras que destroem. Então aquilo que falamos ou dizemos cria impacto no que nos rodeia e cabe-nos discernir se as nossas palavras têm edificado ou destruido as pessoas à nossa volta.
Uma pessoa que tem Cristo no centro, ao refletir a natureza de Cristo, tem de obrigatoriamente ter bom testemunho - um testemunho santo.
Devemos evitar o mal (murmuração, criticas destrutivas ou injustiça) pois isto gera confusão, divisões e afasta as pessoas de Deus
Somos chamados para ser sal e luz no mundo, mas também temos de ser sal e luz uns para com os outros, não só no mundo mas também entre nós.

3ª Implicação - Propósito Ephesians 2:10

Outra implicação é um sentido de propósito que só Cristo nos dá. Fomos criados para glorificar a Deus e realizar boas obras.
Ephesians 2:10 ARA
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Pois somos feitura dele - Deus criou cada um de nós com cuidado e intencionalidade sendo que cada um tem um papel importante para a sua obra.
Criado em Cristo - Fomos criados em Cristo e a nossa identidade e propósito só são plenamente revelados com Ele. Cristo reconciliou-nos com o Pai e chama-nos a viver para a sua glória.
para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas - Deus já planeou um propósito para cada um de nós e ao colocar Cristo no centro e viver em obediência a ele e isso revela o seu plano e faz com que andemos nesse caminho.
O Propósito gera uma Perspectiva Eterna, não limitada ao aqui e agora, mas sendo parte de um plano eterno e isso dá direção à nossa vida.
Nosso dever é esperar pelas coisas eternas. 2 Corinthians 4:18
2Coríntios 4.18 (ARA)
não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
As coisas materiais e temporais deste mundo são passageiras. Focar nestas leva à insatisfação, porque não foram feitas para nos dar propósito eterno.
Jesus convida-nos a olhar além, para o seu Reino e eternidade e isso dá-nos um propósito maior, pois quem tem Cristo no Centro vai sempre trabalhar em prol do avanço do Reino.

Conclusão:

É um facto que existem muito mais implicações que apenas estas mencionadas, se dissecássemos a Bíblia acredito que iríamos encontrar todas as maneiras de viver, não só uns com os outros da maneira “terrena” mas também da maneira “espiritual”. Afinal Jesus é a causa, e colocar Jesus como o Centro implica uma total mudança. Os gregos chamam a isto de metanóia - uma mudança profunda no coração e na mente - uma mudança existencial - e isto envolve reconhecimento, mudança e ação.
Em Gálatas está escrito “Estou crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” e é isto mesmo que implica - carregar a nossa cruz e ser crucificado com Cristo, para que assim Cristo possa viver em nós.
John 3:30 ARA
Convém que ele cresça e que eu diminua.
Que Deus vos abençoe grandemente.
Related Media
See more
Good Friday
16 items
Desert Valentine's Day
Love God, Love Others
15 items
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.