316. A Confirmação da Aliança
Abraão Amigo de Deus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsEm Gênesis 17, Deus renova Sua promessa a Abraão, reafirma a aliança com ele e sua descendência, e institui a circuncisão como o sinal visível dessa aliança. A promessa de um filho, Isaac, e a bênção sobre Ismael também são partes centrais do capítulo, destacando a continuidade do plano de Deus para a humanidade.
Notes
Transcript
Abertura
Abertura
Pensando na infância ou em sua vida atual, quais são algumas maneiras pelas quais você demonstrou orgulhosamente que é membro de clubes ou organizações?
Como você reage à verdade de que é um membro da família de Deus?
Ler Gênesis 17
Em Gênesis 17, Deus confirma sua aliança com Abrão e lhe dá um sinal especial da aliança. Abrão pode ter desejado que o sinal fosse um anel decodificador ou um aperto de mão secreto, mas, em vez disso, o Senhor estabelece o sinal da circuncisão.
1. A estrutura dessa passagem é revelada pelas expressões "Quanto a mim" (v. 4), "Quanto a você" (v. 9) e "Quanto a Sarai" (v. 15). Qual é o foco principal de cada seção?
2. Vinte e quatro anos se passaram desde que Deus prometeu pela primeira vez a Abrão que ele teria filhos. Depois de tantos anos de espera por um filho, como você se sentiria ao ter seu nome mudado de Abrão ("pai exaltado") para Abraão ("pai de muitas nações")?
3. Deus se apresenta como "Deus Todo-Poderoso" (17:1) - a primeira vez que ele usa esse nome em Gênesis. Como esse nome daria esperança a Abraão?
Como o conhecimento de que você serve ao "Deus Todo-Poderoso" lhe dá esperança em circunstâncias difíceis?
4. Quando o Senhor reafirma sua aliança com Abraão (vv. 4-8), quais promessas foram mencionadas anteriormente e quais são novas (veja também Gênesis 12:2-3; 15:4-21)?
5. Descreva os detalhes da responsabilidade de Abraão em cumprir a aliança (vv. 9-14).
6. Até esse ponto, a aliança havia se concentrado exclusivamente em Abraão e sua descendência. Por que, então, você acha que o Senhor ordena que mesmo "aqueles que não são seus descendentes" (v. 12) devem ser circuncidados?
De certa forma, como essa ordem antecipa a preocupação de Deus com aqueles que não são descendentes físicos de Abraão - tanto naquela época quanto hoje?
7. O que é surpreendente, e até engraçado, nas promessas do Senhor sobre Sara (vv. 15-18)?
8. Como o Senhor consegue rir por último ao chamar o filho prometido de "Isaque", que significa "alguém ri" (veja 17:17; 18:12; 21:6)?
9. Quando foi que o Senhor lhe trouxe riso ou alegria depois de fazer algo em sua vida que parecia impossível?
10. Até esse ponto, Abraão pode ter pensado que Ismael era o filho por meio do qual as promessas seriam cumpridas (v. 18). Como o Senhor esclarece seus planos para Ismael e Isaque (vv. 19-22)?
11. O que o impressiona na resposta de Abraão às ordens de Deus (vv. 23-27)?
12. Como a obediência de Abraão pode ser um modelo para nós, membros da nova aliança por meio de Jesus Cristo?
Reflexão Pessoal
Ore com honestidade e gratidão ao Deus do impossível.
Pense em uma situação que esteja enfrentando e que pareça sem esperança ou impossível. Em seguida, reserve um tempo para refletir sobre o fato de que o Senhor é o "Deus Todo-Poderoso". Ofereça sua situação ao Senhor em oração, pedindo que Ele realize um milagre em sua vida que resultará em risos e alegres ações de graças.
