O TESTEMUNHO DA GLÓRIA DE DEUS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 38 views
Notes
Transcript
Texto base:

20 Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; 21 estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus. 22 Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus. 23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. 25 Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. 27 Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. 28 Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. 29 A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou. 30 Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa. 31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. 32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. 33 Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer. 34 Replicou-lhe, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre, e como dizes tu ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem? 35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.

1. JESUS O SALVADOR DO MUNDO

1.1 - O mundo

Um dos temas de João é Jesus o Salvador do Mundo
- Κόσμον, indica para onde estava apontada atitude Divina
Mundo de forma ampla – Criação e a Humanidade
Mundo de forma ampla – Etnicamente
João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O Salvador entra no mundo
João 1.29 “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
João 4.42 “e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”
João 6.32–33 “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.”
João 8.12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

1.2 - A preparação para a glorificação ao mundo

João 12.20–21 “Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.”
- Os gregos vem ter com Jesus, Vs 20
A vinda dos gregos, buscando ver Jesus, desencadeia em Jesus a compreensão de que sua "hora" designada havia chegado;
Essa "hora" refere-se não apenas à sua morte, mas também à sua glorificação, que se concretizará por meio da cruz e da ressurreição;
A partir desse momento, Jesus começa a falar abertamente sobre sua morte e o significado da mesma para a salvação do mundo;
Judeus queria Sinais da Parte de Jesus

2. A GLÓRIA

João 12.23 “Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.”
- A glória, no Evangelho de João, é um conceito multifacetado e rico em significado. Não se limita a um mero esplendor exterior, mas representa a manifestação visível do poder e da essência divina de Jesus. Essa glória se revela de diversas maneiras ao longo da narrativa, apontando para a divindade de Cristo e o significado da sua obra redentora.

2.1 - Definição de Glória em João

A Glória Inerente ao Verbo
- Desde o princípio, o Verbo, que é Jesus, possui glória como o Unigênito do Pai. Essa glória preexiste à criação e é inerente à sua natureza divina. João a descreve como "cheia de graça e de verdade", ecoando a revelação da bondade de Deus a Moisés em Êxodo 33-34.
A Glória Revelada nos Sinais
- Os milagres de Jesus, chamados de "sinais" por João, são demonstrações da sua glória, revelando seu poder divino e apontando para sua identidade como Filho de Deus. Através desses sinais, a glória de Deus se torna visível na terra, testificando a verdade da sua encarnação.
A Glória na Cruz e Exaltação
- A "hora" de Jesus, que culmina na sua crucificação e ressurreição, é o momento da sua máxima glorificação. Paradoxalmente, é através da sua morte sacrificial que Jesus é exaltado e retorna à glória que tinha com o Pai antes da criação.

2.1 - Hora de ser glorificado

- A morte é evidenciada com ápice do glorificação de Jesus, “É chegada a hora de ser glorificado o filho do Homem”
O anuncio da Glorificação através da morte
João 13.31–32 “Quando ele saiu, disse Jesus: Agora, foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele; se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará nele mesmo; e glorificá-lo-á imediatamente.”
João 14.13 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.”
João 17.4–5 “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.”
João 17.1 “Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,”
A glória de alcançada com a morte
Lucas 24.25–27 “Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.”
Hebreus 12.2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

3. A SEMENTE

João 12.24 “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”

3.1 - Morte para nascer

Os filhos de Deus são insignificantes como sementes Mais trazem dentro de si a vida de Deus Porém, essa vida não pode se consumar a menos que nos entreguemos a Deus e Ele nos Plante
Warren W. Wiersbe
Cristo traz a analogia da semente como uma verdade espiritual;
Não pode haver gloria sem sofrimento;
A Morte de uma semente traz a beleza e abundancia e cumpre o seu propósito;

3.2 - MORRER PARA SI mesmo e viver para Deus!

João 12.24–25 “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.”
- É preciso MORRER PARA SI mesmo e viver para Deus!
Aplicação espiritual
Romanos 6.9–10 “sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.”
Gálatas 2.19–20 “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
Contrante da aplicação
Solidão x Fecundidade
Agradar a si mesmo x agradas a Deus

4. A CRUZ O TESTEMUNHO DA GLÓRIA

João 12.27 “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”

4.1 - A hora da glória

Cristo não perguntou o que farei?; E sim “O que direi eu?
João 12.28 “Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.”
Deus quer do homem conformidade;
Romanos 8.29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Contudo a incredulidade é o passo comum do homem. Vs 29
João 12.29 “A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.”
João 12.37 “E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,”

4.2 - O testemunho da glória

João 12.31–32 “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.”
Cristo Jesus fala claramente sobre sua Cruz. “Levantado”
João 3.14–15 “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”
João 8.28 “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.”
Isaías 52.13 “Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime.”
A expressão “atrairei todos a mim mesmo” significa todos sem distinção;
Jesus não força ninguém a segui-lo, ele atrai!
João 6.44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”
A glória de Deus foi demostrada para:
João 12.35–36 “Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.”
Para que todos encontrassem o caminho;
Para que todos conhecerem a verdade;
Para que todos recebessem a vida
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.