A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO NA VIDA DOS IRMÃOS

VIVENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views

O sermão enfatiza a importância do testemunho na vida dos irmãos, usando a história de um ateu que se depara com a transformação de um ex-bebedor através de seu encontro com Jesus, ilustrando como a mudança de vida impacta não apenas o indivíduo, mas também aqueles ao seu redor. O apóstolo João, em sua carta, destaca que o testemunho pessoal é fundamental para a comunhão entre os cristãos e para a certeza da salvação, especialmente em face de falsos profetas que distorcem a verdade. João compartilha sua própria experiência com Cristo como uma forma de fortalecer a fé dos irmãos, incentivando a prática do testemunho para promover a comunhão tanto horizontal (entre os irmãos) quanto vertical (com Deus). O sermão conclui que, embora muitas vezes não percebamos, nosso testemunho é crucial para o crescimento espiritual e a alegria da comunidade cristã.

Notes
Transcript

A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO NA VIDA DOS IRMÃOS

Introdução: Um ateu, depois de ouvir o testemunho de um homem que por muito tempo havia sido um beberrão, comentou de forma escarnecedora: “Isso é uma grande bobagem! O que está me dizendo não passa de tolice e pura imaginação de sua mente. O que está acontecendo com você, nada mais é do que uma fuga da realidade. É um sonho!”
De repente o ateu sentiu um puxão em sua camisa e viu uma criança pequena olhando firme para ele, com os olhos confusos. “Por favor, senhor”, disse a criança, soluçando, “se ele estiver sonhando, não o acorde. Ele tem sido um pai maravilhoso desde que teve um encontro com Jesus e deixou de beber”.
O ateu ficou tão embaraçado que afastou-se sem dizer uma palavra mais. Não existe nada mais poderoso do que o testemunho de uma vida mudada.
O nosso testemunho é muito importante na vida de nossos familiares, como aconteceu com essa criança, e na vida dos descrentes, como aconteceu com esse ateu. Mas também, o nosso testemunho é importantíssimo na vida dos irmãos.
Lição: O Nosso Testemunho É Importantíssimo Na Vida Dos Irmãos.
Texto: 1João 1.1-4.
O autor de 1 João é o apóstolo João (autor de 2 e 3 João, do evangelho de João e de Apocalipse).
A data provável da escrita foi entre o ano 85d.C. e 95d.C.
O local da escrita é desconhecido.
Os destinatários são cristãos da Ásia menor.
O propósito é desmascarar os falsos profetas e dar a certeza da salvação. Falsos profetas, que saíram de dentro da igreja (1Jo 2.19), estavam ensinando muitas heresias, as prováveis heresias são: A não divindade de Jesus, a matéria como sendo má e o espírito bom, o conhecimento estando reservado apenas a uma elite, etc. Esses tais não demonstravam amor para com os outros, negavam a encarnação de Cristo, viviam em pecado com a justificativa que carne é mau, o que vale é o espírito, se achavam mais espirituais do que outros, tinham novas revelações e, com isso, novas doutrinas, etc.
Além de desmascarar os falsos profetas, João tem o propósito de dar a certeza da salvação. Para João, a vida está em Jesus Cristo, no qual eles creem, porém precisam crescer em comunhão mútua. A filiação divina, o crente tem por certeza, e por isso devem amar uns aos outros e serem obedientes a Deus. O verdadeiro filho de Deus não vive na prática pecado, ao contrário, ele se purifica da imundície do pecado. Para João, entender essas questões são essenciais para ter a certeza da salvação.
João começa suas instruções com um prólogo (prefácio; texto introdutório e explicativo de uma obra literária). Nesse prólogo, João dá testemunho daquilo que viu, ouviu, tocou e contemplou; ele se mostra uma das testemunhas oculares da encarnação de Cristo. Diante das heresias pregadas pelos falsos profetas, o testemunho do apóstolo João aqui é importantíssimo para aqueles irmãos. E vemos duas razões para isso:
É importantíssimo para a comunhão mútua (1-3).
A nossa vivencia com Cristo tem importância na comunhão (vv. 1-2a).
1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 2a (e a vida se manifestou, e nós a temos visto,
João vai contar da sua experiência com Deus Filho (“O que era desde o princípio”). Não só a sua experiência, mas também a dos outros apóstolos, por isso o plural “temos”, “contemplamos”, “nossas” e “nós”.
Ele ouviu Cristo (“o que temos ouvido”).
Ele viu Cristo (“o que temos visto com os nossos próprios olhos”).
Ele se admirou com Cristo (“o que contemplamos”).
Ele tocou em Cristo (“e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”).
João testemunha da encarnação do Deus Filho (“2a (e a vida se manifestou, e nós a temos visto,”).
A nossa vivencia (comunhão) com Cristo tem muita importância na comunhão com os irmãos. E não só isso, a nossa experiência com Cristo deve ser testemunhada para a boa comunhão entre os irmãos.
O nosso testemunho pode conceder ou tornar eficaz a comunhão dos irmãos (vv. 2b-3).
2b e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), 3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”
O nosso conhecimento sobre Cristo deve ser anunciado (v. 2b-3a).
O nosso testemunho pode realizar a comunhão ou tornar eficaz ela (“para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”).
Comunhão horizontal (“para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco”) e comunhão vertical (“a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo”).
O nosso testemunho é importantíssimo para a comunhão mútua, porque ele aproxima os irmãos de Deus e uns dos outros.
É importantíssimo para o crescimento espiritual (4).
Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.”
O testemunho deve ser contado.
O testemunho deve ser com alegria.
O testemunho completa a alegria tanto do testemunhador quanto dos que ouvem o testemunho.
O testemunho é importantíssimo para o crescimento espiritual, porque ele traz fortalecimento, encorajamento, consolo, ânimo, esperança, aprendizado para os irmãos.
Conclusão: Às vezes não percebemos o quanto nossa vida é significativa para os irmãos, mas é, e é muito. O nosso testemunho é importantíssimo na vida dos irmãos.
Tradução literal: 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que nós contemplamos e as nossas mãos tocaram a respeito do logos da vida - 2 e a vida foi tornada visível, e vimos e testificamos e vos anunciamos a vida eterna que estava com o Pai e que foi tornada visível a nós - 3 o que vimos e ouvimos, anunciamos também a vós, para que vós também tenhais comunhão com nós; ora nossa comunhão é tanto com o Pai quanto com o Seu Filho Jesus Cristo. 4 Também estas coisas escrevemos a vós, para que a nossa alegria esteja sendo completada.
Minha tradução interpretativa: 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que nós contemplamos com admiração e as nossas mãos tocaram com respeito ao Verbo da vida - 2 e a vida foi tornada visível, tanto vimos como testemunhamos e vos anunciamos a vida eterna que estava com o Pai e que foi tornada visível a nós - 3 o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós de fato tenhais comunhão conosco, pois a nossa comunhão é tanto com o Pai quanto com o Seu Filho Jesus Cristo. 4 Também escremos estas coisas para que a nossa alegria esteja sendo completa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.