A Consolação que se Torna em Louvor - Lucas 2.25-35

Cânticos de Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 119 views
Notes
Transcript
25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
26 Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.
27 Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
29 Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
30  porque os meus olhos já viram a tua salvação,
31  a qual preparaste diante de todos os povos:
32  luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.
33 E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia.
34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição
35  (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

Introdução

Amados irmãos, acredito seriamente que todos aqui tem sonhos e desejos, vontades, esperam por algo, olhe agora, o que precisaria acontecer, ser feito, para que você disse-se meu sonho foi realizado, já pode me buscar Deus, não preciso de mais nada nessa vida, estou contemplado?. Todos nos buscamos uma razão de consolo e contentamento.
Isso faz parte de nós, eu lembro, eu era uma criança tinha uns 4 anos, e estava na igreja e me perguntavam Lucas ta animado para Jesus voltar, se Jesus te chamar você vai, e eu falva “Ah não, eu quero casar, eu quero virar um grande médico”.
Depois quando chegou no colegial, um menino jovem tinha 3 sonhos, sair da escola, arrumar uma namorada bonita e ter um H|onda Civic, e dizíamos, depois disso Deus podia nos levar.
Tinha uma garota, ela tinha um sonho, como de todo jovem indo para a vida acadêmica de se ingressar em uma federal, e ela realizou inúmeros vestibulares e o Enem, e durante sua jornada, ela foi perdendo a esperança, cansada de esperar, um ano estudando, para passar em um curso em uma faculdade pública, e nos vestibulares foi batendo na trave, parava na primeira ou segunda fase, seu sonho estava indo embora, tudo que ela mais esperava não ia acontecer, mas tinha mais uma prova, e abençoada, passou, no curso que ela queria, em uma faculdade que ela queria, após uma longa espera, o sonho se tornou realidade, e pelas palavras dessa jovem, ela nem precisava estudar e concluir o curso, porque o que ela sonhava e queri tinha sido realizado, ela estava alegre e satisfeita.
E várias pessoas tem sonho, mulheres querem ser mães, homens querem ter uma família e ter um bom emprego, ter um belo, todos nós temos um grande sonho em nosso coração, um grande desejo e nele quando realizado podemos dizer, posso me despedir.
Esse texto fala sobre isso, temos um homem Simeão, que ao ter o sonho realizado, ele simplesmente diz, podes despedir, no latim, nome dado a esse cântico, último da serie dos Cânticos de Jesus, Nunc Diminitis. Simeão ele poderia até querer viver mais, ter outras coisas que ele poderia ou tinha vontade de fazer, mas o que vemos é que sua satisfação estava pronta, ele tinha obtido a contemplação o consolo que ele queria, ver Jesus era o ápice da vida, e ele agora se sentia em paz de deixar sua vida.
E a pergunta que fica para nós é: O nosso maior sonho no traz a grande consolação, nos traz o contentamento? O nosso sonho está ligado no Senhor? Esse homem era um modelo para nós, porque sua vida e morte estavam estritamente ligadas com Jesus.

Contextualização

E queridos, percebam o cenário que se passa tudo isso, novamente, 400 anos de silêncio, Deus está em completo silêncio, não levanta nenhum profeta ou juiz, e o povo estava sem esperança, tinham passado por dificuldades, e continuavam passando, o império romano os afligia cada dia mais, era uma enorme dor, como vimos pela manhã, Israel acreditava que Deus tinha se afastado de seu povo, tinham sido deixados de lado por Deus.
Porém, não era tudo assim, em meio a um declínio espiritual em que o povo vivia, não se jogavam a idolatria, mas viviam presos a uma religiosidade, temos um homem justo e piedoso, um homem que tinha esperança, um homem que apesar de ser ruim a situação de espera, ele aguardava a consolação de Israel, o que é isso, ele aguardava que as promessas messiânicas iriam se concretizar.
Esse homem estava debaixo do Espírito Santo, e ele tinha uma promessa em sua vida, ele só iria morrer quando seus olhos vissem Cristo, o Senhor e salvador.
Então guiado pelo Espírito Santo, ele recebe a informação que o menino estava no templo sendo apresentado e circuncidado, e ele vai, esse homem, não sabemos se era um idoso, um jovem, sabemos que era um homem justo e piedoso, que aguardava a consolação de Israel. A Consolação que traria Louvor para sua vida.
Homem que estava em em meio a esse problema, que não era particular dele, mas de todos os que temiam a Deus, todos os justos e piedosos.

P1 - Os Justos e Piedosos Esperavam pela Consolação do Messias v. 25-27

Simeão teve que esperar, Os Justos e Piedosos Esperavam pela Consolação do Messias, lembrem-se, Deus tinha se calado, e diante disso aquele povo, povo de Israel, povo escolhido por Deus estavam se distanciando da fé, a religião entrava em decadência, não era mais fé, porém religiosidade, a fé de Abrão e Moisés estavam sendo corrompidas pelas doutrinas dos fariseus e saduceus.
O Estado de Israel estava sempre em crise e alerta, eles tinham retornado do Exílio, reconstruíram o templo, mas não tinham paz, foram atormentados pelos gregos do Império Macedônico, e quando ele finda, não parou as crises, o Império Romano, toma o poder na região de Israel, e a opressão fica pior, cobrança de impostos, falta de liberdade, desigualdade.
Junto com isso temos um Rei naquela judeia, Herodes, um homem impiedoso, homem que durante a história de Jesus, por medo do novo rei que nasceu, mata todas as crianças.
Israel passava por várias crises, local, religiosa e governamental, aquele povo sofria, e Deus estava calado, e muitos assim se perderam na fé, se esqueceram de Deus, mas continuaram nos costumes religiosos. E dentro dessa realidade existia alguns justos e piedosos, pessoas com uma boa conduta diante dos homens e diante de Deus, que sabiam e não se esqueceram da consolação de Israel, das promessas messiânicas, eles liam a lei, e eles sabiam que existia um Messias que iria libertar aquele povo, eles estavam sendo oprimidos em três realidades, eles precisavam de um salvador.
Em especial, Simeão, esse homem, além de aguardar as promessas que Israel seria consolada, ele aguardava da sua promessa exclusiva, que com seus próprios olhos ele veria o salvador, e aqui estava o problema para ele e também para Israel, para os justos e piedosos, esperar.
Como esperar diante de todo sofrimento, cadê o Deus de Abraão e Moisés para cumprir as promessas que ele prometeu para eles e até aquele momento eles aguardavam, esperar, é uma coisa difícil, diante do sofrimento.
Esperar era difícil para Israel, para os justos e piedosos, verem a fé ser destruída por atos e obras de salvação, era difícil esperar, vivendo na miséria, tendo um governador impiedoso, era difícil esperar sendo submisso a alguém que não dava a minima para eles, era difícil esperar quando as promessas estavam em sua cabeça e não era visível que elas iriam se cumprir, e para Simeão era difícil esperar, porque ele queria ver a salvação e ele estava mais perto da perdição.
Como louvar, como se lembrar das promessas diante das dificuldades? Como permanecer fiel a Deus, sem deturpar nossos desejos em meio as circunstâncias?

P2 - A Humanidade Espera Inquietamente uma Consolação

Queridos, posso falar confiantemente que para nós também não é fácil esperar, quem que gosta de esperar aqui? Quem que gosta de ficar numa fila, esperando ser atendido, ficar preso no transito. Todos nos esperamos. Isso faz parte da vida humana.
Mas sabe de algo, toda a humanidade espera inquietamente por uma Consolação, falei sobre sonhos no inicio, e que temos determinados sonhos, que olhamos para ele e dizemos posso me despedir, já realizei tudo, estou satisfeito.
Somos pessoas cheias de problemas, que precisamos de um conforto, de consolo, passamos por aflições espirituais, problemas financeiros, temos dificuldades em nossos trabalhos, faculdades, escolas, crises em relacionamentos, e esperamos por consolação nessas áreas, queremos que isso acabe, que tudo seja resolvido.
Esse é o problema do nosso dia a dia, esperamos por algo que não faz parte de nós, temos expectativas desalinhadas, esperamos que nossas consolações vem de nossos sonhos, queremos que a nossa família seja o objeto de nossa gratificação, queremos que nosso trabalho e todo dinheiro que podemos ganhar no mundo seja o nosso consolo, porém esses sonhos, essas promessas de família perfeita, de dinheiro são soluções rápidas que trazem uma falsa sensação de consolo, elas nunca nos satisfazem completamente.
E assim nos tornamos pessoas ansiosas, insatisfeitas e ingratas, os nossos sonhos não foram capazes de nos satisfazer e assim como Israel esperamos e vai criando em nós uma ansiedade, sem saber o que fazer e o que tínhamos é destruído, no caso deles a fé, e no seu caso o que é destruído por não saber esperar em Deus?
A busca incessante por consolação em lugares errados, passageiros, gera em nós insatisfação, nunca nos satisfazemos, porque nunca é o suficiente, e quando conseguimos algo somos ingratos, queremos mais, queremos a consolação final, queremos estar na plenitude, esperamos tanto para muito.
Esse é o problema de nós, esperamos pela consolação em coisas e lugares errados, de maneira errada, e isso gera em nós uma falta de relacionamento com Deus, nos fixamos tanto em consolação, satisfação, quero minha plenitude, que esquecemos de nosso Deus, como Israel, nos cobramos as promessas, mas não estamos com eles, não somos pessoas justas e piedosas.
Vivemos em um mundo que anseia pela graça, e diante disso esperam por uma consolação, e esperam um dia louvar e se regozijar porque foram consolados, porque a espera acabou.

P3 - Jesus é a Consolação que Satisfaz Todas as Esperas v.28-35

Mas meus queridos, como vemos, Deus não está ausente no mundo, ele não nos deixa só aqui na terra, em tudo existe um propósito, não existe nada que não pertença ao nosso Deus, tudo existe graça por meio dEle, por meio de seu filho Jesus.
Jesus é a Consolação que Satisfaz Todas as Esperas, vamos ler novamente o nosso texto, apenas o seu cântico, v.29-32, preste atenção nas palavras desse homem, perceba a graça em tudo isso, a salvação que aconteceu nesse momento.
Simeão, um homem simples, foi conduzido ao templo pelo Espírito Santo, para que a sua promessa fosse cumprida, ele não sabia de nada, e ele vê aquela família, um homem e uma mulher e um menino sendo apresentado naquele luga, sendo consagrado para o Povo de Deus, e Simeão num gesto de autenticidade, ele não pediu, ele foi levado, espontaneamente, ele pega aquele garoto em seus braços, como se fosse o Rei Leão, o ergue, e olha para aquele menino, e recebe então a sua consolação, e ele louva a Deus. A Consolação se tornou um Louvor.
Simeão olha para aquele menino e diz: Nunc Diminnitis, no português, agora posso me despedir, o sonho de Simeão foi realizado, ele recebeu a sua consolação por meio de Jesus Cristo, ao olha para aquele menino ele diz: Meus olhos viram a tua salvação, Simeão reconheceu que Jesus era a Consolação de Israel, Jesus seria aquele que iria libertar a todos da terrível opressão, o interessante é isso, ao ver Jesus Simeão simplesmente foi liberto e restaurado.
Simeão não tinha mais com que se preocupar com nada, o que ele queria e esperava foi concluído, ele podia se despedir, os seus olhos contemplaram o Rei, ele viu o seu Senhor, o seu Mestre soberano e de mais nada ele precisava, Deus não tinha ficado parado, mas ele cumpriu as promessas messiânicas, Simeão tinha o Messias em seus braços.
E ele continuava a louvar a Deus, ele estava exaltado, liberto, restaurado, promessas se cumpriram, ele estava salvo, e ele diz quem era esse menino e o que ele faria.
A salvação não era apenas para o povo de Israel, a promessa de consolação era estendida para todos através desse menino.
Jesus é a luz para os gentios, para aqueles que habitavam nas trevas, na aflição, na perdição do pecado, não tinham esperança e nem para onde ir, a consolação deles estavam em filosofias, amores e prazeres da terra, mas chegou o menino que seria a luz para esse povo, que os tirariam da luz, que brilharia para a eles a salvação, a consolação para os gentios.
Jesus é a glória de Israel, ele seria aquele que quebraria a religiosidade, que restauraria a fé de Israel, que traria novamente a glória para aquele povo, Jesus é a prova que Deus é fiel e cumpre as suas promessas e que não se esquece de seu povo.
Jesus é a luz e glória para todo o mundo ele é a salvação, ele é a Consolação na qual pessoas justas e piedosas aguardavam.
Simeão ao final de seu louvor, ele se achega aos pais e revela não apenas uma, mas duas coisas sobre esse menino.
Jesus seria a razão de muitos caírem, muitos seriam incrédulos e não acreditariam nele, muitos negariam a consolação de Israel, por não ser o que eles esperavam, mas em contraste a isso, ele seria a razão de elevação de muitos, ele salvaria não apenas, Maria, Zacarias, José, Simeão, Ana, ele elevaria todo aquele que crescê nele, de todo o coração, com toda a emoção, ele seria transpassado por uma espada, sentiria forte dor, seria esmagado moído e morto, para a salvação de todos, para poder sondar os corações e expor, confrontar e limpar os pecados desde o Israelita até o gentio.
Jesus é a consolação que Justos e Piedosos esperavam, ele é a consolação de Israel, é ele que transforma a angústia em alegria, ele que faz tornar a consolação em um mais belo hino de louvor.

P4 - Jesus é a Verdadeira Consolação Para as Nossas Vidas

Nova Canaã, quero enfatizar para vocês isso, Jesus é a consolação do Povo de Israel, ele é a luz e glória do Israelita e também do Gentio, mas não podemos nos esquecer de que Jesus é a Verdadeira Consolação Para as Nossas Vidas, porque dizemos, porque é ele que se manifesta em nosso coração e traz a real consolação para nossas vidas.
Povo, Jesus é a nossa promessa também, ele é a consolação que tanto esperamos, e ele é a consolação eterna, não é passageiro, não é como nossos sonhos terrenos, a satisfação e contentamento que ele nos traz é eterno.
Estamos no mês de natal, e quero que olhe, qual a sua preocupação nesse cenário, para esse natal ser bom, eu tenho e viajar, e aproveitar a festa do ano novo, ou tenho que juntar toda a minha família e fazer uma enorme ceia de natal, tenho que far vários presentes, tenho que ter uma arvore gigante cheias de decorações, tenho que deixar de ganhar meia no natal, qual a sua consolação para essa festa, esse mês, para sua vida?
Jesus deve ser o centro de tudo, é ele quem deve nos conduzir e nos levar para o caminho da consolação que se torna um louvor, ele é maior e mais poderoso que uma família, que um carro, que um casamento, que uma faculdade, ele que nos deve conduzir diante de tudo isso, ele deve ser a nossa verdadeira consolação.
Em meio a situações ruins na qual passamos, não estrague as coisas, não duvide do Senhor, ele opera na história, ele cuida de você, diante disso, não faça como muitos israelitas que perverteram fé e as promessas, continue fiel a Deus.
Olhe para Cristo e diga: Não preciso de mais nada, pois meus olhos veem a salvação, eu conheço a sua obra redentora e eu vivo para Ele, eu vivo para o Rei, posso me despedir, pois eu contemplo a salvação na minha vida dada por Jesus, o garoto que cresceu, se tornou homem, fez grandes maravilhas, e foi entregue ao madeiro para me trazer redenção, para se manisfestar em meu coração e em meus pensamentos.
Louve a Deus por isso, a nossa consolação deve se tornar em um forte louvor a Deus, e que daqui em diante, a nossa consolação seja na última promessa de Cristo, ele vai voltar, permaneça fiel, viva de modo digno do evangelho, caminhe com Cristo, Louve e celebre a redenção dada por seu filho Jesus.
Viva aguardando a volta de Cristo, anseie por isso, aguarde, espere ansiosamente, em ver Jesus face a face, no fim, onde não existirá mais dor, ou aflição, pois a consolação do povo de Deus retornou para nos buscar e assim entoarmos louvores em uma só voz.
O Menino nasceu para nos trazer vida e em abundancia, para consolar nossos corações e nos trazer a redenção, ele é a Consolação do Povo de Deus.

Conclusão

Concluindo meus irmãos, Jesus é o nosso redentor, ele é a nossa consolação e em sua vida e na sua morte existe graça e podemos aplicar grandes coisas em nosso coração:
Jesus é a Nossa Consolação
Jesus é a resposta para todas as nossas inquietações e dificuldades, é ele que nos acalma diante um fogo de ansiedade, largue para trás consolações passageiras e fixe no Senhor seja fiel a ele
Permita que ele sonde o seu coração, ele veja os seus pecados, pensamentos, a fonte da sua vida, e deixe ele te redimir, te transformar
Jesus é o Nosso Redentor
Esse menino é a nossa esperança na vida e na morte, ele trouxe a redenção a nós, ele veio para que a gente visse a salvação, para que tenhamos paz, ele veio para trazer paz ao nosso coração, para trazer nossa consolação e nossa redenção.
Jesus é a Nossa Expectativa
Celebre essa festa do natal, com os olhos em Cristo, que seu foco não seja a ceia de natal, os presentes, o dinheiro que será gasto, seu carro, sua casa, suas dificuldades, mas confie no Senhor, que ele seja sua expectativa, seja o motivo de você desejar viver, porque a sua expectativa ta em clamar, Maranata, vem Senhor Jesus, que sua expectativa esteja na volta do filho.
Coloque Deus Jesus como participante de seus sonhos, coloque diante dele o que você deseja, que tudo que fizer peça direcionamento a ele, ele é a razão da sua vida, não deixe ele de fora de suas escolhas e desejos.
Jesus é o Nosso Motivo de Louvor
Tudo isso que falamos, nos levar a louvar a Deus, louve a Deus por ele ser sua consolação, seu redentor e sua expectativa.
Celebre a consolação que Deus te concede por meio do seu filho, celebre a redenção que nos foi dada por meio do Sangue do Messias, do ungido do Senhor, celebre a última promessa do Senhor, que ele voltará e tudo será restaurado, ele virá para a consolação final.
Louve a Deus, que a consolação que ele concede a nós se torne no mais puro louvor.
Meus irmãos, celebre o nascimento de Jesus, sabendo que ele a promessa de Deus para nós e que ele é fiel para trazer paz em meio a aflição e que um dia voltará e não apenas trará redenção, mas restauração para toda a sua criação.
Que essa mensagem encontre lugar no coração de cada um de vocês.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.