CERIMÔNIA FUNEBRE
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
CERIMÔNIA FÚNEBRE
CERIMÔNIA FÚNEBRE
João 11.25–26 “Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?”
convido os familiares e amigos da nossa irmã Altina para orarmos ao Senhor neste momento:
Salmo 90.1–17 “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro. Tu dizes aos seres humanos que voltem a ser o que eram antes; tu fazes com que novamente virem pó. Diante de ti, mil anos são como um dia, como o dia de ontem, que já passou; são como uma hora noturna que passa depressa. Tu acabas com a vida das pessoas; elas não duram mais do que um sonho. São como a erva que brota de manhã, que cresce e abre em flor e de tarde seca e morre. Nós somos destruídos pela tua ira, e o teu furor nos deixa apavorados. Tu pões as nossas maldades diante de ti e, com a tua luz, examinas os nossos pecados secretos. De repente, os nossos dias são cortados pela tua ira; a nossa vida termina como um sopro. Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos. Quem já sentiu o grande poder da tua ira? e a Tua cólera, segundo o temor que te é devido? ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Volta-te, Senhor! até quando? Tem compaixão dos teus servos. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade. Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a teus filhos, a tua glória. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.”
neste momento nós vamos cantar uma canção do salmos e hinos, SH 360.
Gostaria de ler dois textos com vocês.
Jó 1.21 “Aí disse assim: — Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome!”
1Timóteo 6.7 “O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!”
meus amigos, o texto que acabamos de ler deve nos levar a refletir em como temos vivido e para quem temos vivido esta nossa vida aqui.
veja, Jó diz que nu saiu do ventre de sua mãe e nu para lá voltará.
o apóstolo Paulo na sua instrução a Timóteo nos lembra que nada trouxemos e nada também levaremos deste mundo.
temos aqui algumas coisas importantes a dizer.
Primeiro: devemos entender que a rica não é para sempre! nós vivemos uma vida frenética, correndo atrás das coisas, mal temos tempo para nossos cônjuges e filhos, que dirá para Deus.
Só que tudo o ajuntarmos nessa correria, não vai nos acompanhar na partida desta vida, que valor tem os bens na sepultura? nenhum!
Segundo: isso nos chama a atenção para o contentamento, e é o que Paulo vai nos falar no verso 8.
1Timóteo 6.8 “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso.”
Aprendemos que devemos ser mais gratos a Deus e reclamar menos.
ele tem nos concedido e que comer e o que vestir.
com isso, nós vamos conseguir aproveitar mais o nosso tempo com nossos familiares, com cônjuges, filhos, pais, amigos. tudo isso é dadiva do Senhor.
Terceiro: devemos nos preocupar com a vida após a morte, pouco pensamos sobre isso, o texto de nossa oração nos diz que a vida do homem é como a relva que floresce de madrugada e à tarde, murcha e seca.
Paulo diz em Romanos 14.7–8 “Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo.Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor.”
agora a maneira que você viveu dirá como será o seu encontro com o Senhor.
Você se preocupou com seus mandamentos, com seus preceitos, ou não estava nem ai para isso?
A nossa irmã serviu ao Senhor enquanto teve força, enquanto pode caminhar ela sempre esteve cultuando ao Senhor e ouvindo as instruções do Senhor poe meio da pregação.
a pergunta é: e eu, e você? como estamos vivendo a nossa vida?
numa corrida desenfreada para ajuntar aquilo que nunca vamos levar? ou de fato cuidando daquilo que é importante?
um dia todos nós que aqui estamos, vamos partir também.
se servires a Deus, terás boas noticias.
Mas se não deres a devida atenção a ele, a noticia não será boa.