Um Rei coroado de humildade

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Cristo nosso Rei humilde

Lucas 2.1–7 (NVI)
Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
3 pontos importantes:
1. A epoca em que Jesus nasceu:
2. O local onde Jesus nasceu:
3. A circunstância em que Jesus nasceu:
1. A época em que Jesus nasceu
> César Augusto era o imperador (Gaius Julius Caesar Octavianus). Nasceu em 23 de setembro de 63 a.c.
> Augusto é seu apelido que significa majestoso, ô eminente.
> Ao imperador Augusto se devotava veneração divina. Demonstram-no as palavras gravadas em uma lápide encontrada sobre um monumento no Halicarnasso: “A eterna e imortal natureza do universo concedeu como benefício extraordinário aos humanos a mais suprema divindade, trazendo o César Augusto à nossa ditosa vida, o pai da pátria, o divino romano e o salvador de todo o gênero humano, cuja providência não somente atendia a todas as preces, mas até mesmo as superava, etc.”
> Do seu ponto de vista, César Augusto estava demonstrando sua supremacia sobre o mundo greco-romano. Mas da perspectiva de Deus, esse imperador gentílico era simplesmente um fantoche para promover o programa divino.César Augusto
Provérbios 21.1 (NVI)
O coração do rei é como um rio
controlado pelo Senhor;
ele o dirige para onde quer.
2. O local em que Jesus nasceu
> O decreto de Augusto trouxe José e Maria a Belém exatamente no tempo certo para que o Messias nascesse ali, em cumprimento à profecia.
Miquéias 5.2 (NVI)
“Mas tu, Belém-Efrata,
embora pequena
entre os clãs de Judá,
de ti virá para mim
aquele que será
o governante sobre Israel.
Suas origens estão no passado distante,
em tempos antigos.”
> Naquela época Belém talvez tivesse algumas centenas de moradores (aprox. 900), sendo habitada principalmente por pastores e camponeses pobres. Atualmente conta com aprox. 7.500 habitantes.
> No tempo de Maria e José, Belém era uma localidade consideravelmente miserável.
> José e Maria precisaram percorrer mais ou menos 150 km
> Os 150 km de viagem de Nazaré a Belém devem ter sido muito difíceis para Maria, que se encontrava no nono mês de gravidez. Para os numerosos migrantes do recenseamento, não apenas a precária condição das estradas representavam um grande obstaculo, mas também o calor do dia, a poeira da estrada, a carência de água, a irregularidade da alimentação. O esforço da caminhada, a precariedade dos abrigos noturnos, tudo isso Maria teve de suportar em avançado estado de gravidez!
3. A circunstância em que Jesus nasceu:
>Jesus nasceu no local mais humilde possivel, contradizendo a espectativa de todos.
> Foi colocado em uma manjedoura.
Uma pergunta diz respeito ao lugar no qual este objeto foi encontrado. A chave é a seguinte: “porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Tradicionalmente, isso era traduzido como “sem lugar na pousada”, mas essa não é a palavra grega para uma pousada (compare com Lc 10.34 pandocheion). A palavra é katalyma, melhor vista como um quarto de hóspedes em uma casa (como em Lc 22.11). A casa tinha, então, um quarto separado para os hóspedes, e os animais residiriam durante a noite em um nível inferior da sala de estar, em meio às pastagens.
Aplicações
1. Deus cumpri suas promesas, apesar das circunstâcias contrarias.
> Da mesma forma que ele cumpriu a promesa que o Salvador nasceria em Belém por meio de uma virgem, ele cumprirar a promesa que assim como ele subiu aos céus ele também descera, e chegará um dia que desfrutaremos de sua presença plena!
2. A humildade de Cristo deve nos levar a um viver de humilde.
Efésios 4.2 (NVI)
Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Colossenses 3.12 (NVI)
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Filipenses 2.5–8 (NVI)
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus
era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmoe foi obediente até a morte, e morte de cruz!
> A humildade de Cristo não estava simplismente em seu viver simples, mas principalmente onde estava seu coração, na vontade do Pai.
3. Seu nascimento humilde e a humilhação da encarnação não deve ofuscar quem Ele realmente é, O SALVADOR.
Lucas 2.8–11 “Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
> Não existe salvação em nenhum outro.
> Ele é o caminho a verdade e a vida.
> O evangelho é um convite a crer em Cristo, se arrepender dos pecados e segui-lo como mestre e Senhor.
4. Somos chamados a imitar a Cristo.
> Jesus é nosso melhor exemplo de humildade. Entretanto, ele também é nosso melhor exemplo de missionário.
> Ele veio a esse mundo caido, viveu entre o povo, falou a língua do povo, anunciou as boas novas para povo e fez discipulos.
> Se Cristo é verdadeiramente nosso exemplo, então temos que fazer o mesmo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.