Aquele que perdoa pecados Mc 2:1-12

Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Mc 2:1-12

Mark 2:1–12 ARA
1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados —disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
Marcos 2.1–12 (RA)
Mt 9:1–8; Lc 5:17–26
1 PONTO: Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum(JESUS foi para sua própria cidade mt9), e logo correu que ele estava em casa. 2Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. (Boas novas)
(EVANGELISMO)3Alguns foram ter com ele(procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus LC5), conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
4E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho(tem bom animo mt), os teus pecados estão perdoados. (2 PONTO AFIRMAÇÃO OUSADA )
(AINDA 2 PONTO )6Mas alguns dos escribas(fariseus e mestres da lei vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e Jerusalém. E o poder dpo Senhro estava com Ele para curar Lc 5) estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?(2 PONTO SÓ DEUS PODE)
(3 PONTO JESUS PROVA SUA AUTORIDADE)8E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam(3.1(LENDO PENSAMENTOS)conhecendo seus pensamentos Mt9), disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração(porque cogitais mal em vosso coração mt9)? (3.2 FAZENDO UMA CURA PODEROSA)9Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10Ora, para que saibais que o Filho do Homem(DN 7.13) tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados —disse ao paralítico: 11Eu te mando(eu te ordeno lc 5): Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12Então, ele se levantou(imediatamente lc5) e, no mesmo instante, tomando o leito(que permacera deitado lc5), retirou-se à vista de todos(voltando para casa glorificando a Deus lc5), (4 PONTO PERDÃO DE PECADOS MAIOR DADIVA) IS 59:1-2;
a ponto de se admirarem todos(multidões possuidas de temor glorificavanm a Deus que dera tal autoridade aos homens )(ficaram, atônicos lc5) e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim! (Hoje vimos prodígios lc 5)
NOS DEVERIAMOS FICAR ATONICOS
ESTAMOS ATONICOS OU INCREDULOS(JUIZO CAFARNAUM)
VOLTAR AOS AMIGOS
Juizo sobre CAFARNAUM
Mateus 11.20–24 (RA)
Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu?(Is 14:13-15) Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.
Jesus, o Salvador dos humildes
Lc 10:21–22
FILHO DO HOMEM DE DANIEL
Daniel 7:13–14 RA
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.
O PROBLEMA DO PECADO
Isaiah 59:1–2 RA
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
OS JUDEUS NÃO SABIAM O QUE PENSAR
John 10:19–36 RA
Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis? Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos? A Festa da Dedicação. Jesus é interrogado Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
Deus conhece os pensamentos de todos…
devemos nos aproximar DEle com sinceridade de coração, humildade, arrependiment, confissão
devemos aprender a nos relacionar com o Senhor…
Jesus tem poder para perdoar pecados(Ele é o Filho do homem de Daniel…DN 7:13-14);
so Deus tem essa capacidade(por isso o assombro dos fariseus e escribas)…
nós também deveríamos nos assombrar…o cristianismo faz promessas gloriosas….
por que não nos assombramos?
porque pensamos nisto de forma superficial….
Jesus tem que provar que Ele é o messias prometido…
os fariseus e lideres estão certos em duvidar…é uma afirmação ousada
por isso Jesus operava sinais, que comprovavam sua identidade..Jo 10:36-38; os sinais não são a finalidade do ministério de Cristo, antes, são sinais que autenticam Suas reinvidicaçãoes….
Jesus faz uma promessa maravilhosa…PRÓXIMO…
não há maior dádiva do que essa, ai esta a raiz de todos nossos males e sofrimentos…O PECADO…
foi o pecado que nos tirou do lugar de infinita paz, Edem…
o pecado nos separa de Deus
traz morte, fisica, espiritual…
NOSSO MAIOR DESEJO DEVERIA SER SE LIVRAR DESTE MAL…
Jesus faz uma afirmação grandiosa…
como Jesus vai retirar nossos pecados?
AI TEMOS UMA DOUTRINA MAIS DIFÍCIL DE ACREDITAR: O ESCÂNDALO DA CRUZ…a cruz de Cristo é cura das nações
Jesus prova Sua afirmação operando um sinal(sinais extraordinários)
nossa maior necessidade: PERDÃO DE PECADOS
ESCANDALO DA CRUZ
MAIOR NECESSIDADE DA HUMANIDADE
COMO DEVERÍAMOS NOS ESFORÇAR PARA LEVAR PESSOAS/AMIGOS A CRISTO
SE ELES NÃO CREEM SERÃO CONDENADOS
SE NOS NÃO CREMOS SEREMOS CONDENADOS
AQUELE QUE PERDOA PECADOS ESTA DIANTE DE NÓS ASSIM COMO ESTAVA LÁ
o que ocorreu com aquelas pessoas….tudo é muito sério…mt 11:20-24;
o curado foi embora glorificando a Deus
as multidões foram embora glorificando a Deus….
e os escribas, fariseus e mestres….e você como vai embora hoje?
onde você passara a eternidade?
onde seus amigos/familiares/vizinhos passarão a eternidade
Se somos cristõos temos tudo
o quando devemos investir nas Igreja/missões
como ouvirão se não há quem pregue
serem ENVIADOS
FALSAS IGREJAS ESTÃO ENVIANDO/PREGANDO O FALSO EVANGELHO…JR 13:6-15;
Related Media
See more
Related Sermons
See more