O CORAÇÃO REVELADO
Reino. Ensino. Oposição • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Uma das lógicas mais simples e básicas da natureza - criada por Deus, é que a árvore dá o seu fruto, conforme a sua natureza/essência/condição…
Eu não sou muito bom para identificar árvores de frutos cítricos - mas, há uma variedade incrível, e há alguns que sabem a diferença das laranjas e mexiricas pelo formato da folha;
Durante estes últimos dias, nos tornamos expert em manga, pé de manga e tipos de manga diferentes…
E, assim como cada árvore produz seu próprio tipo de fruto, da mesma forma, a saúde da árvore tem implicações na qualidade do fruto.
Ex.: A saúde do pé de laranja, por exemplo, influencia no sabor da laranja, na sua testura e na quantidade de líquido da fruta.
Ex.: Problemas com Mangas Rosas e “Coração de Boi”;
Então… a árvore, ainda que esteja visivelmente saudável, não pode esconder sua doença por muito tempo, porque os frutos revelam sua saúde.
NARRATIVA
NARRATIVA
Neste momento, Jesus diz que os seres humanos são assim.
O texto nos leva a uma ilustração, onde somos ensinados que a natureza morta e escura do coração do ser humano é revelada quando entra em contato com a vida e a luz de Cristo, e seu reino.
O QUE REVELA A NATUREZA DO CORAÇÃO HUMANO?
O QUE REVELA A NATUREZA DO CORAÇÃO HUMANO?
I. A ATITUDE EM RELAÇÃO À JESUS E SEU REINO - v.33
I. A ATITUDE EM RELAÇÃO À JESUS E SEU REINO - v.33
Mateus 12.33 “— Tornem a árvore boa e o seu fruto será bom, ou tornem a árvore má e o seu fruto será mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.” NVI: Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.
Mt 13.33-37 - é a continuação da resposta de Jesus sobre o conflito entre reinos, e, especialmente, da advertência contra os fariseus - opositores declarados, e de modo indireto à multidão - indecisa em relação à Jesus.
Multidão - Será que ele é mesmo o Filho de Davi?
Fariseus - Que nada… ele é servo de Belzebu!
Mas, Jesus diz que sua obra é a inauguração do Reino, no poder do Espírito Santo. Portanto, quem não está com ele, está contra ele. E quem blasfemar contra o filho, terá perdão. Mas, quem blasfemar contra o ES, não terá perdão.
Ele está dizendo aos ouvintes: vocês precisam se arrepender, pois permanecer neste caminho, lhes levará à morte eterna… e se vocês acham que estão em um caminho tranquilo: uma árvore boa, produz frutos bons… uma árvore ruim, frutos ruins...
Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas atitudes respondem ao que está em nosso coração.
Ex.: “Deus conhece o meu coração” x autopreteção sentimental | cuidado… Deus conhece seus bons sentimentos e os ruins…
- “Deus conhece o meu coração” x orgulho; não se pode julgar | a bíblia diz que nossas atitudes revelam o que há em nosso coração…
1. Jesus é a árvore boa, que dá frutos bons -
João 5.36 “Mas eu tenho maior testemunho que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.”
2. Os fariseus/religiosos + multidão indecisa são a árvore ruim, que dá frutos ruins -
Mt 8.28-34 - Jesus expulsa uma legião de demônios e os envia aos porcos x o povo rejeita Jesus, porque perderam recursos;
Mt 9.1-8 - Jesus perdoa pecados x blasfêmia
Mt 9.9-13 - Jesus vai à casa de Mateus, cheio de misericórdia x rejeição porque estava com um publicano;
Mt 12.1-14 - Jesus cura no Sábado x rejeição, porque era um dia santo;
At 16.16-26 (sinal do avanço do reino) - expulsa demônio x rejeição por causa da perda de lucro;
As palavras de Jesus em relação aos religosos era: João 8.42–45: — Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, certamente me amariam, porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que vocês não compreendem a minha linguagem? É porque vocês são incapazes de ouvir a minha palavra. Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim.
Alerta/Advertência: Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas atitudes respondem ao que está em nosso coração.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A ATITUDE DO SER HUMANO EM RELAÇÃO A JESUS E SEU REINO REVELA A NATUREZA DE SEU CORAÇÃO
Alerta/Advertência: Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas atitudes respondem ao que está em nosso coração.
Há pessoas que não sentem desejo de adorar a Jesus, de conhecer a Jesus, de ler sobre Jesus, de ouvir sobre Jesus e de cantar sobre Jesus, mas acreditam que são crente… isto é uma ilusão!
Há pessoas que tem grande dificuldade de assumirem um compromisso real com a obra do Senhor, em servirem na igreja, e serem usados pelo Senhor para edificação da igreja, e crescerem e se aperfeiçoarem em alguma área… dizem que não tem tempo…
Há outras pessoas ainda que não veem o investimento financeiro na igreja e em missões como algo importante, não são dizimistas, não ofertam para missão, mas utilizam de seus recursos para suas próprias prioridades… isto é pecado…
- Talvez, você esteja um tanto descontente com Jesus, porque ele não se submete à sua vontade, aos seus planos, sonhos e projetos, e, então, esteja migrando para algum ídolo, e isto está lhe cegando para a realidade espiritual do conflito - você está dando lugar ao diabo… está entristecendo o Espírito Santo…
- Ou, talvez… você já passou desta fase, e, de fato, está rejeitando Jesus em seu coração, mas tentando manter a imagem de pessoa religiosa, abençoada por Deus…
Se você não tem sentido desejo nenhum por Jesus, você precisa se arrepender!
Se você não tem sentido vontade nenhuma de servir, você precisa se arrepender!
Se o tempo todo você tem construído barreiras que lhe deixam cada vez mais longe de Jesus, de sua igreja e de serví-lo, como ele deve ser servido… e ao mesmo tempo mais próximo de viver apenas para si mesmo… você precisa se arrepender!
II. AS PALAVRAS DITAS EM RELAÇÃO A JESUS E SEU REINO - v.34-35
II. AS PALAVRAS DITAS EM RELAÇÃO A JESUS E SEU REINO - v.34-35
Mateus 12.34–35 “Raça de víboras! Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. A pessoa boa tira do tesouro bom coisas boas; mas a pessoa má do mau tesouro tira coisas más.”
1. Jesus chama seus ouvintes de Raça de víboras -
O termo para víboras se refere a tipos de cobras/serpentes que em seu nascimento matavam suas próprias mães e a comiam de dentro para fora. Então, ser chamado de raça de víboras, ou prole de víboras, era ser identificado como assassino dos próprios pais, o crime mais hediondo da antiguidade.
2. Ele diz isto, porque: a boca fala do que está cheio o coração - ele os identifica como pessoas perversas
Multidão - Faz uma confissão cheia de dúvidas, por causa de seus corações;
Fariseus - afirmam que Jesus está endemoniado, por causa de seus corações;
- Jesus, sendo a árvore boa, que dá frutos bons, tem um coração manso e humilde, e, por isso, suas palavras são palavras de vida - são a verdade, porque ele é a verdade.
- Mas, os seus ouvintes, em geral, diz palavras de mentira, palavras más - frutos ruins, porque só há morte e escuridão em seus corações. Eles são do diabo.
PORÉM… Tanto a multidão quanto os fariseus não dizem, o que dizem, imaginando que são palavras de morte ou mentira sobre Jesus, mas que é a verdade. Eles não se veem como árvores ruins, pelo contrário… e, por isso, a verdade sobre eles, e o que dizem, só é revelada quando entram em confronto com a verdadeira luz.
E, assim, Jesus não está os advertindo contra qualquer palavra ruim, mas aquelas estão respondendo ao coração que o rejeita e rejeita seu reino -
Essas palaavras são ditas sem pensar naturalmente… são palavras que saem do coração…
Advertência: Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas palavras respondem ao que está em nosso coração.
Exemplos:
Mt 8.5-13 - Oficial Romano diz palavras boas em relação a Jesus x Mt 8.28-34 - o povo quer que Jesus vá embora: você está trazendo problemas;
Mt 9.3 - blasfêmia; Mt 9.34 - ele expulsa demônios pelo maioral dos demônios;
Mt 12.23-24 - dúvida e afirmação;
Mt 28.11-15 - trama para dizer que o corpo foi roubado;
Lc 15.11-32 - palavras do filho mais novo x palavras do filho mais velho;
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
AS PALAVRAS DITAS EM RELAÇÃO A JESUS E A SEU REINO REVELAM A NATUREZA DE SEU CORAÇÃO
Advertência: Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas palavras respondem ao que está em nosso coração.
Praticamente todas as atitudes que temos em relação a Jesus e seu reino brotam em palavras, mas, geralmente, são as palavras que nos protegem e nos deixam na área cinzenta da multidão…
Quem não tem desejo, afeição ou amor com nada em relação à Jesus, e tudo mais, não dirá: estou sumido, porque eu não amo Jesus, não amo seu povo e não quero seus propósitos para a minha vida… pelo contrário, dirá: nossa tem tanta coisa acontecendo na minha vida, eu tenho andado cansado demais… tem problemas demais… crises demais…
Quem está com dificuldade de assumir um compromisso real de serviço com Jesus, não dirá: eu não quero ser usado por Jesus para ser uma bênção na igreja e no avanço do reino… eu não quero ver a obra de Deus acontecendo… pelo contrário, dirá: eu não tenho tempo…
Quem não investe financeiramente no Reino de Deus, não dirá: eu acho que isto é dinheiro jogado fora, prefiro investir em CDB e ter segurança financeira no futuro… pelo contrário, dirá: eu tenho muita conta para pagar, é escola dos filhos, médico, carro, casa etc…
Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas palavras respondem ao que está em nosso coração.
Se você se encontra em uma destas categorias, ou em todas elas, ou em outras parecidas, em que suas palavras estão revelando um coração hostil ao reino de Deus você precisa se arrepender! Não se mantenha rebelde em relação à palavra de Deus - hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração - você precisa se arrepender!
Ex.: Rafael Abdalla - “Não diga: não tenho tempo para Deus… Seja sincero, diga: Deus não é minha prioridade”
Ex.: Prioridade - família, status, dinheiro, trabalho, sucesso, carreira, amigos, corpo…
- Tudo o que é prioridade em nossa vida não fica sem nossa atenção, sem nosso empenho mais feroz, sem sacrifício, sem esforço… Jesus disse que seu reino deveria ser nossa prioridade, e que só há paz-alívio-descanso, debaixo de seu jugo-fardo - sendo discípulo dele…
Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas palavras respondem ao que está em nosso coração… respondem ao tesouro/prioridade de nosso coração…
Há aqueles que nunca foram discípulos de Jesus, e que, por isso, nunca tiveram palavras sinceras em relação a Jesus - seja para si mesmo, para Deus ou o próximo;
Há aqueles que são discípulos de Jesus, mas não entenderam tudo ainda, então dizem palavras impensadas - Ex.: Pedro - Jo 13;
Há outros que também são discípulos de Jeuss, mas às vezes dão lugar ao diabo, então dizem palavras do maligno - Ex.: Pedro - Mt 16;
Em todo caso, você precisa se arrepender!
III. A SETENÇA FINAL RECEBIDA - v.36,37
III. A SETENÇA FINAL RECEBIDA - v.36,37
Mateus 12.36–37 “— Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem; porque, pelas suas palavras, você será justificado e, pelas suas palavras, você será condenado.”
- Jesus diz que pelas palavras seremos condenados ou justificados. Nossas palavras servirão de base para a condenação ou salvação eterna - elas compõem o pacote.
Aquilo que é dito rende base para o processo que revela a verdadeira natureza de nosso coração. Não quer dizer que você será salvo pelas palavras, a salvação é pela graça, mediante a fé… quer dizer que nossas palavras servirão de base para a sentença: condenado ou salvo.
Exemplos:
Mateus 10.32–33 “— Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.”
Romanos 10.9–10 “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação.” | esta é a relação correta entre a boca e o coração;
Mateus 7.21–23 “— Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, vão me dizer: “Senhor, Senhor, nós não profetizamos em seu nome? E em seu nome não expulsamos demônios? E em seu nome não fizemos muitos milagres?” Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.”” | Entretanto, é possível você dizer palavras que não condizem com o que há em seu coração, mas Jesus sabe o que há em nosso coração, e revelá no fim…
As palavras que dizemos, especialmente em relaçõa a Jesus e seu reino, serão usadas a favor ou contra nós no Juízo Final.
Ninguém age diferente de sua natureza. Nossas palavras respondem ao que está em nosso coração, elas podem nos sentenciar.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A SENTENÇA FINAL RECEBIDA - CONDENADO OU SALVO - REVELA, POR FIM, A NATUREZA DO CORAÇÃO HUMANO
Muitos dirão sobre ciclano ou beltrano - “Jesus, eles eram pecadores terríveis” | Jesus dirá: é verdade! Mas, eles confiaram em meu nome para o perdão de seus pecados, e, então, se arrependeram…
Tantos outros dirão - “Jesus, nós somos teus e servimos a ti” | Jesus dirá: Esta era a mentira que vocês contaram para si mesmos. Nunca confiaram em meu nome para a salvação de vocês, e, por isso, nunca se arreependeram de nada, nunca se importaram comigo e com meu reino…
- Entendam isto: Sua atitude e suas palavras em relação a Jesus, e seu reino, podem ser todas canceladas, se você confiar em Jesus e se arrepender de seus pecados.
Isaías 1.18–19 “O Senhor diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã. Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra.”
1João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Você será condenado se continuar vivendo religiosamente, sem ter um coração para Cristo. Você será condenado se continuar mentindo para si mesmo, de que é de Jesus, mas tendo uma vida indisposta a ele. Você será condenado se continuar iludindo a si mesmo de que será salvo apenas cumprindo alguns protocolos religiosos, sem se entregar a Cristo.
Mas… também, será salvo apesar de sua insistência em se manter longe, se você se arrepender e voltar para casa do Pai. Você será salvo mesmo que tenha dito palavras neutras para esconder o desgosto do seu coração com as exigências de Cristo, se você se arrepender e entregar seu coração a ele. Você será salvo mesmo que tenha andado lentamente para longe da sua presença, mentindo para si mesmo de que estava tudo bem, se você encontrar nele o tesouro mais valioso da vida e confiar em seu nome, dizendo: minha vida é Cristo, e nada mais!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Meu querido, Jesus lhe convida, agora, nesta noite, a acertar sua vida com ele.
Talvez você esteja se empanturrando de maquiagens para esconder a feiura do seu coração… talvez tenha escolhido ficar tão longe, que ninguém consiga ver a feirua de seu coração… Mas, Jesus a vê… O Rei dos reis, e Senhor dos senhores, vê… mas, ele é bom!
Você não precisa, diante dele, criar maneiras para esconder as prioridades de seu coração, que são diferentes da dele. Você pode confessar tudo, e pode dizer a ele como isto está destruindo sua vida… Ele irá lhe receber, e lhe dar um caminho melhor…
Você não precisa, ficar escondido no escuro de sua casa, para que ele não possa lhe ver… Ele lhe vê, e lhe chama a vir para a luz - ele é a luz. Venha a Ele.
