Tiago 2:5-7

Café com Deus Tiago  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Tiago 2:5-7

O que há de errado com a discriminação (Tiago 2.5–7)
1. Já discriminaste alguém?
a. Qual foi o sentimento ou sensação?
2. Já te sentiste discriminado?
a. Qual foi o sentimento ou sensação?
Tiago 2.5–7 BEARA
Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
2.5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?
O que significa então “os que para o mundo são pobres”
· Tiago refere-se mesmo aos pobres da perspetiva da humanidade em geral, desprovidos, sem recursos ou condições de uma vida confortável e segura.
O que significa então “serem ricos em fé e herdeiros do reino
· A declaração de Tiago não deve ser entendida como uma afirmação de que todo pobre é será salvo. Tiago não afirma que Deus escolheu todos os pobres, nem só pobres, mas somente que ele escolheu pessoas pobres” não vedou a salvação a estes.
· O motivo de Deus ter escolhido na grande maioria, entre os pobres deste mundo foi abater a soberba humana que valoriza aquilo que Deus apresenta como valendo nada. Foi confundir os que veem as coisas do ponto de vista externo, e não do prisma da eternidade e dos valores divinos.
O que marca aqui a diferença no texto entre os pobres e os ricos é mesmo a frase “aos que o amam”.
· Esse reino Deus “prometeu aos que o amam”, expressão que Tiago já usou em Tiago 1.12 para se referir à promessa que Deus fez aos crentes verdadeiros, aqueles que suportam com perseverança as provações, entre elas a pobreza.
Tiago 1.12 BEARA
Bem-aventuradoo homem que suporta, com perseverança, a provação;porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroada vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
2.6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?
Tiago dá a entender que a ilustração do rico e do pobre entrando na reunião e recebendo tratamento diferenciado era mais que uma suposição genérica. Refletia casos prováveis nas igrejas às quais ele escreve.
Menosprezar é literalmente “desonrar”, despojar alguém da honra ou respeito que lhe são devidos.
A atitude parcial deles ficava ainda mais clara quando se levava em consideração o modo como os ricos tratavam os cristãos: “Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para os tribunais?”Mais uma pergunta iniciada por negação, na expectativa de resposta positiva.
Tiago aqui os lembra de duas atitudes dos ricos para com eles.
a opressão. A palavra usada por Tiago significa literalmente dominar, e daí a ideia de explorar e, em seguida, oprimir. Aparece frequentemente para descrever a exploração e opressão dos ricos contra os pobres, viúvas e órfãos
os ricos vos arrastam para os tribunais. Os primeiros cristãos costumavam ser arrastados pelas autoridades aos tribunais para se defender da acusação de traição, e desordem.
2.7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
A terceira declaração que Tiago faz sobre os ricos pode esclarecer o motivo pelo qual estes estavam arrastando os crentes pobres aos tribunais, a saber, pelo nome de cristão. Mais uma vez, a frase é uma pergunta que começa com negativa e espera resposta positiva dos leitores. Tiago deseja que os próprios cristãos digam com sua boca que os ricos que estavam honrando eram os mesmos que blasfemavam de Cristo.
Blasfemar significa “falar mal”, “difamar” (NVI), “depreciar alguém mediante palavras”
Gênesis 5.1 BEARA
Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;
Carregamos a imagem de Deus
Mateus 22.37–40 BEARA
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Jesus nos chama de próximos e talvez sejamos mais próximos deles do que pensamos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.