O Advento: Cristo na Família !

Advento  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Texto Base: Mateus 1.23
Mateus 1.23 NVI
23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.

Introdução:

Seguindo nossa série sobre o Advento, hoje caminharemos pelas Escrituras para refletir sobre o significado do Natal: Emanuel — Deus conosco. Este evento histórico e espiritual é marcado por Deus entrando na realidade humana através de uma família comum. Vamos explorar como o advento de Cristo transforma, desafia e celebra a realidade das famílias.

1: Deus escolheu que Seu Filho nascesse em uma família comum (como a minha e a sua).

O nome “Emanuel” significa “Deus conosco” (Mateus 1:23). Deus decidiu habitar entre nós na forma mais simples: como um bebê em uma família humilde. José e Maria eram pessoas comuns, mas sua obediência e fé foram instrumentos para que a promessa divina se cumprisse.
Texto-chave: Mateus 1:18-25
Mateus 1.18–25 NVI
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. 22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”. 24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. 25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.
Aplicação: Qualquer família, não importa quão comum ou imperfeita, pode receber a Cristo. Quando Ele entra, transforma a realidade. Deus não está distante; Ele caminha conosco.

2: A presença de Cristo em uma família não significa ausência de problemas.

(o inferno não suporta uma família que recebo o advento que é Cristo)

Maria e José enfrentaram muitos desafios para proteger e cuidar de Jesus. Desde a jornada difícil para Belém até a ameaça de Herodes, vemos que a presença de Cristo trouxe desafios, mas também a provisão divina em cada situação.
Textos de apoio:
ANTES DO PARTO:
depois das palavras do anjo em Mateus 1.23, e da RESPOSTA obediente de Maria ao Senhor (Lucas 1.38), lemos em Mateus 1.18-21 um primeiro problema:
Mateus 1.18–21 NVI
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
NA GRAVIDES:
Lucas 2.1–7 NVI
1 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. 2 Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. 3 E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. 4 Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. 5 Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. 6 Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, 7 e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
LOGO APÓS O PARTO:
Mateus 2.13–15 NVI
13 Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, 15 onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”.
DURANTE A CRIAÇÃO DE JESUS:
Lucas 2.41–45 NVI
41 Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42 Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume. 43 Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. 44 Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os seus parentes e conhecidos. 45 Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo.
Lucas 2.46–52 NVI
46 Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. 47 Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas. 48 Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”. 49 Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?” 50 Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 51 Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. 52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Reflexão: Problemas não são sinais da ausência de Deus, mas oportunidades para experimentar Sua fidelidade.
O Advento do Natal nos lembra que mesmo em dificuldades, Cristo está presente conosco e se ele for o FOCO principal, as coisas se ajustarão e viveremos uma Paz que excede o entendimento.

3: Quando Cristo entra em uma família, o Céu e a Terra se unem neste grande Advento.

O nascimento de Jesus foi acompanhado por celebrações celestiais e terrenas: os anjos anunciaram aos pastores, os pastores correram para adorá-Lo, e os magos vieram de longe com presentes.
Textos de apoio:
Lucas 2.8–20 NVI
8 Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. 9 E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. 13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. 15 Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”. 16 Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. 17 Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, 18 e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. 19 Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. 20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.
Mateus 2.1–12 NVI
1 Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém 2 e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”. 3 Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. 4 Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5 E eles responderam: “Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: 6 “ ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’”. 7 Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. 8 Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”. 9 Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. 10 Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. 11 Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.
Aplicação: O Natal é um convite para celebrarmos Cristo em nossas famílias. Assim como o céu e a terra se alegraram em Seu nascimento, somos chamados a exaltar o Rei dos Reis.

4: Quando Cristo entra de fato em uma família, Ele gera salvação, esperança e vida eterna.

Jesus se fez EMANUEL para salvar o Seu povo dos pecados (Mateus 1:21).
Ele trouxe esperança e a promessa de vida eterna para todos que crerem.
A transformação que Cristo oferece começa no coração e se expande para toda a família.
Textos de apoio:
João 3.16 NVI
16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Atos dos Apóstolos 16.30–34 NVI
30 Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31 Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. 32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. 34 Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.

Reflexão:

Assim como o carcereiro filipense viu sua casa transformada pela salvação, nossa família pode experimentar paz, alegria e esperança ao se render a Cristo.
O Advento do Natal é mais do que uma data; é a celebração do Deus que escolheu habitar entre nós e transformar nossas famílias.
Hoje, UM CONVITE especial está sendo feito por DEUS nesta manhã,
DEIXE QUE O ADVENTO QUE É CRISTO NASÇA EM SUA VIDA;
PEÇA A ELE PARA SALVAR A VOCÊ E A SUA FAMÍLIA;
DEIXE QUE ELE REINE EM SEU LAR.

Oração Final:

“Senhor, obrigado por ter enviado Teu Filho para estar conosco e ser O EMANUEL. Que Ele reine em nossos corações, trazendo salvação, esperança e paz. Em nome de Jesus oramos. Amém.”
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.