O Louvor a Trindade: Deus Espírito - Ef. 1:13-14
Efésios • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Você saberia identificar uma nota de real verdadeira? Com as notas cada vez mais em escassez em nosso pais, essa talvez seja uma prática que tem caído em desuso, afinal de contas, quase ninguém usa nota. Mas houve um tempo, que falsificação acontecia em todos os lugares, na locadora, no mercado, no cinema, sempre tinha uma nota falsa, provando que cada vez era mais necessário saber: Qual as características de uma nota verdadeira?
Características de uma nota
Textura do Papel: Papel firme, áspero e sem brilho.Elementos em Alto-Relevo: Sensação tátil em áreas específicas.Marcas D'água: Visíveis contra a luz, mostrando figuras do animal e do valor da nota.Fio de Segurança: Uma faixa escura integrada, visível contra a luz.Elementos Fluorescentes: Brilham sob luz ultravioleta.Número Escondido: Aparece ao inclinar a nota.Holografia (nas cédulas de maior valor): Efeito brilhante que muda conforme o ângulo.
Mas isso só é possível por ter o selo da casa da moeda, ela diz que aquilo realmente tem valor e que realmente podemos confiar que está garantido pelo Banco Central.
Nas duas últimas preleções, aprendemos que nós também temos uma fonte trinitária de valor, nosso valor está arraigado em recebermos as bençãos espirituais através de Deus pai, ter a redenção e remissão de nossos pecados e hoje, aprendermos sobre como o Espírito Santo nos sela, protege e garante, nossa salvação.
Por isso, temos como ideia central “O Espírito Santo, protege, direciona e aplica o Evangelho ao coração do Cristão”.
O Evangelho é o Selo do Espírito
O Evangelho é o Selo do Espírito
Temos sempre buscado confiar nas Escrituras, quando o assunto é voltado para nossa confiança no Evangelho. Não existe meio mais eficaz para tratar e valorizar as pessoas, que o Evangelho de Cristo. É através dele, que há uma profunda transformação na humanidade. O Evangelho do Senhor, é a benção suprema para humanidade, por isso, de todos os lados se persegue, se ridiculariza, os que creem no Evangelho, pois é nele, que realmente podemos enxergar o quanto Deus desejou realizar a obra magnífica da Salvação, de arrancar o homem de uma condição reprovável, de uma amarra que o impedia de comunhão perfeita.
No ministério de Jesus, essa já foi uma realidade visível, do poder, da graça, visitando cada vilarejo, cada homem/mulher possessos, cada ministração poderosa da Palavra, até a ressurreição e vitória. Foi uma teólogo que disse “Cristo matou a morte em sua morte”, hoje então, podemos ver o valor que temos, a verdadeira face do valor que adquirimos em Cristo, onde ele toma nossa vida como sua propriedade santa e irrepreensível.
Neste verso 13, Paulo relembra, em seu cântico de louvor, lembra que o processo de Deus, é completo, em fazer aqueles que creem em Cristo Jesus, ouvirem e aprenderem sobre suas bençãos, receberem a remissão de seus pecados. Imagine essa jornada até a Cruz, imagine os séculos da arquitetura de Deus, imagina quantos não enxergaram este momento, quantos não ansiaram por ver o ungido de Deus, tomando o lugar, a primazia da Criação, chegando agora, finalmente ao trono.
É no Evangelho que se tem, a Verdade das verdades, a clareza verdadeira de todo propósito para o qual fomos projetados, esse é o plano revelado de Deus. Como bem disse o apóstolo Atos 4:12
E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Por isso que Jesus, vai comparar seu Evangelho, como um homem que ao encontra-lo, age como se tivesse encontrado um tesouro, valioso, o qual tem valor tão inestimável, que ele não encontra impedimento em vender tudo que tem, para adquiri-lo.
Crendo em Cristo Jesus, pelo valor do Evangelho, somos enfim, selados como propriedade. Imagine alguém naquele tempo, que tinha dúvidas do cuidado e consolo da divindade, que não sabia até onde ele não receberia um raio na sua cabeça, ou mesmo, o ataque que poderia receber, na sua plantação, na sua saúde. Paulo aqui diz, que mais que perdoados e amados, eles estão selados, como propriedade do próprio Deus, de modo que nada os tira de sua possessão, tão somente acessada por algo tão simples, crer pela fé que de fato, Jesus é o salvador das suas vidas.
A certeza do Espírito
A certeza do Espírito
Se somente a fé em Cristo viesse pela nossa mente, de fato, nunca ficaríamos em paz. Imagine quantas vezes precisaríamos nos certificar que somos filhos de Deus. Diante de nossas falhas. Mas aqui entra o selamento do Espírito. De fato somos filhos de Deus, não pelos nossos méritos, mas por que Deus ministra ao nosso coração através do seu Espírito, agindo poderosamente em moldar nosso caráter e nos permitir dia a dia ser edificado sobre sua vontade e leis, o Espírito dissipa nossas dúvidas, o Espírito esclarece nossa fé em Deus, ele nos despe de nossas incredulidades.
Esse é o grande mistério de estar selado em Deus Espírito, o fato de que Deus age poderosamente para garantir o fim desta alma vivente, em viver para ele desde agora até a eternidade.
Aplicação
Aplicação
Uma vez que estamos salvos em Cristo, estamos cientes de que recebemos dele o perdão total de nossos pecados. Este perdão é tamanho, que em sua comunhão com a humanidade, Deus faz dos redimidos, sua morada, de tal modo que é dito sobre Deus, que foi posto um selo sobre seus filhos, demonstrando claramente sua propriedade, corroborando com a mensagem de que Deus sustenta aqueles que são seus, permitindo que estes continue em uma jornada de aperfeiçoamento e amadurecimento e principalmente capacitação para obediência;
Como temos dito, o Espírito é a garantia da nossa redenção, contudo, não ser controlado por ele, é a maior prova de que alguém não é salvo. As conversas, os pensamentos e as atitudes de alguém realmente espiritual é obediência, testemunho e gratidão. Quem tem a Deus, demonstra sua salvação de tal modo, que não passa despercebido, antes, tem em sua vida, uma culto santo a Deus. Só há segurança de estar salvo, naqueles que são marcados e vivem no Espírito Santo.
