A MENSAGEM DO NATAL
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 74 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO:
Neste mês de dezembro no dia 25, comemoramos o natal.
Um dia cristão, comemorado quase que no mundo inteiro mas que tem dividido aqueles que de fato comemoram o real significado do natal, daqueles que não sabem nem se importam em saber o que significa o natal.
É bem verdade que, a maioria daqueles que dizem “feliz natal”, não compreendem o real significado dessa frase.
Hoje em dia, o natal foi reduzido ao consumismo, ao velhinho com uma bolsa vermelha distribuindo presentes… o natal tornou-se uma das datas mais importantes para o comercio e também uma das datas mais esperada para se dar presentes e demonstrar nossa empatia com os mais necessitados.
No natal achamos que é tempo de nos unirmos e construir um mundo melhor, no natal, vemos muitas pessoas fazendo caridade, doando presentes, fazendo o bem voluntariamente na expectativa de tornar as coisas melhores e isso é legal, plausível, entretanto, ano após ano, tudo piora, a miséria, a fome, guerra… mostrando que a solução para o mundo em trevas, para um coração mal, não esta em nós, mas em alguém fora do mundo, está no verdadeiro natal, está em Jesus.
É sobre isso que vamos falar, O Menino nasceu, Jesus nosso verdadeiro natal.
Isaías 9.1“Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios.”
Isaías 9.2“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.”
Isaías 9.3“Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.”
Isaías 9.4“Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas;”
Isaías 9.5“porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.”
Isaías 9.6“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
Isaías 9.7“para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”
UMA LUZ RAIOU ENTRE OS HOMENS TRAZENDO ALEGRIA E QUEBRANDO O JULGO PESADO. (1-5)
UMA LUZ RAIOU ENTRE OS HOMENS TRAZENDO ALEGRIA E QUEBRANDO O JULGO PESADO. (1-5)
O surgimento das luzes é um dos primeiros indícios da época de natal. Há luzes nas ruas, pisca-pisca nas janelas, brilho por todo lado da cidade, mas ainda com tantas luzes que encantam nossas noites pela cidade, ela não é capaz de tirar as pessoas das trevas, elas apenas revelam a necessidade do coração do homem, da luz verdadeira, elas apontam para a luz de Cristo.
Eu preciso que você entenda isso, o mundo é um lugar escuro, e que jamais encontraremos o caminho ou enxergaremos a realidade a menos que Jesus seja nossa luz.
Isaías 9.1–2“Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.”
Na Bíblia, o termo “trevas” se refere tanto ao mal quanto a ignorância. Significa que o mundo está repleto de maldade e sofrimento. Vemos isso nos dias do nascimento de Jesus: violência, injustiça, abuso de poder, gente sem ter onde morar, refugiados fugindo da opressão, famílias sofrendo e uma angustia sem fim. Eu te pergunto, isso mudou? Não! vivemos dias exatamente igual se não pior.
Outro sentido em que o mundo esta em trevas é por ninguém, sabe o suficiente para curar o mal e o sofrimento nele existentes.
Isaías 9.2“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.”
Para entendermos essa necessidade de luz, precisamos olhar para o capitulo 8.19,20.
Isaías 8.19–20“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.”
Nestes versículos, vemos o povo consultando médiuns e feiticeiros em vez de consultarem a Deus… o desfecho disso é trágico...
Isaías 8.21–22“Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas.”
O que esta acontecendo aqui? o povo voltando-se para o mundo e para os recursos humanos com intuito de consertar o mundo. Recorrem aos seus especialistas, aos misticos, aos sábios em busca de soluções. Eles estão dizendo que reconhecem o estado de densas trevas, mas que podem resolver o problema com base em seus esforços.
Parece que estamos falando dos dias atuais, as pessoas falam a mesma coisa hoje em dia. Algumas pessoas acreditam no Estado, outras acreditam que a solução esta no mercado, e todos se voltam para a tecnologia. Entretanto todas compartilham da mesma ideia. As coisas estão obscuras, mas acreditamos ser capazes de por fim à escuridão com intelecto e inovação.
Olhem para as propagandas das grandes marcas, as mensagem que eles transmitem é que nos conseguimos, temos capacidade de fazer o bem e melhorar as coisas…
Um slogan de uma empresa famosa disse: “desperte o papai noel que há em você.”
Perceba que, a mensagem que se passa é que tudo vai ficar bem, se todos se unir e construir um mundo de amor e paz. Em outras palavras, nós temos a luz em nós, nós conseguimos fazer do mundo um lugar melhor.
Essa é uma visão errada da verdade. É exatamente o que vimos em isaias 8, se nos voltarmos apenas para este mundo e os recursos humanos, a escuridão só piora.
Aqui, temos a primeira mensagem do Natal, precisamos de um Salvador.
Olha que interessante, a bíblia não diz que a luz brotou do mundo, mas que uma luz raiou sobre o mundo. Ela veio de fora, Jesus, ele é a nossa luz!
João 8.12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”
Queridão e queridona, seu maior problema não é a falta de Dinheiro, não é a saúde debilitada, não é seu vizinho encrenqueiro, seu patrão ingrato… seu maior problema é sua condição diante de Deus, pecador, inimigo de Deus, coração mal, escuridão total!
E para isto temos Jesus, nossa luz que no tirou das trevas!
A consequência disso é alegria infinita e sem nenhum fardo pesado!
No versiculo Isaías 9.3“Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.”
A alegria mencionada trata-se da alegria da colheita e de poder desfrutar a natureza, o trabalho e a dadiva da vida, o profeta esta nos dizendo que a alegria da colheita é tanta porque nos garantirá a vida e o sustento futuro!
Em outras palavras, Jesus me dará a alegria de viver mesmo em um mundo contaminado com o pecado!
Em Isaías 9.4“Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas;”
A vitoria é ainda mais clara, quando o povo se vê livre do julgo opressor, a nação era oprimida com muita violência, impostos pesados… eles sabiam o quanto era pesado o julgo.
Mateus 11.28–30“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Qual era a certeza de que isso era possível acontecer? Perceba que a confiança surge da memoria de um evento do passado, ele cita um evento bíblico, Jz.6-7, quando Gideão derrotou os midianitas.
Eu quero aplicar isso ao seu coração da seguinte forma, a esperança que o povo de Deus pode experimentar não se fundamenta em pensamentos positivos, nós podemos ter esperança porque temos como base a Palavra de Deus, ela nos mostra muitas promessas, histórias de desgraça que Deus mudou para uma história de muitas alegrias!
Lamentações de Jeremias 3.21“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”
O MENINO QUE NOS TROUXE A GRAÇA (6-7)
O MENINO QUE NOS TROUXE A GRAÇA (6-7)
Como podemos ter essa luz, alegria e descanso do julgo pesado? O texto responde:
Isaías 9.6“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
Trata-se de um presente, um menino nos nasceu, mas também, um filho nos foi concedido...” Esse presente só pode ser seu se você estiver disposto a recebe-lo de graça.
O v.5 sugere o mesmo. Fala de uma grande batalha, mas diz: Isaías 9.5“porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.” Isso significa que a grande vitória contra o mal não me exigirá nenhuma força, queimem tudo, armadura, botas tudo, outra pessoa travará a luta em meu lugar. Quem?
Isaías 53.5“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Vivemos em uma realidade aonde se idolatra a meritocracia, as pessoas precisam se sentir merecedoras, isso nos infla o ego, satisfaz minha soberba, porém, a mensagem do natal nos humilha, nos coloca no devido lugar, dizendo você não merece, não consegue se salvar, entretanto receba esse presente sem mérito algum, sem fazer nada!
Quando confiamos na obra de Cristo em nosso beneficio, em vez de em nossos próprios esforços mortais, Deus nos perdoa, nos aceita e implanta em nós seu Espírito Santo de modo a nos renovar de dentro para fora. Esse presente só pode ser recebido admitindo tratar-se de uma graça imerecida!
Natal tem relação com troca de presentes, e sabemos perfeitamente como é desafiador receber alguns tipos de presentes…
“Uma vez, ganhei um boné de presente, e a pessoa que me deu ainda fez questão de dizer que foi difícil de achar por causa da circunferência…
tem alguns presentes que são difíceis de receber, pois aceitar significa admitir os próprios defeitos, fraquezas e a necessidade de ajuda.
Algum amigo descobrindo a sua necessidade ja chegou e lhe ofereceu dinheiro para lhe ajudar? Tirar você do apuro… se já aconteceu com você, certamente você sabe o que é engolir o orgulho.
Agora, nenhum presente o fez engolir seu orgulho com tanta profundidade que o presente de Jesus requer.
Natal significa que estamos tão perdidos, tão incapazes de nos salvar, que nada menos que a morte do filho do próprio Deus poderia nos salvar.
Não ha ninguém, nem mesmo o ser humano mais maravilhoso, que não necessite da graça de Jesus Cristo. E não ha ninguém, nem o pior ser humano, que possa deixar de receber a graça de Jesus Criso se houver arrependimento e fé.
Algumas verdades sobre esse presente, esse menino Jesus.
Jesus é Deus!
Isaías 9.6–7“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”
Em Mateus 1.20“Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.”
Aqui o evangelista diz que o menino não provem de um ser humano qualquer, mas do Espírito Santo.
João 1.1–3“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
Ao longo dos evangelhos Jesus perdoava pecados, coisa que só deus poderia fazer.
João 8.58 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou.”
Jesus é Deus, o que isso significa para nós em termos práticos?
Isso deve gerar mudança na minha vida, positivas ou negativas. Jesus causa reações extremas… Alguns ficam tão furiosos com ele que tentam mata-lo, outros se sentem tão indignos que dobram o joelho e se prostra.
A afirmação de que Jesus é Deus nos da a maior esperança possível. isso significa que nosso mundo não é tudo que existe, que há vida e amor após a morte e que o mal e o sofrimento um dia acabarão.
Natal significa que ha esperança!
A afirmação de que Jesus é Deus deve nos tornar pessoas humildes.
Filipenses 2.5–11“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
O espírito do natal é o espírito daqueles que, como seu Mestre, vivem a vida inteira pelo principio de se fazer pobres, para enriquecer a todos, doando seu tempo, enfrentando dificuldades, cuidando e se ocupando em fazer o bem dos outros.
O GOVERNO ESTA SOBRE SEUS OMBROS… João 1.3“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
MARAVILHOSO CONSELHEIRO … Hebreus 2.18 “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.” O natal lhe mostra um Deus diferente dos deuses de qualquer outra fé. Você já foi traído? Ja se sentiu solitário? Ja passou necessidade? Já passou pelo vale da sombra da morte? Ele também! Ja se sentiu abandonado? Ele também! A palavra nos afirma que Jesus passou por todos os lugares que você ja passou! Ele passou pela escuridão que você esta agora! Por isso, você pode confiar nele, pode depender dele, pois ele sabe e tem o poder de confortar, fortalecer e conduzi-lo a um lugar seguro.! Ele pode te conselhos sábios.
Deus forte - Rei onipotente! Mateus 19.26 “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”
Pai da eternidade - Esse Rei habita na eternidade e a possui! Isaías 57.15“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.”
Principe da paz - Ele nos dara a verdadeira paz, a paz entre Deus e os homens que tornará possivel a paz entre os homens. Romanos 5.1“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”
Por fim, Isaías 9.7“para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”
Seu governo será vasto, pacifico e infinito. Assentado sobre o trono de Davi, reinará com juizo e justiça. E como tudo isso se concretizará? o zelo do Senhor por seu povo fará isso.
Isso é tão certo de acontecer que “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu...”
Charles Wesley (1707-1788)
Venha, você Muito esperado Jesus
Nascido para libertar Teu povo
De nossos medos e pecados, nos liberta
Que encontremos descanso em Ti
A força e o consolo de Israel
Esperança de toda a terra Tu és
Caro desejo de toda nação
Alegria de todo coração saudoso
Nascido Teu povo para libertar
Nasceu uma criança e ainda assim um rei
Nascido para reinar em nós para sempre
Agora Teu gracioso reino traz
Pelo Teu próprio Espírito eterno
Governe sozinho em todos os nossos corações
Por Teu todo-suficiente mérito
Levante-nos ao Teu trono glorioso
Para a Glória do teu nome, amem!
