UMA GERAÇÃO PERVERSA E ADÚLTERA

Reino. Ensino. Oposição  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Uma pesquisa publicada pela Veja, em julho de 2023, mostra que as igrejas evangélicas no Brasil cresceram de modo surreal em uma década. Entre 2010 e 2019 houve um aumento de 115% de estabelecimentos de culto - 2009: 54.012 x 2019: 100.311.
O ramo de igrejas que mais cresceram foram: 1) As pentecostais - Assembleia de Deus, Congregação Cristã, Deus é Amor, Maranata, Quadrangular etc; 2) Neopentecostais - Universal, Mundial, Internacional da Graça, Renascer etc; 3) Missionárias - presbiterianas, luterana, batista, metodista…
Entretanto, quando olhamos o cenário evangélico nacional, e até local - Mimoso do Sul, percebemos que este aumento de estabelecimentos de culto/igrejas não tem resultado em impacto significativo na vida das pessoas - não há vidas novas/transformadas…
Duas coisas são muito bem percebidas:
Aumento expressivo da religiosidade - as pessoas buscam muito a igreja, assumem os costumes das igrejas, as regras da igreja e outras coisas mais...
Diminuição na saúde espiritual - elas continuam sem conhecer a Jesus, sem conhecer a palavra de Deus e sem se relacionar com Deus, de modo saudável;
A igreja evangélica brasileira, de modo geral, é uma igreja revestida de aparatos religiosos - roupa de crente, linguajar de crente, cumprimento de crente, tom de voz de crente, gírias de crente… entretanto muito do que ela faz em relação a Deus parece indicar um relacionamento pagão, moralista e, às vezes, espírita com Deus.
Às vezes, é como se ela não soubesse, realmente, quem é Cristo, o que é o evangelho e o que significa ser discípulo de Jesus.

CONTEXTO

Bom… segundo as paalvras de esus a nossa geração se encaixa no que ele define como uma “geração perversa e adúltera”!
Após um discurso pesado de Jesus, atacando o coração duro dos religiosos, martelando em suas consciências cauterizadas, de que eles estão com o Diabo, e, portanto, precisavam se arrepender, porque o tempo chegou e o Reino de Deus está às portas…
Os religiosos voltam a falar, e pedem um Sinal. Jesus lhes reponde dizendo que não irá lhes dar um sinal, se não o de Jonas, e que isto revelava a condição espiritual daquela geração - ela é uma geração perversa e adúltera.
Vários profetas foram usados por Deus no AT para condenar o povo do Senhor como adúltero e perverso (Ez 16), que significava dizer que o povo não estava em um relacionamento correto com Deus, seu coração era do maligno, e estava entregue aos ídolos.
Jesus está dizendo para aqueles religiosos que eles eram do maligno e idólatras. Mas, por que? O que estava identificando aquela geração como perversa e adúltera? Como uma geração maligna e idólatra?

O QUE IDENTIFICA UMA GERAÇÃO COMO PERVERSA E ADÚLTERA?

I. UMA BUSCA CEGA POR SINAIS - v.38,39a

Mateus 12.38–39 “Então alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: — Mestre, queremos ver algum sinal feito pelo senhor. Mas ele respondeu: — Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado…”
- O pedido por um “sinal” - revela um problema do coração // cegueira espiritual
Milagre - pode ser feito por profetas, por curandeiros, por pessoas usadas pelo diabo;
Sinal - é feito apenas por alguém enviado por Deus | atestado de sua identidade e missão ||
O sinal representa a própria presença de Deus naquela pessoa e era esperado que o Messias fizesse muito sinais e prodígios | Ex.: Êxodo (Sl 78.43; 135.9)
P.ex.: Nicodemus x Jesus: João 3.1–2 “Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.
Isto significa que aqueles religiosos não estavam enxergando Jesus, seu discurso e suas obras como evidência da chegada do Reino de Deus, e, por isso, pediram um sinal. E este erro era cometido também pela multidão.
Exemplos:
João 4.43-48 - Jesus reclama dos Galileus, porque o receberam somente por causa dos milagres;
João 6 - Jesus multiplica os “pães e peixes” e depois diz que a multidão precisa crer nele, porque ela o queria apenas por causa da comisa, então elas retrucam dizendo: “— Que sinal o senhor fará para que vejamos e creiamos no senhor? O que o senhor pode fazer?” (Jo 6.30).
No fundo… Eles não precisam apenas “ver para crer”, eles precisam “ver o que querem ver, para crer”. Eles acreditam que podem controlar a Jesus - ou seja, eles só irão respeitar a Jesus, se Jesus cumprir suas expectativas, se encaixar em sua maneira de pensar e se ele fizer o que esperam dele… geração perversa e adúltera… geração maligna e idólatra…
Eles estão cegos, e querem ver apenas o que querem…

APLICAÇÃO

A BUSCA CEGA POR SINAIS IDENTIFICA UMA GERAÇÃO COMO PERVERSA E ADÚLTERA
1. A fé cristã nasce pelo ouvido, e não pelos olhos - Romanos 10.17 “E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.”
1Coríntios 1.21–23 “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.
2. Jesus repreende Tomé, porque ele precisava “ver, o que queria ver, para crer” - João 20.29 “Jesus lhe disse: — Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.”
Atente-se a isto! É muito fácil confundirmos crer em Cristo por crer em milagres e coisas semelhantes…
Zé Bruno, da Banda Resgate - Podcast: “Eu não creio em milagres, eu creio em Jesus… eu não sirvo a milagres, eu sirvo a Deus”;
As pessoas vivem suas vidas em busca de milagres, e só se relacionam com Deus, enquanto acreditam que podem receber o que querem…
Isso significa que o coração delas não quer Jesus, elas querem algo que Jesus pode dar, e, então, acreditam que podem controlar a Jesus… este é um relacionamento pagão com Jesus, o deus delas é o milagre… é a família… é a prosperidade… é o dinheiro…
- Este não é o problema somente de Pentecostais e Neopentecostais - é, também, o problema de muitos em igrejas tradicionais, que sustentam seu relacionamento com Deus no estilo de vida bom e tranquilo que tem, e não assumem o compromisso real com Cristo!
Ex.: Filhos que querem que os pais provem o seu amor do jeito que eles querem;

II. A FALTA DE ARREPENDIMENTO - v.39-42

Mateus 12.39–42 “Mas ele respondeu: — Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.”
1. O sinal que realmente importa é o de Jonas - morte/ressurreição
Jonas ficou “três dias e três noites” no ventre do peixe x Jesus iria ficar “três dias e três noites” no ventre da terra;
Jesus está dizendo que a maior evidência de sua identidade - messias e filho de Deus seria sua morte, supultamento e ressurreição, porque é exatamente isto que iria transformar de verdade a vida das pessoas.
Ou seja, Jesus é O SINAL - ele é o cumprimento das profecias.
Isaías 7.14 “Portanto, o Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” - Jesus é o grande Sinal = o Deus encarnado
Is 42 - o Servo do Senhor | Is 61 - o Ungido do Senhor | Is 53 - ele é o cordeiro de Deus que irá morrer por causa de nossos pecados e de nossa culpa
Jesus diz - Marcos 1.15 “— O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.”… Mas, aquela geração queria provas, porém a maior prova estava diante de seus olhos, e seria atestada em seu próprio corpo, por meio da morte e ressurreição…
2. Advertência contra aquela geração perversa e adúltera - chamado ao arrependimento
Nínivitas - um povo gentio, que se arrependeu com a pregação de Jonas, iria se levantar contra aquela geração, que não estava se arrepenendo com a presença do próprio Messias entre eles - aquele que é maior que Jonas;
Rainha do Sul (1Rs 10.1-13) - uma moça pagã, que saiu de sua terra apenas para ouvir a sabedoria do Rei Salomão firmanda no “temor do Senhor”, iria se levantar contra aquele ageração, que não estava disposta a ouvir o próprio Rei dos reis - aquele que é maior que Salomão;
Jesus faz estas advertências porque não havia arrependimento genuíno por parte do povo, apenas descontentamento e rejeição.
Mt 11.20-24 - Jesus condena as cidades da Galileia, porque não havia arrependimento;
Jo 2.23-25 - A multidão fica animada com Jesus e diz que crê nele, mas João deixa em nota que, na verdade, era uma fé falsa;
Curiosamente, fé genuína e arrependimento verdadeiro foram encontrados nos lábios e corações de gentios e samaritanos -Jo 1.11
Mt 8.5-13 - Veio de um oficial romano;
Mt 15.21-28 - Mulher Síro-feníncia;
Jo 4 - Samaritanos, e Jesus nem precisou fazer milagres;

APLICAÇÃO

A FALTA DE ARREPENDIMENTO IDENTIFICA UMA GERAÇÃO COMO PERVERSA E ADÚLTERA
1. Quando não há convicção de pecado, não há arrependimento…
O número de igrejas tem crescido consideravalmente, mas as pessoas continuam não entendo que o pecado é o maior de seus problemas… que isto é o que destrói suas vidas, suas famílias e nossa sociedade… que é o pecado que dá autoridade ao diabo…
Pecado não confessado nos deixa doentes… pecado não tratado nos deixa ansiosos… pecado custa dinheiro… o pecado faz separação entre nós e Deus…
Viver na prática do pecado dá lugar ao diabo - (1) Pecados de reação | amargura, ressentimento, coração duro que não libera perdão... (2) Pecados de ação que promovem problemas pessoais | inveja, maledicência, ira, orgulho… (3) Pecados de vícios | pecados sexuais, glutonaria,
2. Quando não há conhecimento de quem Jesus é, e do que ele veio fazer, não há fé salvadora…
O número de igrejas tem crescido, mas Jesus continua sendo para muitas e muitas pessoas apenas um curandeiro… alguém que vai lhes ajudar a subir na vida… alguém que vais lhes ajudar a ter vantagens na vida…
Jesus não é banqueiro ou agiota… Jesus não é platonista do hospital… Jesus não é entregador do correio… Jesus não é despachante de bênçãos… Jesus não é servo de nossa fé ou serviço religioso…
Muitas pessoas esperam apenas que Jesus lhes abençoe no trabalho, os ajude em seus comércios e resolva alguns problemas da vida, como se Jesus não fosse o Deus Todo-Poderoso, o Rei dos reis.... como se ele fosse apenas um cara legal… como se pudéssemos usá-lo ao nosso favor, em benefício próprio… como se fosse algo para ser usado, e não a pessoa para ser adorada diante de quem devemos nos render e nos submeter…
Ex.: Dar ordens ao Rei? Ninguém dá ordens para o Rei… ninguém determina algo ao Rei lhe obrigando a fazer alguma coisa…
Se as igrejas estão crescendo, mas não temos um avivamento… não temos um número crescente de pessoas se arrependendo e tendo suas vidas mudadas… não temos um aumento de pessoas falando de Jesus e compartilhando o evangelho… então, talvez, esta geração deveria ser identificada como perversa e adúltera…

III. VIDAS SEMPRE PRESAS À ESCURIDÃO - v.43-45

Mateus 12.43–45 “— Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: “Voltarei para a minha casa, de onde saí.” E, voltando, ele a encontra vazia, varrida e arrumada. Então vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquela pessoa se torna pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.”
1. Jesus ilustra o problema espiritual explicando o modo de agir de espíritos malignos -
Espírito maligno - expulso x lugares áridos | parece que os demônois gostam de lugares desertos;
Ele pode voltar - com sete espíritos | ele encontra uma casa preparada para algo pior, porque esta “limpa”, mas sem a presença do Espírito Santo;
2. O que Jesus está querendo dizer com isto?
D. A. Carson: “… aqueles que por meio do poder do Reino de Deus experimentam a expusão de um demônio devem ter o cuidado com a neutralidade em relação a Jesus, o Messias, pois a neutralidade abre a porta para sete demônios piores que o expulso. O compromisso com Jesus é essencial”.
Hernandes: “O demônios saiu, mas o Espírito não entrou. A vida tornou-se melhor, mas a transformação não aconteceu”.
Você pode receber benefícios do Reino de Deus sem contudo entrar no Reino de Deus.
Existem bênçãos do Reino de Deus não são exclusivas aos discípulos de Cristo - curas, libertação, milagres etc - Is 61.1-3;
O que é exclusivo aos discípulos é terem sua vidas transformadas, serem libertos da escuridão e viverem na luz, e, para isto, você precisa se tornar discípulos - Mt 12.30; Mc 1.15;
Ex.: Libertação x salvação | Cura x Salvação | A vida arrumada x ser salvo
Esta era a realidade da multidão e, especialmente, dos religiosos - eles são uma geração perversa e adultera. Eles estão em escuridão, apesar de estarem recebendo um caminhão de bênçãos, com a presença de Jesus no meio deles… eles estavam perdidos e a vida deles estava presa à escuridão, portanto precisavam se arrependerem e saírem da neutralidade em relação a Jesus, assumindo seu jugo, e tornando-se discípulo dele…

APLICAÇÃO

VIDAS SEMPRE PRESAS À ESCURIDÃO IDENTIFICA UMA GERAÇÃO COMO PERVERSA E ADÚLTERA
1. Quando não há arrependimento, as pessoas continuam sujeitas à escravidão, ainda que suas vidas estejam ajustadas e arrumadas…
Nós nos esquecemos muito rápido de que aqueles que tem uma vida boa, tranquila, próspera e moralmente correta, estão presos na escuridão… não é porque o diabo não lhes exercer uma influência visivelmente destruidora que estejam bem… eles precisam se arrepender e seguirem a Jesus...
2. Quando não há arrependiemnto, as pessoas continuam sujeiras à escravidão, das formas mais terríveis…
Ex.: pessoas vem à igrejas, ajustam algumas coisas na vida, a vida melhora em algum nível, mas ela continua no grupo da neutralidade - isto é perigosíssimo… resultado: o demônio volta com mais sete, e a vida desanda de novo… e a pessoa volta ao mundo, se distancia da igreja e fica presa em pecado;
“Vida mundana” - pecados sexuais, bebida, farra, festas, drogas etc | a pessoa vem, mas não se entrega a Jesus, e logo volta, e fica mais presa que antes…
Mt 13.1-9, 18-23 - A Parábola do Semeador | Solo rochoso e com “espinhos” = condição de descontentamento e rejeição | neutralidade;
A verdadeira libertação só acontece quando a luz expulsa as trevas. As pessoas só serão libertas de verdade da opressão do maligno, da influência do diabo e da cegueira espiritual, quando se arrependerem, crerem em Jesus e se tornarem discípulos dele…
É terrível saber que o número de igrejas tem crescido, o número de templos tem crescido, mas as pessoas continuam vivendo na escuridão, suas vidas não se ajustam de verdade… as pessoas não estão sendo libertas de verdade da opressão do maligno, porque não estão sendo guiadas ao caminho do discipulado, elas não estão se tornando cristãs ou discípulas de Jesus… elas não estão sendo ensinadas a seguirem a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito de Jesus… não estão sendo ensinadas a guardarem todas as coisas (Mt 28.20)…
Elas recebem algumas bênçãos, e continuam presas neste ciclo de busca de bênçãos, porque a vida não mudou, continuam na escuridão!

CONCLUSÃO

E, por isso, eu digo a você.. se você está mantendo um relacionamento muito superficial e neutro com Jesus, sem entender que ele é deve ser o Senhor de sua vida, que ele deve ter domínio sobre sua vida, sobre seus sonhos, sobre seus projetos, sobre seu tempo, sobre suas prioridades, sobre seus amores, sobre seus desejos… sem entender que ele vale mais que a vida, e ele é a vida… saiba que você está em um caminho perigoso.
Se você está mantendo um relacionamento com Jesus esperando que ele apenas resolva alguns problemas da sua vida, e nada mais, tenha cuidado! Você está em uma posição muito perigiosa… você pode se tornar alvo de uma enchurrada de demônios prontos para destruir sua vida e te deixar pior do que antes…
Um geração perversa e adúltera é uma geração que não quer Jesus, quer apenas algumas bênçãos. Ela não quer mudança de vida, quer apenas que sua vida melhore, do jeito que ela quer que melhore. Ela não quer sair da escuridão, só quer o conforto para se manter no mesmo lugar em que está.
Se você está preso a isto, arrependa-se… venha para a luz…
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.