O símbolo do casamento
Celebração de Bodas de Ouro • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Boa Noite, que a graça e a paz de Cristo esteja sobre todos os amigos, os irmãos em Cristo e os convidados para essa grande celebração, que é a celebração de Bodas de Ouro do irmão Salustiano e da irmã Lídia. Para mim é uma grande honra e um privilégio imenso realizar essa cerimônia de Bodas de Ouro. Eu sou recém casado, então tenho muito que aprender sobre a vivência de casamento. Mas eles tem muita experiência, pois estão fazendo 51 anos de casados.
Esse momento é precioso, porque quando estamos falando sobre casamento, é uma instituição divina, isso significa que Deus criou o casamento para que o homem e a mulher pudessem se unir.
Todavia, o casamento não foi criado para que o casal viva feliz, como vemos nos filmes, aquela coisa romântica, mas a felicidade é a consequência de um casamento saudável. Então, por quê o casamento não foi criado para que os dois façam um ao outro feliz? Diante da bíblia o casamento é uma representação da união entre Cristo e a igreja.
Eu posso afirmar que sou feliz por ser casado, porém, o meu casamento simboliza a união de Cristo com a igreja, onde eu represento Cristo na minha casa, como todo marido deve representar, e a minha esposa representa a igreja, como toda a esposa deve representar.
Nesse momento vamos entender sobre o símbolo do casamento.
Transição
Transição
Veremos qual é o papel da esposa e do marido.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A mulher deve ser submissa ao seu marido (v. 22-24)
1° A mulher deve ser submissa ao seu marido (v. 22-24)
Efésios 5.22
22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor,
O texto afirma que a mulher deve se sujeitar ao marido ou ser submissa ao marido. A palavra submissão tem sido muito distorcida nos dias atuais, muitos pensam que ser submissa ao marido significa que a mulher é inferior ao homem, porém, a bíblia afirma que ela foi feita a imagem e semelhança de Deus, assim como o homem. A mulher foi criada por Deus para ser auxiliadora idônea do homem e não escrava do homem.
18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
A palavra submissão significa submeter aos pedidos de alguém de forma voluntária e não forçada. Isso significa que a mulher deve ser submissa aos pedidos do seu marido, ou seja, no contexto do casamento submeter significa entrar em acordo com o marido, ou seja, estar alinhada ao marido.
Efésios 5.23
23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
A mulher deve ser submissa ao marido, porque ele é o cabeça da mulher, ou seja, o marido tem a responsabilidade diante de Deus de liderar a sua esposa. Por isso, uma mulher que teme a Deus, ela irá entender que o marido tem uma responsabilidade diante do Senhor.
O marido é o cabeça da mulher, assim como Jesus é o cabeça da igreja. Isso reflete a autoridade de Cristo, onde o homem representa Cristo em seu lar.
Efésios 5.24
24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
A igreja é submissa a Cristo, com amor, com dedicação, com alegria e com devoção. Assim as mulheres devem se submissas ao marido por amor e obediência a Cristo Jesus. Porque a submissão da mulher reflete a submissão da igreja a Cristo, ou seja, a mulher representa a igreja em seu lar.
A mulher que é insubmissa ao marido, envergonha o evangelho e dá mal testemunho.
4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Para chegar aos 51 anos de casado, certamente a irmã Lídia cumpriu o princípio bíblico de ser submissa ao seu marido e ela compreendeu que ela representa a igreja de Cristo em sua casa.
2° O marido deve amar a sua esposa (v. 25)
2° O marido deve amar a sua esposa (v. 25)
Efésios 5.25
25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela
O homem deve amar a sua esposa sacrificialmente, ou seja, não deve buscar somente os seus interesses ou ficar pensando em si mesmo. Além disso, pensar no bem estar de sua esposa.
Amar a esposa como Cristo amou a igreja, o qual morreu na cruz em favor da igreja. O Senhor esvaziou de si mesmo, deixando a sua glória no céu por amor a humanidade. Então, o marido deve renunciar as suas vontades por amor a ela, ou seja, ceder as vontades dela (mas a mulher deve ceder em alguns momentos também).
A Palavra de Deus está dizendo que o marido precisa decidir doar-se pela sua esposa. O amor “ágape” não é simplesmente uma emoção, mas é a decisão de amar alguém, mesmo sabendo dos defeitos. Porém, ao se casar tanto o homem como a mulher devem sentir atração um pelo outro, isso significa que o sentimento faz parte, mas acima de tudo o amor sacrificial deve ser praticado, visto que a beleza física irá passar com o tempo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Para se chegar aos 51 anos de casado o irmão Salustiano compreendeu que é preciso amar a sua Lídia, assim como Cristo amou a igreja.
Provavelmente o irmão Salustiano teve que fazer os serviços domésticos enquanto a irmã Lídia esteve doente ou enquanto ela cuidava dos filhos.
A passagem bíblica termina dizendo:
Efésios 5.31–33
31 “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.”32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.
É nítido ver que o casamento simboliza a união entre Cristo e a igreja. Paulo afirma que o homem deve deixar a casa do pai e da mãe, para unir-se com a sua mulher, ele está citando a passagem de Gênesis 2.24, essas palavras são do próprio Deus após fazer a mulher para Adão.
Portanto, quando o homem se unir à sua esposa, os dois serão uma só carne. E essa união só poderá ser desfeita quando um dos cônjuges vier a falecer, pois Deus não aprova o divórcio. Infelizmente o índice de divórcio tem aumentado cada vez mais, porém, o casamento é uma aliança que o casal faz com Deus, onde eles irão caminhar juntos até que a morte os separe.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O irmão Salustiano e a irmã Lídia entenderam o princípio bíblico de que não pode abandonar um ao outro e nem se divorciar, mas somente a morte pode separar um ao outro.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, o casamento entre o homem e a mulher simboliza a união de Cristo com a sua igreja. Isso é representado quando o casal cumpre o seu dever, onde a mulher é submissa ao marido em obediência ao Senhor, e o marido ama a sua mulher como Cristo amou a sua igreja, isto é, amando-a sacrificialmente.
Irmão Salustiano e irmã Lídia, minha oração é para que Deus os fortaleça a cada dia, para que vocês continuem a cumprir o papel de vocês dentre do matrimônio, para glorificar o nome do Senhor.
Votos do Marido
Votos do Marido
O senhor Salustiano Aranha Neto reafirma a sua promessa de continuar amando, protegendo, respeitando, cuidando da sua esposa Lídia Corrêa Aranha e suplicando a Deus que não permita que nada, a não ser que a morte os separe?
Votos da Esposa
Votos da Esposa
A senhora Lídia Corrêa Aranha reafirma a sua promessa de continuar sendo submissa, de continuar amando, respeitando, cuidando do seu marido Salustiano Aranha Neto e suplicando a Deus que não permita que nada, a não ser que a morte os separe?
Troca de Alianças e Oração
Troca de Alianças e Oração
Como ministro do evangelho, diante de Deus eu os abençoou com a graça e a paz do Senhor Jesus, com o amor de Deus o Pai e com as eternas consolações do Espírito Santo, para que vocês continuem firmes, amando a Deus até que a morte os separe.
