O Que Podemos Esperar de Deus

Natal, Christmas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Lucas 1:26-56 A história do Natal é uma fonte inesgotável de ensinamentos práticos para nossa fé.
Sempre que lemos uma Passagem das Escrituras Sagradas, seja esta no AT/ou N/T nós precisamos tentar entender não apenas o que aconteceu, mas como isso se aplica à nossa vida agora.
No meu tempo de estudo esta semana, me ocorreu observar que essa passagem da Palavra de Deus nos ensina sobre algumas coisas que podemos esperar de Deus.

I. A primeira coisa que podemos esperar de Deus é esperar o inesperado

Luke 1:26-33 Isso é verdade na história do Natal e é verdade em nossa própria vida.
Luke 1:26–33 NVI
26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, 27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. 28 O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” 29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. 30 Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! 31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.
Quem poderia imaginar que Deus traria o rei de todo o universo para a Terra de tal forma, em um lugar tão remoto, para uma pessoa tão comum?
Quem poderia ter concebido, planejado e executado o nascimento de Jesus nesses termos?
Ele passou pelo palácio de César Augusto, Herodes, pelo Templo de Jerusalém e veio até Maria em Nazaré.
Como eu mudaria a história do Natal para torná-la menos inesperado.
Eu teria dado a José um sonho três meses antes da viagem a Belém para que ele pudesse levar Maria até lá sem os riscos da viagem.
Eu teria enviado os anjos para a estrebaria, em vez dos pastores, e o teria avisado que era melhor eles ficarem de fora, porque o menino acabou de nascer e eles ainda não se banharam…
Eu teria mantido a estrela brilhando para que os sábios pudessem evitar Herodes.
Na verdade, eu teria acabado com Herodes de uma vez, a fim de salvar os bebês de Belém e evitar a fuga da sagrada família para o Egito.
Há muitas coisas que eu teria mudado na história do Natal, se EU a tivesse planejado.
E Deus faz isso na sua vida e faz isso na minha.
Acho que se qualquer um de nós aqui fizer um inventário de onde estamos 5 - 10 anos atrás e onde estamos hoje vamos ter que reconhecer que Deus permitiu e até instigou muitas coisas inesperadas na nossa vida.
Algumas delas, aparentemente boas, e outras aparentemente não tão boas e algumas até trágicas para alguns. Mas todas cooperaram para o bem.
Se Deus está fazendo as coisas de modo diferente do que nós faríamos, isso significa simplesmente que Ele está fazendo melhor do que nós faríamos.
Acho que esse é o ponto principal da vontade de Deus e da aplicação dos caminhos de Deus em nossa vida.
Observar Deus trabalhar na paisagem de nossa vida é como ver um grande artista começando a trabalhar em sua tela.
Você o vê dar as primeiras pinceladas ousadas na tela, colocando o fundo azul, verde, marrom ou qualquer outro tom básico com o qual ele trabalhará na paisagem. Pode ser que, ao observar as pinceladas adicionais, você veja a ordem que emergirá da mente do artista e lhe pareça que o quadro está, de alguma forma, sendo mal pintado ou mal iniciado. Mas você não pode julgar o trabalho até que o artista termine. Não podemos julgar a obra de Deus no mundo ou em nossas vidas até que Ele tenha concluído a pintura que começou.
Isso vale para a história do Natal, vale para nossa vida. Deixe que Ele vá em frente e pinte a Sua história.
Podemos esperar de Deus o inesperado.

II. Uma segunda coisa que devemos esperar de Deus é que Ele nos encontra onde nós estamos

Luke 1:26–27 NVI
26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, 27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
Se há algo que podemos aprender com la Historia do Natal, é a elevação da dignidade e do valor da pessoa comum.
Se você observar vai ver que Deus chamou a maioria esmagadora de Seu povo, não para deixar seus locais de trabalho, não para fazer algo grandioso em termos de entrar nos livros de história do mundo ou sair nos noticiários da TV, mas para ser apenas pessoas comuns - pessoas comuns vivendo o extraordinário para Cristo em situações comuns.
A grande beleza da história do Natal registrada nos Evangelhos é que os eventos que aconteceram estavam todos acontecendo com pessoas como você e eu.
Maria é uma pessoa comum, José era uma pessoa comum, e Nazaré era um lugar super desconhecido no contexto da história. Nazaré nem sequer foi mencionada no Antigo Testamento.
Talvez a cidade até tivesse uma reputação ruim, Natanael diz: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?"
Mas Deus tinha Nazaré em Seu mapa -
E Ele tinha o endereço de Maria. José, Zacarias, Isabel,
E Ele tem o endereço da sua casa!
Deus nos encontra onde nós estamos.
Ele não arrebatou Maria ao céu por meio de um mensageiro angelical e a tirou da Terra para lhe dar a revelação.
Ele simplesmente envia o anjo até a casa dela, porque fará de sua vida e de seu lar um lugar santo, um lugar de Sua habitação.
E assim como foi o propósito do Pai que Jesus se tornasse fisicamente presente no ventre de Maria, também é o propósito do Pai que Jesus se torne espiritualmente presente em cada um de nós;
que cada um de nossos lares se torne Sua morada.
Deus nos encontra onde nós estamos.
Se você ler o Evangelho de Lucas, verá que há pelo menos treze vezes no Evangelho de Lucas - em que o lar se torna o centro da ação divina.
O lar se torna um lugar onde vidas são transformadas e pecados perdoados.
O lar se torna um lugar onde a comunhão maravilhosa é desfrutada.
O lar se torna um lugar de aprendizado.
O lar se torna um lugar de cura.
Que grandes coisas podemos ter em nosso lar quando Deus entra -
Que os teu lar seja lugar de transformação de vidas, de comunhão, de aprendizado, e lar de cura!
Precisamos reconhecer a presença de Jesus no nosso lar.
Se ajoelhar e reconhecer a presença de Jesus no nosso lar.
Reservar um tempo, nos lugares onde moramos, para ter aquele momento de meditação em que reconhecemos visualmente a presença de Jesus naquele lugar.
Talvez sua cozinha seja um lugar de conflito. Talvez seu quarto seja um lugar de conflito. Talvez sua sala de estar seja um lugar de conflito.
O Senhor quer levar Sua presença para sua casa, trazer Sua presença de cura, Sua presença de aprendizado, Sua presença transformadora de vida para esse momento e para essa situação.
Podemos esperar que Deus nos conheça pessoalmente, que conheça nossos lares.

III. A terceira coisa que podemos esperar de Deus é que Ele age com simplicidade e cortesia

Luke 1:28 NVI
28 O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”
Fico impressionado com a forma maravilhosa como o caráter de Deus é representado na história do Natal e, especialmente, em todos os Evangelhos.
Simplicidade. Quando Gabriel aparece, é simplesmente direto. Ele aparece a Maria.
Não vem uma comitiva para acompanhar Gabriel.
Não há música sinfônica tocando ao fundo nem uma partitura orquestral do tipo Carruagens de Fogo para atiçar as emoções de Maria, de modo que ela possa estar preparada para a entrada de um ser tão grandioso como Gabriel.
Não há nenhum locutor para anunciar sua aparição - " Maria! Ai vem Gabriel,"
Ele vem na simplicidade. Direto.
Ele demonstra cortesia comum. O anjo diz "Hello!" “Hi” - “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! (Lk 1:28). Sorriso no rosto!
Ele se preocupa em deixá-la à vontade.
Ele está ciente de que ela vi se assustar com sua aparência e presença e, por isso, ele se preocupa em deixá-la à vontade, “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!
“Não tenha medo, Maria;
você foi agraciada por Deus! (Lk 1:30).
Ele queria que ela ficasse à vontade.
Como é o caráter de Deus. Vir até nós com simplicidade e graciosidade.
Tudo isso se aplica ao nosso relacionamento uns com os outros.
As admoestação nas Escrituras para que sejamos gentis uns com os outros flui, não a partir da ideia de que Deus está apenas nos dando mais uma lei para vivermos, mas que ser gentil uns com os outros faz parte do caráter de Deus e expressar isso nods torna semelhante a Ele. Somos Filhos de Deus! Precisamos ser igual ao Pai.
Ha certas palavras que têm grande poder na vida familiar e pessoal, palavras como "Por favor" e "Obrigado" e "Sinto muito" e "Acho que você é maravilhoso" e "Posso ajudá-lo?"
Todas essas palavras, creio eu, falam do caráter de Deus.
Muitas vezes, acho que fazemos suposições erradas sobre Deus.
Deus é realmente o Deus da graça, o Deus da cortesia.
Quando a graça é realmente proclamada como deve ser, ela levantará os tipos de questões com as quais Paulo teve de lidar em Romanos. Se você pregar e viver a graça de forma suficiente e completa, imediatamente surgirá a pergunta: "Se é assim, se a graça é assim, nos deixa tão livre assim então podemos sair e fazer o que quisermos, não podemos?"
O legalista é que precisa das regras para viver. Mas a pessoa que realmente conhece Deus e Sua graça nunca se preocupa em sair e fazer o que quiser, porque a graça muda tão profundamente a nossa vida, que temos o instinto de querer estender a mão para o Senhor e dizer o que queres que eu faça Senhor.
Tenho a sensação de que há pessoas aqui hoje que precisam de uma grande dose de graça em sua vida.
Um grande senso de quanto Deus se importa com você e de como os problemas que você está tendo e as lutas pelas quais está passando não o excluíram do reino de Deus nem o excluíram do cuidado de Deus.
Deus age em relação a você com simplicidade e cortesia.

IV. Então, uma quarta coisa que podemos esperar de Deus é: Deus faz sempre mais do que jamais sonhamos

Luke 1:31–33 NVI
31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.
Maria nunca poderia ter sonhado que ela, como virgem, daria à luz um filho que seria o Filho de Deus, que se sentaria no trono de Davi e que teria um reino que nunca teria fim.
Pense nisso! Um filho diferente de qualquer outro filho já nascido.
Até mesmo os reis têm um fim para o seu reino. Mas o filho de Maria... Seu reino nunca teria fim.
Essas grandes promessas de Deus foram além dos sonhos mais loucos de Maria.
As grandes promessas de Deus para nós também vão além de nossos sonhos mais loucos.
Com muita frequência, podemos facilmente deixar as promessas de Deus para nós caírem em uma espécie de normalidade.
Suas promessas são extraordinárias.
John 1:12 “12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,”
Aqueles que são filhos de Deus também são herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo Jesus.
Temos a promessa de vida eterna.
A promessa de que Deus está trabalhando para o bem em meio a todas as nossas dores -
Promessas. Grandes promessas. Elas demoram um pouco, como no caso de Maria, para serem cumpridas.
Maria não viu o cumprimento das promessas que lhe foram feitas em um dia, um mês ou um ano.
Passaram-se décadas até que ela vivesse para ver o cumprimento de tudo o que havia sido dito.
As promessas têm essa natureza.
São promessas porque nem todas se cumprem no tempo imediato. Elas esperam para acontecer. Mas são verdadeiras.
Imagine se alguém descobrisse uma maneira, do ponto de vista médico, de bloquear o processo de envelhecimento que ocorre em nós para que pudéssemos começar a nos acostumar a viver, a menos que tivéssemos um acidente de carro ou algo caísse sobre nós, poderíamos começar a nos acostumar a viver mil anos. Outro dia, comecei a pensar nisso e fiquei animado. Isso reformularia minha compreensão da vida. A crise da meia-idade não me atingiria até que eu tivesse cerca de quatrocentos ou quinhentos anos. As ramificações disso são realmente empolgantes - viver mil anos. Concederíamos todo tipo de honra a uma pessoa que descobrisse esse tipo de processo de bloqueio dos mecanismos de envelhecimento em nosso corpo.
Deus, é claro, na pessoa de Jesus Cristo, foi muito além disso e nos fez promessas grandiosas e preciosas;
as promessas de vida eterna;
as promessas de estar na eternidade com Ele,
as promessas de riqueza de vida e qualidade e quantidade sem comparação.
Seja o que for que esperemos de Deus, podemos ter certeza de que, será mais maravilhoso do que jamais poderíamos sonhar.

V. Uma quinta coisa que podemos esperar de Deus é que Ele prefere agir por nós ou por nosso intermédio com o nosso consentimento

Maria se oferece como serva do Senhor.
“Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra (Lk 1:38).
“Amém, Que seja como o Senhor disse”.
Todo esse grande anúncio que Gabriel traz a
Maria precisa de conexão para que se concretize.
Ele precisava do consentimento de Maria.
Deus faz muito pouco por nós sem o nosso consentimento.
Alguém disse que Deus realmente não faz nada na Terra que não seja resultado de oração.
Fiquei pensando sobre isso esta semana.
Muitas vezes fazemos perguntas como:
"Por que devo orar? Deus vai fazer isso de qualquer maneira".
Pensei nessa afirmação que alguém fez.
Deus não faz nada na Terra que não seja o resultado direto da oração.
Comecei a pensar em todas as coisas que eu sabia que estavam acontecendo no reino de Deus, que eram ricas, poderosas e maravilhosas, e percebi que na base de cada uma delas estava a oração.
Por que Deus usa a oração? Porque Ele optou por limitar Sua obra na Terra ao nosso consentimento.
A oração é uma forma de nosso consentimento, ela dá a Deus a permissão para agir em nossa vida.
Deus está esperando seu consentimento em alguma área de sua vida?
Ele está esperando o seu consentimento para fazer mudanças em sua vida pessoal, mudanças em seu lar, mudanças talvez em uma área de pecado secreto em sua vida?
Para que Deus aja em seu favor e por seu intermédio, Ele precisa ter o seu consentimento. (Apoc.3:20)
PULAR PARA O PONTO 7

VI. VI. Podemos esperar que Deus sempre vai ter pelo menos uma outra pessoa para nos afirmar e incentivar

É impressionante o fato de que, depois que Maria teve a grande revelação e se tornou gestante em relação a Jesus, ela pensou” a única pessoa que vai entender e me encorajar é a Isabel” . Ela foi até a casa dessa pessoa na região montanhosa de Judá.
E, com certeza, Isabel faz exatamente isso.
Luke 1:39–42 NVI
39 Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judéia, 40 onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!
Isabel é uma verdadeira encorajadora. E ela afirma e abençoa Maria, que veio até ela.
É importante, em nossa vida, procurarmos pessoas que nos encoraja e incentivem.
Talvez todos nós possamos pensar em pessoas que nos tocaram dessa forma em nossa vida…
Ilustração
Que tal os maridos chegarem em casa do trabalho à noite e encontrarem sua esposa quando ela os cumprimentar na porta e dizerem a ela: "Bendita é você entre as esposas!"
Ou talvez as mulheres façam o mesmo com seu marido: "Bendito seja você entre os maridos!"
Os pais para nossos filhos: ”Bendito seja você entre os filhos!" . Ou dos filhos para os pais: "Benditos sois vós entre os pais!"
Ou aos amigos: "Bendito seja você entre os amigos!"
Isabel é aquela verdadeira incentivadora que não fica com inveja porque outra pessoa recebeu um privilégio ainda maior.

VII. A sétima coisa que podemos esperar de Deus é que Ele valoriza nosso louvor a Ele

Vemos isso na canção de Maria, O Magnificat. Luke 1:46-55
Uma das coisas que mais aprecio em Maria é sua profunda compreensão do caráter de Deus e de Seus caminhos.
Sua canção é realmente construída a partir da fraseologia da canção de Ana, a mãe de Samuel. E também a fraseologia dos Salmos e Profetas.
Isso sugere que Maria tinha acesso ao Antigo Testamento e havia memorizado boas partes dele, de modo que, naquele momento espontâneo, quando se encontra com Isabel, ela canta essa nova canção, que ela criou a partir das canções antigas.
Eu suspeitaria que a canção de Maria se tornou a canção de Maria por todas as décadas.
Ela vê Deus trazendo Jesus, uma revolução moral, social e econômica - mudando as coisas. A ideia que algumas pessoas têm de louvor e adoração é a repetição interminável de frases e acordes simples que tendem a provocar um clima de adoração ou um estado catatônico espiritual.
A adoração de Maria foi com sentimento, mas também com percepção, com profundidade, com poder na linguagem, em versos poéticos.
Ela traz a Deus a adoração de seu espírito, mas também traz a adoração de sua mente e canta a Deus sua nova canção. Deus valoriza nosso louvor quando O adoramos em espírito e em verdade.

VIII. Finalmente, podemos esperar que Deus nos guia, um passo de cada vez

É assim que Deus lida conosco.
Não nos é dado um grande vislumbre além de hoje.
Há muitas coisas que Gabriel poderia ter compartilhado com Maria, mas não o fez.
Ele poderia ter compartilhado com ela a luta pela qual José passaria e como o noivado deles estaria em dúvida.
Ele poderia ter compartilhado com ela que ela enfrentaria suspeitas em sua cidade natal.
Ele poderia dado a notícia de que ela teria de ir para o sul, para Belém, para dar à luz no final da gravidez.
Ele poderia tê-la dar a notícia de que ela passaria dois anos no exílio no Egito.
Ele poderia ter dito que ela passaria vinte e oito anos sem intercorrências em Nazaré quando voltasse do Egito.
Na verdade, o anjo nem mesmo lhe deu um livro dizendo como criar Jesus.
Ele não disse a ela que o Filho seria crucificado e que um dia ela o veria pindirado em Sua cruz.
Embora mais tarde Simeão viesse a lhe dizer que uma espada um dia perfuraria sua alma, ninguém sabia o que isso significava na época.
Ele também não lhe deu a boa notícia de que seu Filho, tendo sido crucificado, seria ressuscitado;
que ela, Maria, seria uma das cento e vinte pessoas presentes no Dia de Pentecostes e no nascimento da Igreja.
Ele também não lhe disse, como afirma a tradição da igreja, que ela morreria em Éfeso, muito, muito longe de sua terra natal.
É muito frustrante esperar, mas temos de esperar.
Grande parte da vida é saber como viver pela fé entre grandes eventos.
Deus não coloca as alegrias de amanhã ou os problemas de amanhã na mala de hoje.
A mala de hoje só comporta as alegrias e os problemas de hoje, não adianta tentar colocar mais coisas nela porque não conseguiria-mos levantá-la.
Portanto, tenho de viver com o dia de hoje.
Aqueles que recebem a graça de Deus sempre têm a certeza, como Maria, de que
"O Senhor está com você".
É isso que você pode esperar de Deus.
O Senhor está com você.
Conclusão
Como aplicar no dia a dia:
Responda aos desafios com fé e coragem, confiando nos planos de Deus.
Cultive um coração humilde e disposto a obedecer ao Senhor.
Ore pedindo a direção e o poder do Espírito Santo em suas decisões.
Relembre que Deus é capaz de realizar coisas extraordinárias, mesmo em situações que parecem impossíveis.
Mantenha sua fé firmada em Jesus como Salvador e Redentor, buscando viver de acordo com Seus ensinamentos. Oração de encerramento Pai nosso, somos gratos pelo fato de o Senhor vir até nós, e nos ajudar a conhecer as coisas que podemos esperar do Senhor.
Sempre podemos esperar que o Senhor seja o Deus da graça e da misericórdia que nos encanta com Suas surpresas, com coisas preciosas e maravilhosas para nós e com a cura na vida onde menos esperamos e com promessas onde menos esperamos.
Oro para que a Palavra que nos deste hoje, fique gravada em nossos corações e sirva de grande incentivo para todos aqui presentes.
Que nos acheguemos ao Senhor com fé para tirar os olhos de nossos próprios problemas e necessidades e colocar no Senhor.
Entra em nossas vidas e agracia nossos lares com Sua presença, com Seu Senhorio.
Nesse momento de oração, pedimos que Sua presença esteja especialmente sobre todos os que vierem e responderem ao chamado de Jesus para a Salvação. Em nome de Cristo. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.