Dez manddamentos (4)
Notes
Transcript
O segundo Mandamento
O segundo Mandamento
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Ênfase na natureza espiritual de Deus
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
O segundo mandamento proíbe qualquer tipo de escultura e pintura religiosa?
Farás também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório. Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei. Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
No Santo dos Santos, fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. Cada asa de um querubim era de cinco côvados; dez côvados havia, pois, de uma a outra extremidade de suas asas. Assim, também era de dez côvados o outro querubim; ambos mediam o mesmo e eram da mesma forma. A altura de um querubim era de dez côvados; e assim a do outro.
Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.
Voltemos para o texto do segundo mandamento!
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Céu - Terra - mar = todo o universo físico dos quais os pagãos tiravam seus deuses
Qual a razão para não adorar as imagens?
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 20)
Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o SENHOR, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos
Primeiro ponto: Ninguém pagará pelos pecado de outros - Ezequiel 18.1-3 , Ezequiel 18.19
Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram? Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel.
Mas dizeis: Por que não leva o filho a iniquidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso, certamente, viverá.
A "maldição” das consequências
Comentario Biblico Adventista del Séptimo Día, Tomo 1: Génesis a Deuteronomio (CAPITULO 20)
Mas, visto que Deus é bondoso e justo, podemos confiar que Ele tratará cada pessoa de maneira equitativa, levando muito em conta a influência, sobre o caráter, das fraquezas congênitas, das predisposições herdadas e das influências dos ambientes prévios.
Comentario Biblico Adventista del Séptimo Día, Tomo 1: Génesis a Deuteronomio (CAPITULO 20)
Deus “visita” ou “prescreve” os resultados da iniquidade, não para se vingar, mas para ensinar aos pecadores que uma conduta inadequada inevitavelmente produz resultados tristes.
mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos (Êxodo 20.6)
Os seres humanos demonstram amor por Deus ao guardar os mandamentos
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.
Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,
E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.
O perigo da idolatria
Nos tornamos à semelhança do que adoramos Salmo 115.8
Salmo 115.8 (ARA)
Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.
Romanos 1.23–31 (ARA)
e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
A Bíblia Toda, o Ano Todo: Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse (Domingo: O Primeiro e o Segundo Mandamentos)
O segundo mandamento nos coloca diante de dois problemas. Primeiro, é aqui que Deus se apresenta como Deus “zeloso” ou “ciumento”. (Êx 20.5). Deus se recusa a dividir sua glória com outro, simplesmente porque não há nenhum outro com quem compartilhá-la.
Somos transformados à semelhança do que adoramos.
Portanto, ao proibir a idolatria, Deus está nos protegendo.
