JESUS, A ALEGRIA DO NATAL (Lucas 2.10-11)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Grande ideia: Jesus é a alegria que expulsa o medo do nosso coração e nos salva de nossos pecados.
Holman Ilustrated Bible Dictionary:
A alegria de Deus entrou em foco na história humana em Jesus Cristo. A nota de alegria e exultação está presente em todo o relato bíblico da vinda de Cristo (Lucas 1:14, 44; Mateus 2:10). A passagem mais conhecida é o anúncio do anjo de "boas novas de grande alegria, que será para todo o povo" (Lucas 2:10 KJV). Jesus falou de Sua própria alegria e da alegria plena que Ele veio trazer aos outros (João 15:11; 17:13). Ele ilustrou o reino dos céus contando sobre a alegria de um homem que encontrou um tesouro (Mateus 13:44). Zaqueu estava em uma árvore quando Jesus o chamou, mas desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria (Lucas 19:6). Ele havia encontrado o maior tesouro da vida em Cristo.

O NT é “o livro mais cheio de ânimo, divertido e alegre do mundo” (J. Denney, Studies in Theology [London, 1895], p. 171). É um livro que contém razoável variedade de palavras com o sentido de alegria, palavras que nele ocorrem em um total de 325 vezes. Ali estão, por exemplo, a alegria exultante (agalliasis — e.g. At 2.46); o otimismo, que é o bom humor da fé (euthymein, ter bom ânimo — At 27.22,25); Paulo podendo exultar em Deus por causa da morte de Cristo (kauchasthai, jactar-se — Rm 5.11); e, nas bem-aventuranças, Jesus declarando felizes aqueles que demonstram determinadas características (makarios, bem-aventurados, felizes — Mt 5.3–11; Lc 6.20–22). A raiz mais comum para alegria no NT, contudo, é aquela que expressa alegria interior (chara, alegria; chairein, regozijar-se). Ela ocorre 146 vezes, do total dos 326 casos mencionados. Afinal, a mensagem predominante em todo o NT é a de “boas-novas de grande alegria, que são para todo o povo” (Lc 2.10).

Jesus é a alegria do Natal, por isso “não tenham medo”. (v. 10)
Estamos diante do relato de uma apoteose angelical.
Luke 1:13 NAA
O anjo, porém, lhe disse: — Não tenha medo, Zacarias, porque a sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, a quem você dará o nome de João.

1.13. As proclamações dos anjos, que frequentemente incluíam nomes de pessoas, também precederam alguns dos grandes nascimentos do Antigo Testamento (p. ex., Gn 16.11; 17.19; Is 7.14). Era comum na Antiguidade que casais estéreis pedissem aos deuses que lhes dessem filhos.

Luke 1:30 NAA
Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus.

1.30. “Não temas” (cf. 1.13) também era expressão comum nas revelações do Antigo Testamento (p. ex., Js 1.9; Jz 6.23; Jr 1.8; Dn 10.12; cf. Gn 15.1). Maria, aqui, passa a integrar a lista dos personagens bíblicos que acharam graça diante de Deus (Gn 6.8; 19.16,19; Êx 33.13).

Genesis 28:12 NAA
E sonhou: Eis que estava posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
Psalm 103:20–21 NAA
Bendigam o Senhor os seus anjos, valorosos em poder, que executam as suas ordens e lhe obedecem à palavra. Bendigam o Senhor todos os seus exércitos, ministros seus, que fazem a sua vontade.
Isaiah 6:2–3 NAA
Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Luke 15:10 NAA
Eu afirmo a vocês que a mesma alegria existe diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Destacamos os alvos dessa manifestação tão especial: os pastores de ovelhas.
Kistermaker:
Tratava-se de uma classe desprezada. Dada a própria natureza de sua ocupação, não só lhes era difícil observar todas as regras da Lei mosaica- e especialmente as regras de autoria humana que lhes foram acrescentadas!-, mas eram também suspeitos de confundir o “teu” com o “meu”. Por essas razões eram desprezados excluídos da companhia daqueles a quem se permitia dar testemunho nas cortes.
O anjo do Senhor aparece diante daqueles homens, e causa um espanto generalizado.
Luke 1:11 NAA
E eis que apareceu a Zacarias um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Luke 1:28 NAA
E, aproximando-se dela, o anjo disse: — Salve, agraciada! O Senhor está com você.
Matthew 1:20 NAA
Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: — José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
2. Jesus é a alegria do Natal, “para todo o povo”. (v. 10)
(a) Que “boa nova” seria essa?
As boas novas são as do “evangelho”.
Luke 4:18 NAA
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
Luke 4:43 NAA
Jesus, porém, lhes disse: — É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também nas outras cidades, pois é para isso que fui enviado.
Luke 7:22 NAA
Então Jesus lhes respondeu: — Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho.
Luke 8:1 NAA
Aconteceu, depois disso, que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos,
Luke 9:6 NAA
Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.
Luke 20:1 NAA
Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar, chegaram os principais sacerdotes e os escribas, juntamente com os anciãos,
Eram notícias de “grande alegria”, e isso para todo o povo (princípio da coletividade).
Genesis 12:3 NAA
Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.
Isaiah 9:1 NAA
Mas para a terra que estava aflita não continuará a escuridão. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas, nos últimos tempos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios.
Isaiah 9:3 NAA
Tu, Senhor, tens multiplicado este povo e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti, como se alegram no tempo da colheita e como exultam quando repartem os despojos.
Luke 2:29–32 NAA
“Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.”
Isaiah 52:7 NAA
Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: “O seu Deus reina!”
(b) Um louvor no céu, com ecos na terra.
Rubem Amorese:
A palavra “louvor” quer dizer, no seu uso comum, “elogio”. Refere-se à expressão individual ou coletiva de reconhecimento das qualidades de uma pessoa. Normalmente, está associada a gratidão.
Louvor, aqui, é um sentimento que se expressa, se exterioriza. É o ato de dizer a Deus o que sentimos e pensamos a seu respeito. Embora ocorra também liturgicamente, não requer manifestação exterior alguma. Pode acontecer apenas no coração devoto.
Hoje em dia já não se faz distinção entre louvor e ação de graças. Mas vale o registro de que o louvor reconhece e elogia o que Deus é e faz. Fala de suas virtudes e qualidades, manifestadas nos seus poderosos feitos. Já a ação de graças se refere ao que ele fez por nós. Assim, agradecemos a Deus pelo que ele nos faz e o louvamos pelo que ele é.
Na perspectiva de Lucas o relato de nascimento de Jesus contrapõe aos valores de César Augusto.
N.T. Wright:
Augusto transformou a grande república romana em um império, sendo ele mesmo o líder; proclamou que havia levado justiça e paz ao mundo inteiro; e, ao declarar que seu pai adotivo já morto era divino, ele se auto-denominou “filho de deus”. Poetas compuseram canções sobre a nova era que havia começado; historiadores contaram a longa história da ascensão de Roma à grandeza, chegando ao seu clímax (obviamente) com o próprio Augusto. Segundo o que as pessoas diziam, Augusto era o “salvador” do mundo. Era seu rei, seu “senhor”. Na parte oriental de seu império, um número cada vez maior de pessoas o adorava também como um deus.
E nesse contexto de simplicidade e precariedade, o relato prossegue assumindo agora o seu clímax: os céus invadem a terra, em um canto angelical.
3. Jesus é a alegria do Natal, pois eles é “o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (v. 11)
“Salvador, Cristo e Senhor – a Jesus foram dados os mais altos títulos: “Salvador aponta para seu papel como libertador; Messias assinala seu papel como o prometido Ungido de Deus; e Senhor indica sua autoridade soberana.”3 A boa-nova para os pastores era que essa criança nascia em Belém para ser Salvador e Deus deles. Eles nunca teriam conhecimento disso se Deus não lhes revelasse.” (de “A encarnação nos Evangelhos” por “Daniel M. Doriani, Philip G. Ryken, Richard D. Philips)
Matthew 1:21 NAA
Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Titus 2:11 NAA
Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos.
Philippians 2:9–11 NAA
Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Deus nasceu no mundo. Deus se tornou carne. Ele, sem o qual nada do que foi feito se fez, desceu para habitar entre nós, para que possamos contemplar a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, e ainda assim um homem da substância de sua mãe, como nós mesmos. Cantem, vocês, anjos! Que as canções daquela primeira noite de Natal nunca cessem, pois aquilo que antes era um projeto, e então uma aliança, agora começou a ser uma obra realmente séria.
Charles Spurgeon
John 4:42 NAA
E diziam à mulher: — Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Na cidade de Davi: por que Belém?
Micah 5:2 NAA
“E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
Genesis 35:19 NAA
Assim, Raquel morreu e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém.
1 Samuel 17:12 NAA
Davi era filho daquele efrateu de Belém de Judá cujo nome era Jessé e que tinha oito filhos. Nos dias de Saul, Jessé já era bastante idoso entre os homens.
Mattew Henry:
Belém era aquela cidade de Davi, onde ele nasceu na pobreza, para ser um pastor; e esta cidade o nosso Salvador, quando se humilhou, escolheu para ser o local do seu nascimento.
Luke 2:4–5 NAA
José também saiu da Galileia, da cidade de Nazaré, e foi para a Judeia, até a cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Jesus nasceu para “nós”: reforço da coletividade.
Douglas Gonçalves:
Igreja não é sobre sermos todos iguais. Ela não existe para matar a sua subjetividade. Ao contrário, na igreja, somos chamados a nos completar mutuamente, num encaixe sucessivo de várias subjetividades, a fim de fazermos o que Deus quer de nós. É um erro imaginar que, ao entrar numa igreja, você tem de morrer para aquilo que Deus o chamou para ser. É claro que o limite é o pecado. Nem sempre o que você quer é o que você é. Ao descobrir quem você é em Deus, você começa a compreender que vários dos seus desejos são pecaminosos. Quanto mais você se santifica, mais se torna quem Deus desejou que você fosse.
Flávio Gouveia de Oliveira:
Os pastores voltaram louvando a Deus. Com certeza muita coisa mudou em seu trabalho comum e até desprezado. Não no trabalho em si, mas dentro daqueles trabalhadores. Agora eles sabiam que Deus os amava e valorizava, sabiam que as promessas eram verdadeiras e que Deus estava do lado deles. Já não importava mais se eram aceitos pela religião ou não, se eram pobres ou ricos: eles eram amados por Deus!
Luke 2:20 NAA
E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Deus não faz acepção de pessoas. Entre anjos e pastores, não há ninguém que esteja descartado na ótica de Deus.
2 Coríntios 8.9
2 Corinthians 8:9 NAA
Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.
Em casa, você pode descobrir que muitas vezes a rotina é exaustiva e a alegria se perde nas tarefas diárias.
Para expressar a alegria de Jesus, comece a ter momentos de louvor em família, mesmo que breves. Separe um momento a cada dia para cantar um hino, fazer uma oração ou compartilhar uma passagem bíblica que trouxe alegria ao seu coração. Isso não apenas tornará seu lar mais alegre, mas também unirá a família em torno da presença de Deus, mesmo nas situações mais simples.
Philippians 4:4 NAA
Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!
Ilustr.:
Luke 2:14 NAA
“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Imagine uma criança que ganhou seu primeiro brinquedo desejado. A alegria que brilha em seu rosto é pura e inocente. Agora, essa felicidade é temporária. Diferente da alegria que Jesus proporciona, que é eterna, essa alegria pode ser vivida todos os dias, independentemente das circunstâncias. Depois de conhecer a Cristo, essa alegria se transforma em uma fonte de força e amor ao próximo.
“Certo missionário enfrentava dificuldades para traduzir esse versículo para uma língua indígena. O termo “paz” era particularmente complexo, pois não havia equivalente na língua local. Entretanto, com a ajuda do seu assistente, ele conseguiu finalmente chegar a uma tradução que expressava a mensagem central do versículo: “Deus no céu é tão bom! Por isso, se o coração de Deus está feliz com as pessoas que vivem neste mundo, os temores delas então desaparecem!”9” (de “A encarnação nos Evangelhos” por “Daniel M. Doriani, Philip G. Ryken, Richard D. Philips)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.