Marcados pelo Natal

Natal  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Marcados pelo Natal
Natal é uma época que até parece ser proibido estar triste, Luzes, enfeites, almoços, jantares, até no transito todos parecem mais amáveis.
Paulo escreve na carta aos Gálatas e nesta carta ele usa uma linguagem muito dura contra a igreja porque esta igreja tinha dado ouvidos a um falso ensino de um grupo de judeus cristãos chamados de judaizantes que ensinavam que a fé em Jesus não era suficiente para que alguém fosse filho de Deus.
Era preciso obedecer a alguns aspectos da lei cerimonial sobretudo a circuncisão.
E Paulo vai então contra-argumentar que não é pela obediência à lei que nós nos tornamos filhos de Deus é somente pela fé em Jesus e de
forma Graciosa.
Paulo anteriormente já havia feito algumas ilustrações e inicia o capitulo 4 com mais 1 ilustração.
Ele vai usar a ilustração de um filho menor
Gálatas 4.1 BEARA
Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.
Paulo vai usar a ilustração de alguém que tem um pai rico, ele é herdeiro, mas ele é menor e enquanto ele é menor ele vai ter tutores, era natural na época do império greco-romano isso acontecer, e esses tutores cuidavam daquela criança até ele chegar à sua maturidade.
E o propósito desta ilustração como nós vamos ver era mostrar nossa filiação Divina em Jesus.
Gálatas 4:1-2 A ilustração - O herdeiro é como escravo enquanto menor.
Gálatas 4:3-5 A aplicação da ilustração - da escravidão à adoção em Jesus
Gálatas 4:6-7 A implicação da ilustração - filhos e herdeiros em Jesus
Gálatas 4.1–2 BEARA
Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.
O que Paulo quer mesmo dizer com herdeiro é menor, é exatamente igual aos nossos dias. Em Portugal a maioridade é aos 18 anos. Paulo usa esta ilustração para nos fazer pensar num herdeiro que é menor e ainda não chegou à idade onde ele pode ter o direito a usufruir de todo o seu património e enquanto ele é menor em nada ele é diferente de um escravo.
Enquanto ele é menor ele vai ser comandado pelo escravo geralmente era assim no mundo greco-romano.
Tutores era um guardião - uma pessoa encarregada para supervisionar alguém
Curadores era um gerente ou mordomo - cuidava da propriedade
Então aquela criança era dona de tudo mas não tinha nada.
Qual o proposito desta ilustração, a resposta é o versículo 2, será assim até ao tempo determinado pelo pai, chegou o tempo agora és maior e agora não vais mais receber ordens de tutor ou escravo agora estás pronto para dar ordens, era era assim que funcionava. Até o tempo pré-determinado pelo pai.
E agora no Versículo 3 a 5 o apóstolo Paulo, vai fazer esta aplicação.
Gálatas 4.3–5 BEARA
Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
Paulo então direcionasse para os judeus e diz que antes de conhecerem a Cristo também eles estavam nesta posição de menores e aos gentios que não conheciam a lei também estavam nesta posição de menores
Então vemos o que Paulo desejava chamar a atenção, enquanto menores somos escravos literalmente dos rudimentos do mundo.
Não é muito claro o que Paulo queria dizer com rudimentos do mundo, existem 3 traduções um pouco distintas,
Algumas apresentam assim: sujeitos aos rudimentos do mundo;
Outras vemos assim: os princípios elementares do mundo;
Para finalizar pode ser encontrado assim: os elementos espirituais do universo.
O que Paulo teria em mente, a palavra rudimentos significa na língua grega a ideia de um componente fundamental.
Assumindo então rudimentos como um elemento fundamental encontramos três interpretações.
Estes elementos fundamentais são aqueles princípios elementares que os gregos ensinavam a terra água fogo.
A 2ª posição apresenta que se estava a referir a forças espirituais. A menos provável pois nada aparece no texto para se seguir esta orientação.
Numa Posição mais equilibrada encontramos aqueles que defendem estes rudimentos como a base, o componente base de alguma coisa, então Paulo estaria a dizer que a lei antes de Cristo era o elemento base. Comparar com o aprendizado na escola.
A forma do verbo “assim também nós quando eramos escravos” Ele se incluí neste grupo onde a procura de respostas mais grandiosas se completa com o conhecimento de Jesus Cristo. Até conhecer a Cristo, todos viviam as suas religiões e eram escravos delas mesmo. tentavam por suas forças e méritos agradar a Deus para serem filhos
Entramos então no Versículo 4
Gálatas 4.4 BEARA
vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
A palavra no grego quer dizer no tempo certo no tempo determinado por Deus, Deus enviou seu filho Jesus
É possível enfatizar a plenitude do tempo, o fato de Deus ter preparado a história para que Jesus viesse dos judeus preparando a língua grega para que fosse a língua é preponderante do Império Romano embora os romanos falassem latim, mas, devido à influência de Alexandre o Grande e o helenismo o grego se tornou a língua Franca então onde o apóstolo Paulo chegasse, os mais distintos povos e nações ele falava o grego e podia pregar o Evangelho.
A Pax Romana ou seja o império romano que havia trazido o estabilidade praticamente em quase todo mundo conhecido e isso facilitou muita Paulo como cidadão Romano a se deslocar pelas estradas romanas e levar o Evangelho.
É possível que isso tem influência mas o pensamento principal de Paulo tem a ver
com o tempo exato de Deus que então envia o seu filho e é a esse evento que os Gálatas e que aquele judaizantes não tinham compreendido.
A vinda de Jesus ao mundo muda tudo na história.
Deus enviou o seu filho e aí são apresentadas duas coisas.
Aquele nasceu de mulher:
Paulo quer frisar que ele era um homem, ele era o segundo Adão como ele vai diz em romanos.
Ele nasceu sob a lei:
A palavra sob na língua grega é uma preposição e significa debaixo da lei, Jesus vem para cumprir todos os preceitos da lei em nosso lugar e obedece à lei no nosso lugar, mas ele faz mais do que obedecer à lei. Ele recebe a maldição da lei sobre Si. E qual é a maldição da Lei? é a pena da Lei. Se nós quebramos a lei devemos ser penalizados por essa quebra.
E porque ele fez isso?
Versículo 5
Gálatas 4.5 BEARA
para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
É para resgatar os que estavam debaixo da lei
Deus enviou o Seu Filho primeiro para nos resgatar: Jesus veio para nos libertar da maldição da lei, da nossa impossibilidade de obedecer à lei e por esta impossibilidade não temos maneira de sermos salvos.
A primeira coisa que Paulo diz é que Jesus veio nos libertar da maldição do jugo terrível da lei.
o Paulo já se lembre em Deus lembre pensa em Deus como ser um juiz é um juiz que um dia vocês tem que
prestar contas É mas esse juiz
o que um dia vocês vão prestar contas e um ser condenado o diante dele e seria o
veredito você está condenado esse juiz envia o próprio filho dele e para obedecer toda a lei que ele mesmo
deu no lugar de vocês é para libertar vocês para os assim você
é inocente você está livre essa lei nunca vai lhe condenar isso é que nós
chamamos a doutrina da justificação pela fé Deus aplica toda a justiça de Cristo
sobre um pecador quando ele crer é assim que nós nos tornamos filhos de Deus não
é por algo que nós fazemos é pelo que Jesus fez mas em
Para que recebêssemos a adoção e Filhos
Isto é algo difícil de entender, é glorioso o que Paulo está a dizer, porque, uma coisa pensarmos em Deus como juiz e outra coisa é sair de tribunal e voltar para casa do nosso pai.
Aquele que é um juiz perfeito do qual nós não podíamos escapar, Ele não apenas nos absolve da condenação mediante Jesus, mas agora ele se torna o nosso próprio Pai ele se torna o Pai do réu.
Ele se torna o pai do ofensor, vemos então que Jesus vem como filho legítimo de Deus para que eu e tu graciosamente recebêssemos dele a adoção de filhos, todo aquele que confessa Jesus como Senhor é adotado.
Então o juiz enviou o Seu filho para que o Seu filho morresse em nosso lugar, traga uma justiça que nós não temos e agora o juiz se torna o nosso Pai em Cristo Jesus, e nos trata com amor da mesma forma que ele trata o Seu Filho Jesus Cristo
Qual a implicação disso
Gálatas 4.6 BEARA
E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
Podemos observar que o verbo enviar é usado duas vezes por Paulo
Deus enviou Jesus nasceu na história para nos tornar filhos;
Deus enviou ao nosso coração o espírito do seu filho que clama Aba Pai.
A ação de Deus é tão profunda que a nossa mente não atinge, Deus age em todo o processo de transformação da nossa vida, Ele envia Jesus para pagar o meu pecado, por meio da Justificação me absolve e de seguida me adota, e se isso não fosse suficiente ainda envia o Espirito que clama, Paizinho querido, não somos nós o clamor vem do espirito.
O Espírito Santo no nosso coração faz com que essa certeza venha ao nosso coração, o espírito faz com que lá no intimo nós clamemos: Deus é o meu
pai querido.
Não importante dúvidas que venham na minha vida, os momentos mais difíceis que nós travamos, será que Deus como o pai me abandonou Será que eu me tornei órfão. Será que eu sou o tipo de pessoa que Deus se esqueceu de mim.
É o próprio espírito lá no nosso coração que vai Clamar e vai dizer Pai e Ele é meu pai Deus é o meu pai.
O Espírito não apenas nos salva, mas, é através do testemunho interno dele no nosso coração que nós temos a plena certeza que Deus é o nosso pai querido.
Paulo vai concluir versículo 7
Gálatas 4.7 BEARA
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
Não podem ter uma mentalidade de escravos de menores de herdeiros, como é que vocês vão voltar para aquelas coisas que em Cristo já foram completadas.
A nossa posição de filho não é pautada pelas nossas obras, este é o evangelho muitas vezes ensinado, faz isto, não faças aquilo.
Este é o evangelho dos homens que ganham e perdem a salvação por eles mesmos.
Este não é o evangelho, o evangelho é Jesus, que Deus enviou ao mundo e o espírito autentica este evangelho no nosso coração que está sempre a dizer que nós temos um pai e esse pai não é um pai qualquer é um pai muito amado e querido.
Uma ilustração que talvez nos ajude a compreender um pouco isto que Paulo está a dizer
Li a respeito de um jovem casal que visou visitou um orfanato e eles queriam adotar uma criança naquele período pós-guerra e o cuidador
do Orfanato trouxe inúmeras crianças, uma fila para que o casal pudesse olhar aquelas crianças para adotar.
Todas estavam limpas, bonitinhas, cabelo penteado.
Estavam organizadas por tamanhos e o casal olhou e olhou uma por uma, depois voltou-se para o cuidador do orfanato e perguntou se tinham alguém mais.
Ele disse que tinha mais uma, mas, não trouxeram porque é uma criança muito difícil ela não quis se limpar, quando soube que vinham hoje não tomou banho está com cabelo sujo.
Aquele casal disse que queria conhecer esta criança.
Eles então trouxeram aquela criança, ela estava de fato suja, sem ter lavado o cabelo sem se pentear, roupas feias, rasgadas, sem sapatos
O casal olhou para aquela criança e começaram a conversar com aquela criança e depois de alguns minutos eles se voltaram para o cuidar e disseram nós queremos esta criança.
O cuidador pasmado perguntou como é eles iriam querer aquela de pior aspeto ao invés de todas as outras.
Eles responderam que queriam aquela criança, porque quando nós olhamos para esta criança e nós vimos nele as bênçãos de Deus para nossa casa e nós vimos o que ela poderia ser e não que ela é.
Nós queremos dar duas coisas que ela nunca conheceu, amor e esperança.
é mais exatamente o que Deus fez conosco irmãos, quem em sã consciência olharia para pecadores como nós.
O que Deus fez? Ele nos amou e enviou o seu filho à cruz, não era porque nós éramos bons?
Não, Ele olhou para o pior para o nosso estado de maior sujidade e imundice de Pecado e ele enviou seu filho para dar a vida por nós e um dia enviar um espírito para tocar o nosso coração e nos transformar.
Tudo isso por meio de Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.