A FAMÍLIA DO MESSIAS

Reino. Ensino. Oposição  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Uma das experiências mais complexas da vida de uma criança, ou adolescente, em relação aos seus pais, é se tornar aluno de seus pais, na escola em que estuda. Não sei quantos de vocês passaram por esta experiência, mas ela não é muito simples…
A princípio: Naquela sala de aula, o pai/mãe do aluno, não é seu pai/mãe, mas seu professor (a);
Na prática: O filho não entende que ele é seu professor (a), e, por isso, ele imagina que tem vantagens sobre outros alunos… seu comportamento muda… suas atitudes mudam… seu interesse na matéria muda… ele acredita que sua posição lhe dá vantagem sobre os outros alunosaté que ele descobre que não é bem assim.
- O filho precisa entender que o bom resultado virá se ele tiver um relacionamento correto de aluno-professor, mesmo que seja com seu pai ou mãe… não há nada nele que lhe dê alguma vantagem sobre outros ou direito sobre o professor, ainda que seja filho…
E, assim, é conosco e nossa relação com Jesus: todas às vezes em que acreditamos que há algo em nós que nos deixa mais próximos de Jesus, que nos dá alguma vantagem sobre outros ou nos dá algum direito sobre Jesus, nós rejeitamos a Jesus, Senhor de nossa vida.

NARRATIVA

Neste momento, o texto nos informa que, no meio daquele conflito entre Jesus e os Fariseus, em que Jesus é acusado de estar endemoniado, e ele responde à acusaão dando uma dura nos religiosos, e indiretamente na multidão, dizendo que eles é que estavam sob influência maligna e com um coração idólatra, a família de Jesus chega, para dar uma segurada em Jesus, como se entendessem que Jesus estava passando dos limites.
Isto acontence, porque, conforme o texto paralelo - Mc 3, não é só a multidão e os religiosos que estão em um conflito com Jesus, os seus próprios familiares não o aceitam - eles acreditam que Jesus estava “fora de si” (Mc 3.21).
Então, eles tomam esta atitude de tentar “parar Jesus”, e Jesus responde a esta atitude mostrando, primeiro, que eles não tinham direitos sobre a missão e o ministério de Jesus; e, segundo, que quem tem, de fato, um relacionamento íntimo com ele, são os seus discípulos - os discípulos eram de fato, como que familiares de Jesus…

COMO SER MEMBRO DA “FAMÍLIA DO MESSIAS”?

I. RENUNCIE AOS SEUS MÉRITOS - v.46-48

Mateus 12.46–48 “Enquanto Jesus ainda falava ao povo, eis que a mãe e os irmãos dele estavam do lado de fora, procurando falar com ele. E alguém lhe disse: — A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. Porém Jesus respondeu ao que lhe trouxe o aviso: — Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?”
1. O texto começa expondo o problema da atitude dos familiares sanguíneos de Jesus
Como era a família de Jesus?
Mt 13.53-58 - diz que Jesus tinha quatro irmãos e algumas irmãs | Maria não morreu virgem ou “santa”, como pensam os católicos;
Como a família de Jesus se relacionava com Jesus?
Mc 3.21 - diz que em certo momomento achavam que ele estava fora de si;
Jo 7.1-5 - diz que eles não criam em Jesus;
Mt 13.53-58 - sua cidade natal também o rejeitava;
Maria - apesar de saber quem era Jesus, não entendia tudo sobre Jesus, e, por isso, às vezes poderia tomar atitudes comuns de “mãe”, se esquecendo que ele era o seu Senhor e Salvador | ela também precisava de assumir um relacionamento de discípulo com Jesus, não importando ser mãe dele...
2. O que isto significava na prática?
- Os familiares de Jesus, seus irmãos e talvez outros parentes, porque não acreditavam em Jesus, imaginavam que tinham direitos sobre Jesus, e seu ministério… que tinham acesso a ele, de um modo que outros não tinham… eles entendiam que tinha algo neles mesmos, um mérito, que lhes dava direitos e vantagens…
Entretanto, Jesus deixa claro ao perguntar: “quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”, que isto não funciona assim.
Quanto acreditamos que há algo em nós que nos dá direitos sobre Jesus e vantagens sobre outros, isto, na verdade, nos afasta de Jesus. Como consequência, para sermos membros da “família do Messias”, nós precisaremos renunciar a estes méritos, que achamos que temos.
Tiago - antes incrédulo, após a ressurreição e descida do Espírito, torna-se um dos líderes da igreja em Jerusalém, mesmo não sendo apóstolo, mas tem autoridade apostólica… ele escreve uma carta, e não se apresenta como irmão do Senhor, mas como servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo;
Judas - antes incrédulo, após a ressurreição e descida do Espírito, torna-se discípulo, servo e tem autoridade apostólica, e escreve uma carta com um tom muito apologético (para lidar com uma crise), e se apresenta como servo de Jesus e irmão de Tiago;
Paulo - imaginava que tinha méritos com Deus, e, portanto, direitos para julgar a Jesus e seu povo, mas depois de convertido disse:
Filipenses 3.7–9: “Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.”

APLICAÇÃO

PARA VOCÊ SE TORNAR MEMBRO DA “FAMÍLIA DO MESSIAS” VOCÊ PRECISA RENUNCIAR AOS SEUS MÉRITOS
Pergunta: O que você tem, ou faz, que lhe dá a impressão de que você tem direitos sobre Jesus e vantangens sobre outros?
O que há em seu coração que lhe faz imaginar que sua oração chega primeiro, de que você é mais abençoado, de que Deus gosta mais de você, que Deus lhe ouve e não a outros… que lhe faz pensar que você é um modelo a ser seguido, e o resto está todo mundo errado?
Jesus diz - Mateus 7.13–14 “— Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram.”
A porta é estreita porque (1) só passa uma pessoa de cada vez; (2) porque a pessoa só consegue passa despida;
Meu querido, você precisa renunciar aquilo que lhe faz pensar...
que você pode impor seus planos a Jesus, como se ele fosse seu empregado…
que você pode rejetar as tempestades que ele envia para sua vida, como se ele não fosse sábio e amoroso, para por meio da tempestade lhe dar um bem espiritual…
que você pode dizer para ele o que ele tem que fazer e o que não tem que fazer… onde ele pode mudar e onde não pode…
que você pode viver do jeito que você quer, e ainda esperar que Jesus esteja favorável a você…
que você pode escolher o que quer de Jesus, e o que não quer…
O que você tem, ou faz, que lhe dá a impressão de que você tem direitos sobre Jesus e vantangens sobre outros?
Quanto acreditamos que há algo em nós que nos dá direitos sobre Jesus e vantagens sobre outros, isto, na verdade, nos afasta de Jesus. Como consequência, para sermos membros da “família do Messias”, nós precisaremos renunciar a estes méritos, que achamos que temos.
Talvez, o que está te afastando de Jesus seja um cargo, um título, um salário, uma posição social, ter alguns amigos específicos na cidade - e você precisa se submeter a eles, talvez seja seu sobrenome, seu histórico de boa pessoa… talvez a fé que você acredita que tem…
Mateus largou a coletoria de impostos… Pedro e André - Tiago e João, abandonaram as redes… Paulo, todos os seus títulos e posição de segurança no grupo dos fariseus…

II. TORNE-SE DISCÍPULO DE JESUS

Mateus 12.49–50 “E, estendendo a mão para os discípulos, disse: — Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
1. Diferença que Jesus faz entre sua família sanguínea e sua família espiritual
A pessoa pode ser da família sanguínea de Jesus x mas não ser discípulo de Jesus;
A pessoa pode ter filhos crentes ou pais crentes x não ser discípulo de Jesus;
A pessoa pode ter um histórico familiar religioso x não ser discípulo de Jesus;
Ex.: Muitas pessoas se escondem atrás dos feitos de familiares em relação a Jesus, e seu reino;
- As pessoas não falam sobre o seu relacionamento com Jesus x elas falam sobre o relacionamento de sua família, no geral, com Jesus;
A porta é estreita - só passa uma pessoa por vez. Os pais não podem levar os filhos, e os filhos não podem levar os pais. Cada um precisa tomar uma decisão pessoal em relação a Jesus.
2. O que significa ser discípulo de Jesus?
Discípulo - refere-se ao relacionamento de um aluno com um professor | naquele período isto significava para o aluno largar sua vida, e viver com o professor, submisso aos seus ensinos, aprendendo diariamente com suas palavras e forma de vida;
Definição teológica: ser discípulo significa estar em um relacionamento pessoal com Jesus, no qual nos submetemos às palavras de Jesus, por ser ele nosso Senhor e Salvador, para sermos parecidos com Jesus.
Do ponto de vista prático: seguir a Jesus, no caminho de Jesus, do jeito de Jesus.
3. Como ser discípulo de Jesus? - R: fazer a vontade do Pai celeste
Nos evangelhos - fazer a vontade de Deus significa fazer o que Jesus está ordenando, porque Jesus é quem revela a vontade do Pai;
- Qual é a vontade do Pai revelada por Jesus?
Mc 1.15 - crer em Jesus e se arrepender de seus pecados;
Mt 5 - 7 - submeter-se às palavras de Jesus acerca dos valores de seu reino;
Mt 11.28-30 - encontrar no caminho do discipulado alívio e descanso;
Mt 16.24-28 - seguir o caminho de Jesus de renúncia e morte;
A vontade de Deus é que sigamos a Jesus, no caminho de Jesus, do jeito de Jesus.

APLICAÇÃO

PARA ENTRAR NA FAMÍLIA DO MESSIAS VOCÊ PRECISA TORNAR-SE DISCÍPULO DE JESUS
Pergunta: Que tipo de relacionamento você tem tido com Jesus?
Multidão - que gira em torno de Jesus para ter alguns benefícios, mas tem sempre dúvidas sobre ele? Está sempre neutra em relação a Jesus?
Religiosos - que fica perto de Jesus, mas não o quer? Sempre o rejeita!?
Familiares - que acreditam que tem algum direito sobre Jesus?!
Discípulo - que abriu mão de tudo, para seguir a Jesus, no caminho de Jesus, do jeito de Jesus?
A multidão acredita que Jesus está do lado dela, mas Jesus não tem compromisso com ela. Os religiosos acreditam que sempre estão do lado de Deus, mas rejeitam a Jesus, porque não gostam da graça. Os familiares acham que Jesus está submisso a eles, mas Jesus não lhes dá ouvidos. Os discípulos estão perto o suficiente de Jesus para conhecê-lo, aprender com suas palavras, e se submeter completamente ao estilo de vida dele, ainda que nem sempre entendam.
O discípulo não é o sujeito perfeito, mas ele está seguindo quem pode mudar a vida dele;
O discípulo tem inúmeras preocupações que não deveria ter, mas Jesus está os ensinando a buscarem em primeiro lugar o Reino de Deus;
Você quer ser parte da “família do Messias”?
Creia nele para sua salvação, e siga-o - Rm 10.9;
Arrependa-se de seus pecados, e entre no caminho dele - Mt 16.24-25;
Entenda que ele é Deus e Senhor, e submeta-se ao jeito dele - Jo 15.14;

CONCLUSÃO

POR QUE EU DEVERIA ME TORNAR PARTE DESTA FAMÍLIA? POR QUE EU DEVERIA FAZER ISTO? ME DÊ UM BOM MOTIVO!
A resposta simples é: porque Jesus é o Messias, e o que ele é e veio fazer, é o que nos coloca em um relacionamento verdadeiro com Deus. É sendo discípulos de Jesus que nos relacionamos com Deus, e voltamos a colher frutos de vida que perdemos no Éden.
HISTÓRIA
Há muito tempo, Deus criou o mundo, pelo poder de sua palavra, e criou o ser humano, para encontrar no relacionamento com Deus, o Criador, o sentido de sua vida, a verdadeira alegria, segurança e paz.
Porém, quando caímos em Adão, perdemos este relacionamento, e começamos a ver os desdobramentos desta perda em outros relacionamentos - conosco mesmo, com o próximo e com a criação.
E, assim, ao longo da história os seres humanos estão correndo atrás da alegria, segurança e paz… estão buscando o sentido da vida em coisas que foram criadas, e a consequência é uma vida vazia, cansada, sem sentido.
Deus nos criou para ele, e nosso coração só encontrará descanso, paz, alívio quando estivermos nele. E o único meio de se voltar para Deus, é por meio de Jesus. É se tornando discípulo de Jesus.
Quando nos tornamos discípulos de Jesus encontramos a alegria verdadeira, que perdemos no Éden.... encontramos descanso e alívio, vivendo com ele e para ele… encontramos paz, porque ele é o Príncipe da Paz… encontramos vida, porque ele é a vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.