O QUE ENVOLVE CONHECER A DEUS?

DEUS É LUZ E SEUS FILHOS DEVEM VIVER NA LUZ  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views

O sermão "O QUE ENVOLVE CONHECER A DEUS?" enfatiza a importância da obediência a Deus como evidência de um verdadeiro relacionamento com Ele, conforme descrito em 1 João 2.3-6. O autor destaca que a verdadeira vida cristã se manifesta através da obediência aos mandamentos de Deus, que revela a verdade, o amor e o padrão de Cristo em nossas vidas. A obediência é vista como uma resposta ao amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, e Cristo é apresentado como o modelo a ser seguido em serviço, renúncia, amor, sofrimento e obediência. O sermão conclui que apenas aqueles que obedecem de fato demonstram conhecer a Deus, pois a mera afirmação de conhecê-lo sem ação não tem valor. Conhecer a Deus, portanto, envolve não apenas saber sobre Ele, mas viver de acordo com Sua vontade e exemplo.

Notes
Transcript

O QUE ENVOLVE CONHECER A DEUS?

Introdução: Mt 7.15-23Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”
Lição: Conhecer A Deus Envolve Obediência A Deus.
Texto: 1João 2.3-6.
João tem mostrado que quem é da luz deve viver na luz, isso não significa viver sem pecar, mas lutar contra o pecado e, quando pecar, ter a certeza que há um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. No 2.3-11, João quer mostrar que o crente caracterizado pela obediência à palavra de Deus (vv. 3-6) e amor pelos irmãos (vv. 7-11). Ele deseja levar os crentes genuínos a certeza da comunhão com Deus.
No texto do nosso estudo (1Jo 2.3-6), João apresenta três elementos presentes em quem é obediente a Deus: Há nele verdade, amor e padrão.
Verdade (3-4).
A verdade é revelada na obediência aos mandamentos de Deus (v. 3).
A verdadeira vida cristã consiste em saber a vontade de Deus e cumpri-la (Jo 14.15, 21-24; 15.10, 14; Hb 5.9). Jesus disse: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6.46).
Então, a verdade se mostra na obediência à palavra de Deus.
Já a mentira é revelada na desobediência aos mandamentos de Deus (v. 4).
O mentiroso é incoerente.
O mentiroso é desobediente.
A ilusão de servir a Deus sendo incoerente e desobediente não é algo novo, mas bem antigo (Os 8.2-6; Tt 1.16).
Conhecer de palavras pode até ser real para homens, mas não é para Deus. Jesus chamaria esse tipo de pessoa de hipócrita (p. ex. Mt 23), porque diz ser uma coisas e não vive o que diz ser. O mero conhecimento intelectual é inútil se não há obediência.
Em quem obedece a Deus há verdade.
Amor (5).
A obediência está ligada ao amor de Deus. Nós só temos a capacidade de obedecer por causa do amor de Deus por nós e em nós (1Jo 4.9-10, 19).
Esse amor de Deus está em nós pelo Espírito Santo: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm 5.5). Agora veja o que o Espírito faz em nós: “Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez 36.27).
A obediência prova a realidade do amor de Deus em nós. Ou seja, a obediência faz com que o amor de Deus se torne real.
Quem obedece, obedece por amor. Quem realmente ama a Deus, obedece a Deus. Dizer que ama a Deus e desobedecê-lO, não é amor.
Padrão (6).
O padrão é Cristo.
Cristo é o padrão de serviço (Jo 13.15Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”).
Cristo é o padrão de renúncia (1Co 11.1Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”).
Cristo é o padrão de amor (Ef 5.2e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”).
Cristo é o padrão de sofrimento (1Pe 2.21Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,”).
Cristo é o padrão de obediência (Jo 6.38Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.”).
Esse é o padrão que Deus estabeleceu para o Seu povo.
Esse padrão deve ser buscado.
Esse padrão deve estar presente em nossas vidas.
Quem afirma estar nEle, deve manifestar esse padrão em sua vida. “A afirmação de qualquer pessoa de viver em Cristo deve ser apoiada seguindo o seu exemplo de completa obediência a Deus e serviço amoroso às pessoas” (Livingstone). O crente deve apresentar o padrão de Cristo em sua vida, ou seja, viver como Cristo viveu.
Conclusão: Qualquer pessoa pode afirmar conhecer Deus, mas somente aquelas que obedecem a Deus demonstram conhecê-lO. A obediência a Deus é quem diz se realmente somos de Deus. Obedecer à palavra de Deus é uma prova de nossa filiação divina. Conhecer a Deus exige fazer o que Deus quer e viver como Cristo viveu. Não adianta nada dizer que conhece a Deus se não obedecê-lo.
Conhecer a Deus envolve obediência a Deus. Apenas aqueles que obedecem de fato demonstram conhecer a Deus, pois a mera afirmação de conhecê-lO não tem valor nenhum.
Tradução literal: 3 E em isso, conhecemos, porque o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos. 4 O que está dizendo que o conhece e não está guardando os seus mandamentos é mentiroso, e em esse não existe a verdade; 5 mas qualquer que guarde a sua palavra, verdadeiramente em esse o amor de Deus é aperfeiçoado; em isso conhecemos que somos em ele. 6 O que está dizendo em ele permanecer deve, como ele andou, também esse assim andar.
Minha tradução interpretativa: 3 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se obedecermos aos seus mandamentos. 4 Aquele que tem dito que o tem conhecido e não está obedecendo aos seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Mas, qualquer um que obedeça à sua palavra, nesse, verdadeiramente, é real o amor de Deus; nisso sabemos que estamos nele. 6 O que está dizendo permanecer nele, deve também viver da mesma forma como ele viveu.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.