BOAS NOVAS DE ALEGRIA
Natal • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
Lucas 2.8–20 (NAA)
Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse:
— Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:
“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:
— Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Deus é sempre o mais afortunado, pois é o principio de tudo, e na história do Natal Ele é o que doa e consola. A passagem que lemos conta o Evangelho em linhas simples, em um acontecimento natural, mas ao mesmo tempo espetacular, porque foi obra divina.
Os pastores eram o povo simples, e em certo sentido uma classe um pouco desprezada pela alta sociedade Judaica, afinal pela natureza do seu trabalho eles eram considerados imundos cerimonialmente. Homens de labor árduo, eram fadigados pelo pastoreio e precisavam ficar vigiando o rebanho mesmo na madrugada.
E é incrível como exatamente por essa situação o Ser mais afortunado do mundo decide vir e compartilhar de si mesmo. Jesus nasce em um estábulo, é colocado em uma manjedoura e seus primeiros visitantes são pastores, fazendeiros, boiadeiros, homens da roça.
Conseguem conectar esse encontro com a mensagem de esperança do Evangelho? Mateus 11.28 “— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.”
Como um prelúdio do que viria, os sobrecarregados são os primeiros a receber a Boa Nova de Alegria, e claro, também os primeiros a serem enviados em missão.
Observem o texto e como o Anjo comunica ao pastores: Lucas 2.10 “O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo:” e Lucas 2.17–18 “E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores.”
Existe algo maravilhoso que até hoje transforma nosso fim de ano, o Natal nunca começou com um velhinho distribuindo presentes, celebrar esse tempo é o presente de Deus para nós. Deus ama celebrar e Ele nos ajuda a lembrar que existe esperança quando juntos trocamos abraços e compartilhamos o alimento, porque um dia o Salvador, que é Cristo o Senhor veio ao mundo como um presente.
Os Anjos anunciaram isso, Lucas 2.14 ““Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”” , ou seja, Deus seja glorificado nos céus, pois ele enviou para a terra aquele que vai trazer a Paz. Os homens estão em guerra com Deus e com eles mesmos, mas o Salvador chegou, por que Deus nos ama.
Os pastores não poderiam receber melhor notícia, e por isso não reteriam tamanha alegria apenas para si mesmos, como uma paráfrase da transformação que o Evangelho causa na nossa vida, ao ouvirem as boas novas eles correram até ela e se deslumbraram da sua presença e dali partiram a proclamar: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” E todas as pessoas que ouviam isso se maravilhavam.
Sabe, não há nada que possamos desejar que sobreponha o que Deus nos oferece, o Natal é a lembrança prática da esperança que nos faz prosseguir, assim como um dia Ele veio e pagou o preço, Ele vai voltar para Reinar. Hoje nos reunimos como família para abraçarmos uns aos outros e dizermos “Celebre e se alegre, porque Jesus está entre nós!”
O presente mais precioso que traz paz ao caos do homem, o consolo que traz alívio as nossas cargas, a Salvação que nos restaura a vida, age no nosso meio e nos reuni para que juntos possamos sair como os pastores de um encontro perfeito. Lucas 2.20 “E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.”
Do que recebemos precisamos doar aos que não conhecem para serem resgatados, e ao que é afortunado, pois dEle é toda Glória. Adoração e Proclamação, dois trilhos que vão para o mesmo lugar e que fazem parte da nossa jornada como trens em direção a Esperança Eterna que é Jesus.
Celebrem com alegria e compartilhem com amor, pois esse é o verdadeiro Natal!
