Seja grato em todos os momentos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 43 views
Notes
Transcript

Introdução

A gratidão é algo precioso para todas as pessoas, pois ela demonstra um coração contente e alegre. Quando alguém faz um ato de bondade, imediatamente o indivíduo irá dizer “muito obrigado”.
Diante das lutas e dificuldades, algumas pessoas conseguem se alegrar e cultivar uma vida de gratidão, porém, outras vivem murmurando e reclamando diante das adversidades.
Você tem o hábito de agradecer a Deus em todos os momentos? No ano de dois mil e vinte e quatro, quais foram os motivos de gratidão a Deus?
Gratidão pela família
Gratidão pelos Filhos
Gratidão pelas bênçãos
Mas e quando você passou por alguma luta e dificuldade, como você reagiu?
Vamos ver o que a Bíblia Sagrada diz em relação a gratidão.

Contexto

A igreja foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária, a qual ele passa na cidade de Tessalônica, com o objetivo de afirmar para os tessalonicenses que Jesus Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. Mas por causa desse ensino, os judeus não gostaram disso, por isso procuraram matar Paulo e Silas, mas alguns judeus e gentios foram alcançados pelo evangelho proclamado pelo apóstolo Paulo.
Paulo e Silas tiveram que sair antes do esperado de Tessalônica, por causa da oposição entre os judeus. Depois de algum tempo, o apóstolo enviou Timóteo até Tessalônica para verificar como estava a igreja (1 Ts 3.1-6).
Paulo também gostaria de detalhar alguns ensinos para a igreja. Além disso, tirar algumas dúvidas que eles estavam tendo sobre algumas doutrinas, por exemplo, a respeito da segunda vinda de Cristo Jesus (1 Ts 5.1-11), sobre a vida cristã, isto é, enquanto eles aguardavam a vinda do Senhor eles precisavam viver em santidade (1 Ts 4.1-12). E também consolar os cristãos em meio a perseguição (1 Ts 2.13-16).

Ideia Central

A gratidão deve ser vivida em todos os momentos na vida cristã.

Transição

Veremos duas verdades sobre a gratidão.

Desenvolvimento

1ª A gratidão é uma ordem (v. 18 a)

18 Dêem graças em todas as circunstâncias,
Paulo, usado pelo Espírito Santo de Deus, traz uma ordem clara para os irmãos tessalonicenses. É notório ver que no texto o apóstolo não pede um favor para eles dizendo “por favor deem graças” ou faz uma sugestão afirmando “sugiro que vocês deem graças”, pelo contrário ele deixa uma ordem.
Paulo encoraja os seus leitores a serem gratos em tudo. Isso significa em todos os momentos da vida, independente das circunstâncias, ou seja, nas provações ou nos momentos de tranquilidade. Mesmo eles não entendendo o porque estavam passando por sofrimentos, era necessário dar graças em tudo.
Mas dar graças não quer dizer ser grato pelo pecado (roubo, estupro, pedofília). É essencial lembrar que nem sempre acontecem coisas boas na vida do servo de Deus, porém, o Todo Poderoso pode transformar em bem, como diz a Bíblia:
Romanos 8.28 NVI
28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Ilustração bíblica: Podemos olhar para a vida de José e ver que Deus transformou o mal em bem. José foi vendido pelos seus irmãos, foi acusado inocente pela mulher de Potifar, consequentemente foi para a prisão, todavia Deus colocou-o para ser governador do Egito, desse modo ajudou a sua família no tempo em que a comida estava pouca no Egito.
Gênesis 50.20 NVI
20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
No novo testamento a palavra graças tem o mesmo sentido da palavra alegria. O povo de Tessalônica conhecia essa alegria que vem do Senhor, visto que eles receberam a Palavra de Deus de forma alegre:
1Tessalonicenses 1.6 NVI
6 De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.
A igreja de Tessalônica estava passando por dificuldades
1Tessalonicenses 3.7–8 NVI
7 Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação ficamos animados quando soubemos da sua fé; 8 pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.
Desse modo, o apóstolo encorajou esses irmãos a serem gratos ao Senhor e se alegrarem (1Ts 5.16 “Regozijai-vos sempre”) na presença de Deus, em momentos de sofrimentos e perseguições.
O texto deixa uma ordem muito clara. Isso quer dizer que essa afirmação não é uma opção para o cristão, mas uma ordem vinda diretamente do Pai Celestial. Apesar dos desafios dessa vida, é extremamente necessário permanecer com o coração grato e alegre.
Ilustração bíblica: Jó quando foi provado por Deus, permaneceu firme e não amaldiçoou ao Senhor, apesar de ter questionado muito a Deus. Além disso, a ingratidão não fazia parte do discurso dele
Jó 2.9–10 NVI
9 Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!” 10 Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.
A ingratidão, a murmuração e a reclamação não devem fazer parte da vida do cristão, visto que é pecado contra Deus. Porque o texto é bem claro em afirmar “Deem graças em todas as circunstâncias” ( 1Ts 5.18).
A ingratidão mostra que o cristão não está satisfeito em Deus, nem com as coisas que ele possui, mas sempre quer mais e mais.
Ilustração bíblica: O povo de Israel foi um povo ingrato e murmurou ao Senhor, pois quando viram o exército egípcio eles disseram:
Êxodo 14.11–12 NVI
11 Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? 12 Já lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!”
O povo de Israel foi ingrato quando sentiram fome no deserto:
Êxodo 16.1–8 NVI
1 Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito. 2 No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. 3 Disseram-lhes os israelitas: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!” 4 Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções. 5 No sexto dia trarão para ser preparado o dobro do que recolhem nos outros dias”. 6 Assim Moisés e Arão disseram a todos os israelitas: “Ao entardecer, vocês saberão que foi o Senhor quem os tirou do Egito, 7 e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós?” 8 Disse ainda Moisés: “O Senhor lhes dará carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor”.
Êxodo 16.13–15 NVI
13 No final da tarde, apareceram codornizes que cobriram o lugar onde estavam acampados; ao amanhecer havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14 Depois que o orvalho secou, flocos finos semelhantes a geada estavam sobre a superfície do deserto. 15 Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava. Disse-lhes Moisés: “Este é o pão que o Senhor lhes deu para comer.
A gratidão precisa fazer parte da nossa vida, pois é uma ordem divina. Como está o nosso coração? Cheio de gratidão ou ingratidão?

APLICAÇÃO

É preciso ser grato quando chove sobre a terra.
É preciso ser grato, mesmo quando a água acaba, porque tem muitos lugares que as pessoas tem que usar a água do rio.
É preciso ser grato quando o seu candidato perde as eleições.
É preciso ser grato quando as coisas não saem conforme o planejado.
É preciso ser grato pelo seu emprego ou quando você precisa trabalhar mais, porque tem muitas pessoas que estão desempregadas hoje.
O desafio de ser grato é quando as coisas fogem do controle, ou seja, quando tudo está dando errado, porque a nossa confiança está em Deus e não nas circunstâncias da vida.
Se você ama a Deus, peça perdão ao Senhor pelos momentos de ingratidão, pois você é pecador e sem a ajuda de Deus você não irá conseguir viver uma vida de gratidão.

2ª A gratidão faz parte da vontade de Deus (v. 18 b)

18 pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Na Sagrada Escritura existem três aspectos a respeito da vontade de Deus: a vontade secreta, a revelada e a particular.
A vontade secreta significa que existem situações que o Senhor não deixou revelado na Palavra.
A vontade revelada significa que existem situações que o Senhor já deixou claro nas Sagradas Escrituras.
Deuteronômio 29.29 NVI
29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.
A vontade particular é aquela que Deus mostra para cada cristão através das circunstâncias. Por exemplo, se você vai ser um pastor ou missionário, um evangelista etc.
O apóstolo Paulo apresenta a vontade revelada por Deus, onde o texto é claro em dizer que a gratidão faz parte da vontade de Deus para a igreja.
Deus, em sua infinita graça, não exige que o cristão viva uma vida de gratidão pela força do próprio braço, visto que o crente jamais irá conseguir. Mas, o cristão vive essa vida de gratidão por meio de Cristo Jesus, o qual salvou o pecador e reconciliou-o com o Pai Celestial. É Deus quem nos capacita e nos ajuda a sermos gratos em todas as circunstâncias.

Conclusão

A gratidão deve fazer parte da vida do cristão em todos os momentos da vida, mesmo diante das circunstâncias ruins, mesmo que não entendamos o porquê da dificuldade. É fundamental dar graças ao Todo Poderoso e crer na Soberania dEle, ou seja, confiar que o Senhor está no controle do todas as coisas e que o mal pode ser transformado em bem.
Então, viver uma vida de gratidão é uma ordem bíblica, isso quer dizer que não é opcional para o crente, mas ele deve colocar em prática, uma vez que faz parte da vontade de Deus. Se o cristão não tiver um coração grato, ele está cometendo pecado contra Deus.
O pecado da ingratidão leva as pessoas a entenderem que são pecadoras e carecem da presença do Senhor. Porque o homem natural não consegue ser grato a Deus, mas somente por intermédio de Jesus.
Portanto, seja grato por tudo o que você passou no ano de dois mil e vinte e quatro, pois Deus permitiu que você passasse por lutas ou por provações para te moldar à imagem de Cristo. Devemos também ser gratos pelo próximo ano.

Aplicação

Busque estar satisfeito com Deus e com as coisas que você possui;
Quando as dificuldades chegarem, lembre-se que o Senhor está com você;
João 16.33 NVI
33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Quando a ingratidão passar pela sua mente, ore clamando a misericórdia do Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.