Carta aos Efésios 3:1-13

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 329 views
Notes
Transcript

A GLÓRIA DO MISTÉRIO DE DEUS E A NOSSA PARTICIPAÇÃO NELE

INTRODUÇÃO

Ao longo da carta aos Efésios Paulo fala sobre o plano da salvação que foi planeado por Deus na eternidade. Antes da fundação do mundo Deus elege um povo e o predestina a serem seus filhos. Na plenitude dos tempos esse plano foi concretizado em Cristo. O povo escolhido por Deus é redimido pelo sangue de Cristo, santificado, selado com o Espírito Santo da promessa para que sejam para louvor e glória de Deus. Paulo ora para que os crentes possam ter o seu entendimento iluminado para que possam conhecer todas as bênçãos e riquezas que lhes foram concedidas- a riqueza de herança, a esperança do seu chamamento e o suprmeo poder que opera neles, poder esse que Deus exerceu em Cristo ressuscitando-o, exaltando-o e lhe dando toda a autoridade.
Esse plano de salvação planeado por Deus foi nos concedido pela graça, estávamos mortos, condenados, escravos, mas por causa da misericórdia de Deus fomos alcançados, fomos ressuscitados, vivificados e exaltados. Fomos criados de novo. Além desta triste condição, Paulo nos relembra que não fazíamos parte do povo escolhido de Deus. Estavamos sem esperança no mundo, mas não fomos esquecidos por Deus, Ele nos incluiu no seu plano eterno de salvação.
Vimos no sermão anterior como Deus formou a igreja apartir da união de judeus e gentios. Cristo derrubou a parede de separação e formou um novo homem.
Na continuação do que Paulo falou no capítulo 2, nestes próximos versículos Paulo começa por iniciar um oração que ele interrompepara falar sobre o seu chamado e a sua atual circunstância de prisioneiro.
Depois no versículo 14 ele vai retomar e fazer a oração pelos efésios.
Os versículos 1 a 13 que vamos meditar, é um parêntese que Paulo faz antes de fazer a oração.
Verdade Principal: O plano da salvação foi planeado por Deus na eternidade e a seu tempo Ele o manifestou e nos chamou para sermos participantes dessa glória.

I- A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO

Versículo 1-6
Paulo fala de seu chamado de pregar aos gentios e o apresenta como um mistério que estava escondido em Deus e foi manifestado no tempo presente.

a) A circunstância de Paulo

“prisioneiro de Cristo”
Paulo estava preso e na verdade, humanamente falando ele era prisioneiro de Nero. Mas Paulo reconhecia a soberania de Deus na sua cirscunstância, ele não estava preso por vontade de Nero, mas pela vontade de Deus. Por causa da sua submissão ao chamado de Cristo Paulo estava preso, por isso ele mesmo se considera prisioneiro de Cristo. A sua prisão não era por causa de ser criminoso, mas por pregar o evangelho.
“por amor a vós”
Paulo estava preso especificamente pela sua pregação aos gentios. Esses relatos podem ser lidos em Atos 21: 27-36
Atos dos Apóstolos 21.27–36 ARA
Quando já estavam por findar os sete dias, os judeus vindos da Ásia, tendo visto Paulo no templo, alvoroçaram todo o povo e o agarraram, gritando: Israelitas, socorro! Este é o homem que por toda parte ensina todos a serem contra o povo, contra a lei e contra este lugar; ainda mais, introduziu até gregos no templo e profanou este recinto sagrado. Pois, antes, tinham visto Trófimo, o efésio, em sua companhia na cidade e julgavam que Paulo o introduzira no templo. Agitou-se toda a cidade, havendo concorrência do povo; e, agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente foram fechadas as portas. Procurando eles matá-lo, chegou ao conhecimento do comandante da força que toda a Jerusalém estava amotinada. Então, este, levando logo soldados e centuriões, correu para o meio do povo. Ao verem chegar o comandante e os soldados, cessaram de espancar Paulo. Aproximando-se o comandante, apoderou-se de Paulo e ordenou que fosse acorrentado com duas cadeias, perguntando quem era e o que havia feito. Na multidão, uns gritavam de um modo; outros, de outro; não podendo ele, porém, saber a verdade por causa do tumulto, ordenou que Paulo fosse recolhido à fortaleza. Ao chegar às escadas, foi preciso que os soldados o carregassem, por causa da violência da multidão, pois a massa de povo o seguia gritando: Mata-o!
No meio de todo este alvoroço, quando o tribuno permitiu que ele fizesse sua defesa pública ao povo judeu, eles o ouviram em silêncio até que ele chegou ao ponto de sua história em que Jesus lhe disse: "Retira-te, porque eu te enviarei para longe, aos gentios". Diante disso, eles gritaram: "Tirai da terra um homem como este!
É então quando Paulo diz ser cidadão romano e apela a César e é preso em Roma e apartir de lá ele escreve algumas das cartas prisionais.
Paulo sofria na pele por causa das verdades que exponha acerca dos gentios.
Paulo sabe que os efésios sabiam de sua prisão e por isso ele não quer que eles fiquem desanimados e por isso ele vai do verso 2 até ao 12 relembrar ao efésios a razão porque sua prisão não podia ser motivo de desânimo.
Se formos ao verso 13, lemos já a conclusão.
Vamos então meditar no argumento apresentado por Paulo que começa por falar sobre a revelação do mistério.
Mistério não tem o sentido que normalmente conhecemos como algo que não se explica ou é incompreensível. Aqui mistério é no sentido de algo que estava guardado em Deus e não podia ser descoberto por nenhum entendimento humano, mas apenas pela revelação de Deus.

b) O chamado de Paulo

Que mistério era esse? Paulo o identifica no final do verso 3, como aquilo que já havia exposto de forma resumida, que é o que encontramos no capítulo 2 - a união de judeus e gentios em um só corpo. Esse era o mistério guardado por Deus e que a seu tempo Deus revelou.
No verso 2 Paulo começa a dizer que “se de fato já ouviram” ou por outras palavras, como vocês sabem… Paulo foi aquele a quem Deus graciosamente deu o ministério de dispensar esse mistério, por isso ele ser chamado o apóstolo dos gentios.
Então em primeiro lugar Paulo fala de seu chamado específico, pela graça de Deus, ele foi chamado para anunciar esse mistério: a união de judeus e gentios.
Como esse mistério foi revelado?
v.3: Foi revelado a Paulo. Não sabemos exatamente quando Paulo teve essa revelação, mas logo quando em Damasco Jesus lhe aparece, e depois quando Jesus fala com Ananias sobre o chamado de Paulo ele lhe diz: Atos 9:15-16
Atos dos Apóstolos 9.15–16 ARA
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
O mistério estava oculto em Deus e não podia ser descoberto por engenhos humanos.
Os efésios precisavam entender o mistério
v.4: Não queria que eles apenas tivessem uma noção do que estavam a ler, mas entendessem plenamente. Paulo deseja que os efésios alcancem a mesma percepção daquilo que já lhe havia sido revelado.
Quando esse mistério foi revelado?
v.5: Não foi revelado antes da época de Paulo. O mistério que ninguém conheceu antes do NT é revelado agora aos seus santos apostólos e profetas. Apenas Deus podia desvendar o misterio. O mistério foi inicialmente revelado a un grupo de pessoas separadas para receber a revelação e consequentemente proclamar a outros. Logo no início da igreja em Atos, Pedro recebe uma visão, Cornélio recebe uma visão.
Era uma nova revelação, não foi dada a conhecer em outras gerações (verso 5), esteve oculta por séculos (verso 9). Mas no AT já havia sido revelado esse propósito de Deus: em Abraão seriam abençoadas as nações da terra, o Messias receberia as nações como herança; que Israel seria dado como luz para as nações; e que um dia as nações fariam uma peregrinação a Jerusalém e até mesmo "fluiriam para ela" como um rio poderoso.
Jesus também falou sobre a inclusão dos gentios e encarregou seus seguidores de ir e torná-los seus discípulos. Mas o que nem o Antigo Testamento nem Jesus revelaram foi a natureza radical do plano de Deus, que era o de que a teocracia (a nação judaica sob o governo de Deus) seria extinta e substituída por uma nova comunidade internacional, a igreja; que essa igreja seria "o corpo de Cristo", organicamente unida a ele; e que judeus e gentios seriam incorporados a Cristo e à sua igreja em igualdade de condições, sem qualquer distinção.
Qual o conteúdo desse mistério?
v.6: gentios seriam coherdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes.
Nestes três adjetivos Paulo uso um prefixo que reforça a ideia de união: “co”herdeiros, “co”corporeos, “co” participantes.
Os gentios são agora herdeiros como os judeus, unidos no mesmo corpo e participantes da promessa de Cristo (salvação e recebimento do Espírito Santo)
O mistério não é que gentios seriam salvos mas sim judeus e gentios unidos no mesmo corpo.

II- A CAPACITAÇÃO PARA A PROCLAMAÇÃO DO MISTÉRIO

Pela graça de Deus, Paulo teve a revelação deste mistério e pela mesma graça de Deus ele foi capacitado para a proclamar.

a) Paulo foi capacitado por Deus

v.7: Paulo foi feito ministro= diakono= servo
Ele foi feito servo e capacitado com o poder de Deus para a proclamação deste mistério - o evangelho anunciado aos gentios.
Paulo não podia conhecer o mistério por si só, mas foi apenas pela revelação de Deus, da mesma forma Paulo não podia proclamar esse mistério se não fosse capacitado por Deus.

b) Paulo foi escolhido pela graça de Deus

v.8: “o menor de todos os santos”. Paulo sabe que não era digno de tal chamado e ministério, ele havia perseguido e matado cristãos, na morte de Estevão ele esteve presente e consentiu com o assassinato. Ele não tinha qualquer dúvida que o seu chamado era exclusivamente pela graça de Deus.

c)Em que consistia o ministério de Paulo?

v.9: O seu ministério era proclamar as insondáveis riquezas de Cristo. Riquezas que ilimitadas, profundas, que inexploráveis...
Manifestar dispensação do mistério: Mais do que proclamar, era esclarecer, iluminar, trazer à luz. Em algumas vezes Paulo coloca esta ideia de iluminação. Por exemplo em 2Coríntios 4:6
2Coríntios 4.6 ARA
Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.
Paulo foi chamado por Deus para trazer à luz este mistério quee stava em oculto em Deus. O Deus criador de todas as coisas, é o mesmo Deus que faz novas todas as coisas e torna o homem uma nova criatura. O mesmo Deus que do nada criou tudo, é o mesmo que recria o homem.

III- A MANIFESTAÇÃO DA MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS ATRAVÉS DO MISTÉRIO

Nos versos 10 a 12, Paulo fala do propósito de Deus ao manifestar este mistério.

a) A igreja manifesta a multiforme sabedoria de Deus

v.10: A sabedoria de Deus é multifome, tem várias facetas, é como se tivesse múltiplas cores e ela é manifesta na igreja. A igreja é a manifestação desta multiforme sabedoria de Deus.

b) A multiforme sabedoria de Deus é manifesta aos seres angelicais

Para conhecer esta multiforme sabedoria de Deus os anjos olham para a igreja.
1Pedro 1.12 (ARA)
1Pedro 1.12 ARA
A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

c) Fazia parte do plano eterno de Deus

Esta manifestação da multiforme sabedoria de Deus através da igreja faz parte do plano eterno de Deus que Ele estabeleceu em Cristo e que por meio dele nos dá acesso com confiança e ousadia.

CONCLUSÃO

Paulo vai terminar no versiculo 13, fazendo a conclusão deste grande parêntese. Não havia razão para os efésios desanimarem ou desfalecerem por causa da prisão de Paulo, pois na verdade na sua prisão estava a glória deles. Paulo estava preso por Deus lhe ter revelado o mistério e o ter chamado para o proclamar, mistério essse que era a inclusão dos gentios na formação da igreja. As tribulações de Paulo testemunham que ele estava cumprindo o seu ministério, os gentios estavam sendo unidos no mesmo corpo com Cristo.
Deus é soberano sobre a História, Ele tem um plano desde a eternidade e não é apanhado desprevenido. A igreja é parte central do plano de Deus. Onde nós nos encaixamos? Que sentido faz a nossa vida? Se somos cristãos o propósito da nossa vida é encontrado em Deus, as nossas circunstâncias cooperam para o cumprimento dos planos de Deus. Paulo sabia disso.
O plano de Deus já nos foi revelado, aquilo que estava em oculto foi nos revelado, não podemos viver uma vida ao acaso.
Será que temos a certeza que fazemos parte desse povo?
A igreja é a manifestação da multiforme sabedoria de Deus, como é que encaramos a igreja, o que é para nós a igreja?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.