Jesus venceu a morte (Lc 24.1-12)

Jesus: Vida e Obra  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Introdução

A cruz não foi o fim para Jesus. A ressurreição inaugura um novo começo.
A tumba vazia cumpre algumas promessas feitas durante o ministério de Jesus, mas os discípulos reagem com surpresa. Um forte senso de dúvida paira sobre seus corações: “será mesmo?” A reação dos discípulos se assemelha com a de muitos nos tempos de hoje: uma atitude cética, um coração desconfiado.
Não à toa Jesus apareceu diversas vezes para diversas pessoas. Seus discípulos O viram ressuscitados não uma nem duas vezes.
A ressurreição é a razão da nossa fé. Não cremos num Senhor que morreu e permaneceu morto, mas Ele ressuscitou! Ele está vivo! É por isso que nossa adoração importa; é por isso que Ele ouve nossas orações; é por isso que Ele é poderoso para nos dar a vida eterna ao Seu lado.
Meditemos nessa tão importante passagem.

As mulheres vão ao túmulo (vv. 1-3).

Ao raiar da manhã de domingo, as mulheres foram ao túmulo para ungir o corpo de Jesus.
Essa passagem traz uma série de acontecimentos incomuns ou surpreendentes:
1º: a pedra havia sido removida. Grande e pesada. Não era facilmente arredada.
2º: o corpo de Jesus não estava lá. Elas entraram para cuidar do corpo de Jesus, mas tudo o que encontraram foi um túmulo vazio.
Interessante notar a expressão “Senhor Jesus”. Aponta para Sua exaltação.
Romans 10:9 NAA
9 Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.

Os anjos dão as boas-novas (vv. 4-7).

As mulheres esteavam “perplexas”, imaginando o que fariam.
Nesse meio tempo, 3º: dois homens aparecem. Roupas resplandecentes. “Homens” eufemismo para “Anjos”.
Dois anjos?
Deuteronomy 19:15 NAA
15 — Uma só testemunha não poderá se levantar contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas se estabelecerá o fato.
A presença dos anjos funcionam como as duas testemunhas que relatam o mesmo fato, estabelecendo a verdade segundo a lei.
“Baixando os olhos para o chão”: prostrando-se. Tomadas de medo, conscientes do sobrenatural.
Os anjos lhes perguntam: “Por que estão procurando entre os mortos aquele que vive?”
Observe o final da pergunta: “aquele que vive”.
Revelation 1:17–18 NAA
17 Ao vê-lo, caí aos seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: — Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive. Estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do inferno.
“Eu sou Aquele que venceu a morte”. A tumba não pôde segurar a Jesus.
As mulheres procuravam por Jesus no lugar errado. Ele está vivo!
Os anjos continuam falando, dando uma orientação: “lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia” (v. 6). Era preciso se lembrar das palavras do Senhor. Elas estavam perplexas demais, desorientadas porque não se lembraram dos ensinos de Jesus.
Aqui vemos alguns sintomas de uma doença espiritual chamada “esquecimento da palavra de Deus”:
Desorientação e Desânimo.
APLICAÇÃO: Quantas vezes isso acontece conosco! … Precisamos sempre nos recordar do que o Senhor nos ensina através da Sua Palavra. Assim, não ficaremos desorientados, desanimados ou confundidos.
Essas palavras dos anjos nos servem de alerta. Por que às vezes nos esquecemos das palavras do Senhor? Por que temos dificuldades em crer nelas.
Sim, há muito tempo atrás, o AT já havia profetizado que Jesus, o Salvador, viria a este mundo e nos salvaria dos nossos pecados. Sim, Jesus mesmo havia predito durante Seu ministério que seria traído, morreria e ressuscitaria no terceiro dia. Sim, a Palavra de Deus nos ensina que o sangue de Jesus é poderoso para nos lavar de todos os nossos pecados. Sim, Jesus nos ensinou que ressuscitaremos como Ele ressuscitou.
Sim. Creia! Guarde! Não se esqueça dessas palavras tão valiosas! Elas são o evangelho de Deus.

A reação das mulheres (vv. 8-10).

As mulheres precisaram se lembrar do que Jesus lhes tinha falado.

“Então elas se lembraram”. Ele já havia predito tudo que estava acontecendo.

As mulheres foram aos discípulos e anunciaram a boa-nova.

Outros discípulos ainda estavam com eles. As mulheres são nomeadas:
Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Outras ainda estavam com elas. Maria Madalena e Joana foram citadas no cap. 8 como parte do grupo que servia a Jesus na Galileia. Sobre Maria, mãe de Tiago, não sabemos praticamente nada nos evangelhos.

A reação dos discípulos (vv. 11-12).

Apesar das muitas mulheres que contaram aos discípulos o que acabara de acontecer, mais uma coisa nos surpreende: os discípulos receberam a notícia com ceticismo e dúvida (v. 11) - “para eles tais palavras pareciam um delírio”; e “não acreditaram”. Que impressionante! Jesus ressuscitou, mas Seus discípulos não acreditaram nisso!
Além de essa história ser difícil de aceitar, o fato de apenas as mulheres terem testemunhado a ressurreição de Jesus certamente gerou muitas dúvidas no coração dos Doze.
Esse fato de que as mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus é mais uma prova de que a ressurreição de Jesus não foi inventada posteriormente pelos apóstolos. A igreja primitiva jamais criaria uma história em que as testemunhas primárias eram mulheres.
Pedro, durante suas negações de Jesus, experimentou que Jesus sabe muito mais do que o que somos capazes de saber. Ele tomou uma atitude e correu ao túmulo. Ele precisava saber! Com muita atenção, ele se abaixou, olhou bem de perto os lençóis de linho, e não havia nada mais lá; apenas uma tumba vazia.
Pedro seguiu para casa “admirado com o que tinha acontecido”. Afinal, Pedro tinha crido na ressurreição nesse momento ou não? O texto não deixa claro. Alguns estudiosos creem que sim; outros pensam que ainda não.
Osborne: “Nesse momento, Pedro experimentou os primeiros passos da fé”.
O que o texto mostra é que a fé dos discípulos na ressurreição não foi imediata.
Graças a Deus, a história da ressurreição e do evangelho não param aqui. A tumba vazia planta uma semente de fé nos discípulos, que se desenvolve com as várias evidências que vão acontecendo a seguir.

Considerações finais

A ressurreição nos traz grande conforto!
William Hendriksen apresenta 3 razões para isso:
a. O crente sabe que seus pecados são perdoados, pois se o Pai não tivesse ficado satisfeito com a expiação feita por Seu Filho, Ele não O teria ressuscitado dentre os mortos.
b. O crente sabe que tem um Salvador que vive sempre para interceder por ele, que o guarda e que o orienta por meio de Seu Espírito Santo.
c. Ele sabe que seu corpo também um dia ressurgirá gloriosamente.

Aplicações

Creia na Palavra de Deus e guarde ela no coração.

Há na Bíblia coisas difíceis de acreditar. A ressurreição de Jesus é uma delas. Mas devemos receber a palavra de Deus sempre com fé, e arrumar espaço em nosso coração para guardá-la. Ela é preciosa. Ela nos ajuda a não nos perdermos no meio de tantas tribulações.

Tenha paciência com os que não creem de imediato.

Continue firme na esperança de um mundo renovado.

Continue se santificando. Um dia a justiça plena se cumprirá.

Apelo

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.