Sermão de Ano novo!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 431 views
Notes
Transcript

Introdução

Ah o ano novo! Com o novo ano que se inicia, vem com ele planos, expectativas, sonhos, desafios e muito mais! As músicas de ano novo celebram um novo começo.
Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou Nesses novos dias, as alegrias serão de todos, é só querer Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou
Um novo ano que o senhor, nosso Deus, nos permite viver.
Nesse dia, devemos olhar para duas direções!

Para trás:

Quantas coisas não acontecem em um ano?
Você se lembra? Quantas aventuras, quantos desafios superados?
Nós sorrimos, nós choramos, nós nos alegramos, nos enstristecemos! Tivemos dias de paz, mas também dias bem tempestuosos! Tivemos dias que o trabalho foi “moleza” e outros, foram super pesados! Tivemos brigas na familia, perdas de um familiar, amigo. Mas também tiveram dias tão agradáveis, que desejariamos dar um replay.
Em um ano acontece muita coisa, em um ano, muita coisa acontece dentro de nós e assim nós mudamos! Alguns para melhor, outros para pior!
No decorrer do ano, nós acertamos e falhamos, vencemos e perdemos e assim a vida vai acontecendo!
Também em um ano, podemos nos fortalecer em Deus, nos envolver em sua obra mas também podemos ficar fracos espiritualmente e nos afastar do Senhor e de seus caminhos, outros chegam ao extremo de abandona-lo completamente.

Olhamos para Deus!

Devemos olhar para o passado e para tudo o que o Senhor fez por nós! Isso nos leva ser gratos ao Senhor por tudo o que ele fez por nós nesse ano!
Salmo 103.2 (NAA)
Bendiga, minha alma, o Senhor,
e não se esqueça de nem um só de seus benefícios.
Quantos livramentos Deus nos deu? Quantas bençãos recebemos de sua bondosa mão? Ele nos socorreu em momentos de necessidades, nos deu sua palavra para nos animar e nos fortalecer!
Podemos dizer as mesmas palavras do Salmista em Sl 124.1-2 Se não fosse o Senhor, estariámos perdidos!
Se estamos aqui, se podemos comemorar essa data foi por que o Senhor foi bondoso conosco! Ele nos conduziu durante todo esse ano, ele nos alimentou, nos deu moradia, roupas para vestir, além de muitas outras coisas!
Olhando para esse ano que passou, o nosso coração deve estar repleto de gratidão a Deus pela sua bondade e misericórdia! O profeta Samuel, com um coração cheio de gratidão ergeu um altar de gratidão a Deus pela vitória na guerra. Em 1Sm 7.12
1Samuel 7.12 (NAA)
Então Samuel pegou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem. E lhe deu o nome de Ebenézer, dizendo:
— Até aqui nos ajudou o Senhor.
Ebenézer, vamos dizer juntos? O senhor te ajudou até aqui? Erga um altar de adoração ao seu nome! Seja grato a Deus pelo ano que passou!
Curve sua cabeça e vamos orar agradecendo, oferecer essa oferta de gratidão ao Senhor, não peça nada, apenas agradeça!

Olhamos para as nossas próprias vidas!

Devemos refletir em nossas ações nesse ano! As nossas palavras, como nos portamos diante das pressões?
Como foi a sua jornada cristã no ano de 2024? Você caminhou firmemente com o Senhor? Ou você esfriou espiritualmente?
Você buscou ao Senhor pela leitura da Palavra, a oração a comunhão com os irmãos?
E na luta contra o pecado? Quem venceu nesse ano? A carne ou o Espirito?
Sobre a frequência nos cultos, como você se saiu? Você congregou fielmente, assim como o Senhor ordena, ou só vinha quando dava vontade?
Que áreas da minha vida foram trabalhadas? quais foram os pecados que percebi em minha vida nesse ano?
Somos chamados a refletir! Olhemos com atenção para as nossas próprias falhas, para que assim possamos corriji-las! Olhe para o seu próprio pecado, não como algo pequeno, mas como de fato é grande e horroroso.
A Palavra nos chama desde o Antigo Testamento ao Novo: Ame o Senhor seu Deus de todo o coração, de toda a sua alma, força e entendimento! Você obedeceu a esse mandamento nesse ano? Quais foram as coisas que você priorizou no lugar de Deus? O trabalho? O lazer?
Colossians 3:13 NAA
Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.
Como foram os teus relacionamentos nesse ano? Marcados por brigas, divisões? Ou pela paz e perdão?
Mateus 6.34“— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”
Filipenses 4.6 “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”
E sua mente? quem gorvenou seus pensamentos nesse ano? Talvez a ansiedade e preocupações.
O que ocupou os seus pensamentos? As coisas do alto, ou as coisas terrenas?
Nós iremos para um outro momento de oração, e nesse iremos colocar todo o nosso ano que passou diante do Senhor, confesse os pecados desse ano, com um coração contrito, quebrantado peça perdão, pelas falhas, pecados, por não ter priorizado a vida com Deus.

Olhamos para frente!

Quanta coisa temos para viver! O que nos aguarda no ano de 2025? somente o Senhor sabe!
Nós temos planos e metas para o próximo ano! Algumas irmãs já compartilharam que será um ano de foco no cuidado com a saúde e muito exercício físico. A academia que se prepare! Alguns homens estão decididos a realizar grandes sonhos: construir uma casa, terminar a reforma de sua moradia, ou até mesmo conquistar um carro ou uma moto.
Os jovens, cheios de energia e expectativa, sonham com suas futuras faculdades e carreiras. Outros, com o coração cheio de esperança, estão desejando encontrar uma companheira ou companheiro para a vida.
E eu? Estou cheio de planos também! Tenho grandes planos para a nossa igreja: metas a alcançar, ministérios que precisam ser restaurados, projetos evangelísticos, reformas e construções em nosso espaço.
O início de um novo ano sempre traz consigo uma empolgação única. Existe uma expectativa no ar, e é maravilhoso pensar em tudo o que podemos realizar!
No entanto a Palavra nos convida a sempre considerar o Senhor em primeiro lugar!
James 4:13–15 NAA
Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.”
Talvez você ler e ouve esse texto e diz que obedecer isso é moleza: É só falar: “se Deus quiser” antes de minhas frases.
No entanto, o texto não fala de uma mera construção de frase, fala sobre algo mais profundo, considerar, o Senhor em primeiro lugar em nossas vidas, considerar a sua vontade, considerar o seu querer!
Nós fazemos tantos planos, temos tantos projetos, mas será se Deus está incluído em nosso planejamento? Ou será que você estar ignorando ao Senhor?
Vamos para alguns exemplos que costumam acontecer:
Muitas vezes, em nosso dia a dia, fazemos planos sem sequer considerar Deus. Por exemplo, ao decidir mudar de casa, algumas pessoas não avaliam a distância até a igreja. Mudam-se para bairros ou cidades distantes, muitas vezes por comodidade ou oportunidade financeira, mas negligenciam algo essencial: haverá uma igreja bíblica para congregar naquela região?
Outro exemplo comum é a aceitação de trabalhos que dificultam ou até impedem a participação nos cultos. Alguém pode aceitar um emprego que exige trabalhar todos os domingos à noite, sem pensar no impacto que isso terá em sua vida espiritual. Essa pessoa está realmente colocando Deus em primeiro lugar?
Além disso, há aqueles que, mesmo não estando comprometidos com o trabalho, sobrecarregam seus domingos com tantas atividades, como reuniões familiares, compromissos sociais ou até tarefas domésticas, que não conseguem separar tempo para estar no culto. Estão considerando a Deus em suas prioridades?
Mas esses exemplos não se limitam apenas ao trabalho ou à rotina. Considere situações como:
Escolha de estudos ou carreiras: Jovens decidem cursar faculdades em lugares onde sabem que terão pouca ou nenhuma estrutura espiritual, sem pensar em como isso afetará sua fé.
Planos financeiros: Muitos planejam grandes investimentos, como abrir um negócio ou comprar um imóvel, sem orar, buscar a direção de Deus ou consultar irmãos mais experientes na fé. Muitos fazem tudo por dinheiro, faltam cultos, por dinheiro, não leem a bíblia por que estão muito ocupados trabalhando, outros, por amor ao dinheiro, estão dispostos a sujarem suas mãos, desagradando ao Senhor.
Relacionamentos: Pessoas iniciam namoros ou casamentos com quem não compartilha da mesma fé, pensando mais nos sentimentos ou circunstâncias do que na vontade de Deus.
Esses são exemplos claros de como, muitas vezes, vivemos como se fôssemos donos de nossas vidas, agindo sem consultar o Senhor. Fazemos planos, tomamos decisões, nos movemos e agimos como se tudo dependesse apenas de nós. Isso não é apenas negligência espiritual; é uma forma de arrogância, pois esquecemos que nossas vidas estão nas mãos de Deus.
Somos crentes, mas muitas vezes agimos como se Deus não existesse!
A Palavra nos confronta dizendo: Vocês nem sabem o que vão acontecer amanhã! A vida é um sopro, a vida não está em suas mãos! E sim nas mãos de Deus! Portanto, devemos reconhecer essa verdade e agir em conformidade com ela!
Se minha vida está nas mãos de Deus, vou coloca-lo em primeiroo lugar, em toda e qualquer atividade que eu planejar e executar.
Isso vai das decisões mais simples como o que eu vou vestir: Será se essa minha roupa agrada a Deus? Ao me vestir, estou considerando ao Senhor?
À decisões mais complexas como mudança de cidade, com quem eu vou casar, o negócio que irei começar! Em todas elas, precisamos sempre levar Deus em consideração!
Geralmente nós encaixamos Deus em nossos planos! Mas a Palavra nos convida a fazer o contrário, encaixe os seus planos a Deus, planeje com a sabedoria do Senhor, e execute pela força do Senhor. Faça os seus planos, de acordo com a santa vontade de Deus!
Além de estabelecer metas para uma vida fitness, negócios ou relacionamentos — áreas nas quais o Senhor deve ser sempre considerado —, você já pensou em quais são suas metas para fortalecer seu relacionamento com Ele? O que você tem feito para crescer em intimidade com Deus, aprofundar sua fé e viver de forma mais alinhada com a Sua vontade? Afinal, cuidar do corpo, dos projetos e das relações é importante, mas nada deve ser mais essencial do que o seu compromisso com o Senhor.
Vamos tirar mais um momento de oração, e agora você vai colocar diante do Senhor os teus planos, as metas, e dizer: Que tudo seja feito senhor, conforme a tua boa vontade.

Metas para todo cristão em 2025

1º Orar mais
Dedique um tempo do seu dia exlusivo para oração! Comece com 15 minutos, e a medida que você vamos aprendendo a orar, esse tempo vai aumentar naturalmente.
2º Leia a bíblia toda
Esse é um desafio que muitos cristãos começam, mas abandonam a jornada da leitura bíblica. Seja disciplinado e leia a bíblia inteira nesse ano! Conheça a Palavra de Deus inteira. Algo que você pode fazer também é ouvir o aúdio da bíblia!
3º Congrege mais
Talvez esse ano você faltou muito por que estava envolvido em muitas coisas, deixe as desculpas de lado e seja assíduo nos cultos, temos o culto de oração, culto dos homens e mulheres, culto dos jovens, escola Bíblica e também o culto de domingo a noite!
4º Se envolva mais no serviço da igreja
Aqui na igreja o que não falta é trabalho para fazer, e precisamos de pessoas dispostas a trabalhar! Precisamos de pessoas para trabalhar na recepção, pessoas para trabalhar na salinha dos bêbes, entre muitas outras coisas.
5º Fortaleça sua amizade com os irmãos:
Não tenha contato com seus irmãos somente na igreja, mas encontre oportunidades, e também oportunize momentos fora da igreja para estar juntos conversando, fazendo atividades juntas e se fortalecendo.
6º Falar do amor de Jesus
Evangelismo acontece na vida no dia a dia, você e eu temos muitas oportunidades de compartilhar o evangelho com os nossos amigos e parentes, aproveite! Fale de Cristo!
Que o ano de 2025 seja um tempo de grande crescimento espiritual para cada irmão, que nossa igreja seja renovada e fortalecida na fé, e que muitas vidas em nossa cidade sejam transformadas e alcançadas pela graça de Deus!
Vamos orar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.