Celebrai ao SENHOR!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Salmo 100.1-5.
Quantos dias nós celebramos na nossa cultura, quantos aniversários, quantas confraternizações, quantos dias de vitória e quantos dias difíceis que nós celebramos após passarmos por eles. Quantos dias doentes, quantos dias felizes, quantas vezes celebramos uma boa notícia, quantas vezes celebramos nesse ano, e por muitas vezes por motivos muito menores pelos quais deveríamos realmente celebrar.
O salmo que vamos meditar é um salmo dedicado para celebração e gratidão a Deus, este é um salmo cantado por muitos que iam rumo a Jerusalém para cultuar ao SENHOR irem louvando ao SENHOR com este salmo.
Esse salmo está concluindo o terceiro grupo de salmos com uma convocação, ou mesmo um chamado para adoração a Deus. Não sabemos quando foi escrito e nem mesmo quem o escreveu. Mas temos aqui um convite de quem o escreveu para celebração! Mas não para qualquer celebração, mas para celebração ao SENHOR.
E eu te pergunto, quantos cultos celebramos este ano ao Senhor não é mesmo? Desse modo, se iniciamos o ano presente celebrando ao SENHOR, do mesmo modo desejamos fazer o mesmo no fim e começo do próximo, por isso meditemos nesse salmo.
V.1:“Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.
Este é um chamado não somente para o povo escolhido, mas para todos os povos da terra, todas as nações da terra são chamados pelo salmista para celebrar com alegria ao SENHOR.
Hoje é um dia de celebração, e nós somos chamados a celebrar a Deus nessa ocasião.
O salmista começa com a ideia de que o louvor não pertence a uma nação, a uma igreja, mas sim, a celebração, a adoração é o que Deus deseja que todos os povos da terra façam a Ele.
Podemos perceber aqui um convite missionário, onde o salmista deseja que todos, tantos judeus como gentios, se alegrem, celebrem diante do Rei.
Mas, ainda são convidados também a cultuar a esse Deus.
V.2: Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Aqui é um convite para que todas as nações, pessoas de todos os povos da terra venha servir ao Senhor com alegria, venham cultuar a Deus com alegria no templo com cânticos louvando a Deus.
O culto, a adoração, os cânticos são sempre uma resposta ao que Deus fez, faz e continuará a fazer. Por isso o salmista continua e faz uma exortação dizendo:
V.3: Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
O verbo saber aqui seria melhor traduzido como “reconhecer” ou mesmo “confessar” desse modo, o salmista convida as pessoas a reconhecer que o SENHOR é Deus. Reconhecerem publicamente que o SENHOR é o único Deus.
E reconhecer, confessar, crer que Ele foi quem nos fez e que somos propriedade d’Ele, pois Ele é o nosso pastor, é Ele quem cuida de nós como o supremo e bom pastor.
V.4: Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Aqui temos um encorajamento para que as pessoas entrem pelas portas do templo para adorar ao Senhor.
E o salmista está criando a expectativa do Messias que viria e que iria rasgar o véu, e nos daria livre acesso aos átrios de Deus. E que através d’Ele nós teríamos acesso livre ao templo, aos átrios.
Assim, Jesus veio e nos disse eu sou o caminho, ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Ele nos deu o novo e vivo caminho, não somente disponível aos judeus, mas para todas as nações da terra. Para celebrarmos, adorarmos, servirmos ao SENHOR. O Deus que nos criou, e que nos comprou por meio do sacrifício de Jesus (seu Filho) e nosso Salvador.
Mas quais seriam as razões mais para adorar ao SENHOR.
V.5: Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”
Como se não bastasse o que o salmista vem nos dizendo que Deus é o nosso Deus, nosso criador, nosso pastor, nosso salvador. Ele ainda nos traz o ensino sobre a bondade de Deus, que se refere que Deus é um ser correto, e que tudo que Ele faz não há erro.
E ainda nos traz a ideia aqui de misericórdia que dura para sempre e isso o salmista está se referindo ao amor de Deus por seus escolhidos que é inabalável, amor esse descrito por Paulo que é o amor de Deus por nós que está seguro, guardado, alicerçado, firmado em Cristo Jesus nosso Senhor, e que por isso nada pode nos separar desse amor.
Por fim, é citado que o SENHOR tem mais uma razão porque deve opor nós ser adorado, e é a sua fidelidade.
E fidelidade de Deus é de geração em geração, em outras palavras, o SENHOR não cessa de nos tratar com seu amor, Ele é fiel. Seu amor é para sempre, sua bondade não muda.
Aplicações:
Conheça a Deus e faça-o Conhecido
Jesus se revelou a você, mas você precisa conhecê-lo mais, precisa amá-lo mais. Por isso, leia a Bíblia, ore, evangelize, seja luz para alguém, e assim não somente busque conhecer mais a Deus, mas deixe que mais pessoas o conheçam através de sua vida.
Você precisa cultuar a Deus com alegria
Busque uma vida alegre no Senhor, trabalhe com alegria, sirva as pessoas com alegria, ame as pessoas com alegria, evangelize com alegria, vá para o culto com alegria, leia a Bíblia com alegria, interceda por alguém com alegria, ensina alguém com alegria.
Quanto mais estivermos satisfeitos em Jesus, mas alegre será a nossa vida.
Somos convidados a viver uma vida alegre com o SENHOR.
Filipenses 4.4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”
Salmo 122.1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”
Salmo 28.7 “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.”
Neemias 8.10 “Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.”
Thomas Watson afirmou que “um dos sinais de que o óleo da graça de Deus foi derramado no coração de alguém é que em seu rosto resplandece o óleo da alegria e do contentamento em Deus. A alegria atribui crédito à fé.” Alegria é testemunho, povo de Deus! Daí é que se lê no Salmo 100 (vs. 1-2): “Aclamem ao SENHOR todos os habitantes da terra! Sirvam ao SENHOR com alegria, apresentem-se diante dele com cânticos.” Alegria é testemunho.
Nossa adoração não acrescenta qualquer glória ao SENHOR, nem nosso amor ou gratidão a Deus lhe acrescenta algo como se algo lhe faltase se nós não fizessemos.
De fato, nós é que somos beneficiados quando o amamos e o adorarmos.
João escreveu que Deus é amor (1Jo 4.16) e que nós só o amamos porque ele nos amou primeiro (1Jo 4.19).
Deus não precisa de nossa adoração, nós é que precisamos adorá-lo. Paulo, pregando em Atenas (Grécia), declarou:
Atos 17.24-25“Ele é o Deus que fez o mundo e tudo que nele há. Uma vez que é Senhor dos céus e da terra, não habita em templos feitos por homens e não é servido por mãos humanas, pois não necessita de coisa alguma. Ele mesmo dá vida e fôlego a tudo, e supre cada necessidade.”
Você pertence a Deus
Lembre-se que você não se pertence, não pertence a si mesmo, sua vida não é sua, mas é de Deus, Ele te fez, e Ele te mantém vivo, mas além disso, Ele te salvou por meio seu sacrifício na cruz, e te comprou com sangue derramado no seu lugar. Assim, que você viva sendo pastoreado por Jesus, pois é Ele quem você deve obedecer, é Ele a quem você deve dar ouvidos, seguir e ser guiado.
Deus é suficiente motivo para agradecemos
Mesmo no dia mal, mesmo nas noites escuras, mesmo passando por anos ruins, dias de tribulações, doenças sem sentido, dores que não parecem cessar, lembre-se que o Senhor é suficiente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.