Salmo 37 - O proceder do homem de Deus

Salmos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 397 views
Notes
Transcript
Psalm 37:1–7 NAA
Não se irrite por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam a iniquidade. Pois em breve eles secarão como a relva e murcharão como a erva verde. Confie no Senhor e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade. Agrade-se do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará. Fará com que a sua justiça sobressaia como a luz e que o seu direito brilhe como o sol ao meio-dia. Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios.
INTRODUÇÃO
Que a graça e a paz do nosso Deus seja com todos nesta manhã.
Estamos iniciando mais um ano e, nesta primeira mensagem que estamos pregando eu gostaria de refletir com os irmãos a respeito do caminho que Deus deseja para que possamos seguir ao longo deste ano. Eu creio que é da vontade de Deus que tenhamos paz na nossa vida. E Deus nos mostra o caminho, nos mostra o como devemos agir no mundo para experimentarmos esta paz. E esta paz não é um estado de espírito alcançado pela ausência de problemas, não. Na verdade todos temos que enfrentar problemas na nossa vida. Mas Deus nos mostra como ter paz mesmo passando por situações complicadas. Ele nos mostra como podemos ter paz verdadeira.
O Salmo que iremos expor nesta manhã é um dos mais é um dos mais conhecidos e confortantes salmos da Bíblia. Escrito por Davi, ele nos convida a uma profunda reflexão sobre a nossa relação com Deus e com o mundo ao nosso redor. Em um mundo marcado pela injustiça e pela prosperidade aparente dos ímpios, o salmista nos oferece um antídoto poderoso: a confiança em Deus.
Davi, como rei e homem de Deus, vivenciou momentos de grande prosperidade, mas também de perseguição e sofrimento. Nesse contexto, ele escreve este salmo como um hino à esperança e à confiança em Deus, mesmo diante das adversidades.
Neste salmo 37 nós encontramos o conselho de Davi. Conselho inspirado por Deus para que seu povo viva em paz.
Vejamos o que nos diz o Salmo.
Nos dois primeiros versículos encontramos o Salmista Davi advertir o povo de Deus a não se indignar por causa dos homens maus e nem ter inveja dos que praticam a perversidade.
Psalm 37:1–2 NAA
Não se irrite por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam a iniquidade. Pois em breve eles secarão como a relva e murcharão como a erva verde.
Sabe meus irmãos. Esse é um conselho extremamente importante. É importante pois vemos no mundo pessoas más prosperarem enquanto muitos justos sofrem por manterem-se no caminho da integridade. E muitas vezes podemos nos aborrecer com a prosperidade dos ímpios e sentir inveja dos que vivem praticando o mal. E ficamos questionando caminho deles e sim, as vezes desejamos seguir por este caminho.
Mas o primeiro conselho de Davi para que possamos viver uma vida de Paz é para não nos inquietarmos com isso e nem sentir inveja deles.
Na verdade meus irmãos de nada adianta ficarmos aborrecidos e com inveja. Isso na verdade só fará mal a nós mesmos. E essa atitude revela algo muito profundo, revela que na verdade não confiamos nos caminhos de Deus. Que os caminhos do homem mau seria um caminho a se considerar. E a bíblia orienta-nos quanto a essa tentação.
Em Pv 23.17-18 Salomão também nos diz:
Proverbs 23:17–18 NAA
Não tenha inveja dos pecadores; pelo contrário, persevere no temor do Senhor todo tempo. Porque certamente haverá um futuro, e a sua esperança não será frustrada.
No Salmo 37 Davi nos mostra o fim dos ímpios. E ele nos leva a refletir sobre isso para não termos inveja deles. No versículo 2 Davi nos diz que os homens que praticam o mau em breve irão desaparecer como a erva verde.
Portanto, a primeira advertência de Davi para vivermos em paz é não nos afligirmos e nem sentirmos inveja por causa da aparente prosperidade homem mau. A bíblia nos mostra que ela passagerira. Pois, em breve, Deus fará justiça.
E o que mais devemos fazer? quais atitudes devemos ter para viver em paz? como o justo deve viver nesta terra?
Do versículo 3 até o versículo 7 Davi nos mostra como o justo deve proceder na sua jornada.
No verículo 3 ele nos diz:
Psalm 37:3 NAA
Confie no Senhor e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade.
Confie em Deus: A verdadeira segurança vem de confiar em Deus e em seus planos. Pratique o bem: A justiça e a bondade são recompensadas por Deus.
Confia no Senhor e pratica o bem.
Não devemos ficar agitados por causa dos malfeitores, nem desejar ser como eles. Pelo contrário, o que devemos fazer é confirar no senhor e praticar o bem. Essa confiança consiste na esperança profunda e inabalável em Deus que prometeu castigar os ímpios e recompensar os justos. E a palavra de Deus não falha.
No Sl 1.6 o Salmista declara essa verdade. Ele diz:
Psalm 1:6 NAA
Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
O que o Salmista nos diz aqui é que o Senhor dirige e abençoa a vida dos justos, a vida daqueles que lhe obedecem porém o fim dos maus são desgraça e a morte
Jesus contou uma uma parábola a respeito da ovelha perdida. E nessa parábola ele nos diz que ele irá ao encontro desta ovelha perdida e que irá resgatá-la. Ou seja, Deus não irá nos abandonar e a sua palavra na nossa vida será cumprida no tempo dele.
Em Isaías 40.11 lemos que Deus
Isaiah 40:11 NAA
Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente.
Deus promete que cuidará de nós. Isso nos dá paz. E para isso nós devemos confiar. E ao longo da nossa jornada fazer o bem. Ou seja, ao longo da nossa jornada devemos fazer o que é certo custe o que nos custar.
A verdadeira segurança vem de confiar em Deus e em seus planos. e Praticar o bem pois a justiça e a bondade são recompensadas por Deus.
Para entender como isso se aplica a nós tem uma história de um homem enfrentou uma grande tempestade enquanto estava a caminho de casa. Ele se sentou no barco, preso entre o medo e a insegurança. Olhando para o céu escuro, ele decidiu orar e, em vez de buscar abrigo, começou a ajudar os outros a se manterem seguros.
Esse é o caminho do cristão: confiar em Deus em tempos de dificuldade e fazer o bem ao próximo, independente da situação.
Diferente dos impíos que perecerão o caminho dos justos é um caminho que tem a bênção de Deus. É isso que nos diz Salomão em PV 2.21
Proverbs 2:21 NAA
Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.
Portanto confia no Senhor, faz o bem.
Mais Davi continua com importantes conselhos para o povo de Deus. E, no versículo 4 Davi Ele nos diz:
Psalm 37:4 NAA
Agrade-se do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração.
O conselho de Davi aqui é para que a nossa felicidade esteja no Senhor. Ele nos orienta que devemos buscar em Deus nossa alegria e prazer. O conselho de Davi é para que possamos buscar intimidade com Deus. E quando isso acontece, Deus satisfará os desejos do nosso coração. E ele satisfará os desejos do nosso coração pois nosso coração estará alinhado com o coração do Pai.
Quando nos deleitamos no Senhor, nossos desejos começam a se alinhar com a Sua vontade. O Espírito Santo opera em nós, transformando nossos desejos egoístas e passageiros em desejos que glorificam a Deus e promovem o Seu Reino. Assim, a promessa não é de satisfazer qualquer capricho, mas de conceder os desejos que estão em harmonia com o coração de Deus.
Essa palavra é muito poderosa. Aqui nós temos de Davi a declaração de que meu coração, os desejos do meu coração estarão em sintonia com o coração de Deus.
Salmos 37.4 nos ensina a confiar em Deus e a encontrar alegria n'Ele. E para que possamos chegar neste nível de intimidade com o pai devemos dar prioridade a Deus. Colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas. Precisamos nos dedicar aos momentos de oração, leitura da Bíblia e meditação na Palavra de Deus para fortalecer o relacionamento com Ele e aprender a se deleitar em Sua presença.
Jesus também fala em Mt 6.33
Matthew 6:33 ARA
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Este versiculo não é uma promessa de satisfação de qualquer desejo egoísta, mas um convite a encontrar nossa maior alegria e satisfação em Deus. Quando nos deleitamos Nele, nossos desejos são transformados e alinhados com a Sua vontade, e então podemos experimentar a plenitude de Suas bênçãos.
Então, relembrando os conselhos de Davi para termos uma vida de Paz
Não fique indignado e nem inveje os ímpios que aos olhos humanos prosperam em seus caminhos. Considere o fim deles. A bíblia diz que eles em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.
Antes, nós devemos:
Confiar no Senhor e fazer o bem; Nos deleitarmos na sua presença. E agora mais um conselho de Davi. Lemos no versículo 5 ele declarar:
Psalm 37:5 NAA
Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.
O que Davi diz aqui é semelhante ao que o Apóstolo Pedro fala em 1 pe 5.7
1 Peter 5:7 NAA
Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
Pedro diz lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, toda a sua preocupação. Tudo que lhe deixa inquieto, tudo que vem lhe tirando a paz… lancem sobre ele. Entrega a ele.
E ao entregar o nosso caminho a Deus devemos confiar no senhor. Pedro diz que podemos entregar e confiar no senhor pois ele tem cuidado de nós. E aqui o salmista davi diz que o mais Deus fará.
Charles Spurgeon ao comentar essa passagem, ao falar sobre nosso ato de entregar e confiar ele faz uma ilustração com um lavrador que semeia a terra e coloca nela a semente. Ele fez o que podia fazer. E ele confia em Deus que o mais Deus fará. O lavrador sabe que não pode cobrir os céus com nuvens ou comandar a chuva, ou trazer o sol. Ele deixa tudo isso nas mãos de Deus. Ele entrega e confia.
O versículo 5, então, oferece um caminho prático para lidar com as incertezas da vida: a entrega e a confiança.
Entrega o teu caminho ao Senhor:
A palavra "entrega" (em hebraico, גֹּל֙, gôl) significa rolar, lançar, confiar. Implica em transferir o peso, a responsabilidade, a preocupação do nosso caminho para Deus. Não se trata de uma entrega passiva, mas de um ato ativo de reconhecer a soberania de Deus e a nossa dependência Dele. "Caminho" aqui se refere à totalidade da nossa vida, incluindo planos, projetos, decisões, preocupações e o futuro.
Confia nele:
A confiança em Deus é a base da entrega. Confiar significa acreditar que Deus é fiel, poderoso e que age em nosso favor, mesmo quando não entendemos os Seus caminhos. É uma atitude de fé que se apoia na certeza do amor e do cuidado divino.
e tudo fará: Esta é a promessa que acompanha a entrega e a confiança. Deus promete agir em favor daqueles que se entregam a Ele. "Tudo fará" não significa necessariamente que Ele realizará todos os nossos desejos egoístas, mas que Ele cuidará de todas as coisas, conduzindo-nos segundo a Sua perfeita vontade e trabalhando todas as coisas para o nosso bem.
E, para finalizar Davi nos diz que além de não nos irritarmos com os ímpios e sentirmos inveja deles, além de confiar no Senhor, nos deleitarmos em Deus, de entregarmos nosso caminho a Deus, Davi diz no verso 7 para nós descansarmos no Senhor e esperarmos nele.
Psalm 37:7 NAA
Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios.
Mais uma vez citando Spurgeon ele diz: O seu fardo está sobre os ombros do Senhor. Você não precisa mais carregá-lo. Porém, muitas vezes, lançamos nossos cuidados sobre Deus de modo hesitante, duvidoso e, logo em seguida, os colocamos de volta sobre nós.
O último conselho de Davi, descansa no Senhor e espera nele. E eu queria falar um pouco sobre espera nele. Porque acredito ser este conselho o mais difícil de se coloca em prática. Na verdade o que menos sabemos fazer é esperar. Queremos tudo para agora. Contudo, a bíblia nos mostra que a verdadeira fé sabe esperar e crer que Deus é capaz de realizar tudo o que prometeu. Paulo em Rm 4,21 diz:
Romans 4:21 NAA
estando plenamente convicto de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido.
Concluindo a mensagem desta manhã eu reforço que o O Salmo 37:1-7 é um convite para que depositemos nossa confiança em Deus, Praticar a justiça e a bondade, e assim experimentarmosSl a paz e a alegria que vêm de uma vida alinhada com a vontade de Deus.
Possíveis perguntas para reflexão:
Como você tem aplicado os ensinamentos deste salmo em sua vida? Quais são os maiores desafios que você enfrenta em confiar em Deus? De que forma este salmo pode te ajudar a superar momentos de dificuldade?
Amado Pai Celestial,
Com coração humilde e grato, me aproximo de Ti neste momento. Rogo que me concedas a graça de viver conforme os ensinamentos do Salmo 37.
Ajuda-me a confiar em Ti em todos os momentos da minha vida, mesmo quando as incertezas me assaltarem. Que a Tua paz seja a minha fortaleza e que a Tua vontade seja a minha guia.
Concedo-Te os meus caminhos, Senhor. Sei que Tu tens o controle de todas as coisas e que os Teus planos são perfeitos.
Livra-me da ansiedade e da preocupação excessiva. Que eu possa encontrar alegria em Ti e em Tuas promessas.
Aumenta a minha fé e a minha esperança, para que eu possa experimentar a Tua bondade em todas as áreas da minha vida.
Em nome de Jesus, eu oro. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.