Retirando a ansidade do nosso coração
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsA ansiedade por resultados ou respostas rápidas têm roubado nosso tempo e, com isso, deixamos de viver de acordo com a vontade de Deus, sabendo esperar nEle.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Estamos entrando na primeira semana completa de 2025. Teremos pela frente mais 361 dias — descontando aqui os quatro primeiros dias do ano —mais de oito mil horas para serem vividas. No entanto, já começamos a demonstrar sinais de ansiedade.
Os pensamentos são os mais diversos, mas é possível notar alguns traços em trechos de nossas próprias falas. Afinal, o que é ansiedade?
É um profundo sentimento de abatimento, desânimo e tristeza, frequentemente ligado a um sentimento de impotência pessoal e à perda de sentido e entusiasmo pela vida.
A ansiedade, hoje considerada uma das maiores doenças do século, afeta pessoas sem discriminação de cor, raça, situação financeira ou crença. A ansiedade resulta em sufocamento emocional, perda de forças e demonstra falta de fé na proteção divina e nas promessas bíblicas. Ela nos priva de aproveitarmos a viagem chamada vida e nos prende apenas às imagens até então imaginárias de nossas mentes.
“É a ansiedade que nos rouba a alegria. E o que é ansiedade, senão medo? O medo é o inimigo da nossa alegria. É difícil ficarmos alegres, quando estamos com medo.” R. C. Sproul (Posso ter alegria em minha vida?)
Então, como lidar com a ansiedade logo no início deste ano para desfrutarmos a viagem da maneira como Deus deseja, sem perder de vista o alvo que é Cristo, sabendo aguardar o tempo certo para que cada situação ocorra?
Podemos encontrar 3 respostas após lermos o texto abaixo:
(1Pedro 5.6–7 )
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
A primeira carta de Pedro tem como foco os judeus que estavam fora de Israel. É uma carta que fala sobre esperança, no meio de sofrimento e provações. Era importante que os leitores continuassem crendo em Cristo.
Três respostas (ações) bíblicas para retirarmos a ansiedade de nossos corações
Três respostas (ações) bíblicas para retirarmos a ansiedade de nossos corações
1. Não se afaste de Deus
1. Não se afaste de Deus
(1Pedro 5:6a) “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, […],”
Humilhar significa trazer para baixo.
Se humilhar diante de Deus não é vergonha alguma aos que o temem e seguem seus preceitos
Sob já nos fala sobre embaixo de
Esta parte do texto nos remete a um cuidado, uma proteção quando estamos guardados debaixo da mão poderosa de Deus
A mão de Deus sob a vida de alguém é um sinal de proteção e zelo
(Isaías 41.10) “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”
Quando nos afastamos de Deus deixamos de reconhecer Sua soberania.
Saimos de sua proteção e começamos a viver de acordo com nossa vontade, não submetendo nossos planos ao Pai.
2. Pense em Deus
2. Pense em Deus
(1Pedro 5.7a) “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, […].”
Quando paramos para pensar em Deus e, em suas promessas, podemos mudar tudo ao nosso redor, agindo da forma como o texto nos pede para fazer
lançando traz como seu significado colocar ou pôr algo em outra coisa com grande energia; concebido como arremessando com força (Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).)
Não devemos lançar nossas ansiedades em pessoas, cargos ou objetos. Fazer desta maneira e jogar energia fora. É aguardar respostas que talvez nos gere descontentamento ou sentimento de fracasso.
Se estamos pensando em Deus, refletindo em Suas maravilhas e nos milagres já experimentados, saberemos onde lançar o que está nos consumindo, gerando medo ou nos paralisando por dentro.
Se pensamos em Deus, sabemos que tudo que fazemos é para Sua glória
(1Coríntios 10.31) “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
Pessoas ou circunstâncias podem falhar. Deus nunca!
3. Creia no cuidado de Deus
3. Creia no cuidado de Deus
(1Pedro 5.7b) “[…], porque ele tem cuidado de vós.”
Precisamos crer no cuidado de Deus por nós.
Existem várias passagens na Bíblia que relatam o cuidado de Deus para com seus filhos e filhas
(Salmo 37.18–19 ) “O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão.”
(Isaías 49.15) “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”
(Ezequiel 34.11–12) “Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.”
Deus possui o interesse de cuidar de cada um de nós. Então, nada mais justo e correto do que vivermos de acordo com esta realidade.
Somente quem ama tem disposição para cuidar
Somente quem deseja ser amado tem disposicao para se entregar
Quanto mais lutamos contra estas verdades, mais sofremos.
Conclusão
Conclusão
Quando nos aprofundamos nas verdades contidas nesta passagem, os nosso olhos se abrem para a revelação de Deus para nós.
O texto de 1Pedro 5:7 nos diz que existe um tempo oportuno, o povo sustentado sob (guardado, protegido) Sua poderosa mão será exaltado.
Até que este dia chegue é importante destacar um ponto para que possamos viver esta realidade.
Precisamos de oração. A oração nos aproximada cada vez mais do Pai.
Quando a carne estiver falando mais alto que o espírito a solução é a oração. Precisamos de fé para desenvolvermos o hábito da oração.
A fé é para a oração como a pena é para a flecha: sem ela, a oração não acerta o alvo.
John Charles Ryle (Bispo de Liverpool)
A oração que nasce da meditação na Palavra de Deus é a oração que se eleva mais facilmente aos ouvidos de Deus.
R. A. Torrey
Ore com frequência, pois a oração é um escudo para a alma, um sacrifício para Deus, e um flagelo para Satanás.
John Bunyan
Em todas as nossas necessidades, provações e aflições, não há remédio melhor nem mais seguro do que a oração, e a esperança de que Deus proverá para nós à Sua própria maneira.
São João da Cruz
O hábito da oração pode transformar nossas vidas da mesma forma como ajudou grandes personagens da Bíblia.
Jó durante seus momentos de aflição (Jó 42.5) “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.”
Ana em seus momentos de dores por não ter um filho (1Samuel 1:9-18)
Paulo em sua carta aos Filipenses (Filipenses 4.6) “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”
Creia no Senhor, em Suas maravilhosas Palavras e lance nas mãos dEle toda sua ansiedade.
Como um Pai amoroso, Ele te aguarda, para que ao lançar suas ansiedades, Ele possa te abraçar e renovar toda sua esperança.