A origem da igreja
A Igreja de Cristo • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
A importância da série
Hoje iremos começar uma nova série de mensagens sobre “A igreja de Cristo”. É importante estudarmos sobre esse tema para entendermos “o que é a igreja”? Porque nós somos a igreja de Cristo, o povo de Deus, propriedade exclusiva de Deus. Além disso, nos dias atuais muitos tem tido uma visão errada do que é a igreja de Cristo.
Introdução
Introdução
O livro de Mateus foi escrito por Mateus, o publicano, aquele que cobrava os impostos das pessoas, ele deixou tudo para seguir a Cristo e se tornar um dos discípulos.
O livro é escrito para o povo judeu, com o propósito de mostrar que Jesus é o Rei, o Messias, o Filho de Davi e que veio cumprir as profecias do AT.
No capítulo 16, Mateus apresenta a confissão de Pedro em Cesareia de Filipe. Onde Jesus perguntou aos discípulos sobre o que as pessoas estavam dizendo a respeito dEle e os discípulos afirmaram que muitos diziam que Jesus era João Batista, outros diziam que era Elias, e outros diziam que Jesus era Jeremias ou um dos profetas.
Posteriormente Jesus mudou a pergunta: “Quem vocês dizem que eu sou”? e Pedro respondeu, trazendo uma confissão extraordinária:
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
E Jesus respondeu com uma resposta incrível:
17 Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
Jesus afirmou que Pedro é bem aventurado, ou seja, Feliz, porque Pedro foi iluminado por Deus Pai, para entender que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Logo em seguida, Jesus trouxe uma afirmação que mudou toda a história da humanidade, pois Jesus declarou o seu plano para edificar a sua igreja. Nesse momento iremos estudar sobre a “A origem da igreja”.
Ideia Central
Ideia Central
Jesus fundou a igreja e a edificou sobre a pedra.
Transição
Transição
Veremos três verdades sobre a origem da igreja.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª A igreja é edificada por Cristo (v. 18 a)
1ª A igreja é edificada por Cristo (v. 18 a)
18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja,
Estamos diante de um texto em que tem sido muito discutido ao longo da história do cristianismo. Um texto que tem sido polêmico dentre os estudiosos da bíblia. Ele é a continuação da resposta de Jesus ao apóstolo Pedro.
Existem debates sobre “quem é a pedra que a igreja seria edificada” Cristo ou apóstolo Pedro?
A igreja católica apostólica romana defende que Pedro foi o primeiro papa da igreja, porque a igreja seria edificada sobre Pedro. Então, eles entendem que Pedro é o chefe dos apóstolos, sendo o primeiro Bispo da igreja primitiva.
Alguns defendem estudiosos que a pedra é a própria confissão de Pedro.
Vamos para análise do texto bíblico. Após a declaração de Pedro, Jesus afirma: “tu és Pedro”, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus usou duas palavras que são parecidas no texto original, lembrando que a Bíblia foi escrita em três idiomas, o hebraico e o aramaico (AT) e o grego (NT), nós temos as traduções do texto original. A primeira palavra é “Pedro”, no grego essa palavra é “petros”, que significa uma pequena pedra. A segunda palavra usada por Jesus é “Pedra”, no grego a palavra usada é “petra”, que quer dizer uma rocha que serve de alicerce.
Jesus está dizendo que sobre esta “pedra”, isto é, sobre Jesus. Então, não está se referindo a Pedro como o edificador da igreja, mas sim a Cristo. O Senhor é a “pedra”, a qual a igreja é edificada.
Observe a expressão do texto: “esta pedra”, isso quer dizer algo próximo, mas se Jesus tivesse se referindo a Pedro, ele iria dizer: “essa pedra”, pois a palavra “essa” se refere a algo que está longe.
A interpretação da igreja católica está equivocada, porque Pedro não foi o papa da igreja, pois Cristo escolheu os doze discípulos, mas não nomeou o “apóstolo chefe”. O próprio Pedro afirma que ele é:
1. Um apóstolo de Cristo
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo,
aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,
2. Um presbítero
1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:
3. Um servo de Cristo
1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo,
àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:
Vimos que a pedra é o próprio Senhor Jesus e outras passagens do Novo Testamento deixa bem claro que Jesus é o alicerce da igreja, ou seja, Cristo é a pedra e não Pedro.
11 Este Jesus é
“ ‘a pedra que vocês,
construtores,
rejeitaram,
e que se tornou
a pedra angular’.
12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
11 Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.
O próprio apóstolo Pedro reconheceu que Jesus é a pedra:
6 Pois assim é dito na Escritura:
“Eis que ponho em Sião
uma pedra angular,
escolhida e preciosa,
e aquele que nela confia
jamais será envergonhado”.
7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem,
“a pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular”.
Jesus concluiu o versículo dizendo: “edificarei a minha igreja”. A palavra “igreja” vem do grego “Ekklesia”, que quer dizer “chamados para fora”. O termo “ekklesia” era usado pelos atenienses gregos em um contexto político. Na época a palavra era usada para chamar os cidadãos para uma assembleia pública fora de suas casas.
Jesus está dizendo que a “minha igreja” será edificada, construída. Isso quer dizer que o Senhor irá arrebanhar o povo e separá-lo dos demais que não conhecem a verdade de Cristo, ou seja, todos aqueles que confessam a mesma verdade que Pedro confessou se torna parte da igreja. Nesse texto existe uma promessa da parte de Cristo, que é “edificarei a minha igreja”. E essa promessa se cumpre no dia de pentecostes no livro de Atos.
Então, igreja não quer dizer “o prédio em que reunimos”, mas é todos aqueles que nasceram de novo, que foram lavados e remidos no sangue de Cristo Jesus, confessando Jesus como o Cristo, o Filho do Deus Vivo.
Portanto, a igreja pertence a Cristo Jesus. Ela é governada pelo Senhor. Ele é o cabeça. Ele é o Salvador da igreja.
22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.
2ª A igreja é vitoriosa sobre a morte (v. 18 b)
2ª A igreja é vitoriosa sobre a morte (v. 18 b)
18 e as portas do Hades não poderão vencê-la.
A palavra Hades, pode ser traduzida como: “inferno, morte ou profundezas”. Muitos pensam que é o inferno, que aqui é sobre satanás que tem chifre, que solta fogo pela boca, tem um rabo enorme e um espeto para espetar as pessoas no inferno, onde as portas do inferno se abrem e o diabo vem junto com os seus demônios para lutar contra a igreja de Cristo. Mas, diante do contexto Jesus está ensinando que a morte não prevalecerá contra a igreja.
Jesus Cristo venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia.
55 “Onde está, ó morte,
a sua vitória?
Onde está, ó morte,
o seu aguilhão?”
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
O fato de Cristo vencer a morte garante a salvação da morte eterna, ou seja, onde os cristãos irão para o céu e não serão atormentados no inferno.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito:
“Por amor de ti enfrentamos
a morte todos os dias;
somos considerados
como ovelhas
destinadas ao matadouro”.
37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Aqueles que confessam a Jesus como Pedro o fez, não serão condenados eternamente, mas serão salvos da morte eterna, ou seja, do inferno.
3ª A igreja tem autoridade de anunciar o evangelho (v. 19 a)
3ª A igreja tem autoridade de anunciar o evangelho (v. 19 a)
19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus;
A expressão: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus”, tem sido muito mal interpretada nos dias atuais. A igreja católica apostólica romana defende que Jesus entregou as chaves do reino dos céus para Pedro e ele tem o poder de colocar alguém no céu e de tirá-lo. Por causa desse entendimento culturalmente entende-se que Pedro tem as chaves e fica na porta do céu. Além disso, existem muitas piadas a respeito de Pedro na porta do céu.
Mas, vamos examinar o texto bíblico. Jesus afirmou que daria à Pedro as chaves do reino dos céus. As chaves pertencem a Cristo. Ele é o dono da chave.
18 Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva:
“Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.
O reino é o que Jesus veio para estabelecer, onde a mensagem do reino diz:
17 Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.
O reino dos céus é o domínio de Deus sobre toda a criação. E todos aqueles que creem em Cristo se tornam membros do reino dos céus, ou seja, se tornam membros de forma permanente.
É esse reino que Jesus disse: “Eu lhe darei as chaves”, essas chaves representam a autoridade que Cristo está dando a Pedro, mas que posteriormente foi estendida a todos os discípulos de Cristo.
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Mas para que serve essas chaves? Para abrir a “porta do reino dos céus”, ou “fechar a porta do reino dos céus”, essa porta é o Cristo, o Filho do Deus vivo, é o evangelho que diz:
16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pedro usou as chaves do reino dos céus pela primeira vez no dia de pentecostes, onde ele anunciou o evangelho de Cristo Jesus e três mil almas se converteram e entraram no reino dos céus. Depois ele usou em Samaria. Paulo também utilizou essas chaves, onde abriu a porta para os gentios (Atos dos Apóstolos 14.27 “Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé”).
Observe que não há nenhuma evidência no texto de que Pedro, tem o poder de colocar alguém no céu ou tirar dele, mas como um servo de Deus, ele usa as chaves do reino dos céus, anunciando a verdade do evangelho. Todos os cristãos possuem a autoridade de pregar o evangelho.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, vimos que a igreja tem origem em Jesus Cristo. Ele fundou a igreja e a edificou sobre a pedra, isto é, sobre Ele. Também vimos que a igreja é vitoriosa sobre a morte, isso quer dizer que a morte não tem nenhum poder sobre a igreja, ela nunca irá conseguir derrotar o povo de Deus. A igreja tem a autoridade para anunciar o evangelho.
Infelizmente, muitos têm tido um entendimento errado sobre a origem da igreja. Por isso, que a bíblia deixa explícito que a igreja foi edificada sobre Cristo e não pelo apóstolo Pedro, como pensam os católicos.
Portanto, devemos compreender que Cristo é o fundador da igreja. Ele é a pedra fundamental para a edificação da igreja, isso quer dizer que a igreja tem origem em Jesus.
Aplicação
Aplicação
Precisamos compreender que a igreja pertence a Jesus
Cristo. Ele é o cabeça da igreja.
Devemos proclamar que Cristo é o Filho do Deus vivo.
Necessitamos entender se somos de fato membros da igreja de Cristo.