Leitura Biblica (Jo 4:31-42)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 229 views
Notes
Transcript
Tema: Ergamos nossos olhos e vejamos as terras.
Introdução: O contexto desse tema, se inicia com o diálogo de Jesus com a mulher Samaritana (Jo 4:1-27).
Mas o que vai nos levar a ênfase dessa passagem, se encontra a partir dos versos anteriores (v.28,29)
Diante do que foi exposto pela mulher, houve um acontecimento extraordinário (v.30)
Jesus aqui chama a atenção dos seus discípulos, pois aqueles que andam com Ele, devem demonstrar e cultivar a Sua percepção; olhar para as coisas celeste e cumprir a vontade do Pai.
Preposição: Entendermos a razão porquê Jesus, de forma imperativa, leva os seus discípulos a uma mudança de atitudes.
I. A PREGAÇÃO DO EVANGELHO ENVOLVE RELACIONAMENTOS (v.3-5,27)
a) Uma das atitudes nutridas pelos discípulos com relação aos samaritanos, era sua indiferença e falta de compaixão por eles, devido as sua tradições, costumes, a cultura e religião.
E isso os levavam a uma falta de relacionamento com os samaritanos, até para compartilhar as Boas Novas, mas Jesus estava ali para romper com essa atitude contrária a sua missão (v.6-10,22-24; Gl 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus)
b) Jesus quer revelar aos seus discípulos, que eles precisavam se importar com a vida espiritual daquele povo, pois eles necessitavam ter seus corações alimentados e provarem a conversão, e isso só seria possível com a aproximação e conhecimento do Evangelho.
OBS: Eu creio que enquanto os discípulos saíram para comprar comida (v.8), eles não falaram de Cristo as pessoas que encontraram. Como podemos ter certeza disso? (v.27,30)
Aplicação: Irmãos, é maravilhoso vermos como o Evangelho tem o poder de romper barreiras de inimizades culturais, sociais, éticas, etc... (Ef 2:14-16 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.)
Essa ação de Jesus com a mulher samaritana, nos impele a olharmos ao nosso redor, olharmos para o mundo e nos levar ao espanto de quantos ainda estão distante de Cristo e o quanto estamos distantes desses, por causa de algum preconceito, indiferença ou escolha própria.
A nossa admiração deve ser de entendermos sobre a compaixão de Cristo, o que o seu poder pode realizar na salvação do pior pecador; como Paulo disse: “Eu fui o pior dos pecadores”.
É por essa razão que precisamos “Erguer os olhos e ver as terras
Frase de Transição: Não somente isso, mas também Jesus fez os discípulos mudarem de atitude, de forma imperativa, pois:
II. PARA CUMPRIR A VONTADE DEUS, REQUER DESPRENDIMENTO DE VIDA (v.31-38)
a) Uma coisa que faltava ainda aos discípulos (e a muitos de nós), era e é, o discernimento espiritual; saber que Jesus não estava preocupado nas coisas terrenas, mas nas espirituais; que a razão de estar ali, era fazer a vontade do Pai (v.31-34; Jo 6:38 - Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.)
Os discípulos não entenderam que assim como ele disse a mulher que era a água da vida, ele estava ensinando a eles, que Ele era a comida verdadeira de suas vidas. (v.32,33)
Jesus aqui ensina aos discípulo o que é desprender-se das coisas terrenas por aquilo que tem valor eterno; cumprir a vontade do Pai (v.34)
E essa vontade era fazer com que o Seu Filho, revelasse a glória do Pai, em uma vida de integral obediência no cumprimento do dever, de ser o que iria saciar, nutrir e alegrar aqueles que Ele encontraria; mesmo que isso lhe tirasse sua satisfação, sossego e abundancia. (Jó 23:12 - Do preceito de seus lábios nunca me apartei e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento.; CJB - Bíblia Completa Judaica - Não me afasto do comando de seus lábios; Valorizo suas palavras mais do que meu alimento diário.)
Jesus, chama a atenção dos discípulos, devido a falta de percepção dos aspectos espirituais. Jesus disse a eles: “levantai os vossos olhos e vedes as terras” (v.35). Essa frase, tem o significado de: Elevar-se de uma posição inferior, para uma mais elevada.
A intenção de Jesus era dizer a eles para pararem de olhar somente para as coisas terrenas (de posição inferior), e olhem para as coisas espirituais (que é de posição mais elevada)
Jesus desperta os seus discípulos em dizer a eles, que Ele havia plantado a semente em Samaria, e que eles já deveriam colher os frutos; bastava eles levantarem os olhos e verem o resultado (v.36-38) (referindo-se a mulher samaritana e povo que estava vindo) (Lc 10:1,2 - E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.)
Aplicação: Amados, a obra que nos foi confiada, está acima de nosso próprios interesses, conforto, prazer e sossego, e para cumprí-la, em muitos momentos, precisaremos nos desprender das coisas terrenas; é necessário renunciar muitas coisas. (ilustrar com os Missionários)
O que satisfazia Jesus, era realizar a obra do Pai, era cumprir o que lhe havia sido destinado, para aquilo que foi enviado.
Da mesma sorte nós, devemos glorificar a Deus, cumprindo o que nos foi determinado (Mt 28:19, 20 -  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.)
Mas para que isso seja feito de forma efetiva, em muitos momentos, se faz necessário haver um desprendimento de nossas vontades, conforto, sossego e bem estar.
Assim como foi em Samaria, precisamos levar ao mundo a verdadeira água e o verdadeiro alimento que é Jesus, pois aqueles que beberem dessa água e comer desse alimento; tem a vida eterna (Dt 8:3 - para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem)
Assim sendo, precisamos tirar nos olhos das coisas inferiores, e levantar para as questões mais elevadas, que é as espirituais (Cl 3:1-3 - Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.)“Ergamos os nossos olhos para vermos as terras”.
Frase de Transição: E em meio tudo, a intenção de Jesus, era fazer os discípulos entenderem o poder do Evangelho.
III. AQUELES QUE OUVEM E CRER NO EVANGELHO, TEM SUAS VIDAS MUDADAS (v.28-30,39-42)
a) Diante do diálogo com a samaritana, algo inusitado acontece: “A mulher deixou o seu cântaro e foi embora” (v.28)
E por qual razão houve tal atitude, visto que ela veio buscar água para seu mantimento? Ela encontrou água melhor que tinha vindo buscar no poço, de tal forma que o que ficou no balde tornou-se insignificante.
E não somente isso, ela se desprendeu também de todo e qualquer preconceito que ela poderia sofrer e foi anunciar aos da cidade (v.29)
E o resultado qual foi? Eles foram saber mais sobre o que ela havia falado (v.30)
b) Algo maravilhoso aconteceu nesse momento; houve salvação no meio dos samaritanos, e o resultado foi que aqueles que antes eram inimigos, se tornaram irmãos (v.39,40; 1Jo 4:14 - E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como salvador do mundo)
Aqui podemos notar duas coisas:
1- Muitos samaritanos creram na palavra da mulher que foi um testemunho do Evangelho (v.39; At 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra)
2- Outros foram convertidos por ouvir o próprio Senhor (v.41; Jo 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.)
O que podemos notar é que o milagre da salvação veio sobre os samaritanos, e isso fez com que os discípulos viessem a entender que a proclamação do Evangelho transforma vida daqueles que a primeiro momento, eram os mais improváveis a crer (Rm 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.)
c) Qual foi o grande impacto nessa cidade? Os homens daquela cidade não somente acreditaram no que a mulher disse, mas eles mesmo comprovaram que Jesus é o Salvador do mundo (v.42)
A compreensão dos samaritanos, parece que transcendeu aos dos discípulos, ao reconhecer que Jesus não era somente o salvador deles mas também de outros que até são diferente em cultura, língua, nações diversas e aspectos sociais distintos; e isso é que configura a transformação do Evangelho como poder de Deus (novos convertidos com uma visão missionária) (At 18:10 - porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade; Rm 9:25,26 - Como também diz em Oseias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo.)
Aplicação: Irmãos, o que Jesus ensina aos seus discípulo (qual fazemos parte), é que, onde menos provável possa o Evangelho chegar e produzir frutos, a colheita já esta pronta (como foi o caso de samaria)
A unica forma de haver colheita, é se houver plantio. Muitos meus irmãos, antes de nós, já fizeram plantio nesse mundo, outros já regaram, Deus deu o crescimento, e outros já começaram a colher os resultados desses plantios. (1Co 3:6 - Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus).
Precisamos erguer os olhos, olha as terras, pois já em muitos campos, a colheita está a espera. E o que devemos fazer? Partir para colher e também plantar; pois outros depois de nós, virão para essa obra.
A unica forma de vermos vidas transformadas, é pelo poder do Evangelho, e que para isso aconteça, precisamos anunciar o evangelho.
Conclusão: Amados irmãos; “Ergamos nossos olhos e vejamos as terras”.
Precisamos ter uma mudança em nossas percepções e atitudes, com relação a obra missionária, sabendo que:
I. A PREGAÇÃO DO EVANGELHO ENVOLVE RELACIONAMENTOS
II. PARA CUMPRIR A VONTADE DEUS, REQUER DESPRENDIMENTO DE VIDA
III. AQUELES QUE OUVEM E CRER NO EVANGELHO, TEM SUAS VIDAS MUDADAS
A Deus, toda Honra, Glória e Louvor, seja dada, pelos séculos, dos séculos, Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.