Ventos de Avivamento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 285 views
Notes
Transcript
TEXTO BÍBLICO: Ezequiel 37:1-10
Ao longo da Mensagem leremos os primeiros 10 versículos, mas por agora quero ler apenas o versículo 5 e depois avançaremos com a mensagem.
Ezequiel 37:5
5Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: EIS QUE FAREI ENTRAR EM VÓS O ESPÍRITO, E VIVEREIS.
INTRODUÇÃO & CONTEXTUALIZAÇÃO
O tema do ano é “O AVIVAMENTO É O CAMINHO PARA A LIBERDADE”. Liberdade é algo que todos queremos, ou buscamos, todos queremos ser livres e o tema nos diz que o caminho é o Avivamento. Na verdade, ao falarmos de avivamento estamos a referir-nos a vida que Deus pode dar onde não há vida, ou onde aparenta haver vida.
Entendo que Deus está a agir em todo o lugar, como se fosse com urgência em preparar a Noiva para a vinda do Noivo e parte disso passa pelo avivamento. Maioria dos estudiosos, profetas, e homens de Deus no geral entendem que nos últimos dias haverá um grande avivamento. No decorrer do ano iremos ver um pouco sobre isso, mas mais do que ver, vamos buscar, precisamos buscar.
O ano iniciou e é caso para dizer “Os últimos dias não têm sido fáceis”. Para além da luta do dia a dia que cada um tem tido individualmente em suas batalhas e lutas, temos tido umas batalhas comuns. O ano abriu nessa incerteza que temos vivido e na verdade não é só aqui, é em todo o mundo, com notícias de guerra, e em alguns lugares fala se de catástrofes, ameaças de nova pandemia, crises financeiras, entre tantas outras situações.
Quando olho para o nosso contexto atual mais parece que vivemos em meio a ossos secos, ou como diz a versão que li, ossos sequíssimos. Aliás, as vezes nem estamos em meio, as vezes somos nós esses ossos secos. E é nesse contexto que quero partilhar com os amados esta Palavra que intitulei como O VENTO, EU E OS OSSOS! (Profetizando & Buscando o Avivamento!)
O Espírito Santo quer fazer uma obra maravilhosa em nossas vidas e através de nós. E isso inicia-se com a restauração que Ele quer trazer para nós. Deus nunca desejou uma igreja com fama de que vive, mas não vive. Ele quer uma Igreja viva. Vivificada pelo Seu Espírito.
O livro de Ezequiel é riquíssimo em simbologia. Em Ezequiel, nós temos um contexto de um povo que realmente estava numa situação caótica, pois estavam como exilados na Babilónia de Nabucodonosor. No capítulo 37, temos uma situação onde Deus revela ao profeta como Ele restauraria a nação de Judá e nos dá o ensino de como é ministrada a vida, ou como fazer reviver o que se encontra perdido.
Na visão, no início da conversa, Deus faz uma pergunta que é a chave: Filho do homem, porventura estes ossos poderão REVIVER? O termo reviver, no hebraico pode se entender por avivamento, ou seja a pergunta é entendida como Filho do homem, porventura estes ossos poderão SER AVIVADOS?
A resposta vem com o versículo chave deste trecho que é a PROFECIA 5Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: EIS QUE FAREI ENTRAR EM VÓS O ESPÍRITO, E VIVEREIS.
A profecia fala de um estado onde o Avivamento está concluído. E é sobre isso que queremos ministrar hoje, é isso que queremos entender e é isso que queremos buscar, a Vida de Jesus sobre os ossos secos, o avivamento sobre esta geração.
1. O VALE DE OSSOS SECOS
Ezequiel 37:1-4
1Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos.
2E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
3E me disse: Filho do homem, porventura estes ossos poderão REVIVER? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
4Então me disse: PROFETIZA SOBRE ESTES OSSOS, e dize-lhes: Ossos secos, OUVI A PALAVRA DO SENHOR.
A primeira situação que é descrita nos textos que vimos é aquele que pode ser o estado atual de algumas pessoas. O vale dos ossos secos.
· O vale dos ossos secos é uma imagem de morte, destruição, derrota.
· É um lugar de abandono, onde a esperança já não existe.
· O vale dos ossos secos é o resultado de corpos que um dia foram vivos, robustos e completos e hoje estão em destruição e abandono.
O vale é uma espécie de cemitério. Lugar de Morte. Alguns têm a sua esperança transformada em ossos secos, outros os sonhos, outros os relacionamentos, os projetos, entre tantas outras coisas. Há pessoas que só estão com esperança na vida por causa do ânimo de um Ano Novo que começou há 5 dias.
Os ossos secos representavam a nação de Israel que havia um dia sido viva e naquele momento estava morta; com a sua sorte entregue a outra nação. A nação de Israel é uma figura que representa hoje a Igreja. O Israel atual de Deus.
Por diversos motivos a Igreja passa sempre por momentos em que vira um vale onde vai ficando depósito de ossos secos.Nas nossas vidas nós as vezes temos áreas que viraram vales onde depositamos ossos secos.
· Há casamentos que têm virado vale de ossos secos. Têm imagem de destruição, de derrota, de morte. Já não há amor, não há diálogo, não há compreensão, não há esperança;
· Há finanças de pessoas que têm virado vales de ossos secos. Cheios de dívidas, despesas, estragos. Até os ossos secos colocados lá são emprestados por não terem dinheiro para nada;
· Há ministérios que são cemitérios de sonhos, de visões, de propósito;
· Há emoções que são atualmente destruídas e quanto mais a pessoa tenta restaurar só piora, tipo a mulher do fluxo de sangue;
· Entre tantas outras áreas como saúde, emprego, empreendimentos, relacionamentos no geral. Muitas áreas podem estar como vales de ossos secos.
Há casos em que o vale é mais generalizado do que a própria vida. As vezes são áreas da Igreja, da nação ou desta geração que estão como ossos secos. A boa notícia é que nós temos spoilers do final da história e sabemos que o vale dos ossos secos não é o final! É só uma fase difícil, mas que tem solução!
NÃO IMPORTA O TIPO DE MORTE QUE ENFRENTAMOS. NÃO É O FINAL!
Há uma promessa com uma instrução que o Senhor deu foi a de profetizar aos ossos. O profetizar aqui é a comunicação direta do profeta com a situação, mas também representa em nossas vidas o tempo que nós paramos para buscar o Senhor, para clamar ao Senhor e para ouvir do Senhor.Tempo de oração. Falar com Deus. Nós falamos e Ele fala. Aqui tivemos uma instrução.
Devemos também usar as palavras certas diante das situações. A morte e a vida, a bênção e a maldição, estão no poder da língua, estão na palavra por nós proferida (Provérbios 18:21).
Há pessoas que só se enterram por darem legalidade ao inimigo de agir debaixo da instrução da sua palavra de morte e destruição e continuam no vale. Comece a crer nas promessas de Deus de restauração e declare.
A primeira coisa que Elias fez, foi declarar que a chuva viria a cair sobre a terra. Antes mesmo dele orar Ele creu. Ele virou-se para Acabe disse vai come e bebe, pois, a chuva virá. O que Elias fez foi dizer a Acabe: vá, celebre, pois, a chuva virá.
Está na hora de crer no que a Palavra nos instrui e declararmos a vitória. Não que seremos robôs positivistas. Isto não é uma mensagem de ânimo nem eu sou um coach. É instrução da Palavra.
PROFETIZA AOS OSSOS SECOS! PROFETIZA A RESTAURAÇÃO.
Após a descrição de que estava num vale de ossos secos Ezequiel ouve o Senhor a perguntar se ele cria que era possível uma restauração, se ele cria num avivamento. Ele responde o Senhor sabe de todas as coisas, é uma expressão para dizer: “SE O SENHOR QUISER, SIM!”. E em seguida o Senhor respondeu para Ezequiel falar aos ossos secos: OUÇAM A PALAVRA DO SENHOR!
Para entendermos o que são ventos de avivamento precisamos de seguir uma linha apenas. A linha do entendimento do que o Senhor diz. Antes de começar a restauração que o Senhor ia fazer naquela situação de destruição e morte o Senhor deu uma instrução ao profeta. Fala aos ossos secos: OSSOS SECOS OUÇAM A PALAVRA DO SENHOR!
O primeiro ponto é ouvir a palavra do Senhor. Ouvir a Palavra do Senhor vai além de ouvir uma pregação onde o pregador já mastigou a Palavra que recebeu do Senhor. Para vivermos e experimentarmos os ventos de avivamento nas nossas vidas, nas situações que eu mencionei, na nossa igreja, na nação, ou seja, onde for é necessário primeiro OUVIR A PALAVRA DO SENHOR. É preciso Bíblia. Mergulhar nela, entende-la, e seguir aquilo que é instrução.
Não precisamos nem devemos criar nossas teorias. O Manual do Homem já indica qual é o caminho a seguir. Hoje temos visto uma geração que não se relaciona com a Palavra como deve ser. É uma geração de pessoas dependentes de pregações da Igreja, de Youtube ou de Podcasts; Geração dos Shorts, reels e Tiktok; Pessoas que desconhecem as verdades que a Bíblia descreve.
Sem relacionamento com a Palavra não há como recebermos a instrução para restaurar os ossos secos. Foi necessário Ezequiel ouvir do Senhor para transmitir, para profetizar; sem a Palavra não há profecia. Se não ouvisse tudo ficaria a meio do caminho. Muitos de nós ficamos a meio do caminho porque só ouvimos uma parte. A parte que transmitimos aqui na Igreja nas pregações.
VOLTEMOS A BÍBLIA! FIQUEMOS NA BÍBLIA! PROFETIZEMOS A BÍBLIA SOBRE OS OSSOS SECOS!
2. A RESTAURAÇÃO INICIAL
Ezequiel 37:5-8
5Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: EIS QUE FAREI ENTRAR EM VÓS O ESPÍRITO, E VIVEREIS.
6E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
7Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; MAS NÃO HAVIA NELES ESPÍRITO.
Diante dos ossos secos já sabemos que precisamos de ouvir a Palavra do Senhor, e seguir profetizando de forma incansável. Me chama atenção este trecho que é o que leva muitos a se perderem. No versículo 5 após a instrução de que deveria profetizar o SENHOR disse o que faria: COLOCARIA O SEU ESPÍRITO E AVIVAMENTO CHEGARIA! Após isso descreve como seria, poria nervos, faria crescer a carne, e depois revestiria com pele e por fim sopraria o Seu Espírito para que viesse a Vida, o Avivamento.
O texto, logo no versículo 7 diz que o profeta fez conforme a ordem e obedeceu. Diante da obediência o texto diz que a promessa começou a acontecer. Houve um ruído, um rebuliço e os ossos juntaram se os cerca de 206 ossos de cada um, Ossos foram-se juntando, cada um com a sua parte: falange com metatarso, metatarso com tarso, tarso com tíbia, cada um com a sua parte. Em seguida foi nascendo tendões cresciam, carne ia surgindo e após os corpos estarem cheios e completos veio a pele e o processo de restauração física ficou fechado ali.
Pelo texto entendemos que Ezequiel ia falando aos ossos secos o que o Senhor o instruíra e os ossos foram se juntando naquela que é uma imagem digna de um filme bem assustador e de terror diga se de passagem. Me chama a atenção que após este acontecimento digno de um filme assustador, o profeta diz MAS, diz MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NÃO HAVIA NELES ESPÍRITO.
Eu me questiono, as promessas de Deus são incompletas? Deus promete algo e não cumpre? Jamais, pois Ele é fiel e zela para cumprir a Sua Palavra, nem uma de suas promessas pode cair por terra, então como Deus promete algo no versículo 5 e no 8 encontramos um “MAS”. A resposta é simples, Ezequiel parou de profetizar e contemplou o que havia sido feito até ali.
Muitos de nós paramos de orar, de profetizar de buscar quando começamos a ver os resultados iniciais. Ezequiel conclui no versículo 8 que os corpos eram sem vida porque não tinham espírito. Muitos de nós nos entusiasmamos com o início do processo. Talvez seja a parte mais espetacular, mas não é tudo ainda. Falta o domínio do espírito ser atingido.
MUITAS VEZES COMEÇAMOS A ORAR, COMEÇAMOS A EXERCER A FÉ E A CONFIANÇA EM DEUS VEMOS ENTÃO DEUS A COMEÇAR A AGIR E ANTES DE COMPLETAR O PROPÓSITO PARAMOS DE BUSCAR A DEUS PARA NOS MARAVILHARMOS COM A IMAGEM QUE TEMOS DIANTE DE NÓS. OSSOS QUE VIRARAM CORPOS.
· Casamento que começa a melhorar e antes de chegar ao ponto paramos para contemplar metade da vitória;
· Começamos a ter dinheiro a entrar em nossa conta e antes de concluirmos o propósito paramos de buscar a Deus;
· Entre outras situações.
Lembro me de ter falado que Davi foi excelente também porque completou o processo de conquista da terra, abortado por Josué e ignorado pelos juízes e Saul, quando conquistou Sião.
Aprendo que enquanto não virmos o espiritual a celebrar a vitória não é para parar com o propósito de orar e profetizar aos ossos secos. Se não vira o vale dos corpos sem vida. Deus não tem meias vitórias, meios avivamentos, meias restaurações. Ele não é limitado em poder. Mas se a obra é feita com a nossa participação Ele vai parar quando nós paramos.
É nessa situação que no versículo 9 o Senhor fala a Ezequiel: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito. A instrução e promessa do Senhor a Ezequiel desde o versículo 5 já envolvia a dimensão espiritual.
Nós muitas vezes maravilhamo-nos com a aparência do físico e material, mas é na dimensão do espiritual e invisível que começam as grandes revoluções e vitórias em Deus.
HÁ MAIS PARA VERMOS! TEMOS DE CHEGAR A DIMENSÃO DO ESPÍRITO!
3. O SOPRO DO PODER DE DEUS
Ezequiel 37:9-10
9E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: VEM DOS QUATRO VENTOS, Ó ESPÍRITO, E ASSOPRA SOBRE ESTES MORTOS, PARA QUE VIVAM.
10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, E VIVERAM (E FORAM AVIVADOS), e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
No versículo 9 o Senhor diz para Ezequiel profetizar mandando que viesse dos 4 ventos. O termo 4 ventos é repetido na Bíblia e desta vez não vou entrar no detalhe do significado dos quatro ventos no texto, focar-me-ei apenas em dizer que é a ação completa necessária do Sopro de Deus. A palavra espírito tanto no hebraico (Ruach) como no grego (pneuma) está diretamente ligada a um sopro como o sopro do vento.
Há um detalhe interessante neste texto e em todo o livro de Ezequiel que é o termo “Filho do homem”. Ao falar isso Deus destacava que Ezequiel, o profeta, era simplesmente isso, um mero ser humano e que por si só incapaz de fazer algo grandioso; desde o versículo 1, quando a mão de Deus é mencionada, e em cada momento onde Deus lembra a ele que é simplesmente um filho do homem. O mesmo que dizer, tu que nasceste da frágil carne humana e que cresceste debaixo da instrução humana, um título que diminui a pessoa. Jesus ao chamar-se filho do homem estava a humilhar-se.
Deus dá a instrução de profetizar, Deus recorda ao profeta que ele era simplesmente um humano, e instrui a buscar a ação poderosa do Espírito para que viesse o avivamento. Este ano creio que vamos falar muito sobre avivamento, vamos estudar muito sobre os avivamentos talvez, mas mais do que isso precisamos de entender que devemos buscar o avivamento.
Nós precisamos do sopro de Deus em nós para que haja vida. Jesus soprou Seu Espírito em nós. O sopro de Deus, ou seja, dos 4 ventos é a ação que vai nos encher. E que chegue o tempo de nós clamarmos pelo vento impetuoso sobre nós. Sem o enchimento do Santo Espírito em nós, vamos apenas sobrevivendo. Ele é quem dá vida a nós, a nossos propósitos, aos casamentos, aos ministérios, as finanças, aos sonhos, a IGREJA E A NAÇÃO.
O enchimento de Deus faz com que nós percamos o controle das nossas vidas. O vento sopra para onde quer. Ninguém define para onde vai o vento. Assim é o Espírito do Senhor. Ele é que nos conduz onde devemos ir e quando devemos ir. Deus está a levantar uma geração que ande na Sua vontade, e que seja totalmente dirigida por Ele e não pelas suas ideias.
Cântico dos Canticos 4:16
16Levanta-te vento norte e vem tu, vento sul; ASSOPRA NO MEU JARDIM, PARA QUE SE DERRAMEM OS SEUS AROMAS. Ah! Venha o meu amado para o seu jardim e COMA OS SEUS FRUTOS EXCELENTES!
Aqui não fala de 4 ventos mas de 2 ventos, e de novo, sem entrar em detalhes sobre isto, pois há um motivo teológico para serem 2 e não 4 aqui, visto que o contexto era de um relacionamento maduro, mas vejamos a essência do sopro de Deus sobre nós; a Sunamita, representando a Igreja, diz que venha o vento, que venha o Espírito, para que se derramem os seus aromas. Para que o Bom perfume seja exalado do jardim.
A verdade é que o resultado do avivamento produzido pelo Sopro de Deus em nossas vidas é vida ao nosso redor e o exalar de um bom cheiro.Bom cheiro de louvor, bom cheiro de alegria, bom cheiro de paz, bom cheiro de atitudes recheadas de bondade. O bom perfume é o que atrai aos outros.Muitas vezes nos esforçamos para fazer as coisas, evangelismos, vigílias, acampamentos, cruzadas, estudos, meditações, etc… enquanto falta o perfume. Sem perfume não há vitória.
É o mesmo que agora no dia 25 de Janeiro, que celebro 11 anos de casamento, comprar roupa linda, penteado maravilhoso, programa magnifico para fazer a dois e ir sem perfume. O mau cheiro vai estragar o programa. Quando nos falta o bom perfume em nós também espantamos os outros, espantamos a alegria, espantamos a paz, o dinheiro, etc…
O Sopro de Deus é uma ação exclusiva de Deus e nós devemos estar prontos para receber o Sopro de Deus e enquanto Ele não vem, devemos buscar e profetizar, buscar e profetizar, até que Ele venha.
CONCLUSÃO
Deixa o vento soprar em tua vida hoje; Deixa o Espírito Santo intervir em tua vida com Sua ação de limpar a tua vida, remover tudo o que não agrada ao Senhor. Deixa o vento do Senhor abastecer tua vida com o que é da Sua vontade. Deixa o Vento impetuoso trazer sobre ti a VIDA DE DEUS.
Diz mesmo, levanta vento norte, vem tu ó vento sul e assopra sobre mim o Teu poder para que eu cumpra a Tua vontade e de mim exale se o bom perfume e que o meu Amado possa vir e comer os Seus frutos desejáveis. O sopro de Deus é a ação de Deus que nos dará a vida necessária para que nós nos tornemos abençoados, abençoemos outros e ainda bendigamos ao Altíssimo com a nossa vida.
Este é o ano de buscarmos e vivermos o Avivamento, começa hoje e buscaremos até que seja cumprido:
· A Ação de Deus dentro de nós vai gerar o fruto do Espírito em nós trazendo a ação de vida em nós, dentro de nós.
· A Ação de Deus venha sobre nós trazendo a vida para os outros com os dons do Espíritomanifestando-se a nós.
· E a Ação de Deus em nós vai ser completa e agradável a Deus e o Amado poderá desfrutar dos nossos saborosos frutos pois frutificaremos pelo Espírito de Deus.
Que o Senhor nos abençoe e nos encha com o Seu sopro.
Pr. Rick Pinto
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.