Casais estruturados e protegidos
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 27 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Um ano novo se inicia e queremos fazer deste ano um tempo melhor para nossa vida. Talvez muitas promessas, e aqui falando até mesmo nos nossos relacionamentos conjugais. Mas como estamos preparando este caminho? Em que e em quem estamos firmados?
Nosso rápido estudo de hoje vai buscar os principais conceitos bíblicos para um relacionamento saudável
Versos base: Cântico 1.17 “As vigas da nossa casa são os cedros, e o nosso teto são os ciprestes.”
Falar do contexto do livro de cânticos e suas interpretações: Alegórica (Deus e Israel / Cristo e a Igreja), e Literal (O amor de um casal)
A viga simboliza a sustentação, isto é, a estrutura interna.
Salmo 127.1 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
Mateus 7.24 “— Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.”
O teto simboliza a proteção dos fatores externos.
Mateus 7.25 “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha.”
I - Por que o Cedro? Qualidades do Cedro
I - Por que o Cedro? Qualidades do Cedro
A) Durabilidade: O cedro é conhecido por sua resistência natural ao apodrecimento e à decomposição, o que o torna uma escolha popular para construções ao ar livre, como cercas e móveis de jardim.
[Relacionamentos duráveis e resistentes ao mal tempo, suportando as adversidades]
Vivemos tempos de relacionamentos voláteis
(Volátil = 3 fig Pouco firme; inconstante, mudável, volúvel. 4 Fís-Quím Que pode se reduzir a gás ou a vapor, sob temperaturas e pressões normais.)
—> Evaporam rapidamente
—> Se desintegram facilmente
Pesquisas atuais dizem que cerca de 30% dos divórcios ocorrem entre pessoas acima de 50 anos. Em 2010 esse índice era menor que 10%. Principais razões seriam o aumento da expectativa de vida, somada à aposentadoria e ao empoderamento feminino. Pesquisadores americanos definiram como “grey divorce (divórcio cinza). Outra expressão seria “Eterno enquanto durou”.
Problemas da nossa sociedade atual
—> Falta de referência correta - Se baseiam no grande movimento moderno do relativismo.
—> Autosuficiência - Não dependo de ninguém e faço minhas regras
—> Edonismo - A busca pelo prazer esta acima de todas as coisas
Isso tudo é o oposto do cedro, que possuí uma resistência superior as outras madeiras. O plano de Deus para o casamento é que ele seja durável, que seja forte e resistente as adversidades. Não existe um relacionamento perfeito, mas Deus é perfeito e Ele pode nos ajudar em todos os momentos que não conseguirmos suportar.
Também tanto o marido quanto a mulher tem um papel muito importante de cultivar esta relação e fundamentar num amor verdadeiro que começa em Deus e se estende ao casal e filhos (a casa).
B) Aroma: Uma das características mais distintivas do cedro é seu aroma agradável. O cheiro natural do cedro não só é agradável aos sentidos humanos, mas também ajuda a repelir insetos, o que é útil para a preservação de roupas e outros itens armazenados em baús e armários de cedro.
[ O relacionamento do casal precisa ser agradável e suportável. Ninguém gosta de cheiro ruim, mas quando é agradável gera aproximação, desejo de estar perto.
—> O casal precisa ter prazer de estar juntos.
—> Estar próximo fisicamente e também emocionalmente.
Também o aroma repele coisas pequenas (cupins) que muitas vezes se infiltram apenas para incomodar, gerando preservação do relaciomento, isto é, sem interferências que vem de fora]
—> Um casal unido dificilmente vai se deixar levar pelas opinões externas. Construção de um laço de confiança, sinceridade e companheirismo. Os conselhos são bons e muitas vezes necessários, mas sempre será o casal que deverá entender suas necessidades e resolvê-las.
C) Beleza Estética: O grão fino e uniforme do cedro, combinado com sua rica coloração que varia do âmbar ao marrom avermelhado, faz com que seja uma escolha popular para móveis de alta qualidade e painéis decorativos.
[ O amor gera uma beleza que é vista pelo casal como única. Quando temos algo lindo, fazemos questão de mostrar para os outros. Um casal que se ama faz questão de “mostrar” a beleza que existe entre ambos]
—> A beleza do amor é contagiante. Quem não gosta de uma linda história de amor? Somos responsáveis por construir e deixar este legado.
—> Tenha orgulho de ter e buscar um relacionamento sincero, de respeito e verdade. Por mais que isto hoje parece coisa do passado, careta, certamente é o que Deus deseja para todo casal.
D) Facilidade de Trabalho: O cedro é uma madeira macia que é relativamente fácil de cortar, esculpir e moldar, tornando-o um favorito entre os marceneiros e artesãos.
[ O trato no relacionamento deve ser “macio”. Pense na relação como uma grande construção que não tem fim. Não existe um dia em que você vai dizer: Não tenho mais nada para mudar, construir ou fazer. Todo dia temos algo para esculpir e moldar . Existem outras madeiras que são péssimas de trabalhar, mas que sejamos como o Cedro, de fácil trato, isto é, a comunicação precisa ser constante e assertiva.]
—> Tratar bem um ao outro, buscar sempre o melhor para o relacionamento e não de forma individual.
—> As decisões precisam ser de comum acordo.
—> Saber ouvir o outro
—> Se comunicar de verdade, buscando compreender com humildade.
E) Propriedades Acústicas: Devido à sua capacidade de amortecer sons, o cedro é frequentemente usado na fabricação de instrumentos musicais e em aplicações de acústica de interiores.
[ Aqui estamos falando de não permitir que aja ruídos para ambientes externos, isto é, isolar aquilo que não deve propagar para fora de casa]
—> Privacidade do casal e do lar
—> Não expor os problemas de forma negligente e com intuíto de mal dizer o outro.
—> Resolver os problemas dentro de casa.
F) Sustentabilidade: Muitas espécies de cedro são manejadas de forma sustentável, o que significa que a madeira pode ser colhida de maneira responsável sem causar danos ao meio ambiente.
[ Não causa danos, não gera prejuízos como escândalos, mal exemplo, pois serve de benção para todos que convivem ao redor, seja na família, no trabalho, na vizinhança ou na igreja.]
—> Temos que buscar um legado de família que perdurará e dará um bom exemplo. Hoje muito se banaliza a palavra “família” e temos que resgatar os verdadeiros valores de um lar abençoado por Deus.
II - Cuidados e pontos de atenção com o Cedro
II - Cuidados e pontos de atenção com o Cedro
A) Sensibilidade: Embora sua maciez torne o cedro fácil de trabalhar, isso também significa que ele é mais suscetível a amassados, riscos e danos em comparação com madeiras mais duras.
[ É sensível e exige cuidado dobrado para não ser comprometido. Precisa de atenção e esforço para proteger.]
—> Estar atento aos possíveis elementos que podem danificar esta grande estrutura - Ela não é Infalível.
—> Principais motivos de divórcio no Brasil e no mundo, em ordem decrescente de frequência:
No Mundo
Infidelidade: 55%
Problemas de Comunicação: 50%
Problemas Financeiros: 40%
Conflitos Constantes: 35%
Falta de Intimidade: 30%
Diferenças Irreconciliáveis: 25%
Abuso de Substâncias: 20%
No Brasil
Infidelidade: 60%
Problemas de Comunicação: 55%
Problemas Financeiros: 45%
Diferenças de Prioridades e Expectativas: 40%
Criação dos Filhos: 35%
Violência Doméstica: 30%
Abuso de Substâncias: 25%
B) Serragem e Poeira: Ao trabalhar com cedro, a serragem pode ser irritante para a pele e os pulmões, então é importante usar proteção adequada, como máscaras e luvas, durante o manuseio.
[ Quando se trabalha na moldagem, pode gerar desconforto e trazer coisas que não são tão agradáveis, mas que precisam ser superadas com as ferramentas certas, isto é, precisamos muitas vezes de ajuda, pois somente com nossa força não vamos conseguir.]
—> Construção sempre gera incômodos como:
A sugeira aparece e precisa ser limpada (problemas do passado, traumas, medos…)
Coisas não previstas aparecem e precisam ser supridas ( Desemprego, doenças, rotina…)
Mudanças físicas não imaginadas (mudanças físicas no corpo, desinteresse pelo companheiro(a), etc)
C) Custo e Disponibilidade : O cedro pode ser mais caro em comparação com outras madeiras, devido à sua durabilidade e resistência. Isso pode tornar projetos grandes ou a compra de móveis de cedro bastante dispendiosa. Além disso, dependendo da região, o cedro pode não estar prontamente disponível, o que pode limitar sua utilização para alguns projetos.
[ Nem todo mundo esta disposto a pagar, e muitas vezes optam por um caminho mais “barato”.]
—> Manter uma relação duradoura e protegida custa:
Temor a Deus (buscar a Deus, orar e seguir a sua Palavra).
Dedicação ( se esforçar, lutar e acordar todo dia pensando em manter a chama do amor viva).
Negação (no sentido de negar os desejos próprios e se tornar um só com o conjugê).
Humildade (Reconhecer que não somos perfeitos e também temos que se arrepender sempre que errarmos).
Fé (colocar na mão de Deus aquilo que não podemos fazer, e crer que Deus providenciará o escape).
O tipo de relacionamento que falamos não se encontra facilmente. Relacionamentos genéricos se encontra em qualquer lugar, mas com qualidade precisa procurar com mais paciência, sabedoria e conhecimento.
Conclusão
Conclusão
Devemos lutar por um relacionamento durável e saudável. Muitos são os desafios que enfrentamos nesta jornada, mas quando colocamos nas mãos de Deus, ele nos ajuda, nos dá sabedoria e condições de superarmos todas as barreiras. Também precisamos se desenvolver na relação e de forma unida cultivar o amor entre o casal, almejando sempre o melhor para os dois, pois são apenas um.
