Link 1 - Parábola do filho pródigo

Parábolas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Link 1
Introdução
Jesus ensinava a pessoas para que eles pudessem estar novamente perto de Deus. Para que elas se arrependessem de seus pecados e pudessem ter a vida eterna. Ele nos ensinou que para ir para o céu nós precisamos crer que Jesus é Deus e que Ele é nosso único caminho para o Pai.
Aos olhos dos religiosos da época (os fariseus), Jesus não era Deus, e um motivo deles perseguirem Jesus era porque Jesus sentava com as pessoas que estavam afastadas de Deus, as pessoas que estavam perdidas. Os religiosos, que nessa parábola que nós vamos contar hoje é presentada pelo irmão mais velho, não queriam que o Pai perdoasse os pecados das pessoas que estavam perdidas.
Nossa parábola então vai falar de um irmão mais velho, um irmão mais novo e um Pai. Alguém já sabe que parábola nós estamos falando?
Nessa parábola Jesus chama o pecador ao arrependimento e exorta aos filhos de Deus a aceitarem o pecador. É o amor de Deus pelos seus filhos.
Toda vez que nós ouvimos uma parábola ou qualquer ensino de Jesus, cada um de nós deve olhar para nós mesmos e pensar “Será que este sou eu?”. Então, nós devemos procurar ouvir as parábolas de Jesus, aprender com elas e mudar nossas atitudes.
Para ensinar seus seguidores naquela época e também hoje em dia, Jesus escolheu fazer esses ensinos através das parábolas. Vocês aprenderam o que é parábola na semana passada né? Quem pode me responder?
Com a parábola Jesus inclui incríveis e difíceis ensinamentos dentro de histórias que seus seguidores poderiam facilmente sentar e conversar entre si, mas também aqueles que não queriam ouvir e compreender os ensinos de Jesus, não poderiam entender. Assim a mensagem era ensinada somente para aqueles que tinham interesse em aprender com o mestre e não a qualquer um.
Olha o que está escrito em Lucas 8:9-10 logo após Jesus contar uma parábola: Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola. Jesus disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falos por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam.’”. Ou seja, a verdade só era revelada para aqueles que queriam conhecer a Deus.
Quem aqui é discípulo Jesus? Quem é aluno do nosso Senhor?
Se você é aluno de Jesus, então você tem uma obrigação. Você deve tentar aprender o significado dos ensinamentos de Deus e praticá-las de todo o coração.
E onde estão escritos os ensinamos de Deus?
Quem aqui lê a Bíblia durante a semana?
Boa, em um dessas histórias da bíblia está a famosa parábola do filho pródigo. Quem trouxe bíblia, abra ai em Lucas 15.11-32.
A parábola do filho perdido
11 E Jesus disse ainda:
— Um homem tinha dois filhos.12 Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.”
— E o pai repartiu os bens entre os dois.13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
14 — O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade.15Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos.16 Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.17Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!18 Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor19 e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’ ”20 Então saiu dali e voltou para a casa do pai.
— Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou.21 E o filho disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!”
22 — Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés.23 Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar24 porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”
— E começaram a festa.
25 — Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança.26 Então chamou um empregado e perguntou: “O que é que está acontecendo?”
27 — O empregado respondeu: “O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde. Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo.”
28 — O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar. Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse.29 Mas ele respondeu: “Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos.30 Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor, gastando dinheiro com prostitutas. E agora ele volta, e o senhor manda matar o bezerro gordo!”
31 — Então o pai respondeu: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu.32 Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”
Os personagens da parábola
Vamos tentar entender então um pouco mais dessa história.
O filho mais novo somos nós, os filhos de Deus que, de vez em quando, acabamos nos distanciando de Deus, um exemplo disso é quando nós pecamos, quando não queremos mais pra igreja, quando preferimos ver um filme, jogar bola, jogar vídeo game e não querermos orar e ler a bíblia. Estamos vivendo em uma “cidade distante” de Deus igual o filho pródigo e não queremos mais estar perto do Pai. Gastamos nosso tempo com amigos, jogos, desenhos e brincadeira.
Nós precisamos tomar cuidado com as nossas atitudes e quando realizarmos algo que nos distancia de Deus, devemos orar e pedir a Deus que nos ajude a ficar próximos dele de novo!
O filho mais novo percebeu que tinha magoado o pai. Ele então decide voltar, confessar seus pecados e se arrepender dos seus erros.
O pai nessa história é Deus, nosso pai amoroso e sábio. Ele ama com ternura e não possessivamente, ou seja, Ele não nos obriga a estar perto dEle, Ele DESEJA nosso amor, mas não nos obriga. Ele vai respeitar se decidirmos nos afastar dEle.
Na parábola vemos isso em que momento? O que acontece quando o filho mais novo volta pra casa? O pai celebra o retorno do filho, com as melhores roupas, um anel, um novilho. Olha como nosso Deus é maravilhoso!
O filho mais velho também nos ensina uma grande lição. O filho mais velho era fiel e tinha objetivos de cuidar da administração da fazenda.
Porém o filho mais velho também não respeitava o Pai, que tinha todo o direito de receber e perdoar o filho. O filho mais velho também não queria receber o irmão mais novo.
A Bíblia nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos. Sempre que queremos ser melhores que nossos irmãos, que queremos receber mais de Deus do que o nosso próximo ou que não ajudamos nossos irmãos a estarem mais perto de Deus, estamos agindo como o irmão mais velho.
Diante de Deus, nosso pai, nós precisamos querer que todos tenham a oportunidade de estar perto do Pai e receber todas as bençãos e herança dos filhos! Devemos ajudar uns aos outros e não sermos egoístas. Os filhos mais velho também devem se arrepender quando tem essa atitude egoísta com os irmãos.
Atividade
Grupo 1 – Grupo 2 – Grupo 3 – Grupo 4:
Jesus nos ensinava em parábolas para exemplificar essas situações no nosso dia. Assim, o filho pródigo pode ser representado por nós todas as vezes que nos afastamos de Deus.
Os grupos deverão conversar sobre o que significa ser o filho pródigo hoje em dia, ou seja, como hoje nós nos afastamos do pai (Deus).
1 - Cite 5 exemplos de pecados que vocês poderiam cometer na semana que distanciam de Deus?
Exemplo: Mentir para os nossos pais, assistir vídeos impróprios para sua idade, falar mal de pessoas ou praticar bullyng na escola, rebeldia e desrespeito aos pais, fofoca sobre algum conhecido, ser orgulhoso, roubar alguma coisa de alguém.
2 – Quais atitudes devemos ter ao nos arrependermos dos pecados listados?
(O filho pródigo disse, pequei contra Deus e contra meu pai).
3 – Expliquei por que o pai estava esperando o filho pródigo no portão?
4 – O irmão mais velho teve uma atitude ruim com o irmão mais novo. O que devemos fazer para ajudar um irmão mais novo que deseja voltar pra casa do Pai.
“Deus está interessado na salvação dos seres humanos. Quando um pródigo cai em si e volta para Deus, há alegria nos céus. Como o céu se alegra, assim a igreja deve celebrar e regozijar-se quando alguém espiritual mente morto revive, e quando o que estava perdido é achado. Proclamar o evangelho da salvação e ver pecadores serem salvos pelo conhecimento de Cristo deve ser uma infindável celebração de vida para todos os que creem.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.