Provações meio de Perseverar

Expondo a Carta de Tiago  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 53 views
Notes
Transcript
Assunto: Provar; Provação;
Texto: Tg 1.2-4
Tiago 1.2–4 RAStr
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Exórdio
A Confissão de Fé de Westminster em Capítulo 17: Da Perseverança dos Santos traz assim:
Os que Deus aceitou em seu Amado, eficazmente chamados e santificados pelo seu Espírito, não podem cair do estado de graça, nem total nem finalmente; mas com toda certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e estarão eternamente salvos.
Esta perseverança dos santos depende, não do próprio livre-arbítrio deles, mas da imutabilidade do decreto da eleição, procedente do livre e imutável amor de Deus Pai, da eficácia do mérito e intercessão de Jesus Cristo, da permanência do Espírito e da semente de Deus neles, da natureza do pacto da graça e de tudo o que gera também a sua exatidão e infabilidade.
Eles, porém, pelas tentações de Satanás e do mundo, pelo predomínio da corrupção restante neles e pela negligência dos meios de sua preservação, podem cair em graves pecados e, por algum tempo, continuar neles; incorrem, assim, no desagrade de Deus, entristecem o seu Santo Espírtio e, em alguma medida, vêm a ser privados de suas graças e confortos; têm seu corações endurecidos e suas consciências feridas; prejudicam e escandalizam os outros e atraem sobre si juizos temporais.
Introdução (5-7minutos):
Contextualização: Breve apresenatção do contexto histórico e cultural do texto.
a partir da biblia de estudo King James podemos notar que a carta de Tiago provavelmente fora escrita entre 48 e 52 d.C., mas a carta não possui evidências que apontem para uma data mais precisa. A morte de Tiago em 62 ou 66 d.C. indica que a carta foi escrita antes dessa data. Semelhanças com a tradição do evangelho e tmas paulinos são sugestivas. Se o Evangelho de Marcos foi escrito por volta de 65 d.C. e há tempo suficiente para os eventos de Atos 15; 21 terem ocorrido entre a primeira e segunda viagem missionária de Paulo, o Mais provável é que a carta tenha sido escrita entre 48 e 52 d.C. A referência às “doze tribos que estão dispersas no exterior” (1.1” sugere que a carta foi escrita para judeus cristãos vivendo na Palestina e seus arredores. Tiago era lider da igreja de Jerusalém; portanto, é provável que seus destinatários vivessem naquela região (inclusive em Antioquia). A referência a sinagoga (“assembléia”) em 2.2 também sugere que o público-alvo de Tiago eram judeus cristãos. As referências às circunstâncias que eles viviam (p.ex., opressão por proprietários de terras ricos; 5.1-6) se encaixam em igrejas de qualquer parte do Império Romano. Todavia, a ordem semítica das palavras, as citaçõees da Septuaginta e a dependência geral do estenógrafo da tradição de sabedoria judaica sugere um público especificamente judeu-cristão.
Podemos ainda ver junto um breve relato de tópicos da história:
Em 33 d.C. - Temos o evento do Pentecostes At 2
Outubro de 34 d.C. - Conversão de Saulo no caminho de Damasco At 9
Em 37 d.C. possívelmente Paulo encontra Pedro e Tiago em sua primeira visita a Jerusalém, logo apos usa conversão.
Em 44 d.C. Tiago se torna líder da Igreja de Jerusalém. Neste mesmo período Herodes Agripa executa o Apóstolo Tiago, filho de Zebedeu.
Entre 48-52 d.C. temos a Carta de Tiago escrita e entregue a igreja.
Em 62 d.C. Tiago é morto apedrejado.
Em 70 d.C. temos o marco histórico com a Destruição de Jerusalém.
Em seguida temos duas sitações de Tiago no III e IV séculos, Orígenes em 230 cita Tiago em seu comentário do Evangelho de João e Eusébio se refere à carta de Tiago como Escritura em 330.
Explicação da importância do texto para a vida cristã.
Em tempos onde há uma mensagem triunfalista. Onde cada vez mais a mídia, as redes sociais, a informação rápida tem tomado conta das nossas vidas. Somos afetados com a questão de ser provado, ou, de passar por provações. E precisamos compreender que a nossa perseverança é atribuida em Deus nos experimentar por meio das provações que passamos. Com isso precisamos nos alegrar em estar sendo provados e aprovados por Deus.
Tese do Sermão: Resumo da mensagem principal.
Nós somos ordanos a alegrar-se por passar por provações. Pois as provações são os meios da perseverança.
Eu e você, não podemos mais estar tristes, por mais humano que isso possa ser. Não podemos mais murmurar ou até mesmo pedir para Deus deixar de nos provar, pois, somos levados de forma imperativa (“…tende por motivo de TODA alegria o passardes por várias provações.”). Isso nos mostra que Deus quando nos prova, nos experimenta, é por conta de nos fazer perfeitos a Ele.
I. Exposição do Texto(15-20 minutos)
Explicação da extrutura do texto.
Tiago 1.2–4 RAStr
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
v.v. 2 - Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
Começa chamando a atenção dos irmãos e de forma imperativa direciona a igreja em relação ao passar por várias provações e não apenas por provações;
v.v. 3 - sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
No versículo 3, ele mostra onde está relacionada a provação, a fé. Onde que ela será confirmada e levará a uma vida de perseverança. Ao desenvolvimento desse crente ao Senhor, que tem sua fé firmada e desenvolvida no Senhor Jesus.
v.v. 4 - Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Quando o autor usa essa conjunção coordenativa ORA, após ter falado de provação, fé, confirmação e perseverança, ele chama a atenção para o resultado da provação que é a perseverança, que deve ter uma ação, e essa ação precisa ser completa, onde que o resultado será em servos Perfeitos, Integros e NADA deficientes,
Análise da gramática e vocabulário.
Assíndeto
Em Tg 1.2 temos um assíndeto toda (uma figura de linguagem que se caracteriaza pela ausência de conjunção coordenativa para unir as frases ou partes delas. A sua função é separar ideias e, deste modo, oferecer-lhes mais expressividade.
Conexão de Nível de Cláusula
Tg 1.2 temos o artigo o que conecta a alegria com o passardes por provações;
Tg 1.3 temos o que, onde faz a conexão com o saber, sabendo que a provação…;
Tg 1.4 logo no início temos o Ora, conectando os dois primeiro versículo com a conlusão e também vemos o para que, como resultado do que Deus tem para nossas vidas neste texto.
Conexão de Nível de Frase
Tg 1.4 ficamos com a frase que somos levados ao processo do resultado de passarmos pelas provações, “para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.
Explicação histórica de fundo.
Epístolas Gerais Capítulo 1

1. Às doze tribos. Quando as dez tribos foram banidas, o rei assírio as colocou em diferentes partes. Mais tarde, como usualmente sucede nas revoluções de reinos (tal como sucedia então), é bem provável que elas saíram de lá em todas as direções. E os judeus foram dispersos para quase todos os quadrantes do mundo. Ele, pois, escreveu e exortou a todos aqueles a quem ele não podia falar pessoalmente, porque haviam sido espalhados em regiões muito distantes. Mas, o fato de ele não falar da graça de Cristo e da fé nele, a razão parece ser esta: visto que ele se dirigiu aos que já tinham sido ensinados corretamente por outros, por isso não tinham tanta necessidade de doutrina, quanto dos estímulos das exortações.

Trago uma citação de Calvino sobre o que estava acontecendo e sobre o versículo 1 do capítulo 1, sobre as 12 tribos a quem ele remete escrever. Além deste contexto mais amplos, temos o que ocorre em At 7; 8 após a morte do diácono Estevão com a dispersão novamente dos judeus-cristãos por toda a palestina.
II. Interpretação do texto(15-20 minutos)
Explicação da teologia do texto.
Provação vs Tentação / Provação e Perseverança (Perseverança dos Santos)
Aqui já temos uma questão sobre quem é quem prova. E provação vem de Deus, somente é Deus quem prova. Tentação como foi bem colocado no início na terceira sessão do capítulo 17 da CFW “...porém, pelas tentações de Satanás e do mundo, pelo predomínio da corrupção restante neles e pela negligência dos meios de sua preservação, podem cair em graves pecados e, por algum tempo, continuar neles;...” Deus não tenta ninguém, já diz Tiago e mostra que somos tentados por nossas próprias cobiças.
Aqui temos dois grandes ensinos, a da Provação e da Perseverança que andam juntas, que corroboram para o aperfeiçoamento de Deus em nossas vidas. Vemos Deus, em sua soberania e graça, capacitando homens e mulheres a serem perfeitos e íntegros no servir e viver a vida em Cristo Jesus.
Análise da relação com outros textos bíblicos.
Tiago 3.2 RAStr
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Tiago 5.11 RAStr
Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
2Pedro 1.6 RAStr
com o conhecimento, o domínio próprio com o domínio próprio, a perseverança com a perseverança, a piedade;
Mateus 5.12 RAStr
Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Mateus 5.48 RAStr
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Romanos 5.3
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
Romanos 5.4 RAStr
e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Hebreus 10.36 RAStr
Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
1Pedro 1.6 RAStr
Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,
Lucas 21.19 RAStr
É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.
Explicação da aplicação prática.
Tiago e Epístolas de João 1. Provação da Fé (1.2–4)

Com efeito, Tiago diz que o cristão cai numa situação de provação, isto é, Deus coloca o crente, às vezes um tanto subitamente, dentro de uma situação criada para testar sua fé em Deus. É possível que o crente nem perceba que tenha se deparado com uma prova. Com freqüência, tempos mais tarde é que o cristão começa a compreender por que Deus o testou. Quando seus olhos são abertos, ele vê a bondade e a graça de Deus, que enchem-no de alegria e felicidade. Assim, Tiago exorta seus leitores a considerar as provações motivos de grande alegria. O cristão deve ver a mão de Deus em todos os aspectos da vida. William Cowper escreveu:

Deus opera de maneira misteriosa

Para suas maravilhas realizar;

Ele coloca suas pegadas no mar,

E move-se na tempestade.

Nos veios mais inescrutáveis,

De perícia inesgotável,

Ele reserva seus brilhantes desígnios

E realiza sua vontade soberana.

Comentário do NT Simon J. Kistemaker de Tiago e Epístolas de João
III. Aplicação Prática(10-15 minutos)
Chamado à ação.
Somos chamados a ter por motivo de toda alegria o passardes por várias provações - nós não podemos mais ficar tristes, cabesbaixo, por conta de passarmos por provações, temos que nos alegrar sabedores que Deus é quem está promovendo isso e que passará ao nosso lado em todos os tempos.
Hoje temos que ter a certeza que o passardes por provações está relacionado a nossa fé em Cristo Jesus. Deus está confirmando o que ele já realizaou e continuará realizando em Nós. E isso é incrível por gera em nós tutano, perseverança.
Ao passarmos e nos alegrarmos com o que temos passado no Senhor e com o Senhor, a perseverança em nós precisar ter ação completa, para sermos servos de Deus perfeitos e íntegros e o melhor de tudo, concluindo que em NADA seremos deficientes.
Exemplos práticos de aplicação.
O Apóstolo Paulo ao Escrever a Timóteo, Tito, e principalmente aos irmãos Filipenses, onde diz “Tudo posso naquele que me fortalece.” pense comigo, Paulo está preso, preste a morrer, ele convida uma igreja a se alegrar com ele. Ele está alegre no Senhor por passar por muitas provações e estar sendo aperfeiçoado no Senhor.
Eu e você precisamos compreender isso, não estamos dizendo que não é fácil, que não dói. O que estou lhe pedindo é lembrar do autor aos Hebreus e olhar pra tão enorme núvem de testemunhas que a biblia nos mostra e se alegrar em ser provado por Deus.
Encorajamento à obediência.
Mesmo que pareça difícil, mesmo que todos possam nos taxar de loucos, alegrem-se, regozijai-vos outra vez digo a vós, regozijai-vos. Isso que o apóstolo Paulo disse a igreja de Filipenses.
Conclusão (5-7 minutos)
Resumo da mensagem.
Hoje aprendemos que Deus é quem nos prova e nos faz perseverar, que provação é muito diferente de tentação e que Deus é o autor da perseverança do Santos e que quer que seus filhos e servor sejam perfeitos, íntegros e em nada deficiente.
Reiteração da tese.
Nós somos ordanos a alegrar-se por passar por provações. Pois as provações são os meios da perseverança.
Oração de fechamento.
Deus nos faça uma igreja Santa e cada dia mais perseverante em ti, em Nome de Jesus. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.