Conhecer Deus

Conhecer Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Trindade

Arrifana
em 1999 foi um ano de muitas coisas, e de muitas incertezas, muitos falavam do fim do mundo no ano 2000, vendiam propriedades, existiam aqueles que tudo é um negócio e vendiam terrenos no céu.
Na verdade mais de 25 anos se passaram e parece que as pessoas continuam com os mesmos medos e a pensar que podem comprar a sua salvação.
é também verdade que neste mesmo ano eu e a Bela nos casamos, e para aqueles que me conheceram na altura, eu era praticamente metade, neste sábado estivemos a ver como eu era e nos rimos com isso, mas, o facto de eu estar quase no dobro não quer dizer que a Bela casou com um e agora tem 2 Nunos.
Trindade
Neste processo de conhecer Deus, muitas serão as vezes que seremos chamados a dar uma resposta.
Na altura pensei que quanto a este tema não teria que dar resposta pois seria só como que um acumular de informação.
Na medida que formos seguindo pensemos na importância da trindade na nossa forma de viver.
Recentemente vi um pastor muito conceituado, mas, agora também de grande controvérsia que chamou Deus de mãe, e fez toda uma apresentação hermenêutica na leitura do salmo 131:2
Salmo 131.2 BEARA
Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
Na verdade vivemos num período mesquinho, não se pode dizer que não se gosta de cabelo castanho que surge uma associação de defesa das pessoas de cabelo castanho, não se pode dizer que não se gosta de laranjas que surge a associação de defesa das laranjeiras.
Vemos então que em busca de agradar a todos são seguidas teologias erradas, quem apresenta Deus como deus mãe, segue um caminho que tenta ir ao encontro daqueles que dizem que a Bíblia apresenta um Deus machista.
Deus Pai, Deus Filho.
Ponto fundamental para conhecermos melhor Deus, é Ele quem determina como se apresenta ao homem.
O facto de Deus se apresentar de forma masculina é para mostrar a inferioridade da mulher? de modo nenhum Deus assim determinou, e é nestes momentos que penso, quem sou eu para questionar Deus quanto a isso.
Qual é a peça de barro que vai contestar com o seu criador porque o fez assim.
Já é um privilégio ele se ter revelado. podemos não entender os motivos e as razões para isso, mas, é Deus quem determina.
Se nós mudamos as expressões nós estamos a dar um ressignificação de quem Deus é, dar o nome deus mãe a Deus é dar um nome que Deus não tomou para si mesmo.
Deus Pai é quem Deus é na Sua plenitude, assim como Jesus é o Filho o Pai é o Pai.
Quando falamos então de Trindade, não falamos de analogias.
Trindade não deve dar espaço a se conceber uma ideia politeísta, porque é uma Triunidade.
Apresentação da trindade
As 3 pessoas da trindade
A nossa mente não consegue alcançar e entender totalmente Deus, não encontramos na Bíblia o termo trindade mas encontramos evidências disso claramente.
2Coríntios 13.13 BEARA
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santosejam com todos vós.
O apóstolo Paulo termina esta carta a mencionar as 3 pessoas da trindade
Bibliologia - Reconhecemos entre muitas coisas a infalibilidade da Bíblia, inerrância da Bíblia e a inspiração da Bíblia. Que o Novo Testamento traz luz sobre o Antigo Testamento
Se por algum motivo eu não entendo o texto, não quer dizer que ele está errado, mas, que eu incapacitado pelo pecado não entendo, mas, Deus se assim desejar pode dar a resposta.
Paulo apresenta Jesus Cristo, Deus e o Espirito Santo e depois usa o verbo no plural, eu não creio que tenha sido um erro na escolha do tempo verbal, assim como é propositado o uso de cada pessoa da trindade.
DEUS É ABSOLUTA E ETERNAMENTE UMA ESSÊNCIA SUBSISTINDO EM 3 PESSOAS DISTINTAS, ORDENADAS SEM DIVISÃO E SEM REPLICAÇÃO DE ESSÊNCIA.
Quando falamos de divisão é a ideia que nenhuma das pessoas seria plenamente divina se houvesse divisão da trindade.
Quanto à replicação, se houvesse replicação de essência nós teríamos 3 deuses.
A trindade é algo suprarracional que vai além do entendimento humano.
Apresentação da Trindade
Ação da Trindade
Acredito que de uma forma muito particular todos já se depararam com a passagem onde encontramos as 3 pessoas da trindade presentes, não sendo mencionadas, mas, presentes ativamente, falo da passagem do batismo de Jesus.
Mateus 3.16–17 BEARA
Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Claramente encontramos aqui as 3 pessoas da trindade
a voz é do Pai pois apresenta o filho
vemos Jesus o Filho como aquele que tinha acabado de ser batizado
vemos também o Espirito Santo descer semelhantemente a uma pomba
Apresentação da Trindade
Ação da Trindade
Razões para estudarmos a Trindade
Este é um assunto pouco abordado nas igrejas, não sei os motivos, mas, sei as causas de tal não estar a ser pregado
A crença de que Deus é um Ser pessoal é compartilhada com outras crenças monoteístas, especialmente o Judaísmo e o Islamismo, mas o Cristianismo é fundamentalmente diferente delas por afirmar que o único Deus no qual todos nós cremos é conhecido por nós não como uma, mas como três pessoas distintas.
Para um judeu ou para um muçulmano, isso parece ser uma negação do monoteísmo, e devemos admitir que muitos cristãos também encontram dificuldade em sustentar a Trindade de pessoas na unidade de um só Ser divino.
Sem a Trindade, não haveria Cristianismo. Nossa crença na obra salvadora de Cristo, o Filho de Deus, e na habitação permanente de Deus, o Espírito Santo, exige que nós cultuemos Deus desta forma.
São conhecidas seitas que partilham e aceitam parte dos ensinos cristãos, mas, por exemplo rejeitam a divindade de Jesus.
A falta de conhecimento profundo da Trindade também leva a criar vários caminhos ideologias para salvação.
Devemos estar atentos pois o enganador também vai apresentar a falsa trindade
Satanás fingindo ser Deus (autor da destruição) Apocalipse 12:9
Apocalipse 12.9 BEARA
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
Satanás
O anticristo, fingindo ser Jesus Apocalipse 13:4
Apocalipse 13.4 BEARA
e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?
Satanás
Anticristo
O falso profeta, fingindo ser o Espírito Santo Apocalipse 13:11-12
Apocalipse 13.12–14 BEARA
Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;
Tendo em conta esta apresentação da Trindade e da falsa trindade, vamos então nos focar na Trindade que influência tem e deve ter na nossa vida.
Quando falamos na Trindade vemos primeiro o nome dado a Jesus - Emanuel que quer dizer Deus connosco
Quando vemos em Mateus 28:19
Mateus 28.19 BEARA
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mesmo numa pregação a Trindade é uma evidencia, conforme escreve Augusto Nicodemos “o alvo de um sermão é exaltar o Pai, na mediação de Jesus Cristo e no poder do Espírito Santo. Em suma, as pregações devem sempre mostrar, ou refletir, o caráter trinitário de Deus.”
Olhando para a Trindade e evidenciar 1 dos aspetos desta trindade que é o aspeto relacional, quero meditar sobre isso na nossa vida.
Aplicação
Enquanto casais
Na verdade não encontramos nada claramente a apontar para isso, mas, acredito que quando vemos em Gênesis 2:24
Gênesis 2.24 BEARA
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Não querendo forçar muito, acredito que este modelo tem um padrão na Triunidade de Deus.
o aspeto relacional no mais profundo do seu significado, este relacional e unidade tão forte que faz com 1 homem e 1 mulher sejam 1 só carne.
Na matemática de 1+1=2, vemos aqui algo bem diferente 1+1=1, deixa de existir 2 caminhos diferentes, 2 propósitos diferentes, e encontramos o relacionamento unificador, na busca de algo bem maior, a glória de Deus.
No casamento e na família, acredito que por meio relacional nós podemos caminhar para um só pensamente e corpo, um só espírito e uma só esperança, como vemos em Efésios 4:4.
O casamento não anula a nossa individualidade, é isso que nós vemos a exemplo da trindade, vemos o Pai, o Filho e o Espirito Santo diferenciados, mesmo na forma que se revelam ao homem, mas, o que fazem, como fazem é para a Glória do Pai.
Enquanto Igreja
Sem dúvida aqui é onde me quer deter um pouco mais,
1Coríntios 12.3–8 BEARA
Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Ora, os donssão diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
o que vejo claro aqui e tendo em conta a trindade de Deus e é esse o modelo, é esse o padrão, na pluralidade dos membros, devemos buscar a unidade como alvo
a Glória de Deus.
o que vemos na trindade a pluralidade quanto a pessoas, mas, unidade quanto à essência.
A irmã Fátima fala durante a semana com o irmão António
A Irmã Anabela Lino vai buscar o irmão António
O irmão João leva o irmão António
A irmã Anabela Lino liga à irmã Elonaide
A irmã Amélia domingo dá boleia à irmã Elonaide para vir à igreja
a irmã Isilda leva de volta a irmã Elonaide
Este é apenas um pequeno exemplo da soma das individualidades a trabalhar em prol da unidade.
Assim como este exemplo vemos aqueles que acolhem alguém para dormir na sua cada, aqueles que procuram ter um tempo para ter uma conversa de café com o foco relacional trazendo Deus para os nossos relacionamentos.
Igreja é a soma de membros que desempenham vários atos com o propósito único de Glorificar a Deus onde Jesus é a cabeça que orienta para que tal possa ser possível.
O exemplo da Triunidade da Trindade deve ser o modelo da unidade da igreja.
João 13.34–35 BEARA
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Quer comamos ou bebamos façamos tudo para a Glória de Deus.
Enquanto igreja somos trabalhadores da mesma seara, conhecemos nós quem está connosco a trabalhar, conhecemos o dono da seara?
Arrifana
João 17.13–26 BEARA
Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
História do Eli
Onde está durante a semana a igreja que se reúne em arrifana ao domingo durante a semana?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.