Salmo 62

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
SALMOS 62:1-12 📚
Abertura.
Introdução:
Este salmo pode ser resultante do período de provação na vida de Davi em que seu filho, Absalão, tentou lhe tomar o trono (vv. 3, 4), mas também pode ter sido escrito quando Davi estava reinando sobre Judá em Hebrom (2 Sm 1.1 – 4.12).
Foram anos difíceis, durante os quais o exército de Saul procurou dar continuidade a sua dinastia e destronar o rei ungido de Deus (sobre "Jedutum", podemos ver o Sl 39 e observar como os dois salmos apresentam diversos paralelos).
Neste salmo, Davi demonstra uma fé extraordinária ao descansar somente em Deus (vv. 1,2, 5, 6) e ao confiar que ele derrotaria o inimigo e restituiria a paz na terra.
Três verdades poderosas surgem dessa experiência.
1.    Somente Deus nos salva - (Sl 62:1-4)
O termo traduzido por "somente" ou "só", nos versículos 1,2, 4, 5, 6 e 9, é um advérbio hebraico traduzido também por "de fato, verdadeiramente, porém" ou, até mesmo, deixado de fora da tradução.
A intenção de Davi é nos mostrar que não crê em Deus e em outras coisas, mas sim que crê única e exclusivamente em Deus.
Sem dúvida, Deus usa certos meios para realizar sua obra, e o mesmo Deus que determina o final também determina os meios, mas nossa fé encontra-se nele e não nos meios.
·         Davi não discutiu com o inimigo nem tentou dizer a Deus o que fazer; simplesmente orou, confiou e esperou, sabendo que, a seu tempo, Deus lhe daria o reino.
·         As figuras de Deus como "rocha" e "fortaleza" nos remetem ao Salmo 1 e 8:1,2.
Uma vez que Daví era um homem humilde, ele se via como uma parede inclinada ou um muro prestes a cair (ver 1 Sm 24:14 e 26:20).
·         Mas Deus era seu baluarte!
·         O inimigo poderia ameaçá-lo, mentir a seu respeito e até mesmo atacá-lo, mas ele não perderia a paz que Deus havia colocado em seu coração.
·         Esperar silenciosamente no Senhor não é o mesmo que ficar ocioso.
·         Antes, é uma combinação serena de fé e adoração que se sujeita e descansa na grandeza da vontade de Deus.
·         É uma preparação para o momento em que Deus ordena a seu servo que entre em ação (Sl 18:30-45).
2.    Somente Deus nos encoraja - (Sl 62:5-8)
Você já se sentiu desencorajado? Ex. Fé, trabalho, família, etc?
Davi passa de "não serei muito abalado" (v. 2) para "não serei jamais abalado" (v. 6).
Quanto melhor é a compreensão de que Deus é sua fortaleza, maior é a tranquilidade em seu coração.
Daví, não estava dependendo de si nem de seus próprios recursos, mas sim do Senhor Deus Todo-Poderoso.
·         Esta é uma lição preciosa para nossos dias, e sempre será, depender dos recursos do Criador.
·         Somos ensinados a sermos autossuficiente, independentes, muitas vezes apoiamos nosso orgulho em frases do tipo.
o   Deus tem muitas ocupações
o   Ele está preocupado com coisas mais importantes do que eu
o   Não quero incomodar, meus irmãos, pastor ou meus pais...
o   Em momentos de dificuldade o Senhor nos chama à comunhão com Ele e a sua dependência.
o   Também são momentos de conhecer verdadeiros irmãos em Cristo.
Davi confiava em Deus, Seu trono, sua reputação e sua vida dependiam exclusivamente da fidelidade do Senhor.
No versículo 8, Davi exortou aqueles que o acompanhavam a considerar Deus seu refúgio, a confiar sempre nele e a derramar o coração em oração ( Sl 42.24 e Sl 142.2).
Davi dependia das orações de outros e, como Paulo, não tinha medo de dizer: "Irmãos, orai por nós" (1Ts 5.25 e 2Ts 3.1).
Períodos de espera podem ser difíceis, se não dependermos inteiramente do Senhor. As demoras de Deus não são recusas, mas nossa impaciência pode ser usada pelo diabo para nos conduzir a desvios perigosos e destrutivos.
Devemos lembrar que o tempo de Deus não é o mesmo tempo que nosso.
Saber e viver que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam.
3. Somente Deus recompensa - (Sl 62:9-12)
Quando Davi olhou para o Senhor, viu a si mesmo como um muro inclinado e uma parede prestes a cair (v. 3). Agora, olha para o inimigo e o vê como se não fosse coisa alguma!
Não importa quão elevada seja sua posição social ou quão afluente seja sua situação económica, todos os homens são apenas vaidade (bolha de sabão).
a)    "fumaça", Sl 102:3;
b)    "neblina", Tg 4:14;
c)    "um sopro", Jó 7:7.
 
Se forem colocados numa balança, ela não registrará coisa alguma, pois não pesam coisa alguma (Jó 6.2; Is 40.1, 5; Dn 5.27).
Os inimigos de Davi haviam adquirido seu poder e riqueza pela opressão e o abuso de outros, e Davi advertiu seu próprio povo para não adotar essa filosofia de vida.
·         Como é triste ver que, nos dias de hoje, o povo de Deus muitas vezes deposita sua confiança nas riquezas, status e capacidades humanas e não no Único que pode, verdadeiramente, abençoá-los.
A expressão: "Uma vez [...] duas vezes", no versículo 11, é a maneira hebraica de dizer, "várias vezes, repetidamente" (Cf. Am 1-3, 6, 9, 11, 13; Jó 33.14).
Davi havia ouvido essas palavras em diversas ocasiões, e a lição que transmitiam estava gravada em seu coração:
·         a força e a bondade de Deus são suficientes para todas as crises da vida, pois estamos nas mãos de um Deus cujo amor onipotente jamais pode falhar.
"Caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias" (2 Sm 24:14).
De fato, Deus justificou Davi e lhe deu o trono, no qual Davi reinou com grande honra.
Não importa o que as pessoas nos façam ou o que possam dizer sobre nós, Deus guarda seus registros e, um dia, dará aos pecadores e santos as recompensas que cada um merece.
"E cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho" (1 Co 3:8).
Para nossa Meditação
 
Qual é a grande lição prática que devemos tirar deste salmo
Talvez você tenha imaginado que o segredo da vida é procurar ser cada vez mais forte, importante, competente, combativo, criativo, vitorioso, superar os seus limites e vencer os outros.
 
Mas a lição que tiramos desse salmo é...
 
Quando você se sentir pequeno aí é que você será grande... experimente orar e se sentir como um grão de areia no universo, um pequeno pozinho no meio de toda a criação e lembre-se da grandiosidade do poder e da soberania de Deus, quando o seu coração captar a sua fragilidade e como você é pequeno neste universo tão grandioso e extraordinário, aí sim é que você será grande.
 
Amém
 
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.