VIVENDO DIANTE DA FACE DE DEUS
CONGREGAÇÃO BTN (PAULO AFONSO) • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsMensagem de animo e confiança no Senhor Todo Poderoso que nos resgatou.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
TEXTO:
28 Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?
A sabedoria dele é insondável.
29 Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem,
31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
ORAÇÃO.
_______________________________________________________________
Meus queridos irmão, é uma grande satisfação poder estar cultuando aqui neste Domingo, ainda nos primeiros dias desse novo ano que o Senhor nos permitiu desfrutar. E é bastante interessante como esses momentos de finalização de um ano, e início de um novo ano nos faz entrar num estado de reflexão.
A gente começa a pensar sobre aquilo que deveríamos ter feito no ano que acabou e não conseguimos completar, ou até mesmo, nem conseguimos iniciar. A gente pensa nas dificuldades que tivemos, nos apertos, nas conquistas que tivemos, e também nas expectativas frustadas... E aí acaba um ano, começa outro e tudo se inicia novamente. Para muitos a mudança de ano é como um novo marco. Começa Janeiro, e então, voltamos a criar as novas expectativas, projeções e planos para tudo.
Mas e nós?
Para um cristão verdadeiro só existe uma maneira correta de iniciar um ano bem, ela é CORAM DEO. Isto é, Diante da Face de Deus. Na verdade, esse lema Coram Deo, usado por alguns reformadores, não é apenas para momentos pontuais da nossa vida, dias de culto ou datas festivas, mas significa viver, por todos os momentos da nossa existência diante da face de Deus. Isto significa que devemos levar em conta a nossa relação com o Senhor em cada atitude e decisão que tomamos, em cada plano que traçamos e expectativa que criamos sem jamais esquecer da sua Graça, da sua Justiça, da sua bondade e do seu Amor.
ISTO É CORAM DEO
Nessa passagem de Isaías eu quero destacar algumas verdades, importantes para uma vida conciente e verdadeira diante do Senhor e não somente isso, mas para que encontremos nele a força e o vigor necessários para viver:
A primeira delas é que nós somos pequenos, frágeis e totalmente limitados por nossa natureza humana e caída. E por mais que saibamos disso, muitas vezes nos esquecemos de nossa pequenez.
Por outro lado:
2. A segunda verdade é que: O Senhor é Magnifico, totalmente Sábio, Poderoso, Perfeito, Eterno e Amoroso.
Dito isto, para uma reflexão proveitosa, para as nossas vidas, devemos nos perguntar:
Em quem confiamos quando vinheram as dificuldades do ano que se encerrou, ou talvez até desses primeiros dias de Janeiro? EM QUEM VOCÊ CONFIOU?
E:
Em quem confiaremos, de agora em diante quando vinherem as novas dificuldades? Em nós mesmos ou no Senhor?
__________________________________________________________________________________
O contexto dessa passagem de Isaías 40 é uma promessa, da parte de Deus, de Restauração, Consolo e Força para o povo de Judá que seria exilado na Babilônia, justamente por causa de sua idolatria e falta de fé no Senhor. Eles deviam entender que se confiassem no Único e Verdadeiro Deus, no Eterno Provedor, não em suas próprias forças e muito menos nos seus ídolos, O Senhor, Ele mesmo seria a sua força ainda que estivessem cansados e em uma terra estranha, Ele seria o seu vigor mesmo em meio a um povo complicado e totalmente deslocados de seu verdadeiro lar.
Agora me diga você, não é essa a nossa situação nesta terra? Não estamos peregrinando em uma pátria que não é a nossa, enquanto aguardamos o nosso ingresso nos céus? Sim, E isso é bastante desgastante!
Portanto, podemos crer que as promessas de renovação das forças também é verdadeira para nós, os seus filhos.
Então, eu peço que você observe como Isaías chama o povo para confiar em Deus, mostrando por meio de perguntas retóricas a grandiosidade do nosso Senhor. E essas mesmas perguntas devem nutrir em seu coração a confiança plena na poderosa mão de Deus.
Vejamos os versículos de 12-14 desse texto: (MANTENHA SUA BÍBLIA ABERTA)
(EXPLICAR BREVEMENTE A GRANDESA DE DEUS) - (ENCENAR)
12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? (IMENSIDÃO)
Quem recolheu o pó da terra na terça parte de uma vasilha e pesou os montes e as colinas numa balança? (CRIADOR ONIPOTENTE)
13 Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? (ONISCIENTE E AUTOSSUFICIENTE)
14 Com quem ele se aconselhou, para que lhe desse compreensão? (SAPIENTISSIMO)
Quem lhe ensinou a vereda da justiça ou quem lhe ensinou sabedoria?
E quem lhe mostrou o caminho de entendimento? (SANTISSIMO E JUSTO)
________________________________________________________________
Eu quero destacar algumas verdades fundamentais para a nossa vida, para que vivermos debaixo da perspectiva mais excelente, a do Reino de Deus.
EM 1º LUGAR, TEMOS AQUI A GRANDIOSIDADE E MAGNIFICÊNCIA DO NOSSO SENHOR.
EM 1º LUGAR, TEMOS AQUI A GRANDIOSIDADE E MAGNIFICÊNCIA DO NOSSO SENHOR.
Sim, o nosso Deus é magnífico e totalmente grandioso, como explicou Isaías!
Vejamos o que ele escreve no v.28:
28 Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?
A sabedoria dele é insondável.
Irmãos, essa é sem sombra de dúvidas uma das mensagens mais firmes e claras de consolo que encontramos na Palavra de Deus. Eu quero que você perceba que para podermos mergulhar nesse oceano infinito de graça consoladora que vem do nosso Pai, precisamos perceber a distinção que o profeta faz entre a Natureza de Deus no v.28 e a nossa natureza no v.30.
No v.28 é feito uma pergunta retórica, ou seja, que não precisa de uma resposta, porque ela é óbvia e se encontra na própria pergunta. Nela está subentendida diversos atributos de Deus. Vejamos:
28 Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?
A sabedoria dele é insondável.
Quantas verdades sobre o nosso Deus podemos destacar aqui!
Ele é Deus! (ÚNICO - O TERNO…; O SENHOR…)
Ele é o ETERNO Deus. (de geração em geração Ele É Deus) — (IMUTÁVEL)
Ele é o Senhor. (Governa todas as coisas) - (Tudo está em seu controle)
Ele é o Criador. (Domina sobre tudo e tem poder sobre tudo) -> ONIPOTENTE - (Ele é O Dono de tudo).
Não se cansa e nem se fatiga. (Não se desgasta - IMUTÁVEL)
Ele é ONISCIENTE. (Tem toda a sabedoria e ciência)
Esses são apenas alguns dos atributos INCOMUNICÁVEIS de Deus, presentes em uma simples pergunta, para nos puxar de volta para a realidade de que é nele que deve estar a nossa confiança em toda e qualquer circunstância.
Por outro lado, no v.30 Isaías declara um pouco da natureza humana para que fique claro a imensa diferença que há entre nós e o Senhor. Mais que isso, ele toma como objeto de sua análise os JOVENS. Mas, por quê, os jovens? Porque é nessa fase que o homem encontra o seu auge de força e vigor, de energia e sanidade. No v.30, ele diz:
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem,
Você consegue perceber as diferenças?
Enquanto Deus é eterno e permanece totalmente poderoso e incansavel, por outro lado nós temos poucos anos e nos melhores deles, na juventude, podemos ficar totalmente esgotados até cair, quanto mais nos outros anos após a velhice, quando o melhor deles é canseira e enfado!
Então, talvez, se olharmos para os momentos cansativos e difíceis, principlamente de tribulações, que passamos em todo esse ano que ficou para traz, certamente veremos que a descrição dada pelo profeta é totalmente real. Quando as circunstâncias nos cercam, quando as noites frias chegam, quando as tribulações batem à porta é que podemos ver o tamanho imenso de nossa fragilidade, de quão somos pequenos e necessitados.
Às vezes parecemos um automóvel, que o dono esqueceu de abastecer. Ele vai andando, andando, até que o combustível acaba, faltam as forças e simplesmente para. Você chegou nesse estado alguma vez nesse ano? Sentiu as suas forças sumirem e o desânimo se apoderar de você em algum momento? PROVAVELMENTE SIM!
Deixa eu te dizer: Sabe do quê mais?
Esse ano mal iniciou e já está trazendo as suas dificuldades e canseiras para nós. Não é a mudança de um dia para o outro que vai fazer as dificuldades sumirem. Seja 2024, 2025 ou qualquer ano que venha, enquanto estivermos peregrinando nessa terra as lutas continuarão, os boletos vão chegar do mesmo jeito, e a sua carne continuará inclinada para o pecado!
Aí você pode se perguntar: “Isso é tão triste! Há algum motivo para comemorar o início de mais um ano?”
E a resposta é sem sombra de dúvidas: SIM! Nós temos reais motivos para comemorar. E o motivo, é que não fomos entregues a nossa própria sorte. Pois: Há um excelente Combustível para a sua vida, um que jorra para sempre!
EM 2º LUGAR, TEMOS QUE É O SENHOR QUEM RENOVA AS NOSSAS FORÇAS.
EM 2º LUGAR, TEMOS QUE É O SENHOR QUEM RENOVA AS NOSSAS FORÇAS.
Já vimos que temos grandes fraquezas na nossa caminhada, mas o consolo vem do alto nos dizendo:
29 Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
O Senhor não abandona os seus filhos, pelo contrário é dele que procede as nossas forças.
Ele é a fonte da resiliência do Cristão para viver de modo digno do evangelho de Deus, para não sucumbir ao pecado, nem as tentações da carne. A nossa força não vem de ensinos baratos de coaches, ou de psicologos de púlpito, não vem de xarlatões da internet e muito menos de pensamentos positivos e goodvibes.
No Sl 28.8 está escrito: 8 O Senhor é a força do seu povo, o refúgio salvador do seu ungido.
Se estamos aqui hoje é porque Ele nos sustentou, foi a força do Seu Braço Onipotente que nos guardou e nos reergueu tantos vezes nesse ano para podermos viver CORAM DEO, diante de sua própria face amorosa. Diane de sua maravilhosa graça.
Agora, observe o v.31 e veja que é pela fé somente que podemos experimentar o seu amor consolador e restaurador.
31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Para ser alvo constante dessa imensa benção é necessário esperar no Senhor, isto é, crer e confiar que Ele tem em grande estima os seus filhos, e assim, com o seu amor e a sua graça venceremos mais uma vez as lutas e as batalhas que surgirão nesse novo ano.
Agora observe o que o Senhor faz com os seus amados:
Ele renova as forças. (Ele é o nosso perfeito combustivel)
Faz com que subamos como águias. (Nos capacitando muito além do que imaginamos, visão, energia e agilidade para a boa obra.)
Provê os meios para cumprirmos o seu chamado.
Com Cristo somos incansaveis em nossa principal missão, GLORIFICAR A DEUS em todas as coisas e NOS ALEGRAR NELE.
CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS NESSA REFLEXÃO?
CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS NESSA REFLEXÃO?
Enquanto peregrinarmos por essa terra, é fato que passaremos por muitas provas, que tentarão esgotar as nossas energias, tentações e até investidas do inimigo para nos afastar do Senhor. Mas a mensagem que explode das escrituras como lindos fogos de artifício que brilham por todos os lados dela, onde você abrí-la certamente encontrará incrustada essa mensagem:
CONFIE NO SENHOR!
Veja o que Ele mesmo diz:
Isaías 40
21 Será que vocês não sabem? Será que não ouviram? Será que isso não lhes foi anunciado desde o princípio? Vocês não entenderam isso desde a fundação do mundo? Vocês não atentaram para os fundamentos da terra?
22 Ele é o que está assentado sobre a cúpula da terra, cujos moradores são como gafanhotos. É ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar.
E ainda diz:
25 "Com quem vocês vão me comparar? A quem eu seria igual?" — diz o Santo.
26 Levantem os olhos para o alto e vejam. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.
Ele é a força dos seus eleitos!
A sua prova máxima de amor foi dada no calvário. O Senhor levou sobre sí a culpa e a punição dos nossos pecados, por isso não só podemos viver nesse novo ano confiantes no Senhor, que nos fortalece em tudo, como devemos viver CORAM DEO. Diante de sua face, buscando a sua glória em todas as coisas, em verdadeira santidade. Essa é a perspectiva daqueles que tem a sua visão aguçada pela fé, e recebem asas para viver como verdadeiras águias do Senhor levando o estandarte de Cristo em suas mãos. A visão da fé deve nos levar a viver diante da face de Deus.
Para encerrar, lembremos das palavras do apóstolo Paulo em Fp 3.12-14.
12 Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (ESSA É A NOSSA META PRINCIPAL PARA TODOS OS ANOS)
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim,
14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Essa deve ser a nossa disposição em 2025.
Deus abençoe a sua vida e o novo ano que Ele nos concede. Que o seu 2025 seja de fato CORAM DEO. Vivendo diante da Face do Senhor e o buscando em todos os dias, pois Ele já nos resgatou.
AMÉM!
