ADÃO E EVA x CRISTO E A IGREJA
TIPOLOGIA BÍBLICA • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 142 viewsNotes
Transcript
Segue a tipologia bíblica de Adão e Eva – Cristo e a Igreja, conforme solicitado:
PARALELO TIPOLÓGICO: ADÃO E EVA – CRISTO E A IGREJA
PARALELO TIPOLÓGICO: ADÃO E EVA – CRISTO E A IGREJA
Base bíblica para o paralelo:
"Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja." (Efésios 5:32, ARA). A relação entre Adão e Eva prefigura a relação entre Cristo e a Igreja, revelando o plano redentor de Deus e o papel da graça em oposição à justiça própria.
1. ADÃO, UM TIPO DE CRISTO
1. ADÃO, UM TIPO DE CRISTO
"Todavia, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir." (Romanos 5:14, ARA).
Adão é apresentado como uma figura de Cristo em seu papel como cabeça e representante da humanidade. Assim como Adão foi o primeiro homem, Cristo é o "último Adão" (1Coríntios 15.45), iniciador de uma nova criação.
Semelhanças entre Adão e Cristo:
Imagem e semelhança de Deus:
Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus, sem pecado. "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27, ARA). Cristo, sendo o Filho de Deus, é a expressão perfeita dessa imagem. Ele é a "imagem do Deus invisível". "Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." (Colossenses 1:15, ARA). Assim como Adão refletia a glória de Deus antes da queda, Cristo reflete plenamente a glória do Pai. "Quem me vê a mim vê o Pai." (João 14:9, ARA).
Sem pecado:
Adão foi criado sem pecado, mas cedeu à tentação e desobedeceu a Deus, trazendo a queda sobre a humanidade. Cristo, o último Adão, viveu sem pecado e foi obediente até a morte, trazendo redenção para todos os que creem. "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." (2Coríntios 5.21, ARA).
Contraste:
Adão introduziu o pecado no mundo e trouxe condenação para todos os homens (Romanos 5:12). Cristo trouxe justiça, graça e vida eterna para aqueles que creem (Romanos 5:17-19).
2. O SONO DE ADÃO E A MORTE DE CRISTO
2. O SONO DE ADÃO E A MORTE DE CRISTO
"Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne." (Gênesis 2:21, ARA).
Paralelo:
Assim como foi Deus quem fez Adão cair em sono profundo para que Eva pudesse ser formada de sua costela, também foi Deus quem enviou Cristo ao mundo para morrer pela humanidade, a fim de que a Igreja fosse gerada.
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16, ARA). O "sono" de Adão prefigura a morte de Cristo, um ato soberano da vontade de Deus para cumprir Seu plano redentor:
"A este que vos foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos." (Atos 2:23, ARA).
Deus como o Autor da Redenção:
Assim como Adão não teve controle sobre seu sono, mas Deus o fez adormecer para formar Eva, Cristo veio ao mundo por vontade soberana do Pai, que O enviou para morrer e gerar a Igreja.
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. [...] Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai." (João 10:11,18, ARA).
3. A FERIDA NAS COSTAS DE ADÃO E DE CRISTO
3. A FERIDA NAS COSTAS DE ADÃO E DE CRISTO
Em Adão: Deus abriu o lado de Adão para retirar uma costela e formar Eva. Em Cristo: Seu lado foi aberto com uma lança enquanto Ele estava na cruz, e desse sacrifício nasceu a Igreja.
"Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água." (João 19:34, ARA). O sangue e a água simbolizam os elementos necessários para a redenção e purificação da Igreja: o sangue para a expiação e a água para a santificação (1João 1.7; Efésios 5:26).
4. EVA, TIRADA DE ADÃO – A IGREJA, TIRADA DE CRISTO
4. EVA, TIRADA DE ADÃO – A IGREJA, TIRADA DE CRISTO
Eva foi tirada de Adão e formada como sua ajudadora idônea (Gênesis 2:22). A Igreja foi formada por meio do sacrifício de Cristo e é chamada para ser Sua noiva (2 Coríntios 11:2).
"Porque somos membros do seu corpo." (Efésios 5:30, ARA). Assim como Eva era uma extensão de Adão, a Igreja é o corpo de Cristo, unida a Ele espiritualmente.
OBS | Lembrando que a Bíblia diz que na Queda Eva foi enganada e não Adão | (1Timóteo 2.13-14)
5. A UNIÃO DE ADÃO E EVA – A UNIÃO ENTRE CRISTO E A IGREJA
5. A UNIÃO DE ADÃO E EVA – A UNIÃO ENTRE CRISTO E A IGREJA
Adão e Eva:
"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." (Gênesis 2:24, ARA).O casamento entre Adão e Eva simboliza a união perfeita e o plano de Deus para o relacionamento conjugal, apontando para a união entre Cristo e a Igreja.
Cristo e a Igreja:
Assim como Adão e Eva se tornaram uma só carne, Cristo é o cabeça da Igreja, e nós somos o Seu corpo, unidos em um relacionamento espiritual e eterno:
"Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. [...] Porque somos membros do seu corpo." (Efésios 5:23,30, ARA).O casamento terreno reflete a profundidade do mistério da união entre Cristo e a Igreja:
"Por isso, deixará o homem a seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja." (Efésios 5:31-32, ARA).
As Bodas do Cordeiro:
O livro do Apocalipse apresenta a consumação desse casamento celestial, quando Cristo e a Igreja estarão unidos eternamente nas bodas do Cordeiro:
"Regozijemo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou." (Apocalipse 19:7, ARA).
Conclusão:
Assim como Adão e Eva foram unidos em uma só carne, prefigurando o propósito divino para o casamento, Cristo e a Igreja são unidos em uma relação espiritual eterna. Esse grande mistério será plenamente realizado nas bodas do Cordeiro, o ápice da redenção.
6. AS VESTIMENTAS DE ADÃO E EVA – O REVESTIMENTO DE CRISTO
6. AS VESTIMENTAS DE ADÃO E EVA – O REVESTIMENTO DE CRISTO
Adão e Eva, após pecarem, tentaram se cobrir com folhas de figueira, simbolizando a justiça própria.
"Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si." (Gênesis 3:7, ARA). Assim como Deus rejeitou essas vestes, Ele rejeita as obras humanas como meio de justificação. "Pois todos os nossos atos de justiça são como trapo da imundícia." (Isaías 64:6, ARA).
Deus, em Sua graça, providenciou roupas feitas de peles de animais, apontando para o sacrifício de Cristo:
"Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu." (Gênesis 3:21, ARA). Esse ato simboliza que o homem não pode se justificar por si mesmo, mas deve ser revestido de Cristo. "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes." (Gálatas 3:27, ARA).
OBS | Por ocasião da Restauração receberemos Veestes Gloriosas e Resplandecentes novamente.
"Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam." (Gênesis 2:25, ARA).
"Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si." (Gênesis 3:7, ARA).
"Regozijemo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou; pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro." (Apocalipse 19:7-8, ARA).
"Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai." (Mateus 13:43, ARA).
7. ADÃO COMO GOVERNANTE – CRISTO COMO REI
7. ADÃO COMO GOVERNANTE – CRISTO COMO REI
Adão foi criado com o propósito de dominar e governar sobre a terra:
"E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." (Gênesis 1:28, ARA).Ele recebeu autoridade sobre a criação, mas ao pecar, perdeu esse domínio, que foi usurpado por Satanás.
Na tentação de Jesus, Satanás oferece os reinos deste mundo, afirmando que eles haviam sido entregues a ele:
"Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser." (Lucas 4:6, ARA). Isso aponta para o domínio que Satanás exerce sobre o mundo devido à queda de Adão (João 12:31).
Cristo, porém, rejeitou essa oferta, pois sabia que Seu reino seria estabelecido pela vontade do Pai e não por concessões de Satanás. Ele virá para reinar como o "último Adão" e cumprirá o propósito original de Deus:
"E no manto e na sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores." (Apocalipse 19:16 ). No Reino Milenar, Cristo reinará sobre toda a terra com justiça e autoridade divina (Apocalipse 20:4-6) e os que vencerem reinarão juntos (Apocalipse 2:26-27).
Aplicação Espiritual:
1ª ) Adão e Eva tipificam Cristo e a Igreja
2ª) Assim como Deus vestiu Adão e Eva com roupas de pele, Ele nos oferece o revestimento da justiça de Cristo por meio da fé. A Igreja não é aceita por suas próprias obras, mas pelo sacrifício de Jesus.
"Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles." (Apocalipse 21:3, ARA).
