Pregação em filipenses 3.17-4.1 Andando Rumo à Glória: O Caminho dos Cidadãos do Céu
Série em Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 192 viewsNotes
Transcript
Introdução
Andar com Deus. A história de David Livingstone, a missão na África, é um ótimo exemplo de um homem que andava com Deus.
David foi enviado pela Sociedade Missionária de Londres em 1840 para o sul da África, com o objetivo de compartilhar o evangelho e trazer melhorias sociais da. Ele acreditava que o cristianismo e o comércio poderiam transformar a região, combatendo o tráfico de escravo.
Apesar dos desafios e da solidão, Livingstone permanece fiel à sua missão. Após sua morte na África, seu corpo foi levado para a Inglaterra, onde foi enterrado em Abadia de Westminster. No entanto, seu coração foi enterrado na África, como símbolo de seu amor
Sua vida reflete o que significa andar com Deus. Quando questionado sobre como apoiaria os desafios de viver em condições difíceis, ele respondeu: “Eu nunca estou sozinho. O Senhor Jesus disse: 'Eis que estou convocando todos os dias.' Eu acredito nisso, e isso é suficiente.” Sua vida ilustra que andar com Deus depende de Sua presença em todas as situações.
Ele ainda disse: "Eu estou preparado para ir a qualquer lugar, desde que seja para frente."
A vida espiritual é Andar com Deus e conhece-lo e abençoando aqueles que passam por nós. Vejam como ao longo da bíblia aparece essa ideia de andar com Deus:
Gênesis 3.8 “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.”
Gênesis 5.24 “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”
Gênesis 6.9 “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.”
Deuteronômio 10.12–13 “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?”
Contudo, o Andar com Deus era um chamado para Abençoar
Gênesis 12.1–4a “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló foi com ele....
Andar com Deus é simbolo de grande compromisso
Gênesis 22.2 “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.”
Gênesis 22.6 “Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.”
Novo Testamento isso fica mais Claro
1 João 1.7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
João 15.4–5 “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Gálatas 5:16 - Paulo exorta os crentes a "andar pelo Espírito", enfatizando uma vida moldada e guiada pelo Espírito Santo.
Neste texto, Paulo nos mostra que a nossa caminhada com Deus é para frente e ao olhar para frente é viver como cidadãos do céu na terra. E na terra para vivermos como cidadão celestial você precisa IMITAR PESSOAS QUE GLORIFICAM A DEUS , CUIDADO COM OS PERIGOS NO CAMINHO E ESPERE NAS PROMESSAS DIVINAS. Hoje Paulo nos diz
Proposição: Andem como cidadãos do céu na terra não esquecendo do destino final
I. Sigam os Exemplos Certos v.17/4.1 - IMITAÇÃO
II. Fujam dos Perigos do Caminho! v. 18-19 - CUIDADO
III. Olhem para o Destino Final! v. 20-21 - ESPERANÇA
I. Sigam os exemplos Certos. v.17/4.1 - IMITAÇÃO
A) Olhando para o contexto. Já estamos chegando no último capítulo desta carta da alegria, não podemos nos esquecer que estamos na terceira seção da carta, que começa no capítulo 3 e vai até o capítulo 4.1. Nessa seção já lidamos com a Eucatástrofe Paulina - essa mudança, essa inversão de confiar na carne para confiar na obra de Cristo. No último sermão, lindamos com a corrida do cristão, que é um paradoxo, pois corremos na foça da graça, descansamos em movimento. Como avançamos na corrida da fé?
Reconhecendo suas limitações como corredor. v. 12 Não obtido a perfeição
Focando os olhos na linha de chegada. v. 13-14 nosso alvo é Cristo
Crescendo junto com outros corredores v.15-16 “somos”; tenhamos, “andemos” “alcançamo
Chegamos no final dessa seção, que saímos da temática pensamento e foi para temática confiança: Confiança na obra de Cristo.v.1-11/ Confiança na santificação. v.12-16/ E agora? Confiança na Glorificação, e por isso Paulo nos exorta a andar como cidadãos do céu. Exercer nossa cidadania aqui na terra.
Agora olhando para toda a carta essa seção finaliza aquilo que é a parte doutrinária ou a parte exortativa para a parte prática As cartas paulinas são dividida dessa forma doutrina / prática) e é por isso que temas que já vimos se repetem aqui, por exemplo:
Paulo vai nos exortar que carecemos de exemplos. (instrução e exemplos fp 1.27-2.4 - instrução e fp. 2.5-11 exemplo. )
Paulo valou sobre viver de modo digno do evangelho (fp. 1.27) Eu expliquei que o verbo viver é literalmente portai-vos como cidadão e aqui no nosso texto v.10 pátria está no céus ( mesma raiz da palavra cidadão)
Paulo falou no capitulo 3.2 Os maus obreiros, e no verso 18-19, a temática retoma falando sobre os inimigos da Cruz de Cristo.
B) Explicando o texto. v.17/4.1 A primeira verdade por meio dos imperativos - Sigam os exemplos (modelos) certos. Paulo afirma que em nossa caminhada cristã precisamos de modelo.
Salmo 16.2–3 “Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.”
Nessa passagem, Davi afirma quem motivava ele buscar refúgio no Senhor era os santos que estão na terra e a luz do novo testamento a palavra santo, sempre está associada a Igreja. Na saudação de algumas cartas paulinas ele começa dizendo: aos santos que estão em ÉFESO, se refiro do a igreja que está na cidade de Éfeso.
Nós carecemos de exemplos: E exemplo não é sinônimo de perfeição, até dentro do contexto, o próprio apostolo Paulo afirma no verso 12 da sua limitação. Então não esqueça de seguir bons exemplos.
No capitulo 4.1 finalizando essa seção, mostrando esse incluso, começando com imperativos e terminando com um imperativo, ele exorta a igreja a permanecer firmes. Ou seja, os exemplos que devem ser buscando são pessoas que permanecem firmes.
A andar com Deus não é algo rápido, não é uma corrida de 100 metros, mas um maratona que você precisa permanecer firme sabendo quem você em Cristo Jesus, sabendo que você precisa confiar na obra de Cristo e não nos resultados.
Ilustração - Todo mundo odeia o chris - Pai correndo saiu muito rápido e logo está quase se arrastando no meio do caminho
Então, Sigam os exemplos certos
II. Fujam dos perigos do Caminho .v 18-19 - CUIDADO
A) Realidade de caminhos perigosos v.18. Observe o contraste: ande segundo os modelos., os bons exemplos, mas agora apresenta os maus, os perigos no caminho. Por que você deve segui bons exemplos?
1. Porque tais exemplos eles imitam a Cristo.
2. Porque entres nós temos inimigos da cruz de Cristo.
Quem são os INIMIGOS DA CRUZ? Parece que dentro do contexto Paulo esta falando dos judaizantes, que ele já falou no capitulo 3.2. Os judaizantes no tempo do apostolo Paulo, eram uma grupo que diziam que a salvação vem por meio de Cristo, mas também do guardar as leis cerimoniais da Antiga Aliança.
Contudo, Paulo me parece que não está em vista eles, somente eles. Mas coloca o parametro para cada uma dos seus ouvintes analisarem. Por quê?
1. A maioria da vezes que Paulo trata dos falsos líderes, falsos apóstolos ele é muito duro. (Vamos ler verso 2 do capitulo 3 )
2. Paulo fala dos inimigos da cruz, chorando. Paulo usa essa mesma expressão em Romanos 12.15 “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.”
3. As características dos inimigos da cruz (que paulo por muita vezes usa para os judaizantes) no v.19 tem uma característica de libertinos. (Acho interessantíssimo tal princípios. Muitos legalistas são libertinos.
Geralmente um legalista cai na pratica libertina.
Legalista e antinomista não estão tão distante -
Timothy Keller - No livro Pregação comunicando a fé na era do ceticismo defini da seguinte forma:
Legalismo - O legalismo é muito mais do que a crença consciente de que ‘posso ser salvo pelas minhas boas obras.” Trata-se de uma teia de atitude de coração e de caráter. É o pensamento de que o amor de Deus por nós depende de alguma coisa que podemos ser ou fazer. É a atitude pela qual ofereço certas coisas- minha bondade ética, minha relativa fuga do pecado deliberado, minha felicidade à Bíblia e à igreja - que dão respaldo à obra de Cristo e contribuem para a boa vontade de Deus para comigo.
Antinomismo - O antinomianismo também é mais do que apenas a crença formal de que ‘ não tenho de obedecer à lei de Deus. É o pensamento de que, como Deus me ama independentemente do que eu tenha feito, ele não se importará com o fato de eu viver uma via imoral ou não. É uma atitude que diz: “Deus me aceita como sou; ele quer apenas que eu seja eu mesmo. “
Assim, Paulo está usando uma vara para mentir se eu e você somos inimigos da cruz de Cristo. Como saber?
C) Características da mentalidade perigosa. v.19
O destino é a perdição
O deus deles é o estômago. O termo ventre é a sede da vida interior, ou seja, o deus deles são os seus desejos. (desejos desgovernados )
A glória deles está naquilo que é vergonhoso. Eles se orgulham daquilo que deveriam ser motivo de vergonha.
E qual é o fundamento disso tudo? “Preocupação com as coisas terrenas.” O verbo preocupar, na verdade é pensar e verbo que já lidamos com ele varias vezes.
III. Olhem para o Destino Final v. 20-21 - ESPERANÇA
A) Nossa cidadania v.20 Paulo primeiramente fala de algo que já é nosso. Somos cidadãos do céu. Não é que seremos cidadãos do céu, já somos. Por quê? O céu é céu, porque Deus habitará lá, não é verdade. O céu não é céu, porque tem ruas de ouro. Lembre o céu é céu porque no céu temos a habitação plena de Deus. Sendo assim, nós temos o céu na terra. Por quê? Porque Deus habita em nós por meio do seu Espírito, nós temos a presença de Deus em nós. Isso motiva a sua vida aqui na terra? O Espírito testifica em nós essa vida celestial. Que encorajamento para lutar contra o pecado, para prosseguir, mas isso é só o começo.
B) Nossa expectativa v. 21 Agora Paulo muda todos os verbos para o futuro. Já temos, mas ainda tem mais.
(Ilustração de tomar uma água no dia quente que toma mais não saciar)
O que motiva a você perseverar? O que motiva a você lutar pelo progresso do evangelho? O que motiva a você vir para igreja? Crescer espiritualmente? O que motiva a você trabalhar? O que motiva você mortificar o pecado? O que motiva você lutar pelo casamento? O que motiva você a viver sem rancor? Sem amargura no coração? Lutando contra a ansiedade? O que motiva você?
Você e eu vamos nos encontrar com o nosso SALVADOR?
Ele vai transformar nosso corpo. ( Humilhação x Glória)
6 APLICAÇÕES:
Toda essa passagem é um encorajamento para viver como cidadãos do céu na terra
IMITAÇÃO - Sigam os exemplos certo. v. 17/4.1 imperativos
A) Qual é a sua cidadania? Qual é sua naturalidade? Gaúcho/ Cearenses / Maranhenses/? Você acha que a sua cultura é a melhor do Brasil? Você defende a cultura gaúcha, mais que a cultura cristã?
B) Não esquece você segue exemplos. Adolescentes não esqueçam disso você segue exemplo( explicar) O que você deve imitar? O progresso na vida cristã. Você deveria olhar para o lado e ver seus irmãos na fé crescendo em santidade e começar a imitar.(morte e vida)
A ironia da idolatria é: você se torna semelhantemente ao que se adora -
Salmo 115.8 “Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.”
Ex: Vestimos roupas de acordo com o nosso grupo. Falamos de acordo com o grupo que nos influencia. Cortamos o cabelo daqueles que nós gostamos. Por que os seres humanos têm essa tendência intrínseca de refletir as imagens à sua volta?
O texto de Gênesis 1 e 2 fornecem a razão. Deus fez o homem e a mulher para serem criaturas que imitam. Originalmente eles foram feitos para refletir a imagem do Criador.
No entanto, quando pecaram, eles decidiram não conformar a vida à imagem de Deus, e sim a imagem do caráter pecaminoso e enganoso da serpente. Daí em diante, a tendencia humana consiste em refletir parte da criação em lugar do Criador.
Romanos 1.21–23 “porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.”
Paulo também nos dar uma saída
Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
C)Pais, vocês são modelos para o seu filho? Seus filhos precisam de instruções e exemplos. Não é só instrução e também, não só de exemplos. Instrução e exemplos andam de mãos dadas.
Ex: Você é modelo para seus filhos da devoção (piedade) ?
Você é modelo para seus filhos diante do sofrimento?
Você é modelo para seus filhos no culto a Deus?
CUIDADO - Fugam dos perigos do Caminho v.18-19
A) v.18 há três características daqueles que pensam nas coisas deste mundo: o destino deles é a perdição, o deus deles é o apetites (desejos) e Eles se orgulham daquilo que deveriam ser motivo de vergonha.
Ironia divina: O caminho que nos parece certo é o caminho errado do ponto de vista de Deus. O caminho que as pessoas pensam que as levará ao sucesso e à bênção, não raro conduz de fato ao aposto disso: ao fracasso e à maldição - Em outras palavras as pessoas são punidas pelos próprios meios que tentam obter o sucesso (Como faraó, Saul e Judas)
James Dobson, um conselheiro de família, diz que a situação irônica de uma pessoa na vida é muitas vezes como a do sapo que vivia feliz e inconsciente do perigo
“A natureza equipa de forma generosa a maioria dos animais com temor pelas coisas que lhes podem ser prejudiciais. Sua sobrevivência depende da capacidade de reconhecer um perigo especifico a tempo de evitá-lo. No entanto, a boa e velha mãe natureza não protegeu tão bem assim o sapo, ela ignorou uma falha séria em seu sistema de alerta precoce e que às vezes se revela fatal. Se um sapo for colocado em uma panela de água sob a qual o calor for continuamente aumentado de forma gradual, o sapo pode não mostrar nenhuma inclinação de escapar.
Por ser uma criatura de sangue frio, sua temperatura corporal permanece quase a mesma da água ao redor e ela não percebe a mudança lenta que ocorre. À medida que a temperatura continua a se intensificar, o sapo permanece alheio ao perigo; ele poderia facilmente pular para fora da panela e para a segurança; no entanto, ele aparentemente pensa me outra coisa. Ele apenas continuará sentado lá, todo contente, espiando pela borda da penela enquanto o vapor penetra de modo ameaçador por suas narinas. Por fim, o sapo cozido receberá sua recompensa, tendo sucumbindo ao infortúnio desnecessário que ele poderia ter evitado com facilidade.”
Muitas vezes somos como sapo, não fugimos de caminhos perigosos - Nosso coração frio e insensíveis à situação perigosa, pensamos que encontramos o caminho da felicidade, quando ao contrário apenas seguimos em direção ao desespero. Existem alguma ironia na sua vida que pode levar à destruição?
Pv 14.12 diz: há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
B) Para onde os seus pensamentos vageiam diante do andar com Deus neste mundo? Paulo nos dar três características do homem que anda com o pensamento deste mundo, mas três implicações do cidadão do céu.
O cidadão do céu sabe que vai prestar conta diante de Deus. Por isso em outro momento Paulo diz que orava para serem puros e irrepreensíveis (Fp.1.10), Paulo falou para eles permanecerem firma (Fp.4.1) e exortou para desenvolver a salvação com termo e termos (Fp. 2.12)
Paulo lembra aos Filipenses, enquanto estiverem nesse mundo o seus corpos caídos e humildes, eles não chegaram ao objetivo final.
Paulo mostra a realidade que ele ecoa a obra de Cristo em humilhação e Exaltação.
Sendo assim, o pensamento do Cristão é que o meu destino final está garantido, logo o processo é para o meu aperfeiçoamento - Você precisa pensar como um cidadão do céu na terra.
Porque aquilo que pensamos revela aquilo que cremos e aquilo que cremos molda a nossa visão de mundo.
Salmo 19.7–8 “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.”
É a Palavra Deus de Cria um óculos para entendermos esse mundo melhor é a Palavra de Deus que Cria em nós a visão que devemos ter sobre a minha vida na terra como cidadão do Céu
Minha mente moldada pela Palavra de Deus vai me dar um pensamento diferente diante a minha caminhada na terra.
Como eu devemo pensar? Filipenses 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
ESPERANÇA - Olhem para o Destino Final v. 20-21
A) Cidadãos do Céu o futuro já começou - É interessante que tanto o inimigo da Cruz de Cristo, como os cidadãos do céu estão no destino final, não só no tempo ou nos resultados terrenos. V.19/21
Salmo 73.12–16 “Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam suas riquezas. Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado. Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos. Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;”
Humilhação x Exaltação - Aconteceu com Cristo acontecerá conosco.
