A missão da Igreja (2)
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Os irmãos sabem que eu estudei no Instituto Missionário Palavra da Vida Pará em Benevides, perto de Belém. Mas acredito que os irmãos não conhece a história do seminário, ou seja, como tudo começou. Ricardo Parker, um missionário que saiu dos Estados Unidos e veio para o Brasil com o intuito de trabalhar com os Índios, mas ele decidiu que o melhor era preparar os brasileiros para evangelizar os Índios. Por isso, ele abriu o seminário palavra da vida. Mas chegou em um determinado momento que Deus tocou no coração dele e estava chamando o seu Ricardo Parker para trabalhar no Amazonas, visitando as comunidades ribeirinhas e por isso chegou para o seu filho Gary Parker: “A partir de hoje você será o diretor geral e eu estou indo para o Amazonas evangelizar”. O Gary ficou com muito medo e disse: “Mas papai, eu não tenho capacidade”, o pai dele disse: “Confie no Senhor”.
O Ricardo Parker estava indo para outra missão e deixou uma missão para o seu filho Gary Parker cuidar de todas as coisas no Instituto Missionário Palavra da Vida. Nessa noite gostaria que os irmãos pensassem comigo que dá mesma forma que o Gary estava recebendo aquela missão, Cristo deixou uma missão para os seus discípulos para que eles dessem continuidade no trabalho que Ele começou nessa terra.
Contexto
Contexto
O livro de Atos apresenta o início da igreja de Cristo na terra, no qual começou em Jerusalém, Judéia e Samaria e depois se expandiu a outros lugares, e no livro de Atos apresenta claramente essa expansão, mas além disso, expõe Deus levantando homens para pregar o evangelho como: Paulo (Atos 9), Barnabé, Pedro e dentre outros.
No livro de Atos retrata o plano de Deus, pois, Ele em sua soberania tem como o propósito de conduzir a história para a glória dEle, e nesse livro é nítido ver o Criador cumprindo a suas promessas e seus propósitos. Lucas escreve o livro de Atos para mostrar a Teófilo, sobre o crescimento do evangelho e a expansão da igreja nos confins da terra.
No capítulo um Lucas relata o momento em que Jesus está reunido com os seus discípulos, e dá algumas instruções para eles, como a descida do Espírito Santo. Além disso, Jesus deixa a missão para que o evangelho fosse expandido em vários lugares.
Ideia Central
Ideia Central
Os discípulos são capacitados para cumprir a missão de Jesus.
Transição
Transição
Veremos três aspectos da missão da igreja.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A dúvida dos discípulos (v. 6-7)
1° A dúvida dos discípulos (v. 6-7)
Os discípulos estavam reunidos com o Senhor Jesus e eles tinham uma curiosidade que Cristo não respondeu nesse momento. Diante disso, veremos dois pontos importantes sobre a dúvida dos discípulos:
1ª A restauração de Israel (v. 6)
1ª A restauração de Israel (v. 6)
6 Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?”
Os discípulos estavam curiosos em saber o tempo da restauração de Israel. Porque quando Jesus nasceu a Palestina estava sob o domínio do império Romano, e o povo judeu acreditava que o Messias prometido do AT, viria para reinar na terra e estabelecer um reino político terreno.
11 Estando eles a ouvi-lo, Jesus passou a contar-lhes uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e o povo pensava que o Reino de Deus ia se manifestar de imediato.
21 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
Em Atos 17.1-3 a palavra de Deus diz: “Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.”
Nesse texto, é possível ver essa comprovação, pois, Paulo pregava para os judeus que estavam em Tessalonicensses, com o objetivo de mostrar para eles que Jesus deveria sofrer na cruz e ressuscitar dentre os mortos, entretanto, os judeus não concordavam com o apóstolo Paulo e ficaram persuadidos com as palavras de Paulo, por isso fizeram um tumulto na cidade (At 17.4-5).
Em relação a restauração de Israel existe muitos debates a respeito disso. Existem duas linhas de pensamento:
Israel já foi restaurado, porque a igreja é o Israel de Deus e que as profecias do AT foram cumpridas e outras não será de forma literal, sendo assim, já houve a restauração de Israel.
Israel será restaurado no futuro, porque algumas profecias do Antigo Testamento sobre Israel não se cumpriram, e elas irão se cumprir no futuro. Então, Jesus restaurará o Reino de Israel no período milenar, porque a nação de Israel ainda não crê que Jesus é o Messias. Eu particularmente creio na segunda linha de pensamento porque até hoje eles não compreenderam que Cristo já veio, ou seja, eles ainda estão aguardando o Messias.
2ª Existem coisas que pertence a somente Deus (v. 7)
2ª Existem coisas que pertence a somente Deus (v. 7)
7 Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.
Jesus deixou claro para os seus discípulos que não pertencia a eles saberem quando seria a restauração do povo de Israel, mas sim, pertencia ao Deus Pai.
29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.
2° A missão dos discípulos (v. 8)
2° A missão dos discípulos (v. 8)
Jesus deixou a missão para os seus discípulos, mas não os deixou sozinhos nessa missão e nem os deixou sem capacidade, pelo contrário Jesus estaria com eles e os capacitaria. Diante disso, veremos duas afirmações sobre a missão:
1ª Os discípulos são capacitados para a missão (v. 8 a)
1ª Os discípulos são capacitados para a missão (v. 8 a)
8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês,
Os discípulos iriam receber o poder para realizar a obra de Cristo Jesus, o qual ele havia designado para eles. O poder viria do Espírito Santo de Deus, que eles haveriam de receber conforme a promessa de Cristo Jesus.
2ª Os discípulos são testemunhas de Cristo (v. 8 b)
2ª Os discípulos são testemunhas de Cristo (v. 8 b)
8 e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Algo impressionante que é relatado nesse versículo é a respeito de que eles seriam “testemunhas” do Senhor Jesus. Essa palavra no português significa “alguém que vê um evento e relata o que aconteceu”, ou seja, os apóstolos compartilhariam a respeito do evangelho. No grego a palavra “testemunha” é “martys”, que significa “uma pessoa que faz uma declaração solene sobre suas crenças, resultando em morte”. Os discípulos morreriam por causa da fé em Cristo.
No livro de Atos é possível ver que Estevão foi martirizado por pregar Cristo. Ele declarou a sua crença em Cristo, mas morreu por causa da sua fé.
51 “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
52 Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos —
53 vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram”.
54 Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele.
55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus,
56 e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”.
57 Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele,
58 arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.
Segundo a tradição histórica alguns dos apóstolos foram martirizados, ou seja, morreram por causa da fé em Cristo.
Pedro - Morreu sendo crucificado de cabeça para baixo.
Tiago, irmão de João - Morreu sendo decapitado.
Tiago, filho de Alfeu - Morreu sendo apedrejado.
André - Morreu sendo crucificado em uma cruz com X.
Judas Tadeu - Morreu martirizado, mas não se sabe a forma do martírio.
Tomé - Morreu martirizado, mas também não se sabe a forma do martírio.
Felipe - Morreu sendo crucificado e apedrejado.
Simão - Morreu sendo cortado ao meio por um serrote.
Bartolomeu - Morreu sendo espancado e crucificado.
Paulo - Morreu decapitado.
Mateus - Não se sabe a causa da morte.
João - Morreu de idade avançada.
A maioria dos apóstolos foram de fatos testemunhas de Cristo, vendo Jesus pessoalmente e testemunhando das coisas que viram, mas foram testemunhas no sentido de que morreram por amor a Cristo.
8 e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Os apóstolos começaram a pregar em Jerusalém, Judéia e Samaria, e logo após isso; o evangelho se expandiu pelos outros lugares.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nos dias atuais muitos cristãos estão no Oriente Médio sendo testemunha de Cristo, muitos são ameaçados de morte, porque existem países fechados que pregar a palavra de Deus e se reunir como igreja é proibido. Diante disso, muitos cristãos já morreram por causa da fé em Cristo e outros são perseguidos.
3° A certeza dos discípulos (v. 9-11)
3° A certeza dos discípulos (v. 9-11)
Após Jesus deixar a missão para os seus discípulos, ele voltou para o Pai conforme tinha dito para os seus discípulos. Diante disso, veremos duas certezas dos discípulos de Cristo:
1ª Jesus subiu ao céus (v. 9)
1ª Jesus subiu ao céus (v. 9)
9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.
Após o Senhor Jesus dá as instruções aos discípulos, Ele foi elevado aos céus, e os discípulos ficaram olhando fixamente para as nuvens.
2ª Jesus voltará (v. 10-11)
2ª Jesus voltará (v. 10-11)
10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,
11 que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.
Dois anjos se apresentaram diante dos discípulos, com o objetivo de afirmar que o Senhor Jesus voltaria da mesma forma que subiu.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, os discípulos estava reunidos com Jesus, onde Cristo afirmou que eles receberiam o Espírito Santo em Jerusalém, desse modo eles seriam capacitados para cumprir a missão de Jesus, que é ser testemunha em Jerusalém, na Judeia, em Samaria e até os confins da terra.
A igreja de Cristo deve cumprir a missão de Jesus, que é ser testemunha de Jesus, anunciar o evangelho e se preciso for morrer pela fé no Senhor. Mas além de pregar o evangelho, existem maneiras para a igreja se envolver com missões:
1. Primeira forma é estar enviando ao campo missionários os membros vocacionados.
2. A segunda forma é contribuir financeiramente com os missionários, ou seja, enviar uma oferta para eles.
3. A terceira forma é de estar orando pelos missionários.
Diante disso, o que você irá fazer para cumprir a missão deixada pelo Senhor Jesus?
Aplicação
Aplicação
Devemos testemunhar a respeito de Cristo Jesus.
Precisamos nos envolver com a obra missionária.
