Estudo 6 Denominação e Seita - Mórmons

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 175 views
Notes
Transcript
BREVE HISTÓRICO
O mormonismo, cujo nome oficial é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, teve inicio com Joseph Smith Jr. (1805-1844), nos EUA.Diante da divisão existente entre a igreja presbiteriana, batista e metodista na época, Joseph Smith tinha dúvidas sobre a qual delas deveria se unir. Então, em 1820, ele supostamente teve uma visão onde Deus Pai, em forma humana, e Jesus Cristo lhe apareceram. Ele lhes perguntou qual dessas era a igreja verdadeira, ao que lhe foi respondido que nenhuma. Em 1823 ele supostamente teve uma segunda visão, onde lhe apareceu um ser ressurreto de nome Morôni. Morom lhe falou sobre um livro escrito em placas de ouro que estava escondido juntamente com um peitoral e o Urim e o Tumim no monte Cumora, próximo à vila de Manchester, em Nova Iorque.
Porém, foi apenas em 1827 que Joseph Smith recebeu permissão de pegar esse livro e traduzi-lo para o inglês com o uso do Urim e do Tumim. Essa suposta tradução foi publicada em inglês em 1830 com o nome de The Book of Mormon (O Livro de Mórmon). Poucos dias depois, foi organizada em Fayette, Nova Iorque, a Igreja de Cristo com seis membros. A igreja cresceu rapidamente e se expandiu para Kirtland, Ohio, onde ocorreu a primeira impressão das supostas revelações recebidas por Joseph Smith, que dariam origem ao atual livro Doutrina e Convênias. A igreja continuou sua expansão rumo ao oeste movendo-se para Independence, Missouri e Navoo, no estado de Illinois. Nessa última cidade Joseph Smith concorreu à presidência dos Estados Unidos, em 1844. Porém, toda essa expansão não aconteceu sem muitas perseguições. Nesse mesmo ano, Joseph Smith foi preso duas vezes com seu irmão, e na segunda prisão foi morto com um tiro por uma multidão que invadiu a prisão.
Joseph Smith foi sucedido por Brigham Young presidente do Quorum dos Doze Apóstolos. Young mudou o nome da igreja para Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 1847 levou os mormons para o oeste do vale do Lago Salgado, no estado de Utah que passou a ser a sede da igreja. Quando Young morreu, em 1877, a igreja tinha cento e quinze mil membros. Atualmente ela possui mais de quinze milhões de membros em todo o mundo.
DOUTRINAS CARACTERÍSTICAS
Autoridade
Os mormons têm como fontes de autoridade a Bíblia, Livro de Mormon, Doutrina e Convênias, A Pérola de Grande Valor e os supostos profetas vivos.
Biblia: Eles afirmam crer que ela é a Palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente, Porém, também afirmam que uma tradução correta é impossível, porque muitas partes da Biblia foram retiradas pela Igreja Católica. Joseph Smith supostamente restaurou algumas dessas partes numa tradução que fez da Biblia, mas morreu antes de concluí-la. Por causa desses supostos erros na Biblia, os outros livros aceitos pelos mormons têm prioridade sobre ela. Quanto aos apócrifos não incluídos no Antigo Testamento hebraico, os mórmons os consideram valiosos e uma leitura proveitosa, apesar de afirmarem que eles contém acréscimos incorretos.
O Livro de Mórmon: Suposto registro de povos antigos da América, compilado por um homem chamado Mormon e concluído, em 421 d.C, por seu filho Moroni, o mesmo que supostamente aparece ressurreto para Joseph Smith, em 1823. Esse livro conta a história de très povos o nefitas (De acordo com o Livro de Mórmon, as nefitas preservavam os registros espirituais e os ensinamentos de Deus, que foram eventualmente compilados por Mórmon e seu filho Morôni.) e Inmanitas (Segundo o Livro de Mórmon, os lamanitas receberam uma "maldição" que os tornava de pele mais escura como um sinal de sua desobediência (essa descrição foi amplamente criticada como racista e tem levado a revisões e debates dentro do mormonismo)
Eles afirmam que o nefitas e Inmanitas descendentes de um judeu que teria saído de Jerusalém em 600 a.C., e os jareditas cujas origens datariam da torre de Babel. Jesus teria aparecido aos nefitas, logo após a ressurreição e ascensão, e repetido a eles muitos ensinos presentes na Biblia. Os nefitas e lamanitas teriam sido todos destruídes muitos anos depois, enquanto os lamanitas são os antepassados dos indios americanos
Doutrina c. Convênios. Contém cento e trinta e oito seções com supostas revelações de Joseph Smith e outros profetas, onde aparecem as doutrinas mais distintivas dos mármons, e duas declarações oficiais, a primeira, de 1890, condenando a poligamia que fou inicialmente praticada pelos mórmons, e a segunda, de 1978, que abriu o sacerdócio da igreja aos negros.
A Pérola de Grande Valor Contém Seleções do Livro de Moisés (seis primeiros capitulos de Génesis na tradução de Joseph Smith), o Livro de Abraão (suposta tradução feita por Joseph Smith de um papiro egipcio que teria sido escrito por Abraão), Joseph Smith- Mateus (trecho de Mateus na tradução de Joseph Smith), Joseph Smith-História (trechos da história oficial de Joseph Smith) e as Regras de Fé de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (uma espécie de credo escrito por Joseph Smith)
Profetas vivos Eles continuam recebendo revelação e aquilo que dizem é autoridade para os mermons tanto quanto os seus livros sagrados
2. Trindade
Os mormons creem que na Trindade ha três pessoas distintas, que são um em perfeita unidade, harmonia de propósito e doutrina
Deus Pai Também chamado de Eloim, ele possui um corpo de carne e ossos, é onipotente, onisciente e onipresente por meio do Espírito Santo, e é o supremo governante do universo.
Deus Filho Também chamado Jeová, é o primeiro dos filhos espirituais de Eloim, trabalha sob a direção do Pai e foi quem criou o mundo. Assumiu carne e ossos quando veio à terra como filho de Maria.
Deus Espirito Santo: Também é um Deus, mas é um espírito, sem carne nem ossos e, portanto, é o único verdadeiramente onipresente
Os mórmons não afirmam claramente que as três pessoas são um Deus, e dão a entender que cada pessoa é um deus distinto
3. Criação espiritual
Segundo os mórmons, Deus criou todas as coisas espiritualmente antes de criá-las fisicamente. O espírito também é matéria , porém mais refinado ou pero do que a matéria mortal, de modo que todos os seres têm corpos espirituais. Além do Filho (Jeová), o Pai gerou vários outros filhos espirituais. Todos os homens e mulheres viveram como filhos espirituais de Deus antes de virem à terra como seres mortais. Nesse tempo, Deus deu missões especificas a serem cumpridas por esses filhos espirituais durante sua vida na terra, o que é chamado de preordenação. Apesar disso, todos os filhos espirituais têm livre-arbitrio.
Um dos filhos espirituais, chamado Lúcifer, se rebelou e levou consigo a terça parte dos filhos espirituais, que foram expulsas do céu, sendo-lhes negada a oportunidade de obterem corpos mortais. Esses são o diabo e os demônios.
Os anjos são os seres que habitam nos céus, que são de duas espécies: os que são espíritos, porque ainda não obtiveram um corpo de carne e ossos ou porque, depois de obterem um corpo, morreram e aguardam a ressurreição; e os que possuem corpo de carne e ossos, que são os ressuscitados e os transladados. Assim, não há diferença essencial entre anjos e seres humanos. (O arcanjo Miguel, ou Ancião de Dias, é Adão, e e anjo Gabriel é Noé)
4. Criação material
Os mórmons entendem que Adão foi o primeiro homem criado sobre a Terra, recebendo um corpo fisico. Seu corpo físico foi criado à imagem de Deus. A união do espírito com o corpo físico constitui a alma. Adão for colocado no jardim do Edén, que estava localizado no continente americano.
5. Pecado e queda
Para os mórmons, o pecado é a desobediência intencional aos mandamentos de Deus e a queda é o processo pelo qual a humanidade se tornou mortal na Terra, sujeita ao pecado e à morte, quando Adão desobedeceu. A queda é, na verdade, uma bênção, pois é um passo necessário para o progresso eterno do homem. Apesar de Adão ter sido o primeiro homem mortal e ter trazido a morte ao mundo, os homens são punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
6. Salvação
Segundo os mórmons, Jesus foi escolhido e preordenado antes que o mundo fosse formado, por sua filiação divina e vida sem pecado, para fazer expiação pelo pecado. Sua expiação incluiu seu sofrimento, derramamento de sangue, morte e ressurreição. Sem sua expiação, as exigências da justiça não seriam satisfeitas e a salvação não seria possível A expiação de Cristo tornou possível a ressurreição de todos, tanto bons quanto maus.
Aqueles que alcançam a idade da responsabilidade podem ter o perdão de pecados e a salvação crendo em Jesus, arrependendo-se dos seus pecados, sendo batizados por imersão, recebendo a imposição de mão para o dom do Espirito Santo e guardando os mandamentos de Deus. Todos aqueles que morrem antes de alcançar a idade da responsabilidade são salvos. Aqueles que morreram sem a oportunidade de ouvir o evangelho e serem batizados podem aprender o evangelho no mundo espiritual e aceitarem o batismo realizado em favor deles por uma pessoa viva.
7. Igreja
Os mórmons entendem que a única igreja verdadeira é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Sacerdócios:. Essa igreja tem dois tipos de sacerdócio: o sacerdócio aarônico (menor) e o sacerdocio de Melquisedeque (maior). O sacerdócio aarônico é responsável pelas ordenanças temporais e exteriores da lei e do evangelho, como fé, arrependimento e batismo.
Seus oficios são: bispo, sacerdote, mestre, e diácono. O sacerdócio de Melquisedeque é responsável pelas bênçãos espirituais, como a imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.
Seus oficias são: élder, sumo sacerdote, patriarca, Setenta e Apóstolo. O Presidente da igreja é o presidente do sacerdócio de Melquisedeque.
Ordenanças: As ordenanças na igreja incluem a bênção dos doentes, com o uso do óleo, a bênção do sacramento (Ceia do Senhor), o batismo por imersão, a bênção de crianças, concessão do Espirito Santo, a concessão do sacerdócio, as ordenanças do templo e o casamento no novo e eterno convênio. Não se baliza crianças (apenas com 8 anos). Por outro lado, pessoas vivam são batizadas em favor de pessoas mortas.
Templos: Os mórmons constroem templos, que são os únicos lugares onde as ordenanças podem ser realizadas. Nem todos os locais de reunião dos mórmons são templos. Atualmente há apenas 9 templos mórmons no Brasil: Belém, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dons Espirituais: Os mórmons acreditam que dons espirituais como línguas, interpretação de línguas, profecia, revelação, visão, cura, etc., ainda estão disponíveis
8. Ética
Dez mandamentos: Os mórmons creem que os dez mandamentos ainda são válidos, inclusive o dever de guardar um dia por semana (o primeiro dia da semana) para descanso e adoração.
Casamento: Para os mórmons, o casamento é um pacto ou contrato entre um homem e uma mulher. Não se deve casar com pessoas de outras religiões. O homem só pode ter uma esposa, a menos que Deus de um mandamento em contrário por meio de revelação, como ele fez no Antigo Testamento e no início da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O casamento realizado sob a lei do evangelho e do santo sacerdócio, no templo, é não só para a vida mortal, mas também para a eternidade. O divórcio é possível sob certas condições, mas não aconselhável.
Dízimo: O dizimo, que é a décima parte dos ganhos anuais de uma pessoa, deve ser praticado pelos mórmons.
Jejum: Um domingo de cada mês é designado para jejum, onde os mórmons se abstêm de alimentos e bebidas por um período de tempo, doando à igreja o dinheiro que gastariam com essas refeições. Esse dinheiro é utilizado para ajudar os pobres e necessitados.
Lei de saúde: O mórmon deve se abster de vinho, bebidas fortes, bebidas quentes e tabaco.
9. Estado intermediário e estudo eterno
Estado intermediário: Os mórmons ensinam que, na morte física, ocorre a separação entre o corpo fisico e o espírito. Os espíritos dos justos aguardam a ressurreição do corpo no paraíso, que não é a mesma coisa que o céu, habitação de Deus. Os espíritos dos desobedientes ficam no inferno, onde podem aprender o evangelho e se arrependerem.
Estado eterno: Quando Jesus voltar, os justos ressuscitarão, tendo seus espíritos unidos aos seus corpos físicos, e Jesus dará início ao milênio, um reinado de mil anos na terra. Ele reinará na Nova Jerusalém, que será localizada no continente americano. Após o milênio, os ímpios, que não se arrependeram, também serão ressuscitados, e haverá o juízo final, para determinar o destino de todos. O diabo, os seus anjos e os filhos da perdição (os mórmons apóstatas) habitarão eternamente no inferno. Os ímpios viverão na glória celestial, o menor dos três graus de glória nos quais as pessoas viverão após o juízo final. As pessoas boas que não foram mórmons viverão na gloria terrestre, o segundo grau de glória. Os mórmons viverão na glória celestial o mais elevado dos três graus de glória, onde está Deus Pai e Deus Filho. Na glória celestial, por sua vez, há três céus ou graus, e para obter o grau mais elevado, o homem precisa entrar no novo e eterno convênio do casamento.
BIBLIOGRAFIA
A PÉROLA DE GRANDE VALOR. Disponível em: <https://www.lds.org/scriptures/pgp? lang por Acesso em: 01-mai-2017
DOUTRINA E CONVÊNIOS. Disponivel em: <https://www.lds.org/scriptures/dc-testament?lang- por Acesso em: 01-mai-2017.
MCDOWELL, Josh; STEWART, Don. Entendendo as seitas. São Paulo: Candeia, 1992.
O LIVRO DE MORMON Disponivel cm<https://www.lds.org/scriptures/bofm?lang por Acesso em. 01-mai-2017.
RINALDI, Natanael, ROMEIRO, Paulo. Desmarcarando as seitas. Rio de Janeiro: CPAD, 1996
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.