Grande Comissão

Missões - A missão máxima da Igreja  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

Educar a Igreja sobre a importância do chamado que o Senhor nos deu, sendo assim, essa série tem como propósito discipular a Igreja, para cumprirem a missão.

Notes
Transcript
A obra missionaria é grande, o que precisamos entender para nos envolver

Introdução

Era uma vez a história de um jovem chamado Elias, ele era filho de grande fazendeiro, ele trabalhava na fazendo de seu pai, ano após ano a colheita era uma correria, mas durante este ultimo ano foi de mais, pois tudo aquilo que plantaram prosperou, era milho, feijão, macaxeira e tantos outros alimentos, tudo havia frutificado bem, no entanto, Elias junto com os trabalhadores de seu pai, notou que os trabalhadores não eram suficientes para aquela grande colheita, era muita fartura e se não tomassem uma medida rápida muita coisa ia ser perdida, então comunicou ao seu pai, Pai a colheita desse ano será grande, mas tem poucos trabalhadores, precisamos que o Senhor envie mais trabalhadores.
Meus amados, assim é obra do Senhor, ela é grande, muita coisa para ser feita, mas poucos trabalhadores.
Diante dessa realidade quero trabalhar a seguinte verdade “A obra missionaria é grande, o que precisamos entender para nos envolver”

I. Que Jesus é o maior interessado na obra missionaria.

A. Explicação do Texto.
35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 
O texto começa nos dando um dado geográfico do ministério de Jesus, ele estava passando por vários povoados e cidades, ensinado nas sinagogas que era o local aonde os judeus se reuniam para estudar e adorar, a atividade ministerial de Jesus se dava em três âmbitos, no ensino, na pregação e na cura, o texto nos informa que essa pregação era sobre o evangelho do reino, e havia muitas curas de toda sorte de doenças e enfermidades. Sendo assim, temos aqui a característica do ministério de Jesus, ensinar, pregar e curar.
B. Contextualização.
Jesus não estava esperando que as pessoas viessem até ele, pelo contrario o mestre percorria todas as regiões, de sinagoga em sinagoga, de casa em casa, nas vielas, na entrada das cidades e na saídas, isso nos ensina bastante sobre quem é Jesus, ele não apenas fala que temos que ir, no mandamento da grande comissão Jesus não só envia seus discípulos, ele também promete que estaria com seus discípulos todos os dias até consumação dos séculos.
C. Aplicação.
Meus amados, nós já temos o maior exemplo de empenho e dedicação na obra, nosso Senhor Jesus Cristo, além disso ele é o maior interessado no avanço da obra missionaria, por isso, ele pode dizer vá até os perdidos, leve até eles o evangelho do reino, que o ano aceitável do Senhor chegou.

II. Que precisamos nutrir um sentimento de intima compaixão pelos perdidos.

A. Explicação do Texto.
36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 
Rapidamente sai de uma síntese do ministério de Jesus, para algo que ocorria enquanto ele percorria esses locais, mas especificamente nesse momento Jesus olha para as multidões e sente compaixão por elas, isso nos informa o sentimento de Jesus em relação aos perdidos da casa de Israel e os gentios, e porque ele se sente desse jeito? porque estavam aflitos e exaustas, estavam perdidos, o nosso Senhor diz que estavam como ovelhas que não tem pastor, estavam perdidas, entregues a sua própria ignorância, entendo que esse é o diagnostico de todos os homens que não servem a Deus, estão com uma ferida mortal, eles buscam curar está ferida nas coisas e nos prazeres deste mundo, buscam satisfação em si mesmos, ou criam seus próprios deuses, estão entregues a si mesmos, no entanto, Jesus sente compaixão dos perdidos.
B. Contextualização.
Assim como, naquela época os homens viviam presos pelo seus próprios pecados, em nossa geração é a mesma coisa, os homens continuam perdidos em seus pecados e delitos, como ovelhas que não tem pastor, nós aqueles que já foram iluminados pelo Espírito Santo precisamos ter o mesmo sentimento de Jesus pelos perdidos, compaixão.
C. Aplicação.
Meus irmãos não tem como não olharmos para situação em que os homens se encontram e não ter compaixão, presos por esse sistema demoníaco, escravos do seu próprio desejo, mas nós carregamos a mensagem do evangelho, sua exposição da vida aos mortos.
Como podemos nos calar diante dessa verdade?

III. Que precisamos ter em mente que o campo missionário é grande, mas há poucos trabalhadores.

A. Explicação do Texto.
37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 
Diante da realidade das multidões, Jesus faz um serio diagnostico para seus discípulos, algo que eles precisavam guardar, primeiro, a colheita está pronta para ser colhida, segundo, há um problema, não tem gente suficiente para trabalhar, esse ponto de partida é a descrição de toda a obra do Senhor, as pessoas estão no mundo a fora, mas poucos são os trabalhadores, essa é realidade que vivo, há poucos obreiros, provavelmente o meu erro é por que não tenho orado, para que Deus envie.
B. Contextualização.
As vezes estamos desligados dessa realidade, o campo missionário e suas necessidades são imensas, são duas áreas, financeira e mão de obra, isso é em todos os lugares, sempre haverá uma demanda, sempre haverá necessidade de mais pessoas, esse foi o diagnostico de Jesus diante das multidões.
C. Aplicação.
As vezes muitos irmãos não tem noção das necessidades da obra de Deus, dirá a obra local, você já se perguntou sobre as necessidades que sua Igreja tem? financeira, com certeza, pois a anos que o Senhor tem operado milagres, mão de obra, sem sombra de duvida a maior, precisamos de trabalhadores em todas as áreas.
Você já parou para pensar em quantos locais de São Vicente e fora de São Vicente poderíamos estar? em vários, mas porque não estamos, a resposta é obvia, há poucos trabalhadores que querem ir.
Você Está disposto a se juntar a Jesus nessa grande obra?

IV. Que é nosso dever clamar ao dono da obra por mais trabalhadores.

A. Explicação do Texto.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
O Senhor ordena a todos os seus discípulos que orem, primeiramente, porque a obra tem um dono, segundo só ele pode enviar pastores que seguem sua vontade, não apenas pastores, mas presbíteros, diáconos, missionários, professores e tantos outros, e acima de tudo discípulos que cumpram o ide do Senhor. o problema de não termos trabalhadores é a falta de oração. por isso, esse texto nos trás um senso de urgência para clamarmos a Deus por mais trabalhadores.
B. Contextualização.
Logo após essa cena vemos Jesus enviando seus discípulos, grande é a necessidade de despertamento no entendimento correto, de que obra tem um dono e que por isso, que ela não se acaba, no entanto, o convite e que participemos, que venhamos a ser aqueles que colaboram com a obra de Deus, orando para que o Pai envie outros trabalhadores e que nós mesmo também nos coloquemos na posição de servir ao Senhor como trabalhadores.
C. Aplicação.
Então, a nossa oração deveria ser, Senhor levanta trabalhadores, homens e mulheres dispostos a trabalhar contigo, desperta-me a mim para que eu seja um trabalhador contigo nessa grande obra.
Meus amados temos que ter muito cuidado para não nos tornarmos consumistas da fé, que só comem das bençãos celestiais, mas não compartilhamos dessas mesmas bençãos com outros.

Conclusão 

O que aprendemos sobre Jesus nessa mensagem
Que Jesus conta conosco para trabalharmos juntos na obra, não maior privilegio do que esse.
Que Jesus se compadece da realidade terrível que o pecador se encontra.
Que Jesus sabe da realidade da obra, por isso ele nos convoca a orarmos por mais trabalhadores.
Como devemos reagir diante dessa mensagem
Botar a mão na consciência e refletir, eu sou um trabalhador ou apenas um consumista.
Orar para que Deus levante trabalhadores em nossa Igreja, precisamos de presbíteros, diáconos, professores, precisamos de cristãos comuns para desempenharem as mais diversas atividades.
Ore a Deus por sua própria vida, para que você seja um instrumento de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.