1. **Efésios 1:1-2** - Introdução e Saudação
A nova vida em Cristo • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 47 viewsNotes
Transcript
introdução
introdução
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
A carta de Paulo aos Efésios é uma carta profundamente teológica a instrutiva, ela não tem o propósito que as demais cartas tem, de corrigir problemas na igreja, ou combater diretamente heresias.
Paulo a escreve em seu aprisionamento em Roma, faz parte de uma coletanea das cartas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon.
Efésios e Filipenses B. Propósito
Paulo escreveu essa carta com o fim de expressar aos destinatários sua íntima satisfação por sua fé, que estava centrada em Cristo, e por seu amor para com todos os santos
Efésios e Filipenses B. Propósito
Outro propósito estreitamente relacionado foi o de descrever a gloriosa graça redentora de Deus para com a igreja, derramada sobre ela a fim de que pudessem ser uma bênção para o mundo, e pudesse permanecer unida contra todas as forças do mal, e assim glorificar seu Redentor.
Todos os pensamentos de Paulo estão encharcados de maravilhamento pela glória de Deus em Cristo, e ele leva o evangelho até as últimas consequências.
Paulo em toda a carta deixa claro que a salvação se dá unicamente por Cristo que é o fundamento da nova vida, da igreja e de todo o cosmos.
Afinal, Deus o propósito de Deus é:
isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
Além disso, Paulo nos chama a observar que a salvação não para quando cremos em Cristo, ao contrário, o alvo dos crentes é serem como seu Senhor e Salvador.
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Por meio da nova vida de cada discípulo que vive na família de Deus, a igreja, a glória do plano eterno de Deus é manifestada ao mundo e os poderes do mundo, assim toda a sabedoria de Deus será conhecida de todos.
A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,
Mas é claro que viver de tal forma não será fácil, enfrentaremos oposição, mas em Cristo teremos a vitória.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Esse é um breve resumo desta maravilhosa carta, que é chamada por João Calvino de a Rainha das epístolas.
Remetente:
Remetente:
O apóstolo Paulo.
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
Falar sobre o apostolado exclusivo dos 12 e Paulo;
Paulo é apóstolo de Cristo não por inspiração própria, ou por usurpação, nem mesmo por qualquer indicação do homem, mas por vontade de Deus.
A igreja não nomeia apóstolos; eles são chamados por Jesus.
Nenhum homem pode constituir a si mesmo apóstolo; esse papel é da economia exclusiva de Cristo.
Não temos mais apóstolos na igreja contemporânea, uma vez que a revelação de Deus está completa nas sagradas Escrituras.
Hoje, seguimos o ensinamento dos apóstolos, conforme revelação registrada nas Escrituras.
Falar da autoridade apostólica em criar em estabelecer a igreja de Deus
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,
Falar sobre como Paulo deixa clara sua percepção de que sua nova vida em Cristo deve funcionar de acordo com a vontade de Deus;
Os destinatários:
Os destinatários:
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
Os destinatários estão fixados em dois locais, em Cristo e em Éfeso.
A cidade de Éfeso era a capital da Ásia Menor e a maior metrópole da Ásia. Hoje a atual Turquia.
Abrangia uma extensa área, e a sua população era superior a 300 mil habitantes.
Ela era o centro do culto de Diana, a deusa da fertilidade, cujo templo, localizado a cerca de 1.600 metros da cidade, era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo e constituía o principal motivo de orgulho para Éfeso.
Corria, na época, um dito popular de que “o Sol nada via mais belo no seu trajeto do que o templo de Diana”.
Paulo esteve três anos na cidade de Éfeso e, ali, plantou uma pujante igreja, que se tornou influenciadora em todos os rincões da Ásia Menor.
Vamos conhecer um pouco dessa igreja ao lermos Atos 19:
Como disse antes, Paulo escreve para uma igreja em uma localidade, a igreja em Éfeso, em Palhoça, em Criciúma, nos EUA.
Lugarem onde somos chamados a florescer em nossa nova vida em Cristo, porque além de existirmos em uma localidade.
Paulo diz que:
Os santos e Fiéis, estão em Cristo.
Os santos e Fiéis, estão em Cristo.
E aqui habita o que de mais importante precisamos absorver nesta noite.
A igreja de Éfeso tem dois endereços: ela é cidadã do mundo (está em Éfeso) e cidadã do céu (está em Cristo).
Francis Foulkes diz que toda a vida do cristão está em Cristo.
Como a raiz enterrada na terra, o ramo ligado à videira, o peixe está no mar e o pássaro, no ar, também o lugar da vida do cristão é em Cristo.
Estes destinatários, são identificados por Paulo não somente pela sua localidade espacial, mas principalmente por sua localidade espiritual, estamos em Cristo.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
O fato de estarmos em Cristo nos caracteriza de duas formas, santos e fiéis.
Santos, vem da palavra grega hagios, que significa ser separadado por Deus e para Deus para um santo propósito, e segundo Paulo em efésios, devemos viver para louvor de sua gloriosa graça.
Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.
Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
Fiéis, é oriundo da palavra grega pistos, de onde vem a palavra fé, logo fiéis são aqueles que confiam suas vidas a Cristo.
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
Calvino diz que absolutamente ninguém pode ser santo, sem ser ter fé em Cristo, e essa fé se demonstra numa vida de fidelidade.
Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses Versículos 1 a 6
ninguém pode ser fiel se não for também um santo. Em outras palavras, ninguém pode ser santo se não for também fiel a Cristo.
Essa nova vida dos santos é descrita em Efésios 4.17ss.
Explorar alguns versículos.
Benção apostólica;
Benção apostólica;
A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Nesta saudação está contida uma bênção apostólica, na qual (1) ele deseja aos Efésios graça, isto é, todas as boas coisas celestiais necessárias à santificação e à salvação;
(2) ele lhes deseja o fruto especial dessa graça, a saber, a paz, ou todas as coisas que podem conduzir à plenitude e verdadeira alegria dos crentes, que vem da redenção em Cristo.
Essa redenção, aplicada a nós pela Palavra e pelo Espírito, que nos assegura a reconciliação com Deus e lhes garante a libertação do mal;
(3) ele lhes abre a fonte e o canal dessa graça e dessa paz que nos deseja, a saber, Deus, de quem, e Cristo, o mediador por meio de quem e por causa de quem, essa graça e essa paz nos são concedidas.
Somente em Cristo, por meio de Cristo e para a glória de Cristo, podemos desfrutar da nova vida, da graça e da paz como dons de Deus.
Aqueles que não conhecem a Cristo, de forma alguma podemos experimentar tamanha graca, a não ser que depositem agora, sua confiança exclusivamente em Jesus Cristo.
SDG
