O Estado Intermediário

Teologia Sistemática  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

Resumo da Série :

Algumas perguntas que responderemos com esta série :

1. O Estado Intermediário e a Morte

O que acontece com a alma após a morte, segundo a Bíblia?
Qual a diferença entre o Hades e o Paraíso?
Os mortos podem se comunicar com os vivos?
Como a ressurreição dos mortos se encaixa no plano de Deus?

2. O Anticristo

Quem ou o que é o Anticristo, de acordo com as Escrituras?
Como podemos identificar os sinais da vinda do Anticristo?
O Anticristo será uma pessoa específica ou um sistema de governo?
Qual será o papel do Anticristo nos últimos dias?

3. O Reino Milenar

O que é o Reino Milenar de Cristo?
Como será a vida durante esse período?
Quem fará parte desse reino?
O milênio é literal ou simbólico?

4. Sinais do Fim dos Tempos

Quais são os principais sinais que indicam a proximidade do fim dos tempos?
Como podemos discernir entre sinais reais e teorias conspiratórias?
Que papel Israel desempenha na escatologia bíblica?
Como devemos viver diante dos sinais do fim dos tempos?

5. A Volta de Cristo

Como será a segunda vinda de Cristo?
Qual a diferença entre o arrebatamento e a segunda vinda?
O que devemos fazer para estar preparados?
A volta de Cristo pode acontecer a qualquer momento?

6. A Nova Jerusalém

O que é a Nova Jerusalém?
Como a Nova Jerusalém será diferente da Jerusalém atual?
Quem poderá habitar na Nova Jerusalém?
Como podemos nos preparar para viver eternamente com Cristo?

INTRODUÇÃO :

Estamos falando aqui do tema escatologia que tem haver com a doutrina das ultimas coisas, e hoje trataremos do tem ou responderemos as seguintes perguntas:
O que acontece com a alma após a morte, segundo a Bíblia?
Qual a diferença entre o Hades e o Paraíso?
Os mortos podem se comunicar com os vivos?
Como a ressurreição dos mortos se encaixa no plano de Deus?
Bom um dia a morte chegará a todos, a menos é claro aqueles que estiverem vivos quando Jesus voltar, pois eles não serão mortos mas transladados ou arrebatados vivos e não morrerão, as demais pessoas inevitavelmente morrerão, e a pergunta que fica é quanto a sua alma para onde ela vai, onde fica a alma de alguém que já morreu ? Então iremos estudar as escrituras hoje para respondermos o que a bíblia diz sobre isso.
Existe hoje posições distintas a respeito deste assunto ou seja vários grupos cristãos assumem perspectivas diferentes sobre esse assunto:

Sono da alma

por exemplo existe alguns grupos religiosos como Os testemunhos de Jeová ou os adventistas, entendem que a alma depois da morte ela não vai para lugar nenhum nem para o céu nem para o inferno,mas a alma fica junto com o corpo na sepultura pois segundo eles acreditam a alam não tem uma existência autônoma a alma não pode exister fora do corpo, a alma só pode existir dentro do corpo, então quando a pessoa morre a alma adormece e ai se fala do “Sono da alma” ou seja quando alguém morre, não interessa se a pessoa é salva ou má, quando morre a alma adormece, quando é que vai faer diferença se essa pessoa é salva ou perdida? só na ressureição, então segundo essa interpretação que alguns grupos teológicos fazem só na ressurreição quando Jesus voltar e os mortos ressucitarem, só nesse momento depois do Juízo final que os justos vão receber a recompensa e os impios vão para o inferno, ou seja segundo essa interpretação nesse exato momento não tem ninguém no céu e nem no inferno, pessoas humanas no caso, Toda as pessoas morrerão estão dormindo, quando Jesus voltar e ressuscitar todos despertam e só então as pessoas irão para o seu destino eterno.

Purgatório

A teologia católica afirma que os crentes do AT estavam num lugar chamado de limbo do Pais Limbus Patrum (limbo dos pais).Esse lugar era neutro não havia sofrimento e nem felicidade, quando Jesus ressuscita liberta algumas dessas almas para o céu. ou seja enquanto o corpo de Jesus estava no túmulo o espírito de Jesus estava no Limbo pregando a essas almas, aqueles que aceitaram foram para os céus.
1Pedro 3.18–20 “Pois também Cristo padeceu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir vocês a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes, quando Deus aguardava com paciência nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas pessoas, apenas oito, foram salvas através da água.”
Porém, essa obscura passagem pode significar simplesmente que o Senhor pelo Espírito e através de Noé pregou aos perdidos do tempo de Noé, enquanto a Arca estava sendo construída
Os católicos defendem um terceiro lugar, as pessoas que morrem e são santas vão direto para o céu, as que são extremamente má aqui na terra vão direto para o inferno, e os demais seres humanos todos irão para o purgatório “purgar” seus pecados, eles dizem que o fogo do purgatório é igual ao do inferno a única diferença é que o tempo é reduzido, sendo feitas Missas ou pagando indulgências, abreviasse o tempo de estadia da alma no purgatório.

Espírita

O Espiritismo, que é uma das religiões que mais crescem no Brasil e no mundo, se baseia na comunicação entre os mortos e os vivos, geralmente através de um médium (pessoa com o “dom” de invocar os mortos). O Espiritismo está intimamente ligado à adivinhação, quiromancia, astrologia, etc. O médium mais famoso do Brasil, Chico Xavier, que morreu há algum tempo, já estaria se comunicando com seus discípulos. Muitos espíritas dizem encontrarem base na Bíblia para suas práticas.
O espiritismo diz que a alma saí do corpo para voltar em outro corpo, chamado por eles de reencarnação e através de sucessivas reencarnação, as pessoas vão melhorando, evoluindo e um dia pode então podem desfrutar da existência desencarnada porque para o espiritismo o corpo é um espécie de mal necessário, a alma precisa desse corpo para purgar os pecados, mas o ideal para eles é o dia em que a alma estiver tão aperfeiçoada com tanta luz que ela não precisará mais da matéria ou do corpo e não precisara mais viver nesse mundo caído.

E a Bíblia o que diz ?

No nosso entendimento ela nem aprova nenhuma dessas 3 posições.

O ANTIGO TESTAMENTO:

Sheol :

Antigo testamento pouco se fala a respeito do Estado intermediário, conseguimos achar em alguns livros que as almas quando morrem vão para um lugar chamado sheol depois da morte. A palavra sheol significa sepultura :
Gênesis 42.38 “Mas Jacó respondeu: — O meu filho não irá com vocês. O irmão dele está morto, e ele é o único que ficou. Se lhe acontece algum desastre no caminho, vocês farão descer os meus cabelos brancos com tristeza à sepultura ( Sheol).”
No entendimento do AT TODOS os homens acabam indo para o Sheol, bons e maus.
Salmo 89.48 “Quem é que pode viver e não ver a morte? Ou quem pode livrar a sua alma do poder da sepultura?”
Assim, o Sheol é absolutamente igual para todos, como o Eclesiastes deixa bem claro: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além (Sheol), para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec 9.10). Todos os homens, bons ou maus, vão para o Sheol, pois ele significa apenas o estado de morte, não necessariamente de recompensa ou de punição.
Porém há textos no AT que fala que a morte do justo é mais digna que a morte do ímpio:
Números 23.10 “Quem contou o pó de Jacó ou enumerou a quarta parte de Israel? Que eu morra a morte dos justos, e o meu fim seja como o deles.””
Salmo 16.11 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.”
O percebemos é que no AT não há uma doutrina clara a respeito do que acontece após a morte, sabemos harmonizando os textos que é um lugar para onde todos vão mas que os justos tem uma esperança depois da morte pois estariam melhor no Sheol do que os ímpios.

o Hades:

Se no AT a palavra usada para descrever esse lugar temporário é Sheol, no NT a palavra usada é Hades, Na mitologia grega o Hades era composto por duas partes: A parte mais profunda chamada de Tártaros e o lugar de benção chamado de Campos Elisios.
O rico da parábola que Jesus contou foi para o Hades ( Lc 16.23)
Carfanaum seria jogada no hades Mt 11.23.
Todos esses lugares sugerem que o Hades é um lugar de punição, o inferno.

O LADRÃO NA CRUZ

LUCAS 23.39-43

Os dois malfeitores

Respondendo porém o outro:Esse homem no último suspiro de sua vida é tomado pelo o temor de Deus, e o temor de Deus é o princípio da sabedoria, de fato é o que leva as pessoas a conversão, leva as pessoas a fé verdadeira, veja que esse homem reconhece seus pecados no versículo 41, claramente se arrepende dos seus pecados e reconhece as suas falhas e em seguida ele reconhece quem é Cristo, se volta para Cristo com fé apontando para Jesus, que é santo e sem pecado, então no final ele faz o pedido, ou uma oração, ou seja ele teve todas as atitudes de uma verdadeira conversão, com base nisso Jesus então diz no verso 43 “ que Hoje estarás no paraíso com ele”.
Lucas: Jesus, o Homem Perfeito Os Dois Malfeitores Crucificados com Jesus (23.39–43)

John Charles Ryle cita os seis passos que esse homem deu em sua salvação:

Jesu lhe respondeu: Então aqui esta a grande declaração do Grande Cristo a esse homem, Jesus que aqui já estava para morrer, em poucos minutos ele partiria dessa terra, os dois malfeitores também seriam mortos em seguida, até pelo que podemos ler no relato Jesus morreu antes deles, pois Jesus morreu sem precisar ter o ultimo ato de ferimento na Cruz, pois Jesus tinha padecido muito naquelas 24 horas antes com açoites ferimentos carregando uma cruz, foi furado pelos pregos e ele morre rápido, porque geralmente uma pessoa poderia ficar até mesmo dias numa cruz e os executores quando não queriam que o condenado permanecesse ali por muito tempo e aqui o texto nos diz que se aproximava do sábado dos Judeus sendo assim os soldados em respeito pelos judeus para não profanarem o sábado quebravam os ossos para que o ladrão morresse antes e eles pudessem retirar o corpo. Os dois ladrões não passaram pelos mesmo rito de Jesus pois tiveram que quebrar os ossos para que morressem antes do anoitecer por causa do sábado.
Então sabemos o destino de cada um deles, um deles foi para o paraíso e o outro então foi para o outro lugar e que lugar é esse nós veremos daqui a pouco, mas note que quando o malfeitor arrependido fez a pergunta ele estava pensando que iria demorar para estar com Cristo no seu reino, pois ele diz assim “ Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino” veja uma marca temporal aqui não era agora era quando então para ele iria demorar esta com Jesus, aparentemente o que esse novo convertido aqui acreditava é que quando Jesus voltasse para estabelecer o reino de Deus é que então Jesus se lembraria dele, o pedido dele é por ressureição, quando o Senhor retornar e como esta escrito que os mortos vão resssucitar que o Senhor se lembre de mim, me resssucite, para que eu possa estar com você.
E é ai que a resposta nos surpreende pois Jesus não diz certo, quando eu voltar daqui a mil anos ou 5 mil anos não sei , quando eu voltar eu vou resssucitar você , Mas Jesus diz você vai ter algo especial ainda Hoje, e note que ele começa com essa declaração “ EM verdade te digo” eu vou te falar uma verdade aqui meu filho, não é quando, não é só na ressurreição que estarás comigo, ainda hoje, nesse dia, hoje você estará comigo no paraíso.
Como sabemos irmãos, ambos morreram naquele dia, que achamos ser uma sexta-feira provavelmente, Jesus morreu na hora nona( 15:00 da tarde), na contagem do relógio judaico, em seguida os ladrões também morrerão ou seja antes das 18:00 da tarde porque o dia Judaico termina a 18: 00 da tarde, tarde e manhã, porque começa a contar a partir da tarde do novo dia, por isso que a partir das 18:00 da tarde os judeus começam a contar hora primeira, hora segunda, .....… e ai vão pela a noite e depois eles contam mais 12 horas, e a partir das 18 da manhã eles contam uma hora, duas horas novamente até chegar na hora nona que é 15 ;00 da tarde, então meio dia é seis e 15:00 da tarde é a hora nona e finalmente chega então as 18 da tarde e acaba o dia , então antes das seis da tarde daquele dia o Senhor cumpriu sua palavra porque Jesus não mente, então antes das 18:00 da tarde daquele dia em que ambos foram mortos Jesus recepcionou esse homem no paraíso, Como se o corpo desse ladrão não foi para o paraíso foi para o túmulo? como se o próprio corpo de Cristo naquele momento não foi para o paraíso foi para o túmulo também, Jesus resssucita com seu corpo no primeiro dia da semana, então como Jesus pode ter recebido o ladrão ainda naquele dia lá no paraíso? Só tem uma possibilidade, ele recebeu a alma dele, não têm outra explicação, a alma desse homem não ficou dormindo no túlmulo, Cristo foi ao paraíso naquele dia em espírito e recepcionou este mesmo homem em espírito naquele dia lá no paráiso.
Paraíso é uma descrição de um lugar no céu, evidentemente não sabemos como é o céu, mas nós somos informados que o paráiso fica em algum lugar no céu, veja uma passagem de:
2Coríntios 12.1–5 “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
Ele então foi ao paraíso e esse lugar fica no terceiro céu, então primeiro não me pergunte como é ou onde é o terceiro céu porque eu não sei, e se alguém souber e tiver falado esta contrariando o próprio texto pois o texto diz que não é lícito ao homem referir ou descrever. Nós não temos que saber como é, só temos que saber que ele existe e que é para lá que vão as almas dos homens que morrem em Cristo. Para os homens que como aquele ladrão ou malfeitor, que reconheceu os seus pecados se arrependeu e depositou confiança em Cristo como salvador, e Cristo diz Hoje mesmo estaremos Juntos, Então antes das 18:00 da tarde daquele dia O Senhor que morreu antes do ladrão recepcionou esse ladrão.
Mas esse lugar não é para sempre esse lugar é temporário, é até que aconteça a ressurreição, então quando acontecer a ressurreição as almas voltarão para os seus corpos.

O RICO E LÁZARO Lc 16.19-31

Alguns dirão, Ah! é uma parábola, não se deve interpretar isso literalmente, eu respondo o seguinte, preste atenção na parábola pois ela quer ensinar um princípio importante e fundamental, ele tem haver com a avareza, em colocar o coração nas coisas desse mundo e isso resultar em condenação, mas esta falando da recompensa e esta dizendo qual é a recompensa, ela esta nos mostrando a recompensa e a punição das pessoas depois da morte, e se as almas ficassem sonolentas ali no túmulo até o fim, isso aqui não valeria de nada, essas afirmações de Cristo aqui ficariam sem sentido nenhum, então leiamos.

O rico e o mendigo

A palavra Seio de abraão, no hebraico aqui não quer dizer peito de abraão como alguns pensam, quer dizer fazenda de abraão, essa ideia a quinta de Abraão ou o sítio de Abraão, um local aprazível, ou o jardim de abraão, afinal de contas lá no início o que era o paraíso o Jardim do Éden, aqui nós temos uma parábola com linguagem simbólica mas os símbolos se remetem a fatos reais e concretos, e ele esta falando do paraíso para onde vão as almas, o que Cristo disse ao ladrão, Hoje estarás comigo no Paraíso e Paulo falou que ficava no terceiro Céu, Cristo não nos descreve literalmente como é esse lugar mas apenas nos diz que ele existe e para lá que as almas vão dos salvos.
Lázaro aqui não é o outro lázaro que morreu e Cristo ressuscitou.
Palavra Grega Hades ( inferno) Lugar de tormentos , lugar dos perdidos dos não salvos, e tem um pouco da descrição.
Pai Abraão:Jesus esta sendo bem irônico aqui com os fariseus pois eles diziam que eram filhos de Abraão ta nos acusando de que? nós somos os herdeiros, Jesus esta dizendo, filho de Abraão mas vão para o inferno. João 8:39-40
João 8.39–40 NAA
Então lhe disseram: — Nosso pai é Abraão. Mas Jesus respondeu: — Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que ele fez. Mas agora vocês estão querendo me matar, a mim que lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não fez isso.
Ponta do dedo: uma ideia de tormento extrema ele pede somente uma gotinha e já seria alivio, então se vê um extremo sofrimento nessas pessoas, mas pode aliviar esse sofrimento, não .
Um grande abismo....: Ou seja não tem passagem de um lugar para o outro.
Então eu costumo dizer que essa passagem aqui mata 3 coelhos de uma cajadada só, :
1- Sono da alma = ela é um golpe contra o sono da alma, ambos estão bem acordados aqui, um no paraíso e o outro no inferno.
2- Purgatório = ela é um golpe contra o purgatório pois não têm um terceiro lugar aqui, só tem esses dois e não têm esse negócio de ficar transitando de lá para cá, ou seja é definitivo, a salvação e a única chance é aqui e agora na terra e durante a vida, a salvação segundo essa parábola não pode ocorrer depois da morte e sim somente durante a vida.
3- Espiritismo = e é um golpe contra o espiritismo pois não tem como morto voltar para ajudar ou para qualquer outra coisa, não existe consulta aos mortos, inclusive é o que o rico esta pedindo “ manda o lázaro voltar” então Abraão diz ele têm a Lei e os profetas, o que é a Leis e os profetas? a bíblia, o NT não estava escrito ainda então o AT era a bíblia, e o rico argumenta que a bíblia não é suficiente é muito pouco tem que haver algo mais extraordinário, e Abrãao diz que se não se converte com a palavra de Deus não tem conversão ou seja a bíblia é suficiente para te salvar e te preparar perfeito para o fim. Só existe salvação pela a pregação da palavra.

OUTRAS PASSAGENS :

Lucas 8.48-56

A ressurreição da filha de Jairo

Isso aqui é uma ressurreição que Jesus realizou da filha de Jairo, O texto nos diz que Jesus foi até a casa deles e enquanto eles choravam e prateavam Jesus diz não chorei, ela não esta morta apenas dormindo, porque o sentido de dormir aqui não é que ela não estava fisicamente morta e estava dormindo, ela estava morta, mas para Deus ninguém esta morto, Jesus fala isso especificamente quando diz que não é Deus de mortos e sim de vivos, pois abraão Isaque e Jaco estão vivo para Deus, por isso ninguém esta morto para Deus, acontece a mesma coisa com lázaro quando Jesus disse que ele estava dormindo, os discípulos então disseram “ ah! estão não é tão grave” e Jesus fala que na verdade ele esta morto, para Cristo ele dorme mas para os homens ele esta morto, então aqui também para acontece a mesma coisa, para as pessoas ela estava morta mas para Deus ela apenas dormia, porque ? porque ela pode acordar, a ressurreição é acordar.
Voltou-lhes o Espirito: Voltou porque não estava ali, o que é a ressurreição então ? é o espírito voltando ao corpo, o espirito de Cristo que ficou lá no paraíso os 3 dias e o de lazaro que ficou 4 dias no paraiso voltou e eles ressuscitarão, todos os espíritos dos homens voltarão um dia:

Apocalipse O Juízo de Deus

Ap 20.10-15

O juízo de Deus

11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Então aqui esta descrito que os mortos estão aqui mas só os ímpios, estão sendo julgados com dois critérios: Primeiro- o Livro da vida, e Segundo o livro das obras.
Primeiro O livro da vida = Seu nome esta aqui ? Não! então esta condenado.
Segundo O livro das Obras= Já que seu nome não esta no livro da vida, portanto você não esta salvo, então vamos para as obras para vermos qual é o grau de punição que irá receber então se vê as más obras das pessoas e ela é punida, então esse livro são os relatos celestes dos pecados humanos então serão punidos de acordo com esse livro, não é para ser salvo ou condenado, já esta condenado pois não esta no livro da vida, agora resta apenas saber lendo o livro das obras qual o grau de punição de acordo com o que cometeu em vida.
O verso 13 conta mais um pouco novamente, de onde vieram ? 3 lugares mas é o mesmo lugar, o Mar, em apocalipse é um simbolo de tudo que não presta é o simbolo do inferno inclusive, em segundo lugar a morte, e em terceiro lugar o próprio inferno porque aqui o além é a palavra grega hades a mesma que cristo usou para dizer onde o rico estava o rico da parábola foi levado para o hades, o além o inferno, por isso o texto diz que o mar o além e a morte entregaram os mortos, ou seja os ímpios voltam do hades para o juízo final, isso nos mostra que não a nada tão ruim que não possa piorar pois eles já estavam no inferno e agora vão para um lugar pior que o inferno, tem algum lugar pior do que o inferno ? Sim o lugar para onde irão os impios depois do juízo final.
Então quando os ímpios morrem suas almas vão para onde ? para o inferno ( Hades) e ficam lá até quando ? até o Juízo final, no juízo final elas voltam, ressuscitam, são julgadas para receber o devido grau de punição e aí são lançadas no lago de fogo, e ai cessou o papel do inferno poi não precisará mas do inferno, o lugar temporário das almas até ele é lançado para o lago de fogo.
Mas e os crentes que estavam no paraíso que estavam no terceiro céu desfrutando de Cristo, ali prefigurado como Abraão, o que acontece com eles ? eles retornam para ressuscitar em corpos gloriosos e então são enviados para o novo céu e nova terra que esta descrito em Apocalipse 21 e 22 .

Outros Textos para confirmar:

Filipenses 1.21–23 “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.” Ele não diz que vai partir e ficar dormindo por milhares de anos, ele diz que agora quando eu for estarei com Cristo.
2Coríntios 5.4–9 “Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis.” ” Paulo fala do desejo de abandonar esse corpo e viver com Cristo, ou seja tabernáculo na linguagem de Paulo. Como se deixar o corpo e habita com o Senhor não seria a ressurreição pois a ressurreição é voltar para o corpo, e outra não estariamos com o senhor e seria uma alegria se quando deixássemos o corpo ou morresemos estivessemos dormindo.

O quinto selo

9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. 10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.

Há então aqui um grupo de pessoas mortas que estão nos céus conscientes e pedindo pelo o juízo final.

Conclusão:

O Sono da Alma – A ideia de que a alma entra em um estado inconsciente após a morte é refutada pela própria parábola do Rico e Lázaro. Jesus descreve ambos conscientes logo após a morte: Lázaro no seio de Abraão e o rico em tormento (Lucas 16:22-24). Além disso, Paulo afirma que "estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor" (2 Coríntios 5:8), indicando consciência imediata após a morte.
O Purgatório – A doutrina do purgatório sugere uma purificação pós-morte para os salvos, mas a Bíblia ensina que o destino eterno é selado ao morrer. O rico não teve uma segunda chance de purificação, mas foi diretamente para o tormento (Lucas 16:26). Hebreus 9:27 reforça: "Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo."
O Espiritismo – O espiritismo defende comunicação com os mortos, mas Abraão nega qualquer possibilidade do rico voltar para alertar seus irmãos (Lucas 16:27-31). Além disso, Isaías 8:19 condena buscar os mortos ao invés de Deus, e Eclesiastes 9:5 ensina que os mortos não têm parte no que acontece na terra.
Esses pontos demonstram que, segundo a Bíblia, após a morte, os justos vão para o Paraíso e os ímpios para o tormento, sem sono da alma, sem purificação posterior e sem contato com os vivos.

Aplicação:

Para o crente, a doutrina bíblica do Estado Intermediário é uma grande bênção. Ela nos assegura que o crente não precisará ficar dormindo, esperando pelo consolo. Ele não precisará esperar o dia em que o Senhor voltar no seu reino para desfrutar de recompensas, pois já estará naquele mesmo dia no Paraíso com o Senhor. Além disso, a doutrina do Estado Intermediário assegura a justiça divina, pois, ninguém terá mais vantagem por ter mais dinheiro, como a doutrina do Purgatório acarreta. Do mesmo modo, segundo a Bíblia, uma alma não precisa reencarnar centenas de vezes até alcançar a perfeição. Isso é possível com uma única vida, basta confiar de todo coração naquele que deu a vida dele para que fôssemos aperfeiçoados.
Para o perdido, por outro lado, a doutrina do Estado Intermediário é a certeza de que seus pecados não passarão impunes. É a certeza de que a justiça pode parecer demorada, mas não falhará. As pessoas que não querem compromisso com Deus anelam que o túmulo seja o fim de tudo, mas terão uma surpresa terrível quando perceberem que estavam enganadas.
Felipenses 1.21-24

21 Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22 Mas, se continuar vivo, posso trabalhar e produzir fruto para Cristo. Na verdade, não sei o que escolher. 23 Estou dividido entre os dois desejos: quero partir e estar com Cristo, o que me seria muitíssimo melhor. 24 Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver

Perguntas e Respostas :

Aqui estão algumas perguntas curiosas sobre o tema, com respostas rápidas e diretas:
1-Se a alma não dorme, por que em algumas passagens a morte é chamada de "sono"? → O termo "sono" na Bíblia (João 11:11-14) é uma metáfora para a morte física, mas não indica inconsciência. O Rico e Lázaro mostram que há consciência imediata após a morte (Lucas 16:22-24).
2-Se Deus é amor, por que permite que almas fiquem em tormento eterno? → Deus oferece salvação a todos (João 3:16), mas quem rejeita permanece sob condenação (João 3:18). A justiça de Deus exige separação entre justos e ímpios (Mateus 25:46).
3-Por que o Rico não teve uma segunda chance? → Porque a decisão sobre o destino eterno é feita em vida (Hebreus 9:27). Após a morte, não há mudança de estado, como visto na parábola (Lucas 16:26).
4-Os mortos podem nos ouvir ou interceder por nós? → Não. Abraão deixou claro que não há comunicação entre mortos e vivos (Lucas 16:27-31). Somente Jesus é nosso intercessor (1 Timóteo 2:5).
5-O que acontece imediatamente após a morte? → Os justos vão para a presença de Deus (Lucas 23:43; 2 Coríntios 5:8) e os ímpios para o tormento (Lucas 16:23).
6-O inferno é literal ou simbólico? → Jesus descreveu o inferno como um lugar real de sofrimento (Marcos 9:43-48; Lucas 16:23-24), o que indica literalidade, ainda que os detalhes exatos não sejam completamente revelados.
7-Por que a Bíblia condena o espiritismo? → Porque tentar falar com os mortos é contrário à vontade de Deus (Deuteronômio 18:10-12) e espíritos enganadores podem se manifestar (2 Coríntios 11:14).
8-Se o inferno é tão ruim, por que Deus não simplesmente aniquila os ímpios? → Porque Deus criou o ser humano para a eternidade (Eclesiastes 3:11) e respeita as escolhas feitas em vida. O destino dos ímpios é consequência de rejeitarem a salvação (Mateus 25:46).
9-O que significa "seio de Abraão"? → Era uma expressão judaica para o lugar de descanso dos justos após a morte, equivalente ao Paraíso (Lucas 16:22).
10-Se Lázaro estava no Paraíso, por que ele não falou na parábola? → Jesus destacou o diálogo entre o rico e Abraão para enfatizar a separação entre os destinos e a impossibilidade de mudança após a morte (Lucas 16:26).
11-Haverá consciência no céu e no inferno? → Sim. O rico reconheceu seu sofrimento e lembrava de sua vida na Terra (Lucas 16:24-25), enquanto os salvos terão alegria e comunhão com Deus (Apocalipse 21:4).
12-Por que não basta ser uma boa pessoa para ir para o céu? → Porque ninguém é justo por si mesmo (Romanos 3:23). A salvação vem somente pela fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9).
13-Os demônios sofrem no inferno agora? → Ainda não. Eles serão lançados definitivamente no lago de fogo no juízo final (Mateus 25:41; Apocalipse 20:10).
14-Como Deus pode permitir que alguém vá para o inferno? → Deus não deseja que ninguém se perca (2 Pedro 3:9), mas Ele respeita as escolhas individuais. Quem rejeita a graça de Cristo escolhe a separação eterna de Deus.
Se o inferno é um lugar de fogo, como o rico podia falar e pensar? → A linguagem da parábola pode usar imagens simbólicas, mas o principal ensinamento é que o sofrimento dos ímpios é real e consciente.
15-Depois do juízo final, o inferno continuará existindo? → Sim, o inferno (Geena) será o destino final dos ímpios após o juízo final (Apocalipse 20:14-15).
16-Por que algumas igrejas ensinam doutrinas diferentes sobre o que acontece após a morte? → Porque algumas interpretações são baseadas em tradições humanas e não na Bíblia. O ensino bíblico é claro sobre o destino imediato das almas após a morte (Lucas 16:22-23).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.