Vasti Desafia a Ordem do rei Egocêntrico

Exposições em Ester  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Devemos nos posicionar contra a manipulação e exploração deste mundo caído, mesmo que isso cause uma reação contraria a nós.
Ester 1.9-12

9 Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres na casa real do rei Assuero. 10 Ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, 11 que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa. 12 Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se enfureceu e se inflamou de ira.

INTRODUÇÃO

Meus amados irmãos em nossa ultima exposição falamos sobre as tentações que temos que enfrentar neste mundo, que por sinal são varias, em nossa ministração de hoje continuamos lidando com varias dificuldades, principalmente com o próprio conteúdo do texto, por isso peço um pouco de paciência, a ideia central do nosso texto gira em torno da seguinte verdade - Devemos nos posicionar contra a manipulação e exploração deste mundo caído, mesmo que isso cause uma reação contraria a nós, para que haja uma compreensão adequada dessa verdade, primeiramente irei explanar nosso texto, logo depois traremos algumas lições para nossa vida.
Sendo assim, quero convidá-los a mergulhar mais uma vez nessa história cheia de tramas e intrigas, mas que revela muito sobre o tempo em que vivemos.
Veja comigo o descortinar dessa trama que tem como titulo: Vasti desafia a ordem do rei egocêntrico.

CENA 1 - Vasti deu um banquete particular para as mulheres do palácio.

9. Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres na casa real do rei Assuero.
Imagine comigo essa grande festa que estava acontecendo, muita glória e poder demonstrado a todos os presentes, o Rei egocêntrico estava fazendo tudo o que queria e arrodeado de bajuladores não poderia ser diferente, o rei tinha tudo o que queria, pois todos tinham que se dobrar ao seu poder e glória, no entanto, quando olhamos atentamente o versículo 9 a cena muda, como assim um banquete separado para as mulheres, mas é justamente isso que está acontecendo, algo que não era comum nem parte da etiqueta dos banquetes persas.
O rei egocêntrico decidiu dar uma festa de sete dias, mas a Rainha Vasti também, meus amados que cena estranha, estamos diante de uma grande festa do reino, daquilo que o reino conquistou e da preparação para novas conquistas, mas o que encontramos é uma festa separada para as mulheres, que coisa mais estranha.
Amada Igreja imagine comigo, uma família em que o marido conseguiu uma promoção no trabalho, ele foi promovido a gerente no seu trabalho, trazendo um impacto absurdo para a família, agora eles terão os melhores planos de saúde, a melhor escola para os filhos e aquela viajem dos sonhos, diante dessa grande novidade, ele e sua família planejaram uma festa, tudo está pronto para o grande dia, convidaram amigos e familiares, mas na hora que a festa começou, sua mulher decide fazer uma festa separadamente para as mulheres, isso não seria estranho? creio que sim, particularmente eu não acharia razoável comemorar uma conquista em que minha esposa não está comigo.
O fato de não haver nenhuma informação clara, esse texto deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha, porque se eles não estão unidos aqui quando é que ficarão, na realidade é revelada a vida trágica daqueles que acham que tem todo poder. O que o texto nos mostra é que brevemente este reino começara a ruir de dentro para fora.

CENA 2 - O rei ordena aos seus eunucos que introduzam Vasti a sua presença, para apresentar mais um objeto da sua glória.

10. Ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, 11. que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos a aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa.
O rei egocêntrico havia determinado sete dias de festa, o v.10 nos informa que chegamos no sétimo dia de festa, meu Deus! qual era o estado que essas pessoas se encontravam? eu particularmente não consigo entender como alguém consegue beber sete dias seguidos, mas foi isso que aconteceu, muita bebida, muita farra e outras coisas que podem ter acontecido que nem consigo pronunciar, o texto nos informa que o rei egocêntrico já estava alto “estando já o coração do rei alegre do vinho” embriagado falando coisa com coisa, ele tem uma grande ideia e manda chamar seus sete eunucos que serviam diante de sua presença, rapidamente eles comparecem, eles são “Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas” de forma reverente eles se prostram diante da majestade e dizem dê as suas ordens meu senhor, e o rei narcisista diz: tragam até minha presença a rainha Vasti com a coroa real, para que eu possa exibir sua beleza perante os povos e príncipes.
Amada Igreja pense um pouco comigo, isso não é nada distante da realidade em que vivemos, mesmo com toda a liberdade que temos, alguns continuam sendo objeto, é como se fossemos ao mercado fazer compras e quando chegamos lá o que está sendo exibido para ser comprado são mulheres.
Meus amados imagine comigo como é trágico um homem ter que exibir a beleza de sua esposa para ostentar seu poder, mas infelizmente é isso que acontece todos os dias, homens exibem suas esposas como troféus, mulheres seminuas, e o mais terrível ainda é mulheres que se permitem ser usadas como um objeto sexual, que deploração.
Tem algo muito estranho acontecendo nessa história, não é natural que a rainha fosse colocada em uma posição de exibicionismo, principalmente no contexto persa, simplesmente os eunucos dizem ao seu rei, seu desejo é uma ordem, mesmo sendo responsáveis por proteger o harém tinham que obedecer ao rei.

CENA 3 - Vasti rejeita a ordem do rei.

12. Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se enfureceu e se inflamou de ira.
Imagine essa cena dramática, os setes eunucos caminham pelos corredores do palácio até chegarem a festa reservada da rainha, eles batem na porta, e porta se abre, temos um anuncio do rei, rainha Vasti o rei ordena que vossa senhoria deve colocar a coroa e nos acompanhar para que o rei possa exibir a sua beleza diante dos povos e príncipes, simplesmente a rainha diz não, mesmo levando em consideração alguma possível punição.
Meus amados se coloquem no lugar da rainha, qual o teor real desse convite que faz com que ela rejeite, comentaristas indicam que havia algum teor sexual ao qual ela seria exposta, mesmo correndo risco ela confronta a autoridade do rei egocêntrico, todos podem fazer o querem como registra v.8, mas a rainha não pode?
Você já parou para pensar quantas propostas indecentes este mundo por meio dos seus agentes nos fazem constantemente, eles dizem, vamos é só uma vez, é só uma expiada, é só um gole, é só uma tragada, é só uma ficada, para Vasti era uma ordem, para nós uma proposta, ela disse não e nós o que temos dito aos banquetes do príncipe deste século?

CENA 4 - O rei egocêntrico ficou enfurecido e envergonhado diante de suas autoridades e seu povo.

Os eunucos se perguntam uns aos outros e agora o que faremos, como chegaremos diante do rei com uma noticia dessa, isso será um escândalo, mas não nos resta outra opção a não ser falar, meu rei, é! rapidamente o rei interrompe: onde está Vasti? meu senhor ela não vem, como assim, não vem, ela disse que não viria, o rei se enfureceu e gritou de ódio, pois ele acabou de passar por um vexame diante de seu povo e sua nobreza.
Meus amados imaginem a cena de vergonha e constrangimento que este que se apresentou como todo poderoso, viu a sua autoridade ruir com apenas uma atitude, é isso que dá as pessoas acharem que podem fazer tudo o que querem, um dia elas recebem um não e acabam perdendo o controle.
Amada Igreja não sejamos assim, não achemos que o mundo está girando em torno de nós, não caia no conto do vigário, infelizmente a nossa geração está sendo cultivada no seu egocentrismo, quantos jovens frustrados porque acham que podem ter tudo que querem neste mundo, adultos que nunca receberam o não de seus pais, a nossa sociedade criou um monstro que está cobrando muito caro.

APLICAÇÕES

Diante de todas as questões que foram abordadas em nossa exposição, quero fazer algumas observações que serão uteis em nossa caminhada cristã, a ideia central do nosso texto gira em torno da seguinte verdade “Devemos nos posicionar contra a manipulação e exploração deste mundo caído, mesmo que isso cause uma reação contraria a nós.” e porque isso é tão importante, porque a perspectiva de vida desse mundo também foi corrompida pelo pecado, assim como também sua cultura, tudo isso envolve manipulação e exploração do homem, algo que devemos ser totalmente contra.
Lição: Não precisamos temer os poderes deste mundo.
Este mundo continua apresentando sua glória e poder, no entanto, o texto mostra, que este mundo está em falência, ele tenta controlar tudo, mas na realidade ruindo de dentro para fora, esse mundo têm poder para determinar muitas coisas, mas isso não significa que não temos a escolha de dizer não. Jo 15.19 ; 1Jo 5.18

19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

Isso não significa que devemos viver na imprudência, mas que devemos viver na segurança de que Deus está conosco, nos ajudando contra os poderes deste mundo, então podemos continuar trabalhando, desenvolvendo nossas carreiras, estudando, ensinando o caminho do Senhor aos nossos filhos, pois mesmo que haja uma tentativa mundana de nos atrair, mesmo assim podemos continuar nos esforçando pois o Senhor nos deu de sua armadura, os poderosos deste mundo não podem mais dominar sobre os nossos corações, pois fomos rendidos a Deus.
Lição: Devemos nos posicionar contra a objetificação da mulher.
Penso que assim como era na antiguidade, em nossa geração a mulher continua sendo usada como objeto pelos homens, mas não apenas isso, a mulher também se objetificou, ela se colocou a venda nas vitrines desse mundo, além disso o movimento ideológico feminista que surgiu com a proposta de dar liberdade a mulher a tornou libertina, refém dos seus próprios desejos.
Infelizmente a mulher foi reduzida ao seu corpo e sua beleza, quero dar algumas razões para não aceitar está cultura.
Primeiramente a mulher não deveria ser objetificada por que ela é a imagem de Deus, assim como o homem é, como diz a Escritura: Gn 1.27

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Segundo, a beleza física deve ser algo a ser honrado e não ostentado como algo a ser vendido em uma pratilheira de supermercado. 1Pe 3.3-5

3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; 4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. 5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus

A beleza física também passará, isso não significa que devemos menosprezar a beleza, porque ela também foi criada para glória de Deus. 1Tm 2.9-10

9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, 10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).

Lição: Devemos nos posicionar contra essa cultura individualista.
Vivemos em uma sociedade sem limites, as pessoas têm sido ensinadas a terem tudo que querem, isso tem tornado nossa sociedade egoísta, criando pessoas individualistas, esse tipo de cultura mundana adentrou também a Igreja, sendo cristãos esses tipos de valores não combinam com os ensinamentos do nosso mestre Jesus, sendo assim, temos que ter o cuidado de não sermos sequestrados por valores egoísta e individualista. Fp 2.1-3

1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, 2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. 3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

A luz desse texto, que atitude Deus espera de nós?
que sejamos humildes e prudentes, principalmente em uma cultura dominada pelo individualismo, essa deve ser uma marca cristã.
que o crente deve ser conhecido por sua ética elevada, sua marca principal é o amor e não o individualismo.
A luz desse texto, o que aprendemos sobre o plano redentor de Deus?
Deus já está trabalhando por meio desses agentes livres, para que os próximos passos de seu plano se torne em realidade, tirando do palco os atuais personagens, para inserir outros no centro do palco, Vasti sairá de cena, dando lugar Ester que será usada por Deus para preservar o povo da aliança.

CONCLUSÃO

Esse mundo têm poder para determinar muitas coisas, mas isso não significa que o homem não tem a escolha de dizer não, Vasti disse não, isso significa que mesmo que o mundo exerça influência sobre os homens, não significa que não sejam responsáveis por suas escolhas, sendo nós cristãos diante de uma cultura dominada pelo pecado que descaracteriza o proposito pelo qual criou o homem, não podemos nos isolar criando uma bolha, como se isso resolvesse o problema, não podemos esquecer das palavras de Jesus

14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

Ele nos enviou ao mundo para que fossemos sal e luz desse mundo, estamos nessa cidade, nesse país pelo bem deles, para que oremos por eles, para redimirmos essa cultura, para apresentarmos os valores da fé, então ao olharmos para essa cultura manipuladora e exploradora, nosso dever como embaixadores do reino é o de não conformismo

2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para que este mundo veja as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Deus, sendo assim, nosso dever é rejeitar qualquer ideologia que ataque os valores eternos de nosso Deus exposta e ensinado na Sagrada Escritura, mesmo que isso redunde em prejuízo para nós, mesmo que venhamos a perder amizades, mesmo que sejamos perseguidos e mortos, vale apena, porque aquele que ganhar a sua vida perdê-la-á, mas aquele que perder sua vida por amor a Cristo achá-la-á.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.